Issuu on Google+

ZINE

O DIA PRIMEIRO

CRISTÓVÃO TEZZA DADOS ESQUIZOFRÊNICOS INESPERADO COMEÇO CURITIBA TEMPO NA FRENTE DA TELA MINICONTO MENTIROSOS EX-GORDAS TUTORIAL DE TORRENT VALDO E VINO

Allan Vistuba | Criação | @allanvis

>>>

2

#

1/2/11 ON EST LE PREMIER FÉVRIER


INFALÍVEL COMO OS IMPOSTOS, CHEGA A SEGUNDA EDIÇÃO.

Rafael Antunes | Criação

Fevereiro, curto e sem carnaval, entra com as turbinas cuspindo fogo e promete ser um mês cheio de produtividade. De filmes megametragem, mentiras e até ex-gordinha, segue mais um zine do povo CS Revue.

33% da renda dos brasileiros urbanos vai para alimentação fora do lar

BOA LITERATURA // UM ERRO EMOCIONAL, DE CRISTÓVÃO TEZZA

Número de falências decretadas em 2010 é o menor em 5 anos

O romance velado de 192 páginas entre o autor Paulo Donetti e sua maior fã, Beatriz, seria muito simples, rápido e superficial, caso não fosse uma história de Cristóvão Tezza. A cena do livro eu posso contar em linhas: ele bate na porta dela, entra, tomam vinho, pedem uma pizza, tomam um chá e depois voltam para o vinho. Pronto, mas não só. As quase duzentas páginas do romance são levadas pelos pensamentos e interpretações dos dois, que abrem caminho para fatos que já aconteceram em outro lugar, envolvendo outras pessoas, ou fatos que poderiam acontecer, no caso de Beatriz que se imagina contando aquela noite para uma amiga. Enquanto eles estão na mesma sala, trocando algumas palavras, tentando desvendar um ao outro, as cabeças não param de pensar em uma linguagem que Tezza reproduz com uma inexatidão absolutamente impressionante.

O único erro deste livro é não lê-lo. 

Gabriela Mateos | Criação | @gabimateos

58 milhões de

celulares foram vendidos no Brasil em 2010

UM INESPERADO PODE SER COMEÇO FELIZ. QUE CURITIBA SEJA

Sempre planejei tudo, até quando criança planejava na segunda o que faria no sábado, minha mãe achava isto loucura, já eu, pura diversão. O tempo passou e tudo continua igual, quase na mesma escala, confesso. Há um tempinho essa mania de planejar tintim por tintim virou profissão, ainda não sei se uni a fome com a vontade de comer, mas tem dado certo até o momento e me garantindo um bom início de carreira.

Aprendo a cada dia como criar melhores planos estratégicos para as marcas, cuidando delas como se fossem meus filhos e vigiando cada passo para não pisar em falso. Agora terei de aprender outro tipo de plano, muito mais complexo, muito mais surpreendente, muito mais humano, serei pai em poucos meses e nem chances para fazer um estágio na área eu tenho. Mesmo não planejada, a gravidez veio no momento certo e assim como uma marca precisa estar preparada para encantar as pessoas, eu como pai preciso me preparar para receber um filho. Claro que como bom publicitário o prazo é curto e o job grande - praticamente eterno -, só não veio o brief.

Não somos cheios de amigos, mas somos melhores amigos. Não somos simpáticos, somos profissionais. Não sorrimos, somos verdadeiros. Não nos exibimos, mas adoramos quebrar regras. Não somos modernos, nem conservadores. Não somos verdes, apenas simpatizamos com a sustentabilidade. Não somos separatistas, apenas queremos o melhor para nós. Não sou seu amigo, mas em mim pode confiar.

Thiago Sganzerla, planejador que descobriu que será pai em cinco meses há menos de duas semanas. Thiago Sganzerla | Planejamento | @sganzerla


FILMES QUE VALEM O TEMPO NA FRENTE DA TELA A concisão é uma virtude, mas em algum casos se alongar diante de um assunto pode render obras fascinantes. No cinema, alguns filmes ilustram bem essa situação. Da nova safra de produções, os diretores não pensaram duas vezes ao queimar rolos e mais rolos de filmes para que seu trabalho saísse do jeito que eles queriam. Ainda bem, fomos presenteados por filmes realmente longos, mas que valem cada segundo diante da tela.

Rafael Antunes | Criação

ABAIXO, QUATRO FILMES QUE VÃO DEIXAR SUA BUNDA QUADRADA E SEU CÉREBRO EM ÊXTASE: direção: Olivier Assayas // duração: 5h30min Apontado como o melhor filme de 2010, Carlos é um épico sobre o famoso terrorista venezuelano Carlos, o Chacal. Entre seus ataques, o cara sequestrou 11 ministros da Opep em 1975. O filme captura magistralmente toda a atmosfera da época e pode-se dizer que você não vai conseguir nem piscar durante as mais de 5 horas.

direção: Raúl Ruiz // duração: 4h26 min Baseado na obra de Camilo Castelo Branco, Mistérios de Lisboa conta a vida de Pedro da Silva, de sua infância à vida adulta. O que se destaca é a narrativa do diretor, muito bem construída e sofisticada, que consegue explorar com genialidade os personagens e situações. O filme foi dividido em 6 capítulos para passar na TV em 2012. Você vai esperar?

direção: Julian Jarrold/James Marsh/Anand Tucker // duração: 5h Produzido para a TV britânica Channel 4, Red Riding é uma trilogia sobre uma série de assassinatos que acontecem no condado de West Yorkshire. Cada filme retrata um ano na narrativa: 1974, 1980 e 1983. Por trás dos crimes, a corrupção e o jogo de poder da polícia local. IMPERDÍVEL. direção: John Alexander/Christopher Menaul/Jon Jones // duração: 4h30min Zen também é uma trilogia produzida para a TV. Baseada nos livros policiais de Michael Dibdin, a trama apresenta o detetive italiano Aurelio Zen em suas investigações nos arredores de Roma, envolvendo máfia, corrupção e, claro, belas mulheres. Veja um atrás do outro.

Manual do mentiroso

apresenta:

rios tdêem á u s u s % do sil ainda ne

77

i a ras onl t no Br interne e fazer comp medo d

O D A E S A B O T N S O C I A I E N I R M OS L T E R E G O T A F EM S E U W A

ER E T an. L A m r W e p t e Su eu outro n e K k s Clar ria que s o, ma a c t i s ó o r g e a Walter se assim, h e herói pel a eu fos sua vida d í que a cas . trocou ína. E foi a Casagrande hero a Walter ar caracha caiu p uroci | Criação | @tiagocu c Tiago Co

cal lightman

RESPOSTA: surpresa, tris teza, felicidade, medo, desgosto, raiva

João Guilherme | Criação | @guilherme2712

e desprezo.

fugindo do

Cal Lightman é um esp eci obra de Paul Ekman, Lie alista em microexpressões e leitor de faces. Ba que didaticamente os teleto me, estrelada por Tim Roth (de Cães de Alu seado na vida e na guel), ensina quase spe cta dor es alg um as da estímulos e mostra o qu ão fácil pode se tornar s inúmeras reações humanas aos diversos pegar as pessoas na per Existem 7 emoções bá na curta - mentira. sic cultura que somadas tor as que todo o ser humano apresenta indepe nam-se uma expressão ndente de etnia ou mais Você é capaz de identifica r cada uma dessas 7 exp complexa. São os AUs (Action Units). ressões? tri

steza - medo - raiva desprezo - surpresa desgosto - felicidade.

1 2 3 4 5 6 7

Dica de graça: Da pró xim madrugada, evite acarici a vez que sua mulher perguntar onde est eve ar seu pescoço (conforto pela mentira) e olhar pa até essa hora da ra baixo (culpa). pelo mentiroso ro ger Fernandez | Cr iaÇÃo | @Fernandez roger


Ex-gorda,

tipo único de mulher

Se eu pudesse dar um conselho aos meus amigos prestes a se apaixonar, eu diria: descubra se ela já foi gorda. Não para se afastar, mas para ficar preparado pro que vai vir. Se ela tiver acabado de emagrecer, vou te contar, ela vai querer se vingar de todo mundo que já caçoou dela. Vai voltar naquela loja pra experimentar a roupa mais justa que tiver e mostrar para aquela vendedora (que, olhando bem, nem é tão gostosa assim) como qualquer coisa fica bem naquele corpo magro de semideusa. Vai fazer o Sherlock Holmes e descobrir em que praia o ex-namorado que mandou ela fazer um regime quando terminaram vai passar o feriado. Então, vai bolar um plano pra vocês irem pra lá, coincidentemente, claro! Depois vai procurar o desgraçado, causando uma sucessão de encontros desagradáveis, coincidentemente, claro! Principalmente quando ela estiver de biquíni. Vai criar um gosto relâmpago pela balada que as patricinhas siliconadas que estudaram com ela frequentam, só pra dizer pra uma delas: -fez lipo? -até que ficou bom. -eu? -eu não, sou contra plástica, afinal, o nome já diz tudo, né? -por quê? -tô magra? -jura? -ah, brigada.

Marcelo Casamasmo | Criação | @mcasamasmo

O Brasil tem aproximadamente 202 milhões de celulares,

82%

são pré-pagos

TUTORIAL DE TORRENT Não adianta nada você ficar sabendo dos filmes que apresentamos ali na outra seção e não poder assisti-los. Então resolvemos dar aqui um passo a passo de como baixar filmes através do torrent. Não, não é incentivo à pirataria, é incentivo à cultura.

Pra começar, o que é um torrent? O arquivo .torrent funciona como se fosse um endereço que vai dizer para o programa de compartilhamento onde está o arquivo final que você quer baixar. Ele é um arquivo superpequeno, de apenas alguns kbites Parece complicado, mas não é: 1º Baixe o programa Indicamos o µTorrent, é leve e simples de usar. Vá em utorrent.com e faça o download.

AÇÃO E EMOÇÃO Cláudio Soares // Criação

Então, na condição perpétua de ex-gorda, ela sempre vai pensar duas vezes antes de comer alguma coisa e, acredite, é melhor mesmo que ela pense antes. Porque se deixar pra pensar depois, meu amigo, azar o seu. Ela vai se arrepender, vai chorar, vai brigar com você e te perguntar por que deixou ela fazer isso. Por quê? Por que você deixou? Ela é uma ex-gorda, você sabe disso e não existe meio termo: Ou você está do lado dela ou você está contra ela! Sem contar que, volta e meia, quando alguém disser que Nossa, que corpo abençoado você tem! ou algo do gênero, ela vai dizer que não é bem assim, longe disso e aí vem toda a história da vida dela e da época de gordice e de tudo que passou e que tomou uma decisão e blá, blá, blá. É complicado. Mas também devo dizer que pode ser muito divertido. Como eu sei? Eu só sei.

Barbara Vanzo | Criação | @babisienha

4º Abrir o arquivo Finalizado o download, é só abrir normalmente o que você baixou e correr pro abraço. Legendas Um detalhe importante neste processo é a legenda para o filme, caso ele esteja em outra língua. Meu Deus, e agora? Calma, sem problemas. É correr até o site legendas.tv e buscar a legenda que você procura. Atente somente para pegar a legenda que se encaixa no filme que você baixou, para isso, procure a legenda que tenha o mesmo nome do arquivo do filme. Por exemplo: Se você tem o arquivo Carlos.2010.720p.BluRay.x264-AVCHD, a legenda a ser baixada deve ser a que tem este mesmo nome lá no banco de dados do legendas.tv.

2º Encontrar o torrent Um bom lugar para você encontrar o torrent que precisa é o site nowtorrents.com. Basta fazer a busca como no Google e baixar o arquivo para sua máquina.  3º Baixar o torrent Depois de baixar o arquivo torrent, é só dar dois cliques e ele irá diretamente para o programa µTorrent, onde começará o download.

VALDO E VINO

Calma, essa fase logo passa. Mas o fato é que uma ex-gorda vai ser pra sempre uma ex-gorda. A não ser que ela engorde de volta, mas quem conhece o limbo não quer voltar pra lá, não é mesmo?

Rafael Antunes | Criação

Vou montar uma escola de samba pra desfilar em Curitiba. Ah, é. Perda de tempo.

Contratei o Steve Jobs como carnavalesco. Ah, é. iPad grátis.

No primeiro semestre de 2010, marcas próprias cresceram

21% no país

com relação ao mesmo período do ano anterior. E você vai de mestre-sala. Ah, é. Inveja pra globeleza.


ZINE O DIA PRIMEIRO - CS Revue #2