Page 1

Oposição

Nº 2 - Fevereiro de 2012

Às direções do SINTECT/RJ e da FENTECT

SAP é superexploração. Diga Não! Os trabalhadores estão sendo surpreendidos com o novo sistema nos Correios, chamado SAP (Sistema de Acompanhamento da Produtividade). Trata-se de um esquema de superexploração que vai impor uma avaliação diária aos trabalhadores. Mais do que uma avaliação o sistema é um pacote de assédio moral coletivo e prevê punições aos que não atingirem as metas. O trabalhador não saberá que está sendo avaliado, o que obrigará a todos trabalharem em ritmo alucinante, todos os dias diante do medo das punições que vão da advertência verbal à demissão por justa causa.

Punições

Como funciona? O gestor lançará no início do dia os trabalhadores que se encontram ativos. O sistema “sorteará” os avaliados naquele dia, mas os mesmos não serão comunicados, terão seus objetos contados durante triagem e serão acompanhados em todas as etapas de seu serviço. Aqueles com “bom desempenho” serão elogiados em público. Os demais serão chamados nas salas dos chefes em cada CDD, onde os gestores podem dizer o que querem sem testemunhas. O SAP vai aprofundar o assédio moral aos trabalhadores, criando bases jurídicas que vão possibilitar e legalizar a demissão dos trabalhadores e vai agravar a situação daqueles que são vítimas de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Para melhor legitimar esse sistema de superexploração, a ECT vai tentar comprar vários delegados sindicais e diretores do sindicato em troca de cargos de supervisão e chefias.

Após três avaliações negativas, se iniciam as punições: Advertência Verbal, Advertência por Escrito, Suspensão Disciplinar, Demissão sem Justa Causa por Baixo Desempenho e Dispensa por Justa Causa. Isto está expresso claramente no documento interno da ECT (SAP-6). O mesmo documento ainda diz: “...em função de sobrecarga ou falta de empregado. É nessa situação que necessitamos e precisamos do aumento de produtividade dos carteiros”, ou seja, o chicote vai correr solto, independente da ECT não nos fornecer condições para trabalho. O SAP é um instrumento da ECT para se livrar dos trabalhadores. Todas essa medidas foram tomadas para se adequar a MP-532 (aprovada pelo deputados e senadores do PT e PCdoB) e a Lei 14.490/11 (sancionada pela presidente Dilma).

A Oposição Sindical CSP-Conlutas orienta: 1. Se recuse e tomar ciência do resultado de sua avaliação. Você não é obrigado a criar provas contra si mesmo; 2. Não compareça a sala de seu gerente sem acompanhamento de um dirigente ou delegado sindical; 3. Não sirva de testemunha contra os companheiros que se recusarem a a tomar ciência. Seu chefe pode pedir a assinatura de dois aliados, caso você não assine. Não faça isso contra ninguém para que ninguém faça contra você!

23 de março - Dia Nacional de Luta contra o SAP No aniversário da ECT não temos nada a comemorar!


ORGANIZAR AS LUTAS NOS CONGRESSOS DOS ECETISTAS Convocamos todos as trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados para participarem do Congressos Estadual e do Congresso Nacional dos Ecetistas. Em ambos, nós da Oposição CSP-Conlutas, apresentaremos propostas para reorganizar pela base as lutas da categoria. O Congresso Estadual dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro, será realizado nos dias 14 e 15 de abril, e os delegados participantes serão eleitos em cada local de trabalho. Já o Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios, será realizado nos dias 12 à 16 de junho, no estado do Ceará, e os delegados serão eleitos em assembléias gerais que deverão ser realizadas entre os dias 23 de março até 23 de abril. Esperamos que a direção do SINTECT-RJ não esconda a data de realização da assembléia aqui no Rio de Janeiro e de forma democrática a divulgue amplamente. Neste sentido, para ambos os congressos, pedimos seu apoio e seu voto nos candidatos a delegados identificados com a Oposição CSP-Conlutas. Em ambos, apresentaremos várias propostas para compor um plano nacional de lutas que tenha como prioridade a anistia dos dias descontados e compensados da greve; o fim do SAP; o fim do imposto sindical que será descontado do seu salário de março; o combate aos assaltos nas ruas e nas agências, etc... Contribua: estamos abertos para receber outras propostas dos trabalhadores e trabalhadoras de cada local de trabalho. Todos

aos Congressos!

SINDICALIZAÇÃO PARA FORTALECER A OPOSIÇÃO Convocamos todos os ecetistas novos e antigos, administrativos e operacionais, homens e mulheres de cada local de trabalho, para se filiarem ao sindicato. Mesmo com a revolta de alguns com a direção do sindicato, entendemos que todos devam ser sindicalizados para fortalecer o sindicato e ao mesmo tempo fortalecer a Oposição CSPConlutas. Por isso, não devemos nos iludir e pensar que nos desfiliando estaremos enfraquecendo essa diretoria. Pelo contrário, quanto menos lutadores filiados, mais difícil fica pra mudarmos essa situação. Afinal, o sindicato é uma ferramenta de luta para toda a categoria e não para privilégios de algumas pessoas da diretoria. Pegue uma ficha de sindicalização, filie-se ao sindicato e venha participar da Oposição CSP-Conlutas, para fortalecer o time dos lutadores contra a exploração dos patrões, os ataques dos governos e por melhores salários e direitos. Vestir a camisa da CSP-Conlutas e fazer parte deste time só fortalece a nossa própria luta, já que, quanto mais associados tivermos, mais força teremos para conquistar nossas reivindicações e evitar a traição dos sindicalistas governistas.

Entre em contato com a OPOSIÇÃO! Heitor: 9907-1216 / Yuri: 7286-6066 Daniel: 9849-3622 / Edinho: 9388-5935 Edson Santana: 8090-3092 http://www.facebook.com/groups/fntc.correios/

SAP é superexploração. Diga Não! - Oposição SINTECT/RJ  

SAP é superexploração. Diga Não! - Oposição SINTECT/RJ

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you