Page 1

25 de Janeiro de 2012

Quarta-feira

Dia 25 de Janeiro !

Mais um dia de Luta

O que comemorar? Ass is a SAP i r a édi l sa s o oM t on c s Sobrecarga or e D

al

Baixos salários

MOT/Terceirizações

D

Insegurança

ia 25 de Janeiro dia do Carteiro. Com a criação do Correio-Mor no Brasil em 25 de Janeiro de 1663, nome do carteiro naquela época, foi instituído essa data para se comemorar uma profissão tão querida pela população. De lá pra cá outros nomes ocuparam a função do carteiro como mensageiro e inspetor de serviço postal.

correios é o mais baixo do funcionalismo público federal. A jornada de trabalho muito intensa, devido à falta de trabalhadores, acarretando constantes estresse. Muitas vezes o carteiro é obrigado a carregar malotes acima do peso permitido. Em muitos locais de trabalho a situação chega ao absurdo, sem conforto e segurança para que possam cumprir suas atividades laborais.

Perto de completar 350 anos de atividade, muita coisa se transformou. Novas formas de entrega foram sendo somadas às mais antigas. Por outro lado, ainda há lugares que não há atendimento domiciliar, cujos moradores resgatam suas cartas na paróquia local ou em associação de moradores.

O governo Dilma (PT) e Wagner Pinheiro, Presidente dos Correios, não pretendem mudar isso. A forma que o governo e direção da ECT trataram os trabalhadores e trabalhadoras durante a campanha salarial de 2011 deixou isso bem claro. Punições com descontos, sem contar o pífio aumento dado. Ainda assim, querem comemorar o dia do carteiro, é como diz o dito popular: “morde e assopra.”

Mesmo nos tempos de hoje com a internet e o correio eletrônico, as caixas de correspondência não perderam sua função, estão sempre cheias de periódicos, faturas propaganda e às vezes cartas de parentes ou amigos que ainda não usam e-mail. Mesmo com as facilidades da internet, precisamos dos carteiros para entregar as encomendas das lojas virtuais Atualmente, 56 mil carteiros e carteiras dão conta da distribuição. São quase 10 bilhões de objetos por ano. A forma que esses homens e mulheres se relacionam com a população é que cria a grande credibilidade da ECT junto à sociedade brasileira.

Para o sindicato a direção dos correios trata seus trabalhadores com desprezo, ofertando baixos salários sendo o menor das estatais; Assédio Moral; intensificando essa agressão com a implantação do SAP; Terceirização - a maior da história dos correios; Sobrecarga de trabalho; Sem implantação dos Sd’s; Falta de segurança - Assaltos nas agência e de carteiros nas suas atividades externa; Perseguição com punição aos que lutaram por seus direitos na última greve, com descontos nos vencimentos, corte nos ticktes, com o aval do TST. Dessa forma, os trabalhadores ecetista se perguntam:

A direção da ECT, diferente da população, trata os carteiros com desprezo. O salário dos trabalhadores dos

comemorar? O queO que Comemorar?

Parabéns a todos os ecetistas, hoje, em especial aos carteiros e carteiras pelo seu dia!

Vamos à Luta! Por melhores condições de Trabalho e Salário!


O Carteiro Ao amanhecer de cada dia inicia-se uma nova missão, para o nosso amigo Carteiro considerado um grande guerreiro trabalhando por nossa população. Parabéns a todos os Carteiros pela passagem desse seu dia, pois mesmo com as dificuldades encontradas por toda a cidade trabalham sempre com alegria. Faço agora o nosso reconhecimento como uma forma de agradecimento por esse trabalho tão fundamental... ...que faz do Carteiro um grande amigo que por nós jamais será esquecido por ser também, um grande profissional!!! Autor Desconhecido

“CARTEIRO FORTE É CARTEIRO FILIADO” Filie-se ao

SINTECT-PE Informativo de responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco Empreiteiras e Similares - SINTECT-PE, filiado à FENTECT e CSP-CONLUTAS - Rua Dom Vital, 73, Santo Amaro Recife-PE CEP 50100-100 - CGC: 09056789/0001-77 - Fones: (81) 3222-4042 / 3221-4054 / 3221-6979 - Fax: 3231-6036 - E-mail: sintectp@terra.com.br

Grito de Alerta - SINTECT/PE  

Grito de Alerta - SINTECT/PE - Janeiro/2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you