Page 1

Destaque

Dia 19 de Fevereiro tivemos o nosso Carnaval aqui na Mediateca. É verdade que os mascarados não eram muitos, mas a quantidade não é o mais importante, mas sim a qualidade... Tivemos poucos mas bons. O samba não foi muito!!! Provavelmente foi esse o motivo pelo qual a maioria dos convidados se encontrava encostado às paredes, esperando pacientemente pelo belo samba....

Entrevista com...

A verdade é que a nossa festa esteve sempre muito animada, com muita música, que chamava ao pezinho de dança, apesar dos dançarinos serem poucos.... Os pesados trajes também não facilitavam a mobilidade!! Além do belo baile de Carnaval também podemos assistir a uma pequena apresentação do grupo de teatro. A qual, confesso nos deixou um pouco intrigados, pois não percebemos a razão pela qual gritavam sempre que se aproximavam de uma cadeira que se encontrava no centro da sala... Talvez ainda nos possam esclarecer.... Comecem já a pensar na próxima máscara que para o ano cá estamos nós outra vez....

Centro Social da Musgueira

Campo de Formação


Dia da Árvore ...A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO ( Organização das Nações Unidas para a

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.

Dias Comemorativos ...8 de Março é o Dia Internacional da Mulher;

... 24 de Março é o Dia do Estudante;

... 15 de Março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor;

... 26 de Março é o Dia do Livro Português;

... 19 de Março é o Dia do Pai; ... 21 de Março é o Dia Mundial da Floresta e o Dia Internacional para a Eliminaç ão da Discriminação Racial;

... 27 de Março é o Dia Mundial do Teatro; ... 29 de Março é o Dia Mundial da Juventude.

... 22 de Março é o Dia do Teatro Amador e o Dia Mundial da Água; ... 23 de Março é o Dia Mundial da Meteorologia;

Centro Social da Musgueira

Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.


Entrevista com... Ana: Ana Olá Gerson, já tens alguns anos como responsável, fala-nos um bocadinho deste teu percurso?

Gerson: Gerson Contribuo pondo música, ajudando os meus companheiros de equipa; a pôr música na maioria das festas e participando no bar. Mas o facto de pôr música é muito importante para animar o espaço.

Gerson: Gerson É verdade. Entrei em 2005 para a equipa de responsáveis para o sector da videoteca que agora se chama multimédia. Já estive nos torneios e agora sou responsável da rádio, o DJ da Mediateca.

Ana: O facto de o teu sector ter um Pré-Responsável facilita no desempenho das tarefas?

Ana: Ana Qual foi para ti, até agora, o maior desafio? Gerson: Foi trabalhar com o Diogo nos torneios, porque nós não nos dava-mos muito bem. Tínhamos muitos conflitos e o desafio foi ter conseguido ultrapassar as dificuldades que tivemos e, depois sentirmos o orgulho de termos sido o melhor sector de 2006.

Gerson: Gerson Facilita sempre. É uma ajuda e permite que outros vão aprendendo a mexer na rádio. Ana: É fácil trabalhar com a equipa de Responsáveis? Gerson: Fácil é, mas há sempre as nossas diferenças de opiniões, e há muitos contratempos nas reuniões de Responsáveis, tais como a ausência de alguns Responsáveis.

Ana: Ana Qual foi o principal motivo que te levou aceitar o desafio de seres responsável?

Ana: Que mensagem gostarias de deixar aos jovens que frequentam a Mediateca?

Gerson: Gerson Queria saber como era trabalhar na equipa de responsáveis e descobrir o que os responsáveis faziam na Mediateca e que funções desempenhavam.

Gerson: Gerson Que se dessem bem uns com os outros dentro e fora da Mediateca e que se respeitem uns aos outros. Ana: Ana Obrigado Gerson....

Ana: Que projectos estás a desenvolver no teu sector para este trimestre? Gerson: Os projectos que tenho para este trimestre são: montar as colunas de som na sala de jogos (as quais já estão montadas); contratar alguns DJ´s para me ajudarem no dia-a-dia da Mediateca (Já contratei o João Rodrigues, o Pedro Rodrigues e Diogo Domingues). E é claro, tenho a ajuda do Cláudio Fernandes que é o Pré-Responsável do meu sector. Ainda estamos a pensar colocar colunas no bar. Ana: Ana De que forma contribuis para a dinamização da Mediateca?

Centro Social da Musgueira


Dia do Pai Neste dia especial Lembro-te com mais alegria E a pensar em tal Aqui tens esta linda prendinha Por mim feita com grande ternura Para que esta recordação Fique sempre no teu coração No estanho eu gravei O teu lindo nome Pai Essa palavra mágica Do meu coração nunca sai.

Nesse sonhos tão brilhantes Eu vejo uma imagem É um espelho que reflecte Tua alegria e coragem.

Cheio de amor e carinho Aquilo que sempre nos dás.

Quando à noite vens cansado Do trabalho que fizeste No teu regaço eu espero Dar-te o carinho que tu mereces. Estejas onde estiveres Sei que à noite voltarás

Receita do Mês: Bolo de Bolacha Ingredientes: - um pacote de 300 gr de bolacha Maria; - 250 gr de margarina á temperatura ambiente; - 150gr de açúcar; - 1 colher de sopa ( mal cheia)de café forte diluído; - 2 ovos; - café adoçado. Preparação: Bate-se o açúcar com a margarina que deve estar bem mole, juntam -se um a um os ovos.

Acrescenta-se uma colher de sopa de café diluído. Quando se tiver um creme homogéneo e macio está bom . Há parte faz-se e adoça-se um café forte, e quente que se vai usar para molhar as bolachas. Para elas não ficarem a desfazer-se muito eu tenho o que lhe posso chamar um pequeno truque. Tenho o café bem quente, e mergulho a bolacha ( uma de cada vez) ela faz bolhinhas quando mergulhada, assim que deixa de fazer bolhinhas está boa, não parece muito encharcada, mas depois a humidade espalha-se pela bolacha e ela fica mole, sem se desfazer.. Então é assim , camada de bolacha embebida, camada de creme e por aí a fora até acabar ou o creme ou a bolacha..Eu não faço camadas muito altas

Centro Social da Musgueira

de creme, são só barradas as bolachas, para não ficar muito enjoativo, só na parte final é que ponho mais creme . . Ou então pôr num tabuleiro no forno, cuidado que queima rápido.


Campo de Formação À semelhança dos outros anos nas férias de Carnaval a Mediateca realiza o Campo de Formação com a equipa de responsáveis e pré-responsáveis. Este ano não fugiu à regra e muitas foram as actividades realizadas, nomeadamente no âmbito do trabalho de equipa e Projecto de Vida.. Umas das acções de formação que achamos interessantes foi a dinâmica “ Á procura do Projecto de Vida”, porque nos confrontou com os problemas do nosso dia -a-dia e nos mostrou as alternativas desses mesmos problemas. O que nos fez, igualmente pensar, um pouco no nosso futuro. Muitas mais foram as dinâmicas que achamos interessantes e com as quais fizemos novas aprendizagens.

Não seria campo se não houvesse a famosa guerra de balões segunda feira à noite. Mas já parece “ Karma”, nestas guerras há sempre algum que resolve fazer “dói-dói”. Este ano o Gonçalo resolveu atacar um pequeno galho que tão tranquilamente descansava no seu habitat, o resultado só podia ser um....olho rasgado... Lá teve o Gonçalo que regressar à base....mas só no final da guerra. Mas não foi o único, o nosso amigo Leandro, companheiro do Gonçalo também se andou a atirar para o chão, resultado: “dói-dói no joelho”, - Leandro: não é bonito andar a agredir a relva, o objectivo era encharcar a equipa adversária. Mas se vocês ficaram nesse estado lastimoso nem queremos imaginar o estado da equipa ad v ersária.

Aniversário do Centro Social da Musgueira O Centro Social celebra no próximo dia 19 de Março, 46 anos. Foi fundado em 1963 pelo Padre Rocha e Melo que com a colaboração de um grupo de voluntários deu início a este projecto com o objectivo de ajudar os mais necessitados, das mais variadas formas. A sua acção, nos mais variados campos, como o da habitação, saúde, educação… moldaram profundamente o bairro.

Desde a sua fundação que o Centro Social se esforça para dar resposta às diferentes necessidades que o bairro apresenta, adaptando-se constantemente às novas realidades do bairro. Afinal, a realidade actual é bem diferente, a Musgueira já não existe e, no seu lugar temos a Alta de Lisboa com condições condignas de habitação e com novos desafios para todos os que fazem parte deste projecto. Actualmente o Centro Social engloba 6 Valências, nomeadamente:

Centro Social da Musgueira

- Jardim de Infância - A.T.L - Mediateca - Salas de Estudo - Centro de Dia -Serviço de Apoio Domiciliário O Centro Social tem como objectivo responder às necessidades educativas, sociais, culturais e recreativas da Comunidade.


Telef. : 217 591 775 Fax. : 275 60 415 Email: mediateca@mail.telepac.pt Lg. Pe. Rocha e Melo 1750-204 Lisboa

Passatempos DESCOBRE A DEDICATÓRIA PARA O TEU PAI PREENCHENDO OS ESPAÇOS TROCANDO ON NÚMEROS PELA LETRA CORESPONDENTE: A

B

C

D

1

E 9

G

H

I

2

6

8

S

T

U

V

W

X

Y

22

17

15

28

33

23

41 60

To

4

F

5

11 18

K 3

6

I

7ee4

R 31

Lo28e

yo15

41ou

I

k7o33

th6s

17o

4a4

th9r9

to

8e

y10u

M41

1ar9

8e22t g6v9

m9

y10ur

D5y me

s2ou21d

0uc2

you're

s5y f5th9r's

a7d

d5d,

Me.

17o

o7

5

0y

11roO

h9r9

ho33

a31e ev9r

Q 13 14

da15gh17e31,

12n10w

Yo15

P

10

33it2

21ov9

eve31yth6n18

I

O 7

I'0

41ou31

Y10u'r9

N 0

D5d,

Ou1h

I'0

M 21

Z

4ad,

2o33

L

12

OO-41

H9y,

I11

J

fr6en4 he5rt

and

your h5n4 +

Tradução: Para o meu pai com amor. Olá pai, estou aqui para dizer o quanto te amo neste dia do pai, sou tua filha e para mim tu és tudo o que um pai deve ser. Eu sei o quanto te preocupas, tu és o meu pai, o meu melhor amigo, se alguma vez precisar de ti eu sei que estás aí para me dares a mão e o teu coração.

Directora: Carla Fonseca

Directora Centro Adjunta : Ana Pinto Social da Musgueira

Colaboradores : Gerson Nogueira

Jornal n.º 62 - Fev.08  

Jornal da mediateca e das salas de Estudo do CS Musgueira

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you