Page 1

Páscoa... A sua origem

Destaque Entrevista com...

A celebração da Páscoa refere-se à última ceia de Jesus com os Apóstolos, à sua prisão, julgamento e condenação à morte, seguida da sua crucificação e ressurreição (Jesus voltou a viver e subiu ao céu). A celebração começa no Domingo de Ramos (quando Jesus entra em Jerusalém e é aclamado com ramos de palmeira) e acaba no Domingo de Páscoa (com a Ressurreição de Cristo): é a chamada Semana Santa . A data da Páscoa foi fixada pela Igreja no ano 325, de modo a "cair" no domingo mais próximo da primeira Lua Cheia do mês lunar que começa com o equinócio da Primavera. Cuidado: isto é complicado de entender... Com esta definição, a data da Páscoa varia de ano para ano, sendo, em limite, entre 22 de Março e 25 de Abril, transformando a Páscoa numa celebração"móvel". Sabias que a sequência exacta de datas da Páscoa se repete aproximadamente a cada 5 milhões de anos do nosso calendário.

25 de Abril

Painéis Solares

1


Ovo da Páscoa.... Porquê? Muito antes de ser uma festa cristã, o que se celebrava no momento da Páscoa era o anúncio do fim do Inverno e a c h e g a d a d a P r i m a v e r a . . . . .. . . .. . . Para os antigos, festejar a Primavera (tal como a Páscoa) sempre representou a alegria da passagem de um tempo escuro e triste para um mundo iluminado, de vida nova na Natureza. Era uma espécie de renascer.......... A palavra "Páscoa" vem do hebreu "pessah" e significa "passagem", "mudança", refere-se ao êxodo (saída) do Egipto de Moisés.................... Nesta estação do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Oster a , o u E s t h e r .

Ostera era a Deusa da Primavera, que segurava um ovo na mão. A deusa e o ovo eram símbolos da chegada de uma nova vida. Estes antigos povos comemoravam a chegada da Primavera decorando ovos. Mas o costume de os decorar para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no s é c u l o X . O rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecê-los aos seus amigos e aliados. Acreditava-se que receber ovos pintados trazia boa sorte, fertilidade, amor e fortuna................. A oferta de ovos manteve-se até hoje e de várias formas.

Dias Comemorativos 25 de Abril • 1 de Abril- Dia das Mentiras; • 2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil; • 7 de Abril - Dia Mundial da Saúde; • 8 de Abril- Dia Mundial da Astronomia; • 22 de Abril- Dia Mundial da Terra; • 23 de Abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor; • 25 de Abril - Dia da Liberdade; •

29 de Abril- Dia Mundial da Dança.

Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época. Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos" ?

O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!

Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente. Mas como não houve a violência habitual das r e v o l u ç õ e s (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu cravos aos militares que os puseram nos canos das armas.

Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias. Sabias que em Portugal a escola só era obrigatória até à 4ª classe? Era complicado continuar a estudar depois disso. E sabias que os professores podiam dar castigos mais severos aos seus alunos ?

Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!

2


Entrevista com... Ana: Ana Olá Leandro, obrigada por estares aqui connosco. Lembras-te que idade tinhas quando entraste para a Mediateca? Leandro: Quando e n t r e i para a Mediateca t i n h a e n t r e 1 1 / 1 2 anos, já não me lembro m u i t o bem. Ana: Ana Nessa altura, o que mais gostavas de fazer na Mediateca? Leandro: O que mais gostava de fazer era jogar futebol. Ana: Ana Actualmente, imagino que não sejam as mesmas actividades que maior interesse te despertam?

Ana: Ana É importante para ti pertenceres à equipa de Responsáveis? E já agora, que vantagens vês em seres Responsável? Leandro: Leandro Sim, é importante. As vantagens que vejo são: puder desfrutar mais do espaço e das actividades que existem, e puder contribuir para o espaço com actividades organizadas por mim. Ana: Se te dessem oportunidade para mudares alguma coisa na Mediateca , o que mudarias? Leandro: Leandro Não mudaria nada. Ana: Que mensagem gostarias de deixar aos leitores? Leandro: Que se comportem melhor e aproveitem o que o espaço lhes dá, porque não têm muitas oportunidadess como esta.

Queres dizer-nos o que te dá mais prazer na Mediateca? Leandro: Leandro O que me dá mais prazer é colaborar com a equipa de Responsáveis e jogar Ping-Pong. Ana: Actualmente és o Responsável do sector da Multimédia. Fala-nos um pouco dos projectos que tens para o teu sector? Leandro: Além das actividades que desempenho semanalmente como é o caso do Karaoke que acontece em média 2 vezes por semana, e dos filmes que são exibidos quinzenalmente, tenho também programado uma ida ao cinema ainda para este trimestre.

3


Dia das Mentiras Há muitas explicações para o 1 de Abril se ter transformado no Dia das Mentiras. Uma delas diz que a brincadeira surgiu em França. Desde o início do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o

calendário antigo pelo qual o ano tinha início a 1 de Abril. Os mais brincalhões passaram, então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

um acerto de contas no dia 1 de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

No Brasil, o 1º de Abril começou a ser difundido na cidade de Pernanbuco, onde circulou "A Mentira", num jornal, lançado a 1 de Abril de 1848, com a notícia da morte de D. Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez a 14 de Setembro de 1849, com a convocatória de todos os credores para

Receita do Mês: Folar da Páscoa no Ingredientes

Preparação:

• • • • • • • •

Dissolva o fermento no leite morno e deixe levedar por 10 minutos. Misture muito bem a farinha com o açúcar e a raspa de limão, junte a manteiga levemente mole, 4 dos ovos e amasse muito bem. Junte a mistura do fermento já lêveda e amasse. Deixe levedar durante 20 minutos. Coza o quinto ovo em água a ferver durante 12 minutos. Divida a massa em duas partes iguais e tenda-as em rolo. Enrole os rolos um no outro, com a forma de um torcido. Una as extremidades, colocando no centro do folar o ovo cozido. Deixe repousar durante mais ½ hora, pincele com a gema de ovo batida e polvilhe com o miolo de amêndoa. Pré aqueça o forno a 180º C. Leve ao forno durante 35 minutos. Depois deixar arrefecer um pouco, polvilhe com açúcar de pasteleiro.

2,5 colheres de sopa de leite 120 gr de açúcar 110 gr de manteiga 5 ovos 225 gr de farinha de trigo 12 gr de fermento de padeiro 1 gema Raspa de limão e miolo de amêndoa q.b 1 colher de sopa de açúcar de pasteleiro.

4


Painéis Solares na Alta de Lisboa A Alta de Lisboa tem uma existência recente e ainda tem um longo percurso a percorrer para concluir o seu projecto. Apesar de se encontrar, ainda em renovação já abarcou o projecto de Microprodução de Electricidade através de Energia Solar. No passado dia 18 de Março o Condomínio de São Bartolomeu inaugurou as primeiras unidades de microprodução. Isto só foi possível devido à mobilização de todos os moradores. Que desta forma, nos mostram que basta queremos para todos pudermos contribuir para um melhor ambiente.

De acordo cm o Especialistas em Energia Solar temos o seguinte enunciado: 1+1= 3 R = Rentável porque gera receitas = Reduz consumos porque contribui para o desenvolvimento sustentável = Reúne vontades porque mobiliza a sociedade civil.

Com este projecto, os Jardins de São Bartolomeu prefiguram-se como o maior condomínio residencial microprodutor em Portugal.

Passatempos: Anedotas 1. Um mês depois do rapaz da aldeia ter ido estudar para a capital, os pais escrevem-lhe a dizer que lhe vão arranjar dinheiro para comprar um carro para ele ir para a universidade. O filho escreve de volta aos pais a dizer-lhes que esqueçam a ideia, já que todos os amigos dele vão para a universidade de autocarro. Passada uma semana, os pais enviam-lhe nova carta a dizer: "Filho, estivemos a falar com o resto da família e chegamos a uma decisão.

Vamos vender a quinta do teu tio e enviar-te o dinheiro para poderes comprar um autocarro." 2. Um estudante entra numa loja de animais e diz ao empregado: - Arranja-me umas 30 baratas, 4 ratos e 20 aranhas? - Só mesmo os ratos. O resto não temos. Mas... Para que quer essa bicharada toda? - Vou sair do quarto onde estou... E como a senhoria disse que queria o quarto como estava quando eu fui para lá...

3. Um grupo de estudantes gritava numa manifestação: - Revolução! Revolução! Mas lá do fundo ouvia-se um q u e d i z i a : - Menstruação! Menstruaç ã o ! Os colegas viram-se para o colega e dizem: - Ó pá, não é menstruação, é r e v o l u ç ã o ! Responde o estudante: - Não interessa! É preciso é que corra sangue!

5


Morada Morada : Lg. : Lg. Pe.Pe. Rocha Rocha e Melo, e Melo, 1750-204 1750-204 Lisboa Lisboa  Telefone Telefone : 217 : 217 591 591 775 775 / 217 / 217 560 560 395 395 Fax Fax : 217 : 217 560 560 415 415  E-mail E-mail : mediateca@mail.telepac.pt : mediateca@mail.telepac.pt salasdeestudo@mail.telepac.pt salasdeestudo@mail.telepac.pt

URL URL: :www.csm-mediateca.blogspot.com www.csm-mediateca.blogspot.com

Passatempos Pinta os teus Ovos da Páscoa

É preciso: - Ovos cozidos ou ovos esvaziados (estes são mais complicados). - Tintas (de guaches, por exemplo) - Pincéis (uns grossos e outros finos) - Uma caixinha pequena com arroz ou areia, para poderes pousar o ovo de pé.

Ovos

Guaches

Pincéis

Caixa com arroz

Como fazer: 1 - Com o ovo já frio, imagina o desenho que vais pintar nele; 2 - Pinta com cuidado, começando por baixo. Espera uns momentos a segurá-lo até a base secar; 3 - Depois pousa-o na caixinha com arroz e pinta o resto, rodando a caixa. Trabalha com muito cuidado para não estragares o teu desenho.

Pronto, tens lindos ovos para decorar um centro de mesa! (Podes comê-los, mas apenas dentro de cinco dias e eles não podem apanhar calor.)

Directora: Carla Fonseca

Directora Adjunta : Ana Pinto

Colaboradores : Mário Leandro 6


Jornal n.º 63 Mar.09  

Jornal da Mediateca

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you