Issuu on Google+

RELATÓRIO DAS DISCIPLINAS: Educação Física Artes Plásticas Música Histórias e Brincadeiras

3º TRIMESTRE AGRUPAMENTO VERDE


Educação Física Nas aulas trabalhamos com movimentos relacionados à exploração, manipulação e transformação de materiais. Com a corda podemos: Pular... Mas é difícil! Correr e pular... Amarrar no corpo... Girar a corda no ar... Enrolar para ficar parecido com uma corda... Brincar de pega pega cobrinha... Durante a exploração dos materiais as descobertas acontecem constantemente, quando os alunos se arriscam na manipulação dos diferentes materiais.


Analisando a Teia conceitual e ficha de jogos.


Os jogos e brincadeiras foram previamente planejados, contendo poucas regras, muitos personagens e sempre com movimentos que desafiam em relação a localização espacial, deslocamento e maneira de atuação do corpo dentro das diferentes propostas.


“Atividade de encerramento com os pais� PIRATA E OS TESOUROS

Escolhendo, relembrando e preparando o encontro com os pais


Na natureza de Portinari

Vim de terra vermelha e do cafezal As almas penadas, os brejos e as matas virgens Acompanham-me como o espantalho, Que é o meu autorretrato Todas as coisas frágeis e pobres Se parecem comigo Candido Portinari

O artista Candido Portinari deu pano pra manga nas aulas de Artes Plásticas do Agrupamento Verde neste trimestre. Depois da visita ao MAM, volta e meia ele caia no assunto das conversas, nós até descobrimos um pé de café na escola, com os frutinhos bem crescidos e vermelhos. Ele foi objeto de apreciação, de histórias e desenhos de observação. Olhamos com mais atenção as obras ‘’Cafezal’’ e ‘’O Lavrador de Café’’ que impressionou os alunos com seus pés enormes e mãos muito pesadas. As folhas caídas pelo chão perto do pé de café deu ideia de exercícios de frotagem, pintura, desenhos e assim fomos entrando na natureza de Portinari... até criarmos um espantalho tão presente nas obras e nos pensamentos do artista! Assustador ...quer ver só? Elô Artes Plásticas


Criação de espantalhos


A paisagem sonora de cada ambiente convida-nos a fazer escutas O som é uma fonte inesgotável de aprendizagem. Os sons ao seu redor, o entorno sonoro lhes promove informação, conhecimento e emoção. Flávia Barcellos


Instrumentos usados na sonorização “Os instrumentos musicais – de cordas, de sopro ou de percussão, - acompanham e sonorizam a história do ser humano nos quatro cantos do planeta.” Teca Alencar de Brito – Quantas músicas tem a música?


SONORIZAÇÃO DA HISTÓRIA

• Leitura da história

A história também pode tornar-se um recurso precioso na Educação Musical. O faz-de-conta deve estar sempre presente, e fazer música é, de uma maneira ou de outra, ouvir, inventar e contar histórias.


HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS

EIS QUE CHEGAMOS AO FINAL DO ANO! FICO MUITO SATISFEITA EM VER O QUANTO AS HISTÓRIAS E AS BRINCADEIRAS QUE VIVENCIAMOS FORAM SIGNIFICATIVAS. PROPUS A ELES QUE FIZÉSSEMOS UM LIVRINHO, PARA REGISTRAR AS HISTÓRIAS QUE ELES CONHECERAM NAS AULAS DE HB. ME SURPREENDEU A QUANTIDADE DE TÍTULOS QUE LEMBRARAM! E COMO ELES GOSTAM DE OUVIR HISTÓRIAS!!! FIZEMOS DOIS LIVRINHOS, QUE FICARAM BACANAS, COM ILUSTRAÇÕES LINDAS. UM SERÁ LEVADO PARA O 1º ANO E O OUTRO PERMANECERÁ NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PARA QUE POSSAM, NO ANO QUE VEM, COMPARTILHAR COM OS NOVOS COLEGAS E PROFESSORES O REPERTÓRIO QUE ELES CONHECEM.

NESTE TRIMESTRE EXPLORAMOS, TAMBÉM, MATERIAIS DIFERENCIADOS: CAIXAS DE PAPELÃO, TECIDOS,

JORNAL VIRARAM FANTASIAS, ESPAÇOS, JOGOS, ADEREÇOS E TUDO MAIS O QUE O FAZ-DE-CONTA INVENTOU... QUE GOSTOSAS FORAM ESSAS BRINCADEIRAS!

BOAS FÉRIAS A TODOS! PROF.ª DIANA TATIT



Relatório Agrupamente Verde - 3º trimestre