Page 1

O 3º BIMESTRE DO 5º ANO B Estamos chegando à reta final do 5º ano. Mais uma etapa na vida desses meninos e meninas se encerra para um mundo de novas conquistas poder se aproximar. É com essa perspectiva que construímos o relatório de 3º bimestre: de uma etapa chegando ao final. Nesse momento, nossos alunos estão preocupados com a viagem ao N.R., com o estudo de Ciências sobre as mudanças que estão sentindo e, até bem pouco tempo, não conseguiam explicar, com o que os professores do 6º ano tem para apresentar a eles... É com o olhar deles que vocês lerão esse relatório. Demos, eu e os professores específicos, o tratamento estético, ajudamos na revisão, colocamos algumas fotos, digitalizamos parte dos trabalhos. Esperamos que gostem! Um grande abraço, Claudia Garrido


LÍNGUA PORTUGUESA 

Nesse bimestre, em L.P. trabalhamos com os deuses gregos, leitura de contos, gramática (verbo e conjugação) e ortografia (uso do X). Lemos “Os três mosqueteiros” e praticamente toda a classe gostou. Já alguns acharam o texto confuso, com muitos personagens. Lemos também o livro “A Megera Domada”. Foi uma peça de teatro feita por Shakespeare. Achamos legal, algumas pessoas não gostaram.


MATEMÁTICA 100% (^_^) O QUE NOS APRENDEMOS? Vírgula não se usa só em LP? Esse bimestre aprendemos que podemos usar virgula não só em LP, mas também na Matemática. Você deve estar se perguntando com assim?Pois é, existem números decimais. Por exemplo, você já tentou dividir 7 por 2 ? Pensava que não dava ? Pois está enganado, a resposta é 3,5 ou 3,50 isso é numero decimal!


CIRCUNFERÊNCIAS

Pensávamos que não dava para juntar varias formas geométricas, pois dava e olhem como ficou .


EXPRESSÕES NUMÉRICAS E AS QUATRO OPERAÇÕES

Vocês devem estar pensando que expressões numéricas é um número com uma cara brava ou feliz, mas não é bem assim. Quando você junta numa só sentença várias operações que precisam ser resolvidas em conjunto, seguindo algumas regras, chamamos expressão numérica. Relembramos as 4 operações. Assim, soubemos dividir, somar, multiplicar e subtrair melhor.


PORCENTAGEM 

Como já diz o nome é de “por cento” ou melhor, grupos de cem.Quando nós pegamos um inteiro (100%) e dividimos em dez partes, cada parte corresponde a 10%, uma parte do todo ou 1 . 10 Quando queremos fazer 70% dividimos o número por 10 e o resultado multiplicamos por 7.


GOSTOSURAS COM MATEMÁTICA Gostamos de associar a Matemática aos alimentos: no segundo bimestre trabalhamos as frações com chocolates e skate e no terceiro bimestre comemos um bolo de chocolate e de laranja para entender melhor as porcentagens. E ainda esperamos comer outros docinhos, não é, Claudia?


CIÊNCIAS NATURAIS - 3º BIMESTRE – O QUE APRENDEMOS Aprendemos em C.N. os órgãos reprodutores femininos e masculinos e como os bebês se desenvolvem no útero da mãe. Tudo começa quando um homem e uma mulher têm uma relação sexual. Isso ocorre quando o pênis penetra na vagina e o sêmen é liberado. O sêmem contém os espermatozóides, milhões deles tentam penetrar no óvulo, mas só um consegue.


A fecundação Quando o espermatozóide se junta com o óvulo, forma-se a célula-ovo e ela vai se multiplicando...Até formar um bebê.

A Gestação Durante nove meses o bebê se desenvolve no útero da mãe, se alimenta por meio do cordão umbilical. E ele é protegido por meio da placenta.


FASES DA VIDA  

Infância: O período em que a criança se desenvolve. Adolescência: é marcada pelo início da puberdade. É um período de muitas mudanças no corpo de meninos e meninas. A idade adulta: As mudanças já estão completas e o indivíduo á pode se reproduzir. A velhice: Como muito tempo já passou, o corpo sofreu muitos desgastes.


A Puberdade Começa aproximadamente com 10 anos e pode ir até os 17. Durante esse período ocorrem mudanças no corpo do adolescente como o aumento da oleosidade da pele, aparecimento de cravos e espinhas, aumento nos “cheiros” – o suor fica com cheiro mais forte, crescimento de pelos nas axilas, crescimento de pelos na região pubiana, no rosto(barba e bigode nos meninos). Nas meninas acontece a primeira menstruação e o desenvolvimento das mamas. Os meninos têm a primeira ejaculação.


Os responsáveis por tantas mudanças são os hormônios sexuais. Nas meninas os ovários produzem hormônios sexuais e nos meninos hormônios são produzidos pelos testículos. A hipófise, uma glândula localizada no encéfalo, começa a produzir outros hormônios, que agirão no corpo de meninos e meninas. Essa foi a matéria que a maioria do grupo gostou mais de trabalhar. Fizemos uma caixa com as nossas perguntas sobre Ciências Naturais a respeito do nosso corpo e as transformações que estamos vivendo. Algumas perguntas foram respondidas em sala e outras foram sendo respondidas sozinhas, através dos textos que líamos.


AS MUDANÇAS NO CORPO DE MENINOS E MENINAS


CIÊNCIAS HUMANAS – O QUE TRABALHAMOS NO BIMESTRE:  Época medieval: castelos e palácios;  A época da independência;  A chegada da corte no Brasil;  As regências; Conflitos entre Brasil e Portugal; D. João VI, D. Pedro I, D Pedro II e outros regentes do Brasil;


Curiosidades ďƒ Estamos fazendo um castelo para entendermos melhor como eram os castelos no sĂŠc. XVI.


Neste bimestre trabalhamos na elaboração de jogos, partindo do conhecimento prévio dos alunos em relação ao assunto. Estes jogos poderão ser vivenciados por outras turmas nas aulas de Ed. Física.


Experimentação dos jogos produzidos em aula

Alongamento: cuidado com o corpo antes das atividades.


MÚSICA A linha do tempo na história da música ocidental começa na antiguidade mas pouco sabemos sobre sua efetiva execução vocal e instrumental, simplesmente pelo fato de não dispormos de partituras e claro, de gravações destas obras mas os tratados musicais escritos nos contam histórias e nos dão "pistas" destas sonoridades produzidas pelo homem antigo. Assim começamos este bimestre, estudando a linha do tempo da música, passando pela Idade Média, em que a notação formal foi criada, chegando ao período barroco, ouvindo histórias e exemplos diferentes de algumas obras de Johann Sebatian Bach, por exemplo. Escutem algumas delas: http://www.youtube.com/watch?v=PIM1qT0sqKM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=hZ9qWpa2rIg&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=slUW5IBVo_8&feature=related


Vivenciamos o fazer musical por meio de exercícios rítmicos e melódicos com ostinatos em grupos com formações diferentes. As crianças se reuniram, escolheram instrumentos, utilizaram seus conhecimentos sobre os parâmetros sonoros (altura, intensidade, timbre e duração), sobre dinâmica, "ponto culminante" e apresentaram suas produções com os colegas, realizando frases estruturadas que iam de células simples, sem gênero definido ao rock e ao pop. O desafio foi grande e a análise das produções permeou discussões sobre estética musical. Apesar de todos quererem tocar na Mostra Cultural percebemos que o tempo não correu a nosso favor. Tentaremos no entanto, concluir este percurso apresentando, de maneiras distintas, um pouco de nossas pesquisas e produções. Encerraremos um ciclo de estudos e vivências artísticas o qual esteve pautado na ampliação de um Ouvido Pensante, seja na apreciação de obras variadas, seja no freqüente exercício autoral de pequenas, mas significativas composições vocais e instrumentais compartilhadas nas aulas. O potencial e o interesse de ambas as turmas é muito grande e merece uma continuação deste percurso. Monica Huambo


RELATÓRIO ARTES PLÁSTICAS 3º BI 5º ANO "A grandeza da verdadeira Arte consiste em captar, fixar e revelarnos a realidade longe da qual vivemos, da qual nos afastamos cada vez mais à medida que aumentam a espessura e a impermeabilidade das noções convencionais que se lhe substituem, esta realidade que corremos o risco de morrer sem conhecer: a nossa própria vida" Marcel Proust (1871-1922), escritor francês.

O tema multidisciplinar proposto aos alunos dos 5º anos neste bimestre foi „‟Percursos de Alunos Viajantes‟‟. Ele nos traz ideia de caminhos, sujeitos, realizações, tempos... portanto nas aulas de Artes Plásticas, viajamos pelo tempo da história da arte conhecendo produções artísticas e movimentos culturais. Investigamos, entre tantos possíveis temas, Da Vinci, o Impressionismo, a Idade Média... levantamos hipóteses, fizemos perguntas, buscamos respostas e estabelecemos relações com nossas próprias vidas e nosso próprio percurso de sujeito-aluno-viajante.


Cada aluno vem contando sua história, sua trajetória como aluno, e nós procuramos ajudá-los no resgate de tantas memórias. Nosso encontro na Mostra Cultural terá esse papel: contar a história desses grupos e dos estudos que realizaram ao longo de sua escolaridade. Não percam! Tem sido uma “viagem” realmente inesquecível. Um abração, Professores do 5º ano B.

5º ano B - 3º Bimestre  

Relatório geral referente ao 3º Bimestre de 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you