Page 1

Relatório do 2º ano A - 2º Bimestre ESSE BIMESTRE FOI CHEIO DE NOVIDADES, AVANÇOS E MOMENTOS MARCANTES! E COMO REGISTRAR E CONTAR PARA A FAMÍLIA TUDO QUE VIVENCIAMOS? APÓS ESSA PERGUNTA FEITA AO GRUPO, VÁRIAS IDEIAS SURGIRAM TANTO EM RELAÇÃO AO FORMATO QUANTO AO CONTEÚDO A SER APRESENTADO. ATÉ QUE DECIDIRAM CONTAR O QUE FOI MAIS MARCANTE NOS DIFERENTES ESTUDOS PARA CADA UM DELES. O GRUPO DECIDIU CONSTRUIR UMA GALERIA DE PERSONAGENS DO 2º ANO A SENDO ELES, OS ALUNOS, OS PRÓPRIOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA. DESCREVERAM SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, SEUS GOSTOS E JEITOS. AFINAL, ESTE FOI UM TRABALHO QUE FIZEMOS COM OS PERSONAGENS DOS CONTOS DE ENCANTAMENTO. RECONHECERAM NESTA PRODUÇÃO, IDENTIDADES SEMELHANTES, GOSTOS DIVERSOS E JEITOS PARECIDOS . O CURIOSO FOI PERCEBER COMO ELES SE CONHECIAM TÃO BEM E ASSIM, PUDERAM DE FORMA DESCONTRAÍDA E OBSERVADORA, AJUDAR NAS DESCRIÇÕES DOS SEUS COLEGAS. CONVIDAMOS A TODOS A DESFRUTAR ESSA LINDA HISTÓRIA E CONHECER UM POUCO MAIS ESSES “GRANDES PERSONAGENS” E AS VIVÊNCIAS POR ELES EXPERIMENTADAS!

!

CONFIRAM

Profª Marcela


ERA UMA VEZ, UM MENINO QUE SE CHAMAVA KETAN. ELE TINHA OLHOS VERDES , COM UM PONTO PRETO NO MEIO E SEUS CÍLIOS ERAM GRANDES. CORRIA MUITO RÁPIDO, ADORAVA CAVAR BURACOS , ERA UM BOM GOLEIRO E SE SUJAVA BASTANTE NA AREIA. ALÉM DISSO, ELE FALAVA MUITO.

KETAN

“EM MATEMÁTICA FIZEMOS MUITAS

“NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS GOSTEI DE CONVERSAR COM O GIBA, O PROFESSOR DOS

CONTAS. COM O MATERIAL DOURADO,

MAIORES. ELE FALOU UMA COISA QUE EU NÃO

CONSEGUI

SABIA: TEMOS QUE FAZER CINCO REFEIÇÕES

RÁPIDAS.”

FAZER

CONTAS

MAIS

POR DIA.”


THOMAS

“A AULA DE MATEMÁTICA É A MINHA MATÉRIA PREFERIDA.” “EU TIVE A IDEIA DE FAZER A CAIXA COM AS DICAS SAUDÁVEIS PARA MELHORAR O MEU LANCHE.”

ERA UMA VEZ, UM MENINO CHAMADO THOMAS. ELE GOSTAVA DE JOGAR FUTEBOL E USAVA CHUTEIRAS COLORIDAS. SEUS CABELOS ERAM LISOS, SUA PELE ERA BRANCA E SEUS OLHOS ERAM CASTANHOS. ELE ERA UM POUCO TÍMIDO, MAS PASSAVA UM TEMPINHO ELE FICAVA SOLTO.

“EU GOSTEI DE FAZER PROVAS PORQUE EU DESCOBRI SOZINHO AS RESPOSTAS. TINHA QUE LEVAR O CADERNO E A PASTA PARA CASA E ESTUDAR. QUANDO FOI A DE CIÊNCIAS HUMANAS EU LI TUDO. QUANDO EU ESTUDEI NA SALA DE AULA COM A ISABELA CARVALHO, FOI BOM PORQUE FIZEMOS O QUARTEIRÃO DA ESCOLA.”


UM DIA, NUMA ESCOLA, HAVIA UMA MENINA QUE TINHA CABELO LOIRO E OLHOS AZUIS. O NOME DELA ERA ISABELA. ELA ADORAVA CORRER E IR PARA A ESCOLA. ELA ERA UM POUCO TEIMOSA E MUITO CARINHOSA.

ISABELA BAIDA

“EM MATEMÁTICA EU APRENDI CONTAS DE CABEÇA E CONTA COM DINHEIRO. NO ANO PASSADO EU NÃO ERA BOA EM CONTA DE MENOS E AGORA SOU MELHOR!”

“EU GOSTEI BASTANTE DA HISTÓRIA QUANDO O MAR CHORA DO LIVRO VOLTA AO MUNDO EM 52 HISTÓRIAS.”


“MEU IRMÃO ESTÁ NO 7º ANO E ELE FALA QUE É CHATO FAZER PROVA. EU ACREDITEI NELE E QUANDO FOI A MINHA PRIMEIRA PROVA EU ADOREI FAZER.”

“20 + 10 = 30 ANTES EU NÃO SABIA E AGORA EU NÃO PRECISO USAR MAIS OS DEDOS PARA FAZER ESSA CONTA. EU GUARDEI NA CABEÇA E DECOREI ESSE RESULTADO.”

LAURA


PEDRO

NUM UNIVERSO, TINHA UM PLANETA TERRA, QUE HAVIA UM MENINO CHAMADO PEDRO. ELE ERA MUITO FELIZ E GOSTAVA MUITO DE BICHOS. ERA MUITO CURIOSO E TRANQUILO. GOSTAVA DE USAR O CABELO COMPRIDO E TER FRANJINHA.

“EU APRENDI QUAL É O LADO DIREITO E ESQUERDO PARA FAZER OS CAMINHOS. JÁ SEI ESCREVER O CAMINHO DA SALA ATÉ A PORTARIA E ATÉ A CANTINA. VOU TE CONTAR COMO VOU PARA A CANTINA: VOU RETO, VIRO A DIREITA, VIRO A ESQUERDA, SIGO RETO, VIRO A DIREITA , DESÇO UM DEGRAU VIRO A DIREITA, SUBO TRÊS DEGRAUS, ANDO MAIS UM POUQUINHO SUBO MAIS TRÊS DEGRAUS E DEPOIS MAIS TRÊS, PASSO PELO PING PONG E CHEGO NA CANTINA.”


“EM MATEMÁTICA, NÓS FIZEMOS CONTAS DE 10 EM 10 E COM O MATERIAL DOURADO DESCOBRIMOS O QUE ERA DEZENA. FIZEMOS MUITA CONTA DE CABEÇA. É ASSIM: 10 + 10 , EU PEGO O 10 E GRAVO NA MINHA CABEÇA E DEPOIS EU CONTO O OUTRO 10 E AI FICA 20.”

ISABELA CARVALHO

“EM PORTUGUÊS, EU GOSTEI DE LER E OUVIR HISTÓRIAS DE CONTOS DE FADAS. A MINHA PREFERIDA FOI A MOEDA ESTRELAS. HAVIA UMA MENINA MUITO POBRE QUE FOI NUM CAMPO MUITO FLORIDO E COMEÇOU A CAIR MOEDAS DO CÉU DE TANTA BONDADE E GENTILEZA QUE ELA TINHA . ENTÃO ELA FICOU RICA.


MATEUS

“EU GOSTEI DE ESTUDAR A HISTÓRIA DO COLÉGIO SÃO DOMINGOS. ANTIGAMENTE NO CASARÃO VIVIA UMA FAMÍLIA MUITA RICA E NO FUNDO DA CASA, ELES CUIDAVAM DE UM POMAR.”

“0,50 + 0,50 DÁ 100, MAS COMO NÃO EXISTE 100 CENTAVOS , DÁ 1 REAL.”


ANDRE “EU ACHO QUE MELHOREI NA ESCRITA E NOS DESENHOS. PEQUETITO E URASHIMA E A TARTARUGA FORAM AS HISTÓRIAS QUE EU MAIS GOSTEI.”

“EU JÁ SEI FAZER ESSAS CONTAS DE MAIS E DE MENOS E AGORA VOU APRENDER A DE VEZES.”


LUCAS “UM DIA FOMOS NA INFORMÁTICA E JOGAMOS UM JOGO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR. TINHA QUE COLOCAR CADA ALIMENTO NO LUGAR CERTO: NO ESPAÇO DOS LIPÍDIOS, DAS VITAMINAS E SAIS MINERAIS, DAS PROTEÍNAS OU DOS CARBOIDRATOS.” “EU NÃO SABIA QUE ANTIGAMENTE A EDUCAÇÃO FÍSICA ERA COM ARCO PEGANDO FOGO.”


TIAGO

“EU GOSTEI DE APRENDER ESCREVER OS NÚMEROS USANDO AS LETRAS.”

“A PIRÂMIDE ALIMENTAR SERVE PARA SABER O QUE TEMOS QUE COMER MAIS OU MENOS. EU NÃO SABIA QUE EXISTIA OS NOMES DOS NUTRIENTES, COMO O LIPÍDIO, O CARBOIDRATO, AS VITAMINAS E AS PROTEÍNAS. EU GOSTEI MUITO DE ESTUDAR SOBRE AS COMIDAS SAUDÁVEIS!”


ENZO

ERA UMA VEZ, UM MENINO CHAMADO ENZO. ELE ERA ALTO, TINHA UM CABELO ENROLADO E SUA PELE ERA MORENA. ERA AGITADO E AMIGO DE TODOS. JOGAVA FUTEBOL E USAVA UMA CHUTEIRA AMARELA, PRETA E CINZA.

“EU ESCREVI UMA CARTA PARA A EMILY, MINHA IRMÃ, CONTANDO A HISTÓRIA DO BAIRRO PERDIZES QUE ESTUDAMOS EM CIÊNCIAS HUMANAS.” “EU GOSTO MUITO DE FAZER CONTAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. JÁ SEI FAZER AS CONTAS DE CABEÇA.”


GABRIEL EM UMA ESCOLA, TINHA UM GAROTO QUE ADORAVA JOGAR FUTEBOL. SEU NOME ERA GABRIEL. TINHA OLHOS CASTANHOS, CABELO PRETO E PELE BRANCA. ERA GENTIL E BAGUNCEIRO.

“NA AULA DE PORTUGUÊS BRINCAMOS DE STOP ESCREVENDO AS PALAVRAS COM P-B-T-D-F-V. EU GOSTEI MUITO DESSE JOGO E FIQUEI EM 2º LUGAR.”

“NA AULA DE MATEMÁTICA GOSTEI DE FAZER AS CONTAS E DE RESOLVER OS DESAFIOS. EU TIREI A NOTA “A” NA PROVA.”


“EU GOSTO DE TODAS AS AULAS, MAS A MINHA PREFERIDA É A DE MATEMÁTICA.”

ERA UMA VEZ, UM MENINO QUE SE CHAMAVA JORGE. ELE GOSTAVA DE ASSISTIR TELEVISÃO E DE JOGAR O JOGO STARS WARS E BATMAN. ERA MUITO ANIMADO E AS VEZES FICAVA NERVOSO. SEUS CABELOS ERAM PRETOS E SEU SORRISO ERA BONITO.

“EU APRENDI A ESCREVER MELHOR AS HISTÓRIAS E SEPARAR AS PALAVRAS. UM DIA, MEUS AMIGOS ME DERAM VÁRIAS DICAS PARA EU ESCREVER MELHOR A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.”’


CONFIRAM OUTRAS HISTร“RIAS VIVIDAS NO 2ยบ BIMESTRE ...


HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS “Não estávamos lá naquele tempo?”, pergunta do contador de histórias. “Claro que estávamos!”, respondem os ouvintes. (Fórmula africana de introdução da narração de histórias)

Os meninos e meninas do 2º ano A escutam tão atentamente as histórias encantadas “contadas de boca”, que são capazes de recontá-las como se tivessem sido testemunhas do ocorrido no tempo e espaço do “Era uma vez”.

Alunas do 2º ano A narrando histórias no evento “Histórias para mudar o mundo”, realizado no dia 21 de junho. Para saberem mais sobre esse dia acessem o blog de HB, através do site do Colégio São Domingos.

“Nós gostamos de ouvir histórias de boca que é diferente da história do livro e do filme também. É que quando você conta de boca, conta do seu jeito...” (Gabriel)


Foram tantas as histórias narradas neste bimestre, muitas vezes recontadas a pedido das próprias crianças. Nos nossos encontros fizemos algumas andanças por castelos fabulosos e suas princesas: “Os sete sapatos da princesa”, “A princesa e o sal” e o “Papagaio real”. “Eu gosto de histórias de princesas, mas não gosto de princesas”. (Laura) “A história ‘O macaco e a velha’ foi a mais engraçada que ouvimos você contar!” (Lucas).

A história “O macaco e a velha” é um dos contos mais populares em todo o Brasil.

E assim, “A boca abre, a boca fecha e os contos continuam falando”. Profª Vivian


ARTES A Natureza Morta foi assunto das aulas de artes plásticas neste bimestre. Lemos o livro “Para comer com os olhos’’ e, em grupos, desenhamos em uma folha bem grande obras de

artistas que mais gostamos. Pintamos com giz pastel experimentando e misturando cores e criando tons de luz e sombra. Também conhecemos um pouco sobre a vida dos artistas que nós representamos na atividade de pintura. Fizemos adereços para a quadrilha na festa junina com papéis, balas e panos. Gostamos muito da cena do casamento!

Profª Elô


MÚSICA Qual é o som do amarelo? Passamos um bimestre brincando de ouvir sem ver, de atribuir palavras aos sons, sons às cores, num esforço poético que marcou o TOM do trabalho do 2º A. Aprofundamos um pouco mais nossas pesquisas de timbres e aguçamos nossos ouvidos, com músicas gravadas e vídeos que contaram, por exemplo, a história de Mirco Balleri (Filme Vermelho Como o Céu de Cristiano Bortone). As crianças perguntaram repetidas vezes se aquela história era mesmo real, como se quisessem ouvir que não, sensibilizados pelo fato trágico do menino, impressionados pelo maravilhoso trabalho das gravações e sons com sucata. Admiraram Mirco e quiseram experimentar essa aventura auditiva. Afinal, a ouvir, também se aprende... Fizemos uma orquestra de papéis! Pesquisamos diversos tipos de papéis, com gramaturas diferentes e sons específicos, os quais puderam ser somados a outros, puderam fazer “solos” e realizaram ritmos e timbres diversos. Misturamos Dorival Caymmi a estas sonoridades delicadas e convidamos os alunos para regerem esta orquestra de papel. Este projeto continuará no semestre que vem.

Profª Monica


EDUCAÇÃO FÍSICA Texto coletivo Nas aulas de Educação Física aprendemos a utilizar melhor alguns materiais como: raquete e bolinha, taco de beisebol, bambolê, bolas e corda. Conseguimos fazer muitas coisas que não conseguíamos antes, muitos desafios que pareciam difíceis, mas aos poucos superamos os desafios de cada aula. Também fizemos o tijolinho, vôlei, futebol, pega pega na linha, pique alto, zumbi, pega pega americano e muitos outros. Escolhemos algumas atividades para fazer com o Ensino Médio: o tijolinho, ameba e queimada com duas bolas. Este encontro foi muito legal, trabalhamos em grupo, ensinamos coisas para eles e nos divertimos muito.

Profª Vanderlei


Boas férias!!! Até dia 6 de agosto! Beijos, Marcela, Carol, Juliana, Vivian, Elô, Monica, Vanderlei e Lilian

Relatorio - 2ºA - 2º bimestre  

Relatorio do 2º ano A referente ao 2º bimestre de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you