Issuu on Google+

RELATÓRIO DAS DISCIPLINAS: Histórias e Brincadeiras Artes Plásticas Educação Física Música 3º TRIMESTRE – 1º ANO B


HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS ESPEGA PEGA PELHO FOI A BRINCADEIRA ESCOLHIDA PELO 3º ANO B PARA COMPOR O RELATÓRIO DESTE BIMESTRE. NÚMERO DE PARTICIPANTES: 8 OU MAIS MATERIALNECESSÁRIO: NENHUM LOCAL ADEQUADO: AO AR LIVRE (NO QUINTAL, POR EXEMPLO) REGRAS: ESCOLHA DO PEGADOR – FALAR 3 VEZES A PARLENDA DE ESCOLHA “PÉ DE CHULÉ” “PÉ DE CHULÉ QUEM TEM CHULÉ TROCA DE PÉ.” COMO SE BRINCA – AS CRIANÇAS CORREM, FUGINDO DO PEGADOR. SE O PEGADOR PEGAR UMA CRIANÇA, ELA FAZ UMA POSE E FICA ESTÁTUA. NÃO PODE MUDAR DE POSIÇÃO ATÉ SER SALVA. PARA SALVAR QUEM ESTÁ PEGO, UMA CRIANÇA TEM QUE IMITAR A OUTRA QUE ESTÁ DE ESTÁTUA. QUANDO O PEGADOR CANSAR DE CORRER ATRÁS DOS AMIGOS, PRECISA ESCOLHER OUTRO PARA FICAR NO SEU LUGAR.


ARTES PLÁSTICAS

Olhar a natureza, seus encantos e seus perigos através das obras do artista Frans Krajcberg, foram assuntos das aulas de artes plásticas no trimestre. Através de vídeos, conhecemos a vida desse artista, sua chegada da Polonia ao Brasil e seu espanto com o descaso com a natureza principalmente com a mata brasileira através de queimadas e desmatamento. Discutimos sobre a poética das obras do artista em fotografia, esculturas e pinturas que propõem uma reflexão sobre as questões ecológicas. Os alunos gostaram de conhecer a casa do artista no município de Nova Viçosa, litoral sul da Bahia, construída em cima de um tronco de arvore derrubada. Nas atividades plásticas, os alunos desenharam, pintaram, modelaram e frotaram manipulando elementos da natureza como terra, argila, areia, folhas, gravetos e tudo mais que fizesse sentidos para as produções.


EDUCAÇÃO FÍSICA

Este trimestre trabalhamos com o corpo como referência, os jogos simbólicos e a retomada de jogos e brincadeiras. Momento em que os alunos puderam expressar-se por meio da representação em diferentes situações, construindo ambientes e transformando o uso destes espaços e dos personagens. Explorar a expressividade, gestos, mímicas corporais e outros movimentos possibilitaram novas relações, desafios e aprendizagens.

Em conversa sobre o trimestre, os alunos apontaram momentos significativos... André Garrido: Gosto de fazer as atividades.

Julia: Dar estrela, jogar beisebol e novas brincadeiras como o curupira. Antes de brincar é importante combinar as regras, porque se alguém faz algo errado os outros ficam bravos.

Rodrigo: Gosto de jogar e correr.


Isabela: Gostei muito das brincadeiras, no pega-pega corpo humano foi difĂ­cil achar um piques para nĂŁo ser pego.


Acampamento...

Exploração de materiais e espaços Vulcão...


MÚSICA Este último trimestre passou por um conduíte de plástico, chegou do outro lado fazendo cócegas no ouvido do colega e se transformou em melodias cantadas na boca de outra criança... A música passou por muitos lugares e combinou vários sentidos no fazer musical. Como no dia em que brincamos de Valsa da Condessa cantando com os agrupamentos. Foi uma delícia! As crianças do primeiro ano foram convidando os alunos mais novos para a roda. Juntos, o côro ficou mais bonito! A música erudita chegou animada com o clássico Fantasia 2000. Apreciamos a música dos compositores conhecidos. Apreciamos as nossas próprias músicas. Sem “anônimos”... Aqui, cada pessoa soa...!!!


É UM INSTRUMENTO? É UMA SUCATA?


UM MODO DE OUVIR: DESENHANDO O SOM NO AR...


OU É UM BRINQUEDO?


“TRIM, TRIM, TRIM E ESTE ANO CHEGOU AO FIM...” Boas férias, criançada! Elô, Mônica, Vanderlei e Vivian


Relatório 1º ano B - 3º trimestre