Page 1

Em cartaz

Reconhecimento Projeto de RP conquista prêmio nacional na EXPOCOM

Destaque Conheça um exemplo de determinação do curso de Geografia

Ano V – Nº 48 outubro/2013

Disseminando conhecimento Planetário Móvel viaja para Caraguatatuba e Santo André


Vida Acadêmica

Reconhecimento: projeto de RP conquista prêmio nacional na EXPOCOM Mais uma vez, o curso de Relações Públicas foi premiado. O trabalho “RP GOL: as Relações Públicas na rede” conquistou o 1º lugar na categoria Produto de Comunicação Institucional Radiofônico, destacando-se entre trabalhos de Instituições de todo o País, apresentados na XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM). O evento integrou o XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM). A exposição ocorreu na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, de 4 a 7/9, no qual cerca de 3.500 pessoas participaram, entre pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil, América Latina e Europa. O trabalho foi defendido pelo aluno Heitor Garcia, representando as turmas do 5º e 6º semestre do curso. O projeto consistiu numa série de dez programas de trinta minutos,

produzida pelos alunos, sob orientação do Prof. Ms. Vagner Novaes Tranche. Para concorrer ao Prêmio Nacional, o trabalho havia conquistado previamente a 1ª classificação na Expocom Sudeste, ocorrida no XVIII Congresso de Ciências da Comunicação, realizado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Bauru, de 3 a 5/7. A Prof.ª Dr.ª Angela Fernandes, coordenadora adjunta do curso, agradece alunos e professores pelo empenho na conquista. “Em nome das equipes discente e docente, agradecemos o apoio constante de todos os profissionais que caminham conosco na realização dos trabalhos e difusão do conceito do curso de Relações Públicas da Universidade”, disse.

Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Destaque

Conheça um exemplo de determinação no curso de Geografia Fernando Luiz Sarle, 47 anos, sempre teve como objetivo pessoal cursar graduação em Geografia. Há três anos, esse objetivo foi alcançado e hoje ele é um dos alunos do 6º semestre de Licenciatura. O ingresso não foi fácil, já que para ser aceito no curso da Cruzeiro do Sul, Fernando teve que atingir a pontuação mínima de 50% na prova tradicional do Vestibular e, para se manter nessa condição, deve ter uma média geral semestral igual ou superior a oito. “Com o objetivo de voltar à Universidade, não dormia cedo e estudava de 1 a 4 horas por dia. Lia constantemente sobre atualidades, economia, política interna e externa, fatos históricos, entre outros assuntos. Tive que relembrar vários tópicos do ensino médio, já que o finalizei na década de 80”, conta o estudante. Coordenado pela Prof.ª Ms. Adriana A. Furlan, o curso de Geografia da Universidade Cruzeiro do Sul (licenciatura e bacharelado) comemora excelentes resultados. Vários egressos continuaram seus estudos, cursando Mestrado e Doutorado na USP e em outras reconhecidas da área. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE Concluintes 2011, o curso obteve nota 5, sendo o melhor pela terEm cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013

ceira vez consecutiva. Obteve, ainda, CPC 5, o que o torna o segundo melhor curso na classificação geral. Esses importantes resultados foram determinantes para que Fernando optasse por estudar na Cruzeiro do Sul. “Escolhi a Universidade pelo próprio conceito obtido em diversas áreas do conhecimento, sendo uma delas, a Geografia que é alvo de excelente avaliação no INEP, já por vários anos sucessivos”, afirma o aluno. Aos futuros Geógrafos, Fernando deixa a dica: “A primeira dica é tornar o sonho um objetivo. A pesquisa da referência bibliográfica, que será exigida para a conquista da bolsa, é fundamental. Abrir mão do lazer, às vezes, também é um outro ponto que está relacionado à autodisciplina, que é fundamental para atingir o objetivo de ingressar no curso como bolsista integral. Não basta ficar no sonho ou na intenção, mas sim, arregaçar as mangas para que seu objetivo se transforme em realidade”, conclui Fernando. Para o 1º semestre de 2014, o curso gratuito de Geografia (bacharelado e licenciatura) está com inscrições abertas pelo site www. cruzeirodosul.edu.br/vestibular .


Disseminando conhecimento

Planetário Móvel viaja para Caraguatatuba e Santo André Em setembro, o Planetário Móvel da Cruzeiro do Sul esteve no Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, e também no Planetário Johannes Keple, situado na Sabina - Escola Parque do Conhecimento, em Santo André. No Módulo, mais de 700 visitantes tiveram a oportunidade de assistir sessões sobre astronomia e observar o céu. “Fizemos o reconhecimento do céu dentro da cúpula, mostrando ao público como ele estava a cada hora na cidade de Caraguatatuba e como estaria nas horas seguintes”, relatou o Prof. Dr. Marcos Rincon Voelzke, coordenador da ação.

O Planetário Móvel da Cruzeiro do Sul conta com projetor digital que permite a exibição de projeções do céu, utilizando o software Stellarium, além de apresentações 3D sobre diversos temas da Astronomia, como o nosso sistema solar, estrelas e galáxias. O projeto está inscrito no 2013 IPS Directory of the Word´s Planetariums, uma publicação da International Planetarium Society, sediada nos EUA. Caso tenha interesse em conhecer mais detalhes sobre o projeto envie um e-mail para planetário@cruzeirodosul.edu.br.

Na Sabina, o Planetário foi apresentado pelo professor Marcos, em forma de palestra no “XVIII Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP)”, evento de âmbito nacional, que contou com a participação de planetaristas e pesquisadores da área de Astronomia do Brasil.

Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Pós em Odontologia ganha centro de estudo e pesquisa em DTM e Dor Orofacial A Cruzeiro do Sul, por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, firmou parceria com o Instituto Tanganeli de Odontologia Especializada para criar o Centro de Dor Orofacial – DOF, inaugurado em 25/9. No espaço, estabelecido no campus Liberdade, serão ministrados cursos de Pós-graduação lato sensu, com a proposta de formar especialistas em Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial. Além disso, serão ministrados cursos de aperfeiçoamento nas mais diversas abordagens de diagnóstico e terapêutica em Dor Orofacial. “Uma de nossas principais metas será a produção em pesquisa científica, procurando não só pautar nossa conduta nas evidências científicas atuais, como também produzir e publicar tais evidências. Também serão oferecidos atendimentos à comunidade, reforçando o papel de Universidade socialmente responsável”, explica o Prof. Ms. João Paulo Tanganeli, coordenador do DOF e doutorando em Odontologia pela Cruzeiro do Sul.

Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Dia da Responsabilidade Social recebe 4.000 visitantes Comprometida com o seu papel social junto à comunidade e na formação de alunos cidadãos, a Cruzeiro do Sul, assim como nos anos anteriores, realizou mais uma edição do Dia da Responsabilidade Social, em 21/09, por meio de sua Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Aproximadamente 4 mil pessoas receberam atendimentos gratuitos, com a participação de alunos e professores, nas áreas da saúde, economia e empreendedorismo, jurídico e social, educação e comunicação, ciências, arquitetura e informática, o que confirmou o sucesso da edição, no campus São Miguel. “A Universidade participa do Dia Nacional da Responsabilidade Social desde sua 1ª Edição. Em 2013, ampliou

ainda mais a interlocução com a comunidade, integrando mais de vinte e cinco atividades de extensão, desenvolvidas pelos cursos de diversas áreas do conhecimento, aos festejos do 391º aniversário do bairro de São Miguel Paulista. Essa integração foi uma forma de homenagear o local que abriga, desde 1960, as primeiras iniciativas da Cruzeiro do Sul Educacional, voltadas ao oferecimento de educação superior na região”, declarou a Prof.ª Dr.ª Janice Valia de los Santos, Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários. Para a Edição 2014, a Cruzeiro pretende aumentar o número de atividades oferecidas durante o evento, fortalecendo o trabalho que já realiza com a comunidade, durante todo o ano, em seus Núcleos, Clínicas, Centros e Laboratórios especializados.

Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Música, oficina e visita técnica mobilizam alunos da Gastronomia Nos meses de setembro e outubro, alunos e professores do curso de Gastronomia estiveram com a agenda cheia de atividades. Confira!

Oficina de Gastronomia Em 12/9, o curso recebeu o chef Fabiano que elaborou deliciosas receitas, como: camarão na moranga e eclair com recheio de morango. “Essas oficinas acontecem quinzenalmente no campus Anália Franco. É uma atividade diferenciada que atende aos alunos e a comunidade externa, com a organização da Prof.ª Ms. Tamie Aguilera”, explica a Prof.ª Ms. Rosana Toledo, coordenadora do curso.

Gastromusic Para a disciplina “Fundamentos em Eventos e Buffet”, um grupo de alunos do 4º semestre de Gastronomia realizou em 30/9 o Gastromusic, que contou com o lançamento do CD “Onde Bate o Sol”, de Luís Aranha, músico, compositor, violonista, artista e produtor musical. “O grupo foi muito ousado e corajoso. Eles movimentaram toda a Instituição para a realização do evento. Foi um projeto longo e trabalhoso, mas o resultado foi excelente”, comentou a Prof.ª Ms. Rosana Toledo. Além de Gastronomia, a atividade envolveu também os cursos de Eventos e Rádio e TV. Visita técnica a Brasil Kirin Em 2/10, os alunos dos 3º e 4º semestres de Gastronomia realizaram uma visita técnica a Brasil Kirin (antiga Schincariol), situada na cidade de Itu. “Os alunos conheceram toda a produção de bebidas diretamente na fábrica e também participaram de uma palestra em que aborda um pouco da harmonização de cervejas com os pratos desenvolvidos no curso de Gastronomia”, disse a Prof.ª Ms. Rosana Toledo.

Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Alunos de Estética e Cosmética participam da Beauty Fair 2013 O curso de Estética e Cosmética da Cruzeiro do Sul marcou presença na Beauty Fair 2013 Feira Internacional de Beleza Profissional, realizada de 7 a 10/9, no Expo Center Norte. No evento, alunos e professores do curso desenvolveram diversas atividades no estande da Instituição, sob a coordenação do Prof. Carlos Oristanio. A programação contou com palestras de “Tricologia”, com a Prof.ª Monalisa Nascimento, e “A importância da Cosme-

tologia para o profissional cabeleireiro”, com o Prof. Costa Junior, além da apresentação de trabalhos acadêmicos, desenvolvidos por alunos sob a supervisão das professoras Andrea Romano, Angela Rosin, Nelma Faleiro e Letícia Chaves.

Na telinha: alunos de Engenharia são destaques na TV Cultura Seis alunos do curso de Engenharia Elétrica da Cruzeiro do Sul transformaram um carro convencional em um modelo movido a motor elétrico. O projeto foi destaque no Programa “Repórter Eco” da TV Cultura, primeiro telejornal especializado em meio ambiente da Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013

televisão brasileira. A matéria foi ao ar no dia 22/9. Para assistir ao vídeo, acesse a página do curso de Engenharia Elétrica, no site www.cruzeirodosul.edu.br.


Aluna do Mestrado em Odontopediatria realiza pesquisa sobre “lábio leporino” em Hospital da UFPB A aluna Cabiará Uchôa, do Programa de Mestrado em Odontopediatria da Universidade, esteve na cidade de João Pessoa para desenvolver uma pesquisa no Serviço de Fissuras Labiopalatinas (lábio leporino), oferecido pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba. As características da doença e suas consequências foram os principais fatores que fizerem Cabiará pesquisar o assunto. “A principal característica da anomalia é a abertura vertical no lábio superior. Em alguns casos, a fissura abrange também o palato, região que separa a cavidade oral e a nasal, o conhecido ‘céu da boca’. As consequências vão além da estética. A condição pode acarretar desnutrição causada pela dificuldade de alimentação, problemas na fala e problemas na dentição. O tratamento é

iniciado aos três meses e se estende até os 15 anos. Durante esse período, o paciente realiza algumas cirurgias. É uma situação que meche com a autoestima da pessoa e sua família. Meu trabalho junto às crianças fissuradas me trouxe gratificações inesquecíveis”, declara a aluna. O Serviço de Fissuras Labiopalatinas, coordenado pelo professor Paulo Germano Furtado da UFPB, conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Odontologia (SBO), do Governo do Estado da Paraíba e com o apoio da Fundação Solidariedade “Nós Podemos”, ligada a ONU.

Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Confira como foi o II Workshop dos Cursos Tecnológicos

De 2 a 5/9, a Cruzeiro realizou o II Workshop dos Cursos Tecnológicos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Logística, nos quatro campi da Universidade, com o tema “Tendências em Gestão: caminhos e perspectivas”. Um dos pontos altos do evento foi a palestra magna de abertura ministrada pelo Sr. Robinson Shiba, fundador da empresa China In Box. “A palestra foi um sucesso. O empresário ensinou a todos não somente sobre gestão e negócios, mas a importância das competências pessoais do gestor, como humildade, bom relacionamento interpessoal, empreendedorismo, comunicação, flexibilidade, liderança, valorização e reconhecimento dos profissionais, para que se possa obter sucesso na gestão de qualquer negócio”, declarou a Prof.ª Fátima Franco, coordenadora adjunta do curso em

Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013

Gestão de Recursos Humanos. O evento também contou com as reapresentações dos grupos selecionados dentre os melhores da Leitura Lúdica no 1º semestre de 2013, e oficinas ministradas por profissionais de cada área relacionada aos cursos, bem como egressos e professores. “Cada tema foi trabalhado de forma dinâmica, buscando trazer as tendências e expectativas de cada área dentro das organizações”, explicou a professora. O evento foi encerrado com palestras em todos os campi simultaneamente, com profissionais do mercado que trouxeram suas experiências dentro do tema central do encontro.


Alunos de Engenharia Civil realizam projeto social e ajudam famílias carentes

No dia 17/9, os alunos Diana Pereira Costa e José Batista de Souza Filho, do 6º semestre de Engenharia Civil, apresentaram à comunidade acadêmica o Projeto Nova Morada, com o objetivo de ajudar famílias carentes da região de São Miguel Paulista, que se encontram em situação de vulnerabilidade por precariedade da habitação.

operários de construção civil. Os materiais necessários são financiados pela iniciativa privada.

Dessa forma, sob orientação dos docentes, a execução das obras conta com a supervisão dos alunos da Universidade e as reformas são realizadas pelos próprios moradores, que participam de um curso para formação de

O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Miguel León Gonzáles e Prof. Ms. Samuel Dereste dos Santos, e conta com a parceria da Fundação Tide Setubal.

Esta segunda edição do projeto teve início em março/2013 e, até o momento, foram concluídas 4 reformas, de um total de 10 casas selecionadas.

Em cartaz - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Fique por dentro

Ciência Sem Fronteiras abre novas chamadas para graduação-sanduíche

O Programa Ciência Sem Fronteiras abriu novas chamadas para a graduação-sanduíche, no qual as inscrições estarão abertas até 29 de novembro. Ao todo, são 20 países de destino, como: Reino Unido, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, EUA, França, Itália, Irlanda, China, Japão, entre outros. Os requisitos obrigatórios para todas as chamadas são: obter nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2013, apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para o curso, no momento do início previsto da viagem de estudos. Além disso, também é necessário cursar uma das áreas contempladas pelo Programa. Em cartaz - Fique por dentro - Ano V - Nº 48 - outubro/2013

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de até 12 meses para realização de estudos em tempo integral. Na China, a permanência é de até 24 meses, incluindo um estágio linguístico. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático, para compra de computador portátil ou tablet. Informações e inscrições Se você quer ser o próximo a ir estudar no exterior, faça a sua inscrição agora mesmo. As informações estão disponíveis no site oficial do Programa www.cienciasemfronteiras.gov.br


Participe do Dia Mundial da Alimentação em 25/10 A coordenação do curso de Nutrição convida os alunos da Universidade para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, em 25/10, no campus Anália Franco. O tema proposto para 2013 é “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição”, assunto oficial anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A iniciativa tem a intenção de ajudar a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.

Anote e não falte! Data: 25/10/2013 Local: Auditório FHC (Anália Franco) Inscrições: pelo telefone: 2672-6247 ou por e-mail luciana.souza@cruzeirodosul.edu.br (mencionando nome e RG) Ingresso: 1 pacote de leite em pó integral.

Cruzeiro do Sul promove Campanha de Vacinação. Imunize-se! O Núcleo Clínico de Enfermagem promove a Campanha de Vacinação preventiva, no campus São Miguel. A vacina será oferecida no NUCLENF nos períodos da manhã (das 9h às 11h) e da tarde (das 14h30 às 16h30), nas seguintes datas:

• 31/10 e 14/11- Vacina Dupla tipo adulto (Difteria e Tétano): para professores, funcionários e alunos que apresentarem a Carteira de Vacinação e possuírem indicação para tomar a dose.

Em cartaz - Fique por dentro - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Colégio Cruzeiro do Sul agora no Anália Franco Confirmando os seus 48 anos de tradição no ensino, o Colégio Cruzeiro do Sul ganha sua segunda unidade, agora no Anália Franco. De acordo com a diretora Prof.ª Andreia Cristina Nagata, as perspectivas da nova unidade são positivas e amplia as opções de ensino aos alunos. “Ofereceremos o Ensino Médio regular e os cursos técnicos de Informática, Administração e Segurança do Trabalho (modulares), que poderão ser cursados pelos alunos

Em cartaz - Fique por dentro - Ano V - Nº 48 - outubro/2013

a partir do 2º ano do Ensino Médio, sem custo adicional”, declara. Além de contar com uma localização privilegiada, os alunos da unidade Anália Franco poderão usufruir da toda moderna infraestrutura proporcionada pela Universidade Cruzeiro do Sul, situada no mesmo endereço. O período de matrículas já está aberto! Mais informações em www.colegiocruzeirodosul.com.br


Acontece

Egressos e docente de Fisioterapia têm artigo publicado em importante revista da área Os egressos Aline Féria Lança, Décio Pereira, Felipe Gonzalez Carvalho e Roberta Dutra da Silva, da graduação em Fisioterapia, tiveram um artigo científico publicado na “Revista Fisioterapia em Movimento”, que desde 1989 publica temas abrangentes da área. No artigo “A aquisição da motricidade em crianças portadoras de Síndrome de Down que realizam fisioterapia ou praticam equoterapia”, orientado pela Prof.ª Dr.ª Jamili Anbar Torquato, o objetivo é verificar a aquisição de marcos motores em crianças com Síndrome de Down, que realizam a equoterapia ou a fisioterapia convencional.

De acordo com a Prof.ª Jamili, a pesquisa está cada vez mais presente na vida acadêmica dos alunos de graduação, ganhando espaço em importantes veículos científicos. “O conteúdo intelectual produzido neste ambiente de ensino e pesquisa está ultrapassando as fronteiras das salas da Universidade e chegando a revistas científicas indexadas e em outros idiomas, divulgando para o meio acadêmico as pesquisas desenvolvidas pelos nossos alunos e, gloriosamente, a Fisioterapia e a Universidade Cruzeiro do Sul”, disse.

Saiba mais sobre Vinícius de Moraes com a Prof.ª Guaraciaba Micheletti concedeu entrevista para o programa “Artefato” da TV UNESP. No episódio, a docente que é autora do livro “A poesia, o mar e a mulher: um só Vinicius”, fala sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes, que no dia 13/10, comemore o seu centenário. A Prof.ª Dr.ª Guaraciaba Micheletti, coordenadora do Mestrado em Linguística, Em cartaz - Acontece - Ano V - Nº 45 - junho/2013

Para assistir ao vídeo, acesse www.tv.unesp.br/noticia/2667. Em cartaz - Acontece - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Docente de Psicologia lança o documentário “Mabel” em Salvador A Prof.ª Dr.ª Margarida Calligaris Mamede, do curso de Psicologia, é responsável pela direção, produção e montagem do documentário “Mabel”, lançado em 11/10 na cidade de Salvador/BA. O longa-metragem retrata a vida e a obra da educadora, escritora e poetisa Mabel Velloso, com depoimentos de familiares, amigos, ex-alunos e pessoas ligadas as suas diferentes formas de expressão artística.

De acordo com a Prof.ª Margarida, a trajetória de vida da protagonista foi sua grande inspiração para dirigir o documentário. “A Mabel é uma poeta que escreveu 30 livros de poesia e história infantis, ensinou em escolas públicas de Salvador e de Santo Amaro da Purificação/ BA por mais de 40 anos e até hoje, com 79 anos de idade, participa de projetos de contação de histórias para crianças carentes.”, declarou a docente.

Pôster de Medicina Veterinária conquista o 2º lugar em conferência internacional O Prof. Dr. Rogerio Loesch Zacariotti, do curso de Medicina Veterinária, teve o artigo “Health Screening in the Critically Endangered Golden Lancehead (bothrops insularis) in captivity”, de sua autoria, premiado em segundo lugar como o melhor pôster científico. Em cartaz - Acontece - Ano V - Nº 48 - outubro/2013

A premiação ocorreu na 20ª Conferência Anual da “Association of Reptilian and Amphibian Veterinarians”, realizada em setembro, em Indianapolis, EUA. O evento contou com a presença de mais de 300 veterinários de 16 países, incluindo EUA, Itália, Alemanha, Japão, entre outros.


LikeThe Job: oferta de vagas de emprego aos alunos

No dia 10/9, a Cruzeiro do Sul promoveu no campus Pinheiros o evento Like The Job, com a proposta de oferecer oportunidades de emprego no mercado de trabalho. O evento, que reuniu mais de 150 pessoas entre alunos de todos os cursos e a comunidade externa, obteve resultado positivo. “O Like The Job foi satisfatório para as empresas e também para os interessados. A energia foi muito positiva”, declarou Edison Orlando, supervisor administrativo do campus. A segunda edição do “Like The Job” já tem data e será no dia 7/11. Aguarde novas informações e participe!

Em cartaz - Acontece - Ano V - Nº 48 - outubro/2013


Campus Virtual

Campus Virtual em Minutos: confira as novidades! O Campus Virtual em Minutos está de cara nova e novos quadros. Na edição de outubro, é possível conferir uma discussão sobre o mundo dos aplicativos, que há algum tempo revoluciona o mundo mobile, e também a participação do Campus Virtual no CIAED, maior Congresso Nacional de Educação a Distância. Em cartaz - Campus Virtual - Ano IV - Nº 48 - outubro/2013

Além disso, há o novo quadro Conect, com uma dica de filme, e, claro, a agenda do Campus Virtual Cruzeiro do Sul. Assista a edição em www.youtube.com/user/cruzeirovirtual


Bem-estar

Técnicas no preparo evitam desperdício de alimento

São diversos os prejuízos com o desperdício de alimentos no mundo. Neste sentido, o curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul listou algumas dicas para evitar o desperdício no preparo de alimentos.

Como amenizar o desperdício Algumas partes dos alimentos podem e devem ser utilizadas no preparo, já que possuem alto nível nutricional, como, por exemplo, folhas de cenoura, beterraba, couveflor, hortelã, cascas de laranja, goiaba, maçã, banana, batata inglesa, talos de brócolis, beterraba, couve-flor, sementes de melão, jaca e abóbora. Outra forma de se gastar menos está relacionada ao cozimento do alimento. Cozinhar ao vapor, por exemplo, reduz a perda de nutrientes, realça a aparência e economiza o gás de cozinha, além de não aumentar o valor calórico dos alimentos. Mais condutas que devem ser adotadas:

utilizar os utensílios adequados; armazenar os alimentos em locais limpos e em temperaturas ideais; preparar somente o que for consumir; controlar a água utilizada; não descongelar alimentos em água corrente; descartar o óleo de fritura para a reciclagem.

Receita sustentável

Biscoitinhos de casca de goiaba Ingredientes • 2 unidades (cascas) de goiabas (80 g) • 3 xícaras de chá de farinha de trigo (330 g) • 1 xícara de chá de açúcar (138 g) • 3 colheres de sopa de margarina (75 g) Modo de preparo: Pique a casca em tirinhas e reserve. Em uma vasilha, misture a farinha, o açúcar e a margarina. Amasse até formar uma massa homogênea, misture bem as casquinhas bem picadas, molde os biscoitinhos em formato arredondado e leve para assar em forno médio pré-aquecido até dourar. Em cartaz - Bem-estar - Ano VI - Nº 48 - outubro/2013


Cruzeiro do Sul Educacional

Programa de Residência Médica da UNICID está com inscrições abertas O Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade UNICID-SMS GUARULHOS está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2014. A bolsa auxílio dos candidatos aprovados e regularmente matriculados será de R$ 6.229,79. As inscrições podem ser realizadas até 07/11 em www.guarulhos.sp.gov.br/residenciamedica

Programa de Ciências da UNIFRAN celebra 10 anos Em outubro, a Unifran realiza o Simpósio Comemorativo dos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Ciências – Química, com palestras e minicursos. O evento tem como finalidade celebrar o reconhecimento nacional do curso, que se destaca pela qualidade das pesquisas desenvolvidas e pela formação de recursos humanos. www.unifran.edu.br

UDF contempla alunos com bolsa por Mérito Acadêmico 11 alunos foram contemplados com bolsa integral por Mérito Acadêmico, que poderá ser utilizada nos cursos de pós-graduação presenciais da Instituição. Participaram da seleção todos os alunos concluintes dos cursos de graduação. www.udf.edu.br

Campanha promovida pelo Módulo doa mais de 100 livros infanto-juvenis A campanha de doação de livros infanto-juvenis promovida pelo Centro Universitário Módulo mobilizou toda a comunidade acadêmica e arrecadou mais de 100 títulos, doados para a Casa Beija-Flor de Caraguatatuba. A ação fez parte das atividades em comemoração ao Dia da Responsabilidade Social. Em cartaz - Acontece - Ano V - Nº 48 - outubro/2013 Em cartaz - Cruzeiro do Sul Educacional - Ano IV - Nº 48 - outubro/2013


Em Cartaz é uma publicação destinada aos alunos da Universidade Cruzeiro do Sul. Produção: Gerência de Marketing e Comunicação da Cruzeiro do Sul Educacional. Coordenação Editorial: Lea Delling e Priscilla Freire. Edição e Redação: Carolina Cezar. Redação: Luciana Carla Allves e Ludmila Piatek. Diagramação: Lidiane Gomes. As reproduções podem ser feitas, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião deste jornal. www.cruzeirodosul.edu.br

cruzeirodosul@cruzeirodosul.edu.br

Edição online de Outubro de 2013  

Edição de Outubro de 2013 do Jornal online da Universidade Cruzeiro do Sul.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you