Issuu on Google+

Em cartaz

Seja bem-vindo!

Confira algumas ferramentas úteis que servirão de apoio durante todo o semestre letivo.

Ano V - Nº 40 fev/2013

Entre os melhores

do Brasil Prof. Gilberto Padovese é homenageado

Cursos avaliados da Universidade Cruzeiro do Sul está entre os melhores mais uma vez.


Seja bem-vindo à Acesse o Manual do Aluno. Ele é o seu guia de sobrevivência durante toda a sua vida acadêmica.

• CPA

Como será o calendário de aulas deste ano? Como melhor utilizar os recursos da Biblioteca e do Campus Virtual? Conhece os programas de extensão e cursos de Pós-graduação? Como funciona o processo de avaliação? A Universidade oferece programas de estágio? E financiamento dos estudos? Confira algumas ferramentas úteis que servirão de apoio durante todo o semestre letivo.

• CAA on-line

A Comissão Própria de Avaliação conduz o processo de avaliação institucional e identifica os fatores que interferem na atuação da Universidade. Esse processo prioriza a participação da comunidade acadêmica e por isso sua participação é tão importante.

• Jornal Mural O Jornal Mural “Em Cartaz” divulga os acontecimentos da Universidade e das demais Instituições que compõem a Cruzeiro do Sul Educacional.

• Tecnologia WAP De qualquer lugar do mundo o aluno pode obter informações gerais da Universidade e acessar notas pelo ce-

Com apenas um clique, você pode resolver sua situação acadêmica. Solicitar carteira do estudante, trancamento e destrancamento de matrícula, diploma, levantamento de faltas, etc.

• Biblioteca São disponibilizados cerca de 242.000 documentos (entre livros, teses, periódicos e multimídia), além de diferentes serviços que facilitam o acesso à informação. Em cartaz - Oriente-se - Ano V - Nº 41 - fev/2013


Universidade Cruzeiro do Sul lular ou dispositivo móvel com acesso a essa tecnologia. Para isso, inicie o browser/navegador do celular e informe o endereço http://wap.cruzeirodosul.edu.br.

• Programas de Extensão Na Universidade, ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, favorecendo o desenvolvimento de programas, entre os quais, Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos, Difusão da Cultura Musical e Educação Especial.

• SMS e Newsletter Ao manter o seu e-mail e celular atualizados no cadastro de alunos, na Área do Aluno, você receberá avisos e informações importantes sobre assuntos pertinentes ao seu curso e sua rotina acadêmica.

• Conectado às redes sociais Siga a Universidade nas várias redes sociais, nas quais são divulgadas as notícias da Instituição e do mercado, fotos de eventos, bem como esclarecidas dúvidas e postados avisos.

• Campus Virtual Disponibiliza cursos e disciplinas on-line para todas as Instituições do grupo na graduação, na Pós-graduação e na extensão, em tutorias e programas especiais de dependências; cursos e programas semipresenciais.

Quer saber mais? Consulte o Manual do Aluno em

www.cruzeirodosul.edu.br Em cartaz - Oriente-se - Ano V - Nº 41 - fev/2013


ENADE 2011: Cursos da Cruzeiro estão entre os melhores do Brasil A Universidade Cruzeiro do Sul está entre as melhores mais uma vez. As excelentes notas obtidas na classificação geral ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2011 e CPC do Ministério da Educação, atestam a excelência e qualidade de ensino dos cursos. O destaque ficou para Ciências Sociais, Geografia e História. O curso de Ciências Sociais (bacharelado) foi considerado o melhor do Brasil, com nota de ENADE 5 e CPC 5, na classificação geral.

O curso de Geografia (licenciatura e bacharelado) foi o único do país a obter a nota 5 no ENADE Concluintes, sendo o melhor no ENADE pela terceira vez consecutiva. Obteve ainda CPC 5, que o torna o segundo melhor curso na classificação geral. O curso de História (licenciatura) foi o segundo melhor na classificação geral, com nota de ENADE 5 e CPC 5. O curso de História (bacharelado) também está entre os melhores, com conceito de CPC 5, sendo o maior CPC do Brasil.

Veja a relação de cursos Curso

CPC

ENADE

Ciências Sociais (Bacharelado) Melhor curso do Brasil

5

5

Geografia (Licenciatura e Bacharelado) Melhor ENADE do Brasil

5

5

História (Licenciatura) Melhor curso do Estado de São Paulo

5

5

História (Bacharelado) Maior CPC do Brasil

5

4

Artes Visuais (Licenciatura) Melhor curso do Estado de São Paulo

4

Ciências Biológicas (Licenciatura)

4

Ciências Biológicas (Bacharelado)

4

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

4

CST em Rede de Computadores

4

Engenharia Elétrica (Bacharelado)

4

Engenharia de Produção (Bacharelado) Melhor curso da cidade de São Paulo

4

Letras – Português e Inglês (Licenciatura)

4

Pedagogia (Licenciatura)

4 Fonte: INEP/MEC (Enade 2011)

Em cartaz - Acontece - Ano V - Nº 41 - fev /2013


Nome da Sala de Atos dos Colegiados homenageia Prof. Gilberto Padovese

E

m 19/12/12, às 12h, foi realizada uma Homenagem Póstuma ao Prof. Gilberto Padovese, que teve por objetivo dar o seu nome à Sala de Atos dos Colegiados do campus São Miguel e fixar o seu retrato. O evento aconteceu em reunião do CONSU (Conselho Universitário) da Universidade Cruzeiro do Sul, com a presença dos Diretores da Mantenedora, da Reitora, dos Pró-reitores, de Conselheiros do CONSU e do CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), de Coordenadores de Cursos, de Assessores da Área Acadêmica, da Coordenadora da CPA, de Ge-

Em cartaz - Acontece - Ano V - Nº 41 - fev /2013

rentes da Área Administrativa e de familiares e amigos. Na ocasião, a Magnífica Reitora, Prof.ª Dr.ª Sueli Cristina Marquesi, destacou que além das relevantes contribuições educacionais e sociais decorrentes da atuação do Prof. Gilberto Padovese na sociedade brasileira, a homenagem se justificou considerando o reconhecimento do trabalho por ele realizado, seja como vice-presidente da Cruzeiro do Sul Educacional e Co-fundador da Universidade Cruzeiro do Sul e do Colégio Cruzeiro do Sul, seja por sua marcante presença em reuniões de Reitoria e, ainda, como Representante da Entidade Mantenedora no Conselho Universitário, de 2001 a 2011. A referida homenagem foi proposta pelo Conselheiro do CONSEPE, Prof. Dr. Michel Nicolau Youssef; pelos Pró-reitores Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, Prof. Dr. Danilo Antonio Duarte, Prof.ª Dr.ª Janice Valia de los Santos e Prof. Dr. Carlos Fernando de Araújo Junior; e pela Reitora Prof.ª Dr.ª Sueli Cristina Marquesi, e aprovada em reunião do CONSU de 31/10/12, conforme Resolução CONSU nº 46/2012. Em cartaz -


Fundo Zona Leste Sustentável. Pratique essa boa ação! Com essa doação você contribui com a economia de sua região, aumentando a oportunidade de vagas de trabalho e a possibilidade de participar de um projeto. A Universidade Cruzeiro do Sul e a Fundação Tide Setubal firmaram parceria para a captação de recursos, destinados ao Fundo Zona Leste Sustentável. A doação será facultativa no valor de R$ 1 (um real), a ser incluído no boleto da mensalidade dos alunos dos campi Anália Franco e São Miguel.

Conheça a campanha.

Tire suas dúvidas no endereço: www.cruzeirodosul.edu.br/content/pdf/FundoZLeste.pdf

Blackboard está disponível para tablet e smartphone Agora ficou mais fácil estudar em qualquer lugar. Para aperfeiçoar a tecnologia utilizada nas disciplinas on-line, o Campus Virtual Cruzeiro do Sul disponibiliza aos alunos a nova ferramenta Blackboard Mobile Learn. Esse novo recurso permite que o usuário baixe o aplicativo

Blackbaord em tablet ou smartphone com sistema operacional Android ou IOS. A nova ferramenta já está disponível e o tutorial que ensinará o acesso e sua funcionalidade pode ser vizualizado no site www.cruzeirodosulvirtual.com.br, dentro de Tutoriais.

É a nossa Universidade inserida na era mobile! Em cartaz - Acontece - Ano V - Nº 41 - fev /2013


Docentes de Odontologia recebem Medalha Tiradentes

O

s professores Dr. Michel Youssef, Dr. Luis Altruda e Eliete Rodrigues de Almeida, do curso de Odontologia da Cruzeiro do Sul, receberam a Comenda e a Medalha Tiradentes, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP). Criada pelo CRO-SP em 1998, a homenagem é concedida pela entidade a cirurgiões-dentistas ou a outros profissionais que se destacaram pela sua dedicação à odontologia e pela participação e notório saber em atividades de interesse da classe. A Prof.ª Eliete manifestou seu agradecimento pela conquista. “Agradeço a Universidade Cruzeiro do Sul, especialmente ao coordenador do curso de Odontologia, Prof. Dr. Igor Prokopowitsch, e ao Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, pela constante valorização do trabalho desenvolvido pelo corpo docente do curso e pelo comprometimento e suporte direcionados ao ensino e a formação de futuros cirurgiões-dentistas. Não ganhamos medalhas sozinhos”, declarou a dentista. A medalha foi entregue aos docentes no último dia 13 de dezembro, em solenidade promovida pelo CRO-SP.

Em cartaz - Acontece - Ano V - Nº 41 - fev /2013


Tire suas dúvidas sobre a rematrícula e as disciplinas optativas. Disponibilizamos as perguntas mais frequentes sobre o processo de rematrícula e disciplinas optativas. Confira e tire as suas dúvidas. 1) Acabei de terminar o semestre. O que preciso para fazer a rematrícula? Acesse o programa de matrícula na Área do Aluno / clique no banner “Matrícula Especial”/ confira seus dados / na área citada, se precisar, consulte o informativo, com mais detalhes. 2) Não estou conseguindo me matricular nas disciplinas optativas. Como faço? Acesse o programa de matrícula pelo site www.cruzeirodosul.edu.br. Entre na Área do Aluno; clique no banner “Matrícula Especial”; confira seus dados; em seguida, clique em “alterar matrícula”, prosseguir, “Optativas”. Escolha as disciplinas no canto esquerdo inferior da tela, veja a oferta dos horários, encaixe na janela disponível, clique em “OK” e “gravar”.

certa de horas para as optativas? As matrizes curriculares têm cargas horárias específicas de optativas. Verifique a carga horária que precisa cursar no “Histórico”, que consta na “Área do Aluno”. Confira também o informativo disponível. 5) Levei todos os documentos para formalizar a minha rematrícula, mas não consigo me rematricular. Por quê? Os documentos são baixados quando enviados das CAAs para a Secretaria de Controle e Registros Acadêmicos. Se o aluno é dos campi Anália Franco, Liberdade ou Pinheiros, isso pode demorar até três dias para a liberação da rematrícula.

3) Só chega e-mail de confirmação depois do pagamento do boleto? Sim! E a matrícula somente é confirmada com o pagamento de sua parcela.

6) Não consigo adicionar uma disciplina optativa em minha grade, num dia específico. Contate a Coordenação do curso. Inclua qualquer disciplina, mesmo de outro campus, protocole um processo na Central de Atendimento ao Aluno – CAA, para deixar registrada a falta de disciplina optativa ao coordenador do curso e, assim que ele responder, faça a alteração de sua matrícula.

4) Posso escolher as optativas independente da carga horária ou necessito selecionar a quantidade

7) Não aparece a opção das “optativas” na minha área do aluno. O que eu faço? O rol de optativas está no canto esquer-

Em cartaz - Oriente-se - Ano V - Nº 41 - fev/2013


do inferior da tela. Caso realmente não as encontre, por gentileza, contate a Secretaria (por meio de processo CAA) para que verifiquem o que está ocorrendo. 8) Quanto tempo leva para a CAA dar baixa nos documentos para a realização da rematrícula? Dependendo do caso, pode levar até três dias. 9) Qual a diferença entre optativas e futuras? Optativas são disciplinas que o aluno escolhe entre um rol de disciplinas oferecidas regularmente por outros cursos e escolhidas pelo coordenador do curso. Futuras são disciplinas de semestres posteriores, que deverão ser cursadas para integralizar o curso. Veja todas as disciplinas que você terá que cursar no “Histórico”, disponível na Área do Aluno. 10) Eu posso substituir alguma disciplina do semestre regular por causa das optativas? Não, de acordo com o “Regulamento de Matrícula”, o aluno não pode substituir disciplinas do semestre regular. O regulamento está disponível na “Área do Aluno” > “Informativo de Matrícula”. 11) Algumas disciplinas das quais necessito não estão disponíveis para a efetivação da rematrícula. O que fazer? Contate a Coordenação do curso, por meio de processo via Central de Atendimento ao Aluno - CAA do campus em que estuda.

Em cartaz - Oriente-se - Ano V - Nº 41 - fev/2013

12) Por qual motivo eu não posso concluir a minha matrícula no site da Universidade sem escolher uma disciplina “optativa”? A carga horária da(s) disciplina(s) optativa(s) faz parte da matriz curricular, distribuída nas séries, devendo ser cursada para integralizar o curso. A Coordenação do curso informou aos alunos a especificidade das “Optativas”. Ainda, veja o “Regulamento de Matrícula” no “Informativo de Matrícula”, disponível na Área do Aluno. 13) Entrei na Área do Aluno para fazer a rematrícula, incluí a optativa, gravei todo o processo, porém, quando entro de novo, não tem nada gravado. A rematrícula foi efetuada? No programa de matrícula, imprima o “Requerimento de Matrícula” que será a confirmação de que ela foi finalizada. Caso o requerimento não esteja disponível, significa que você não finalizou a matrícula. Então, reinicie os procedimentos seguindo o “Informativo de Matrícula”. 14) O que acontece se eu não cursar as disciplinas optativas? Não há essa opção. A matrícula não grava sem a inclusão de optativa. Os coordenadores informam os alunos sobre a especificidade das optativas. Ainda, na Área do Aluno constam as informações. No regulamento do “Sistema Híbrido de Matrícula”, no informativo sobre matrículas, também há detalhes a respeito.


Enic premia as melhores pesquisas de 2012 Imposto de Renda 2013: novidades para encarar o leão

O

ano de 2013 será o último ano de preenchimento do IR pelo modelo simplificado. Segundo informações da Receita Federal, já a partir de 2014, o órgão colocará em prática um sonho antigo que é o de enviar para o contribuinte, que utiliza o modelo simplificado, a sua Declaração do Imposto de Renda para que ele apenas valide as informações contidas ou faça as alterações necessárias. De acordo com o Prof. José Carlos P. Almeida, docente do curso de Ciências Contábeis, a Receita Federal hoje conta com um verdadeiro aparato de modernos equipamentos, softwares e ferramentas de gestão que permitem cruzar diversas informações sobre o contribuinte. Na prática, o processo de facilitação da Declaração de IR já existe, visto que após a entrega da declaração, por meio de um código de acesso, o contribuinte pode verificar a situação da sua declaração na base de dados da Receita. Quando é detectada qualquer irregularidade, por exemplo, no campo total de rendimentos, dedução de dependentes, etc., o contribuinte recebe no ato informações sobre o valor que ele declarou e o valor que consta na Base de Dados da Receita Federal, e ainda recomenda ao mesmo, que retifique a declaração para regularização das informações antes que o mesmo seja autuado na temível “Malha Fina”. Emcartaz cartaz--Oriente-se Cotidiano -- Ano Ano V V -- Nº Nº 41 41 -- fev/2013 fev /2013 Em


Cruzeiro do Sul Educacional Volta às aulas com Integração Universitária na UNICID De 18 a 22 de fevereiro, a Universidade Cidade de São Paulo – UNICID dará as boas-vindas aos seus calouros e veteranos com a tradicional Semana da Integração Universitária. Além de apresentações musicais, o evento contará com estandes de degustação, divulgação de produtos e serviços e aula grátis de Pilates.

Centro Universitário Módulo incentiva trote solidário Em parceria com o Rotary Club Caraguatatuba Poiares, o Centro Universitário Módulo irá promover, no dia 4 de fevereiro, no campus Martim de Sá, mais uma edição do Trote Solidário. Durante a ação, os estudantes poderão doar sangue para o Hemonúcleo de Taubaté. O Hemonúcleo de Taubaté atua também como Centro de Referência Regional em Hematologia no atendimento para mais de 30 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A ação tem o apoio da Secretária Municipal de Saúde de Caraguatatuba.

UDF recebe condecoração por serviços prestados à comunidade No dia 20 de fevereiro, às 20h, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Centro Universitário do Distrito Federal – UDF receberá uma condecoração por prestar serviços à cultura jurídica e ao poder judiciário através dos atendimentos à comunidade realizados pelos núcleos de prática jurídica e atividades de extensão acadêmica. Em aluno --Ano /2013 Em cartaz cartaz -- Alô, Oriente-se AnoVV--Nº Nº41 41--fev fev/2013


Dicas para curtir o carnaval e arrasar na saúde e no visual Refeições leves, ingestão de muito líquido e truques com a pele e o cabelo são grandes parceiros na hora da festa. O Carnaval chegou! Confira algumas dicas de saúde e beleza que os professores da Universidade preparam para você curtir a folia com bem-estar.

gordurosos e frituras, prefira carnes magras como filé de frango, peixe e peito de peru;

Nutrição saudável no pique da folia e do verão

grande, você pode escolher preparações rápidas e com qualidade, como sanduíches naturais, que nessa época do ano podem substituir as refeições principais;

• Nessa época é importante repor água perdida com a transpiração, então abuse dos líquidos;

Consuma bastante água, água de coco, frutas e/ou sucos de frutas, que podem ser acompanhados de hortaliças que proporcionam sensação de frescor e também repõem o líquido perdido;

• Alimente-se durante a folia. Uma ótima opção são as frutas, barras de cereais, sucos naturais. Escolha as frutas com mais água, como melão, melancia, abacaxi, laranja, etc.

• Uma ótima opção para se refrescar são os sorvetes, mas dê preferência aos picolés de frutas e à base de iogurte, ao invés de sorvete de massa;

• Faça refeições leves, evite alimentos

• Não pule refeições. Se a correria for

• Fique atento aos alimentos consumidos fora de casa. Observe se estão sendo mantidos em condições adequadas de temperatura, armazenamento e higiene;

• Se consumir bebidas alcoólicas, faça com moderação e não as ingira com o estômago vazio.

Funcionamento da Cruzeiro no Carnaval De 09 a 13/02/13, a Universidade estará em recesso e as atividades estarão suspensas. O funcionamento será normalizado a partir do dia 14/02. Em cartaz - Oriente-se AnoVV--Nº Nº41 41--fev fev/2013 Em cartaz - Dicas de saúde --Ano /2013


Valor calórico por porção: 215,88 kcal.

Confira algumas receitas saudáveis Suco de abacaxi com gelo energético

Suco hidratante

Ingredientes

• 1 xícara de chá de água de coco • ½ xícara de chá de polpa de acerola • Gelo a gosto • Açúcar a gosto

Gelo • 2 xícaras de chá de folhas de hortelã • 5 folhas de couve • 1 colher de gengibre ralado • 2 ½ xícaras de chá de água Suco • 1 abacaxi • 500 ml de água Modo de preparo: Bata no liquidificador a hortelã, a couve, o gengibre e a água. Peneire, coloque em formas de gelo e leve ao freezer. Bata o abacaxi com 500 ml de água e peneire. Sirva com 2 pedras de gelo. Rendimento: 1 litro (5 porções de suco) / 24 pedras de gelo Porção: 200 ml e 2 pedras de gelo Valor calórico por porção de suco: 50 Kcal Valor calórico por porção de gelo: 5 Kcal

Sanduíche de atum e ricota Ingredientes

• 8 fatias e pão de forma light (400g) • 1 lata de atum sólido em água (120g) • 2 fatias grossa de ricota (48g) • 1 tomate médio picado (100g) • 2 colheres de sopa de palmito (46g) • 1 colher (sopa) de cebola (18g) • 3 colheres (sopa) de requeijão light (120g) • 2 colheres (sopa) de azeite (4g) • Salsinha a gosto Modo de preparo: Amasse a ricota com garfo, pique a cebola, o tomate e a salsinha, adicione o atum, o palmito, o azeite e, por fim, o requeijão. Faça uma pasta bem cremosa. Passe-a sobre o pão, coloque uma folha de alface ou rúcula. Rendimento: 8 porções Vamos calórico por porção: 218,24 kcal Em cartaz - Dicas de saúde - Nº 41 - fev /2013 Oriente-se - Ano-VAno - NºV41 - fev/2013

Ingredientes

Modo de preparo: Bata no liquidificador a água de coco, a polpa de acerola e o gelo. Coloque o açúcar. Sirva em seguida. Rendimento: 200 ml (1 porção) Valor calórico por porção: 70 Kcal

Wraps Ingredientes

Massa • 1 xícara de farinha de trigo (115g) • 1 xícara de água (198g) • 1 ovo (48g) • 1 pitada de sal (2g) • 1 colher (sopa) de óleo (5g) Recheio • Peito de peru (100g) • Ricota (100g) • Alface (100) • Azeite (5ml) Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata-os até que a massa fique homogênea. Coloque 1 concha da massa em uma frigideira e frite-a dos dois lados. Faça assim com toda a massa e reserve os discos. Para o recheio coloque 1fatia de peito de peru, 1 folha de alface, 1 colher de sopa de ricota temperada com 5 ml de azeite e orégano. Rendimento: 5 porções (2 unidades/pessoa) Receitas por Prof.ª Ms. Ligia Lopes Simões Baptista - Coordenadora do curso de Nutrição


Folia carnavalesca refrescante Ingredientes

• 1 colher (sopa) de gengibre picado (10 g) • 5 xícaras (chá) de água gelada • 1 envelope de refresco em pó sabor limão Modo de preparo: No copo do liquidificador, coloque o gengibre, a água e o refresco em pó. Bata por um minuto ou até ficar homogêneo. Coe com o auxílio de uma peneira e transfira para uma jarra. Sirva em seguida com pedras de gelo.

Gelatina alegria do carnaval Ingredientes

• 3 caixinhas de gelatina diet (sabores variados e coloridos) • 1 lata de creme de leite ligth sem soro • 1 envelope de gelatina sem sabor e incolor

• 100ml de água fervente • ½ xícara (chá) de adoçante culinário • 100ml de água gelada Modo de preparo: Dissolva cada uma das gelatinas com sabor em 350 ml de água fervente.Coloque num pirex, deixe esfriar e coloque na geladeira. Dissolva a gelatina incolor em 100 ml de água por 20 segundos no microondas e bata no liquidificador com o creme de leite, o adoçante e mais 100 ml de água gelada. Quando bater, espere esfriar bem e só depois corte as gelatinas, já durinhas, em quadradinhos. Junte ao creme. Leve para gelar em uma forma untada com óleo de canola, passada na água gelada. Receitas por Prof.ª Rosana Toledo - Coordenadora do curso de Gastronomia.

Truques para mudar o visual Cuidados com a maquiagem e cabelos

• Pele - Para curtir bastante o carnaval não

ficar de fora, pois, com a maquiagem, comé preciso abrir mão da maquiagem cotidia- pleta o conjunto de qualquer fantasia. na. Filtro solar é a primeira ação, seja para Para adequar os cabelos às fantasias ou mulheres, homens, foliões ou não! simplesmente curtir a festa, vale tudo. CaDepois do filtro solar, aplique uma boa base belos presos em tranças trabalhadas com e um pó mineral que, além de fixar a base, fitas e pontos de luz, arranjos de flores ou tem filtros físicos para ajudar no bloqueio outros ornamentos. O rabo de cavalo tamdo sol. bém é boa opção e combina com as fitas e

• Maquiagem - As cores intensas do car-

arranjos para as festas.

naval permitem abusar das sombras, blush Pode-se usar casquetes ou lenços de pie batons. Pode-se acrescentar às sombras ratas. Enfim, a dica é abusar da imaginação, cores flúor, gliter e alguns cristais. E que tal afinal, é Carnaval. aplicar cílios mais longos e coloridos?

• Cabelo - Cor e brilho podem ser usados sem medo nessa época. O cabelo não pode

Dicas por Prof. Carlos Alberto Oristânio Coord. do CST Estética e Cosmética, e Prof.ª Angela Rosin - docente do curso. Em cartaz Em cartaz - Aluno - Dicas em destaque de saúde--Ano AnoIV V - Nº 41 40 - fev dez/2012 /2013


Em Cartaz é uma publicação destinada aos alunos da Universidade Cruzeiro do Sul. Produção: Gerência de Marketing e Comunicação da Cruzeiro do Sul Educacional. Coordenação Editorial: Lea Delling e Priscilla Freire. Edição e Redação: Carolina Cezar. Redação: Luciana Carla Allves e Ludmila Piatek. Diagramação: Cido Pereira. As reproduções podem ser feitas, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião deste jornal. www.cruzeirodosul.edu.br

cruzeirodosul@cruzeirodosul.edu.br


Jornal online de Fevereiro de 2013