Page 1


06

ÍNDICE

Novos Cursos de Odontologia Resgate, fórum de debates e repercussão nacional

09

Eleição no CRO/RS Inédito. Processo será realizado via internet e online

11 20

18

Exames Radiográficos Senador Paim garante alteração do PL 3.661/12

CD Empreendedor: 3 chaves essenciais para o consultório. Dicas práticas para cultivar o crescimento da carreira

Contra o Aviltamento Campanha defende valorização profissional e atinge 75 municípios gaúchos

26

29

Asa Branca Campanha que defende adequadas condições de trabalho percorre o Estado Toxina Botulínica e Preenchedores Faciais CRO/RS emite nota de esclarecimento

16 A Nova Odontologia: Fórum reúne principais novidades da área

31

Cursos Online 11 cursos à disposição do inscrito na hora e local que desejar...


Palavra do Presidente

ANO-NOVO VIDA NOVA Projetos poderosos para impulsionar a nova Odontologia... Colegas, estamos encerrando nossa gestão na presidência do CRO/RS. Ao fazer um balanço do que foi planejado/executado ao longo de 24 meses confesso sentir uma grata satisfação; não pela magnitude dos avanços, não!!! Mas pelas inúmeras e poderosas sementes que foram lançadas e já começam a expressar frutos em favor de uma odontologia oxigenada e contemporânea. Procedemos com zelo e extrema responsabilidade todas as atribuições legais da Autarquia sem nos isentar de promover mudanças necessárias para resgate e valorização da profissão, bem como chancelar caminhos à nova Odontologia. De prático foram lançados mais de uma dezena de projetos operando inovações que favorecem a classe, o mercado de trabalho e a saúde da sociedade. CD Empreendedor, Asa Branca, Aviltamento, Aplicativo CRORS, Cursos Online, Biblioteca Virtual e por último o Fórum A Nova Odontologia são algumas das iniciativas instituídas com o propósito central de que o Conselho gaúcho seja uma Instituição acolhedora, de amparo ao profissional e alinhada ao futuro. 2018 deverá ser um ano próspero, já chancelado com a nova edição do CD Empreendedor. Saúde e sucesso!!!

Abraço Nelson Freitas Eguia, CD CRO/RS 9659

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

3


PRÓ-ODONTOLOGIA

A

POLÍTICA DE SAÚDE BUCAL NO SUS É APROVADA NA CSSF

provado, por unanimidade, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 8.131/2017, de autoria do senador Humberto Costa (PT), que institui a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde - tornando-a política de Estado. Este foi o primeiro trabalho ativo da Comissão Parlamentar da Odontologia do CFO, presidida pelo conselheiro do CRO/RS Márcio Redmann, e por feliz coincidência transcorrendo no dia do lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia (FPO). “Essa conquista não é só da classe, é da sociedade. A partir de agora podemos pensar em saúde para todos os níveis de complexidade, garantindo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação odontológica, no SUS, ao alcance de todos”, afirmou Redmann.

CARTA VALOR

CROs – unidos – focam benefícios aos profissionais

T

odos os Conselhos Regionais de Odontologia, reunidos no Rio de Janeiro (10/10) com a chancela do CFO, discutiram e produziram um manifesto a ser entregue ao Ministério da Saúde propondo benefícios justos e dignos aos profissionais da Odontologia. O documento ficou conhecido como “Carta Valor”. “Nada mais justo do que buscar a equiparação dos valores pagos no Piso de Atenção Básica Variável entre as Equipes da Família e Equipes de Saúde Bucal (....)”, defendeu o presidente do CRO gaúcho, Nelson Freitas Eguia. Pior, some-se ao fato da disparidade, os valores estarem congelados desde 2012, concluiu o Presidente. O documento enfatiza que não há justificativas para tamanha discrepância salarial e que essa situação deprecia o trabalho dos profissionais. 4

CRO Notícias – Fevereiro – 2018


PROPOSIÇÕES POLÍTICAS

L

FRENTE PARLAMENTAR DA ODONTOLOGIA É LANÇADA NO CONGRESSO

ançada a Frente Parlamentar da Odontologia (8/11/2017) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília, tendo na presidência o deputado Carlos Henrique Gaguim (Podemos/TO). 398 parlamentares prestigiaram o lançamento. O CRO/RS juntamente com o CFO e demais Regionais, desde 2014, uniram esforços para que fosse criada a Frente Parlamentar da Odontologia (FPO) com o propósito de institucionalizar a importância da Odontologia no processo de saúde. Depois de um trabalho assemelhado a um quebra-cabeças, 336 parlamentares federais entenderam oportuno validar a criação da FPO. O conselheiro do CRO/RS Marcio Redmann, que preside a Comissão de Odontologia Parlamentar do CFO, explica que a atuação da FPO será no sentido de preconizar ações propostas pela Comissão, estabelecendo vias de comunicação com o Executivo e possibilitando assim o exercício íntegro da Odontologia, em condições apropriadas de trabalho.

CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA

ATUALIZAÇÃO DEVERÁ ESTAR CONSOLIDADA EM 2018. O Sistema Conselhos de Odontologia estendeu à classe , o debate sobre alteração do Código de Ética Odontológica (CEO). O texto, que passa por revisão jurídica, teve alguns artigos completados e outros reformulados. Caberá ao CFO homologar a atualização do CEO, que deverá entrar em vigência ainda em 2018.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

5


MERCADO

NOTA DE REPÚDIO NA IMPRENSA

O

CRO/RS, na luta contra abertura de novas faculdades de Odontologia no Estado, promoveu diversas iniciativas que manifestam e ratificam seu posicionamento. Entre essas, publicou na Imprensa uma Nota de Repúdio chamando a atenção dos poderes constituídos e da sociedade. Na sequência reproduzimos alguns parágrafos que suscitaram reações positivas ao pleito.

Parágrafos destacados - O Brasil é o país com o maior número de profissionais (19%) e cursos de Odontologia do planeta; - O crescimento excessivo de faculdades acontece no setor privado, o que identifica a intenção mercantilista da formação de profissionais; - O Ministério da Educação segue autorizando o reconhecimento de novas faculdades. Se não beneficia a classe e não beneficia a sociedade, a quem interessa a abertura de mais faculdades? A consequência constatada é a remuneração AVILTANTE da categoria, prejudicando a qualidade dos serviços entregues à população. O Rio Grande do Sul não precisa de mais Faculdades de Odontologia, precisa sim é de políticas públicas de atenção à saúde bucal da população!

6

CRO Notícias – Fevereiro – 2018


CAMPANHA

FÓRUM DE DEBATES:

O

CRO/RS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO DEBATEM ENSINO NA ODONTOLOGIA

uvir Instituições de Ensino a respeito do contexto e da criação de novos cursos de Odontologia nas áreas de graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul foi objetivo do CRO/RS ao convidar as 19 representações para o 1º Fórum de Debates. O evento, realizado na sede da Autarquia (5/10), teve a satisfação de receber 12 Instituições, dispostas a um diálogo de impacto a respeito da pauta e também da formação acadêmica e profissional. O presidente do CRO/RS, Nelson Freitas Eguia, agradeceu a presença das Instituições de Ensino Superior (IES). “É gratificante que os Senhores e as Senhoras tenham aceitado e entendido a nossa proposta de unir forças em prol da qualificação do Ensino Superior em Odontologia (..)”. Após acalorado debate restou definido: - Que o Ministério da Educação amplie o controle na fiscalização das Instituições de Ensino, incluindo carga horária, currículo e projeto pedagógico, bem como da solicitação de que as IES tenham vínculo dos cursos de graduação com os de pós-graduação. Ao final do debate, dois representantes das Instituições foram indicados a acompanharem o CRO/RS a uma ida à Brasília para entrega do documento gaúcho ao MEC. A diretora da F.O. da UFRGS, Susana Samuel Werner e o coordenador do curso de Odontologia da Ulbra- Canoas, Adair Busato, estarão integrando a comissão do Rio Grande do Sul.

O que pensam as Instituições # “Estamos cientes de que é necessário prezar pela qualificação de nossos cursos, sendo eles novos ou não. Ainda temos muito que debater, mas com certeza sairemos daqui melhores do que quando chegamos”, diretora da Faculdade de Odontologia da UFRGS, Susana Samuel Werner; # “É um orgulho para a PUCRS estar presente em uma atividade como esta, em que o Conselho demonstra por meio desta aproximação, uma preocupação em definir ações, que podem render ótimos frutos para a nossa classe. Acredito que nós podemos colaborar bastante nesse debate”, diretor da Faculdade de Odontologia da PUCRS, Alexandre Bahlis; # “A iniciativa do CRO/RS, de ter chamado as coordenações das IES para discutirem temas tão importantes para a Odontologia e sociedade brasileira, foi um gesto certeiro e relevante, já que nossas preocupações expostas serão levadas ao Ministério da Educação”, coordenador do curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) unidade Canoas, Adair Busatto; Confira depoimentos das demais IES no portal do CRO/RS (www.crors.org.br)

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

7


MERCADO

SISTEMA CONSELHOS DE ODONTOLOGIA PEDE AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO QUE NÃO AUTORIZE NOVOS CURSOS DE ODONTOLOGIA NO PAÍS

O

Conselho Federal de Odontologia (CFO) solicitou ao ministro da Educação, Mendonça Filho, a suspensão de autorizações para abertura de novos cursos de Odontologia no país por um período de cinco anos. O CFO protocolou o documento na segunda-feira, 21 de novembro, no Ministério da Educação (MEC). Luta esta que já vem sendo priorizada pelo CRO gaúcho.

De acordo com o presidente do CFO, Juliano do Vale, o pedido foi motivado pela preocupação da categoria com a queda na qualidade de ensino nas universidades. “O Conselho Federal tem o dever de fiscalizar o exercício profissional em todo o território nacional e está preocupado com o grande número de cursos de odontologia autorizados pelo MEC nos últimos cinco anos, que ainda nem formaram as primeiras turmas, além de não estarem sendo respeitadas as manifestações do Conselho Nacional da Saúde sobre a abertura de novos cursos”. Gaúchos estão alinhados ao movimento nacional O presidente do CRO/RS, Nelson Freitas Eguia, ratifica que a posição do Regional está alinhada a do CFO. “Desde 2014, quando assumimos, estamos engajados em campanha contrária à abertura de novas Faculdades de Odontologia no Estado de forma indiscriminada, sem estar amparada em estudo de oportunidade”, destaca. 300 cursos.... Atualmente o Brasil conta com mais de 300 cursos de Odontologia. Há ainda a modalidade de ensino à distância, que o Sistema Conselhos de Odontologia combate abertamente. De acordo com informações do portal E-MEC, vários ainda não formaram sequer a primeira turma, o que dificulta sobremaneira a avaliação da qualidade dos mesmos.

8

CRO Notícias – Fevereiro – 2018


REPRESENTAÇÃO NO CONSELHO

CRO/RS REALIZA ELEIÇÃO ONLINE Pela primeira vez na história da Autarquia o processo ocorre via internet Inédito... O processo eleitoral do CRO/RS para escolha da composição plenária/gestão 2018-2020 acontece de forma online, pela primeira vez na história da Autarquia gaúcha. A eleição já tem data marcada: fevereiro de 2018, dia 23 (sextafeira) – no horário das 00h às 21h da sexta-feira. Fórmula Fácil Mesmo sendo um processo novo, ou seja, através da web, o cirurgião-dentista vai encontrar uma dinâmica bastante simplificada através do site do CRO/RS (www.crors.org.br). O profissional receberá uma senha para acessar o sistema através de SMS e/ou e-mail. Conselho Prático.1 É aconselhável que o profissional baixe o aplicativo com antecedência. Essa atitude evita intercorrências e facilita o processo de votação no dia 23. Conselho Prático.2 Estar com o cadastro atualizado é condição indis-

pensável para que o profissional possa votar. Para tanto, uma empresa de call center foi contratada pelo CRO/RS com o propósito de confirmar dados cadastrais, promovendo alterações e adequações necessárias. Aceitar e atender a ligação aproximará a Autarquia do profissional. O call center também encontra-se a disposição dos eleitores para prestar informações e esclarecer dúvidas através dos fones 0800 5105242 e (51) 30261700. Importante: caso ainda não tenha recebido a senha de acesso, solicitamos entrar em contato com o CRO/RS través dos telefones (51) 3026-1700 e 1701.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

9


Conselho Prático.3 A quitação de todas as anuidades até 2017 é outra condição indispensável. Isto é, para estar em condição de voto o CD precisa estar com todas as anuidades quitadas. A propósito • O Cirurgião-dentista com mais de 60 dias de inscrição definitiva, quite com as anuidades até 2017 ou na condição de remido votará pelo aplicativo (celular) ou pela web (site do CRO/ RS). • Uma empresa de auditoria irá validar o processo e o resultado do pleito, garantindo a segurança do sistema.

OPORTUNO SABER Acesse a App Stor (iOS) ou Google Play (Android) para baixar o aplicativo “Eleja Online”, buscando pelo próprio nome da ferramenta. Também é possível realizar o acesso à “Eleja Online” através da web, no site www.crors.org.br.

CHAPAS INSCRITAS CHAPA 2

CHAPA 1 Efetivos

Nelson Freitas Eguia José Maria Holderbaum João Gilberto de Souza Márcio André Redmann Everson Martins

Nº de Inscrição no CRO/RS

9659 7193 5960 11854 13969

Suplentes

Olmir Cadore Evandro Silveira Balen Tatiana Beltrami Mário Silveira de Souza Michele Koch 10

5052 5350 10829 10814 15333

Efetivos

Bianca Nicoli Wiegert Cilon Luis Lisoski Claudia Adriana Muller Ivan Cesar Muller Marcelo Machado Saldanha Suplentes Alessandro Pedroso Salatino Heitor Luiz Vendrúsculo Scapin Léo Kraether Neto Valter Rubens Macedo Júnior Wolnei Luiz Amado Centenaro

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

Nº de Inscrição no CRO/RS

11996 9403 16901 9496 12017 11331 7802 9061 9357 7048


CD EMPREENDEDOR

Para fazer AVANÇAR a Odontologia e CRESCER o mercado O projeto Cirurgião-dentista Empreendedor CRO/RS buscou desenvolver, ao longo de 2017, o empreendedorismo na perspectiva de alavancar o desenvolvimento dos consultórios odontológicos da rede privada.

AGENDAS REALIZADAS

CD Empreendedor, além da palestra principal, proferida por um profissional de excelência incluiu também o apoio do SEBRAE/RS, UNICRED e ABO/ Regionais.

12 de maio - Camaquã

07 de abril - Lajeado 08 de abril - Montenegro 28 de abril - Cachoeira do Sul 05 de maio - Igrejinha 06 de maio - Novo Hamburgo 19 de maio - Rio Grande 20 de maio - Pelotas 26 de maio - Porto Alegre

Temas abordados

23 de junho - Vacaria

• Geração de Emprego

24 de junho - Caxias do Sul 04 de agosto - Bagé

• Inovação da Odontologia

04 de agosto - Erechim

• CD dinâmico e capacitado

05 de agosto - Passo Fundo

• Independência profissional e financeira

25 de agosto - Ijuí 25 de agosto - Santa Rosa 26 de agosto - Cruz Alta

Dos Palestrantes

26 de agosto - Santo Ângelo

CD Celso Orth (CRO/RS 4206) • MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas • Membro Fundador da Academia Brasileira de Odontologia Estética (ABOE) • Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) • Palestrante Internacional na Área de Gestão

CD Marina Lara (CRO 12676)

• Especialista em Gestão dos serviços de Saúde • Palestrante de Administração em Odontologia • Mentora do Projeto Chaves do Sucesso na Odontologia

01 de setembro - Frederico Westphalen 16 de setembro - Uruguaiana 29 de setembro - Rosário do Sul 30 de setembro - Santana do Livramento 06 de outubro - Bento Gonçalves 20 de outubro - Santa Maria 21 de outubro - Santa Cruz do Sul

T O TA L : 2 5

Nov o, de nov o 2018, novo do novo. O sucesso do empreendimento ratifica nova edição neste ano com as repaginações necessárias para conquistar resultados ainda mais positivos e surpreendentes a nossa profissão, antecipa o presidente Nelson Freitas Eguia.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

11


Cirurgião-dentista: Descubra as 3 Chaves essenciais para cultivar o crescimento da sua carreira e seu consultório de forma ainda mais produtiva

O

CRO deseja que você – cirurgião-dentista - comece 2018 com energia e atitude, desenvolvendo sua carreira e seu consultório de forma ainda mais produtiva e consistente. Como contribuição, solicitou a uma das palestrantes

1. Conheça seu funil de vendas

Crie uma planilha simples e organizada para anotar diariamente as seguintes informações: 1.1 Quantos telefonemas ocorrem diariamente em seu consultório de potenciais pacientes interessados em agendar a primeira consulta (prospects)? 1.2 Destes telefonemas de prospects, quantos agendaram a primeira consulta? 1.3 Dos prospects que agendaram, quantos compareceram na primeira consulta? 1.3 Dos pacientes que comparecem, quantos iniciam o tratamento? O objetivo desta rotina é saber quantos pacientes você deixa de captar no seu consultório. Sim, porque provavelmente você não sabe, mas 50% dos pacientes que fazem contato com seu consultório não iniciam o tratamento, e muitos nem chegam a comparecer na primeira consulta. Depois de 3 semanas com estes dados, você já saberá qual é seu funil de vendas, ou seja, como que funciona, numericamente falando, o processo de captação de pacientes no seu consultório e quais os percentuais de perdas de pacientes em cada etapa. Estas informações são fundamentais para você entender onde ocorrem as maiores perdas de pacientes e o que pode ser feito para melhorar este fato.

12

do projeto CD Empreendedor, Dra. Marina Lara, que elaborasse o Check-List do Dentista Empreendedor, reunindo 3 atitudes práticas para implementar à rotina no consultório e que irão fomentar o seu empreendedorismo e crescimento em 2018. Exemplo: se a maior perda ocorrer no estágio do paciente que agendou mas não compareceu, você poderá melhorar o atendimento telefônico da sua equipe (no sentido de estimular mais o comparecimento na primeira consulta) e com isso reduzir as perdas de pacientes neste estágio. Ao conhecer o seu funil de vendas, você saberá se a performance utilizada está dando resultado ou não, e poderá tomar decisões com inteligência e conhecimento. Bônus: Nosso presente para você é: Planilha pronta para você começar hoje - Acesse: http://cursos.marinalara. com.br/cd-empreendedor e baixe já sua cópia!


CD EMPREENDEDOR

2. Faça uma reunião semanal

de 30 minutos com sua equipe Este momento é fundamental para você escutar e ser escutado, independente do número de pessoas que trabalham em seu consultório. Nesta reunião vocês devem falar de forma descontraída sobre os fatos positivos e negativos ocorridos na última semana, não pode haver cobranças diretas, apenas observações e direcionamentos. O objetivo desta reunião é: * Estimular a visão de equipe (todos atuando juntos com o mesmo propósito). * Corrigir coletivamente os pequenos erros que atrapalham a rotina (ex: erros na agenda, falhas na comunicação). * Motivar a equipe sobre o propósito do consultório

3. Faça o treinamento

do atendimento telefônico da sua equipe Pode ter certeza: você perde inúmeros pacientes diariamente porque sua equipe não consegue despertar o desejo de comparecer no seu consultório na mente de muitos prospects que telefonam para seu consultório pela primeira vez. Existem dois tipos de pacientes: aqueles que são indicados por outros pacientes seus e aqueles que te acharam por alguma ação de divulgação que você tenha feito (ex: internet, rádio, jornal). Os pacientes indicados são fáceis de agendar e comparecer na primeira consulta, pois o trabalho de “vender” o seu serviço já foi realizado pelo seu paciente que te indicou. Já o paciente que ficou sabendo da sua existência pela divulgação (internet e outros meios) é um prospect muito mais difícil de agendar e comparecer, porque ele tem uma série de objeções e dúvidas que dificultam a decisão dele em comparecer no seu consultório e investir na sua consulta. Além disso, frequentemente estes pacientes têm a tendência de “cotar preços” pelo telefone e sua secretaria deve saber exatamente o que dizer para “ensinar” este paciente que existem muitos outros critérios que ele deve considerar antes de escolher o cirurgião-dentista que vai cuidar da saúde bucal dele (ex: qualidade técnica, empatia, confiança, etc). Sabemos pela experiência em nossa Clínica e também nos consultórios de inúmeros colegas para os quais prestamos consultoria e cursos, que o atendimento telefônico qualificado pode aumentar em até 30% o comparecimento nas primeiras consultas, com significativa melhora na captação de pacientes. Colega, desejamos intensamente que você impulsione de forma rápida e sólida sua carreira e consultório em 2018. Coloco-me à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões através do site do CRO-RS.

Fonte: Conteúdo produzido pela Drª Marina Lara e equipe *Ministradora de cursos sobre Valorização e Empreendedorismo na Odontologia dentro e fora do Brasil desde 2011.

13


DELEGACIAS REGIONAIS

ENCONTRO DA ODONTOLOGIA REÚNE MUNICÍPIOS DA 26ª DELEGACIA 1º Encontro da Odontologia de Cachoeira do Sul, (21/10), reuniu profissionais dos municípios que integram a recém criada 26ª Delegacia Regional do CRO/RS, visando debater as necessidades específicas dos inscritos que atuam na Região.

O

conselheiro da Autarquia Márcio Redmann, presidente da Comissão de Ética, juntamente com o delegado regional, Francisco Roberto de Avelar Bastos, coordenaram a jornada buscando colher os anseios e encaminhamentos aos problemas que atingem os profissionais e a classe. “A reunião foi extremamente proveitosa. Nós utilizamos uma metodologia em que se ouviu o cirurgião-dentista sobre o papel do representante municipal e o que eles esperam do CRO/RS. Ao final, foi possível esclarecer as dúvidas dos profissionais e realizar alguns encaminhamentos considerando a presença do conselheiro Redmann”, afirmou Bastos. Entre as providências encaminhadas, Márcio chancelou a realização de uma nova reunião para discutir o tema: biossegurança.

REUNIÃO DA REGIÃO SUL: MOBILIZAÇÃO POR NOVO HORIZONTE

CRO/RS REIVINDICA ADEQUAÇÕES EM PELOTAS

R

epresentantes dos municípios que integram a 17ª delegacia – Região Sul do CRO/RS reuniram-se com o delegado Ângelo Paulo Tomazini Ozelame, para apresentar as demandas das regiões, buscar alternativas e planejar novas iniciativas. Ozelame destacou a relevância de ouvir os profissionais. “Nossa delegacia está constantemente em busca de melhorias à classe. Sabemos que há uma série de necessidades a serem sanadas e, por isso, reuniões como essa são importantes, para nos unir, fortalecer e com isso, trabalhar em busca de novos horizontes para a odontologia, em nossa região”, garantiu. O presidente do CRO/RS, Nelson Freitas Eguia, enfatizou o papel essencial que os líderes das delegacias regionais desempenham no processo de fortalecimento da classe. “Os delegados e representantes são os porta-vozes do CRO/RS. As lideranças têm realizado um trabalho impecável e indispensável para a Autarquia”, ponderou. 14

E

m busca de adequações no serviço e por melhores condições de trabalho, o conselheiro do CRO/RS José Maria Holdebraum; delegado Ângelo Ozelame; profissionais; presidente da ABORS – Regional Pelotas e presidente do Sindicado dos Cirurgiões-dentistas Municipários de Pelotas, Gilson dos Anjos, reuniram-se com a prefeita do município, Paula Mascarenhas. Ozelame explica que a mobilização ocorreu de forma espontânea. “Os profissionais nos procuraram com reivindicações legítimas, o que nos levou a aderir à causa. O alinhamento do CRO/RS com o Sindicato e os profissionais da região é a maneira mais viável de questionarmos e obtermos respostas e resoluções”, afirmou. As solicitações serão analisadas pela prefeitura da cidade.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018


MERCADO

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Realiza simpósio para esclarecer dúvidas

A

Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF) realizou, com o apoio do CRO/RS, um simpósio para apresentar as novas técnicas e procedimentos na área. O evento foi prestigiado pela delegação do CFO, segundo a qual a ABRAHOF está bem organizada e promete ser uma forte entidade de classe em pouco tempo. O fórum, realizado (30 de novembro na sede do CRO gaúcho), ocupou-se em compartilhar informações relativas as novas práticas que estão despontando no mercado, complementa o presidente da Comissão de Harmonização Orofacial do CRO/RS, Mário Souza. “Um novo mercado está se abrindo na Odontologia e para tanto se faz imprescindível que o profissional esteja capacitado”, concluiu.

Presidente do CFO, Juliano do Vale, prestigia Fórum realizado em Porto Alegre

VENDO OU ALUGO CLÍNICA DENTÁRIA NOVA

Pronta para funcionar, sem uso, 80m2, 2 vagas de garagem, 2 cadeiras dentárias, com climatização nas salas.

ROSSI BUSINESS PARK Av. Ipiranga, 7464

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

Tratar: Antônio 51.99388.2204 | 51.99808.3808 antonio@magiastudio.com.br

15


MERCADO 2

A NOVA ODONTOLOGIA: fórum reúne principais novidades na área

C

asa cheia e agenda lotada... O Fórum “A Nova Odontologia”, promovido pelo CRO/ RS, atendeu as expectativas dos cerca de 120 cirurgiões-dentistas de todo Estado, que assistiram atentamente às palestras oferecidas dias 24 e 25 de novembro na sede da Capital. O evento atualizou os profissionais às novidades da ciência, compartilhou o leque de novos procedimentos e discutiu alternativas terapêuticas da Odontologia. O presidente do CRO/RS, Nelson Freitas Eguia, ratificou que: “ao planejar o Fórum, o objetivo era aten16

tar aos novos mercados que estão em crescimento na área, bem como democratizar conhecimentos relevantes aos profissionais. Buscamos capacitar a classe às novas possibilidades que surgem e que até o momento são timidamente protagonizados (...) pelos cirurgiões-dentistas”. O Fórum, avalia o presidente da comissão organizadora, Cristiano Messina Pereira da Silva, “foi bastante produtivo, no sentido de atualizar os colegas às novas tendências da Odontologia”.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018


Harmonização Orofacial Para abordar o tema Harmonização Orofacial, o presidente da Comissão de Harmonização Orofacial do CRO/RS, CD Mário Silveira de Souza, foi o convidado, junto com as cirurgiãs-dentistas Mariana Azevedo Chang e Caroline da Luz Dalsoto. Segundo Mário, a Odontologia tem total familiaridade com a estética e função da cabeça e pescoço. “Neste sentido a harmonização oral e facial vem crescendo muito rápido e satisfazendo ambos os envolvidos: pacientes e profissionais”, afirmou.

Temáticas em foco O encontro, que descortinou os novos caminhos da Odontologia, se propôs a focar na prevenção e educação em saúde, ratificando que há forte ligação entre boca e corpo. Isto significa saúde integral.

Odontologia na Área Pública Para a CD estomatologista Juliana Romanini, “o Fórum possibilitou um espaço de conhecimento e discussão em áreas que ainda não nos são rotineiras, ampliando e qualificando a abordagem do paciente que busca saúde bucal e qualidade de vida por meio do cirurgião-dentista”, destacou. Fisiologia Hormonal na Odontologia, Atendimento a Pacientes Especiais, Odontologia Hospitalar, Hipnose na Odontologia e Halitose, ministradas respectivamente pelos CDs, Mariana Sudati Rodrigues, Márcia Cançado Figueiredo, Jacqueline Webster e Gabriel Dias de Castro foram outros temas abordados pela jornada de estudos.

Odontologia do Esporte O cirurgião-dentista Claudio Soares Etzberger, apresentou sua experiência de cinco anos na Odontologia do Esporte. “Nós lidamos com problemas relacionados à dor, ao sono, bruxismo, sistema temporomandibular, entre outros que podem afetar o desempenho dos atletas”, afirmou. Odontologia do Trabalho O cirurgião-dentista Márcio Redmann, abordou a Odontologia do Trabalho, uma área considerada nova. “Fomos treinados apenas para agir, é difícil entender, que o CD pode diagnosticar avaliar, prevenir doenças e atuar em cargos de chefia”, destacou Redmann. CRO Notícias – Fevereiro – 2018

17


EXAMES RADIOGRÁFICOS

AUDIÊNCIA GARANTE ALTERAÇÃO DE PROJETO DE LEI 3.661/12 O conselheiro do CRO/RS Márcio Redmann reuniu-se com o senador Paulo Paim (PT/RS), para levar a preocupação da Autarquia com o Projeto de Lei 3.661/12, que esteve em debate na Comissão de Seguridade Social e de Família (CSSF).

C

aso seja aprovado, o PL suspende as prerrogativas do Cirurgião-dentista e do Técnico em Saúde Bucal tornando a tomada radiográfica função exclusiva do Técnico e Tecnólogo em Radiologia e Bacharel em Ciências Radiológicas. Redmann intercedeu em prol da classe, afirmando que o Cirurgião-dentista está apto a executar as tomadas radiográficas. “Sua formação profissional garante que possa realizar os exames, além do que, a exigência de outro profissional para a função encareceria os tratamentos odontológicos rotineiros”, afirmou. 18

Diante das considerações, o Senador ratificou o compromisso com o CRO/RS de que o texto será revisto e alterado. “Nós vamos fazer uma audiência pública, e vocês irão redigir um documento argumentando a demanda, somente assim o PL seguirá adiante”, garantiu o parlamentar. A reunião contou com a presença do cirurgião-dentista Márcio Fernandes, que representou a Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (ABRO), vereador e cirurgião-dentista representante do CRO/RS, Márcio Pavoni e da cirurgiã-dentista Ana Helena Burattini.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018


Pergunte, que o Conselho responde... Esclarecer dúvidas frequentes dos profissionais é o objetivo desta coluna. CONFIRA!!! Profissional: – O paciente tem direito à cópia do seu prontuário?

RT: Gregório A. Cabral CRO: 2730 EPAO: 1703

CRO/RS: – Sim. O entendimento é de que o prontuário e os exames são do paciente – incluindo a devolução do raio X. O cirurgião-dentista não pode reter prontuário de paciente que deseja trocar de profissional ou cancelar o tratamento. O mais indicado é entregar a documentação mediante a assinatura de um recibo, onde deve constar a descrição de todos os documentos retirados.

cursos práticos atualizações/aperfeiçoamentos

Especializações

Dental 01 Estética Marcelo Chain CRORS 19531

01 Dentística Marcelo Chain CRORS 19531

02 Implantodontia Paulo Eduardo Kreisner CRORS 12784

02 Endodontia Ilson Soares CRORS 18819

03 Prótese Fabian Dobrinsky CRORS 14189

03 Ortodontia José Renato Prietsch CRORS 4482

sobre Implantes 04 Prótese Roberto Suzuki CRORS 11624

Dentária 04 Prótese Roberto Suzuki CRORS 11624

Oral 05 Cirurgia Paulo Eduardo Kreisner CRORS 12784

05 Endodontia Edson Pelisser CRORS 9828 e Eder Tartarotti CRORS 8221

em Molares 06 Endodontia Ilson Soares CRORS 18819

06 Implantodontia Paulo Eduardo Kreisner CRORS 12784

Endodôntico Mecanizado 07 Tratamento Edson Pelisser CRORS 9828 e Eder Tartarotti CRORS 8221

08 Periodontia Tassiane Wagner CRORS 21302

-2 1998 018

e Ortopedia Facial 09 Ortodontia Roberto Massulo CRORS 12786 - Carga 10 Implantodontia Roberto Suzuki CRORS 11624

imediata e convencional

AO LADO DO DENTISTA

Matrículas online em:

ieapom.com.br

Fones:(51) 3339-6860 | (51) 99207-8185 (51) 99207-0630 | (51) 98186-3329

Pós Graduação em Odontologia

Av. Ipiranga, 8755 - Partenon, Porto Alegre - RS CRO Notícias – Fevereiro – 2018

19


VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

CAMPANHA CONTRA AVILTAMENTO

Somente o CD tem a prerrogativa de cuidar da saúde bucal. Caso ele não atenda... ninguém poderá fazê-lo! Diga NÃO ao Aviltamento Profissional.... esta campanha lançada (outubro/2014) pelo CRO/RS segue efetiva. Busca conscientizar a categoria a não aceitar condições aviltantes e gestores à relevância da profissão. Pela responsabilidade que lhe é intrínseca, a função merece e precisa ser remunerada dignamente, considera o conselheiro José Maria Holderbaum. 20

Para tanto, sempre que acionado, o Conselho envia uma delegação para apoiar inscritos nas negociações. Profissionais com problemas/constrangimentos relacionados à profissão podem solicitar apoio ao CRO/RS. “Juntos buscaremos encaminhamento às demandas”, destaca Holderbaum.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

“Se você precisar, o CRO/RS está pronto” Ligue: 51 30261785 Escreva: secretaria@crors.org.br


CAMPANHA CONTRA AVILTAMENTO - municípios contatados Rio Grande Pelotas Maximiliano de Almeida Santiago Marau Rio Pardo Gravataí Capão do Leão Cruz Alta Santa Rosa Bom Jesus Tucunduva Capão da Canoa Tapejara Chuvisca

Soledade Vale do Sol Vera Cruz Esteio Ernestina Nova Santa Rita Imbé Osório Parobé Santa Rosa Quaraí São Lourenço São Luiz Gonzaga Sapiranga Sapucaia do Sul

Terra de Areia Viamão Vitória das Missões Canguçu Cruz Alta Vitória das Missões Arroio do Sal Arroio do Tigre Bento Golçalves Cachoeira do Sul Caxias do Sul Encruzilhada do Sul Jaguarão Liberato Salzano Panambi

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

Santa Maria Cachoeira do Sul Bento Gonçalves São Leopoldo Marau Triunfo Viamão Nova Petrópolis Passo Fundo Liberato Salzano Osório Eldorado do Sul Capão do Leão

21


ESPAÇO ABERTO

Odontologia e representação política O CRO/RS entende de alta relevância a presença e a representação da Odontologia na política pública, cenário onde se decidem questões vitais para a sociedade e seus diversos segmentos. Nessa perspectiva lança uma nova coluna na revista, onde busca resgatar experiência de profissionais que decidiram exercer funções parlamentares. Acompanhe a história do CD Diego Augusto da Rosa Pretto, especialista em gestão de cooperativas, foi professor da ABORS, UNIVATES e UNICURSOS. Hoje vereador do município de Encantado, integrando o elenco de 16 parlamentares municipais eleitos em 2016 no Estado. Por Diego Pretto (*)

E

u atendia quatro pacientes que eram vereadores da legislatura de 2013/2016. Sempre que vinham ao consultório sugeria proposições e trazia exemplos positivos implantados em outras cidades. Falei tanto que um dia um deles me perguntou: por que tu não te candidatas a vereador? A pergunta calou fundo... Passou um tempo e fui convidado a enfrentar esse desafio. Entendi que era preciso construir as mudanças necessárias participando da política. Percebível é que as pressões da comunidade são pontuais e defendem especificamente grupos de interesse, em detrimento do coletivo. Veja, sou cirurgião-dentista desde 1999, formado na PUCRS onde sempre estive envolvido na política estudantil. Fui vice-presidente e presidente do centro acadêmico Elias Cirne Lima. Segui a linha de estudo da família e fiz mestrado em Saúde Bucal Coletiva na UFRGS. Eu “nasci na odontologia”. Por parte de mãe tenho um tio avô cirurgião- dentista - um dos primeiros formados pela PUCRS e o primeiro secretario do CRO/RS Dr. Omar Martinez; meu pai Dr. Irno Pretto, presidente da Federação das Uniodontos; duas tias, irmã e uma prima CD!. Quando nos reunimos sinto cheiro de eugenol... Cedo participei da ABORS, JOS e CORIG quando estudante e depois de formado fui presidente da Regional de Encantado por quase cinco anos, quando desenvolvemos o saneamento financeiro do Conselho das Regionais e o projeto de formação de ASB.

22

Sou clínico geral e atendo pacientes particulares e conveniados da Uniodonto. Acredito no cooperativismo como ferramenta para as profissões se protegerem dos grupos que apenas almejam o lucro, explorando a profissão. Na câmara de vereadores meu foco é a mudança politica e de transformação dos valores políticos. Estamos mudando a legislação das emendas impositivas por parte dos vereadores junto ao orçamento municipal, o que tem gerado entusiasmo na região. Prometi que iria doar o salário integralmente a entidades e comunidades de minha cidade, o que consegui seguir a risca. Destinei mais de 60.000 reais em doações que geraram um impacto superior a 200.000,00 reai... A mudança politica deve partir de nós. A reforma politica que necessitamos, somente será alcançada quando trocarmos os políticos em quem votamos. Dificilmente alguém representa a nossa profissão e por isso temos que nos mobilizar para encontrar lideranças capazes de nos representar. Se não ocuparmos nosso espaço estaremos simplesmente abdicando de usar nosso potencial. A odontologia é uma profissão que tem respeitabilidade, acesso às pessoas e impacto na sociedade. Mas só seremos ouvidos e criaremos as mudanças necessárias para nossa profissão quando mostrarmos a força que temos. * Vereador pelo município de encantado para a legislatura de 2017 a 2020 eleito pelo partido PROGRESSISTA com 563 votos sendo o sétimo mais votado.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018


ESPECIAL CONVÊNIOS

CRO de Vantagens Programa de facilidades, promoções e vantagens para profissionais INSTITUIÇÕES CONVENIADAS Soluções financeiras e de qualidade. Serviços como conta corrente, investimentos, operações de crédito, operações de câmbio, seguros, previdência e cartões de crédito* estarão disponíveis mediante apresentação da carteira profissional do Conselho e, para pessoa jurídica, o contrato social ou documento equivalente.*O acesso às linhas de crédito, produtos e serviços dependerá da existência de cooperativa de crédito da UNICRED/RS com área de ação no município de residência do profissional vinculado ao CRO/RS. CONTATO: 0800 9400602 | http://www.unicred.com.br/ IBBCA – UNIMED: PLANO PROMOCIONAL PARA INSCRITOS DO INTERIOR DO ESTADO Informações: (51) 3023-6302 / 9467-2338 (whatsapp) / 0800 025 7634 Cotação online: www.cro-unimedconvenio.com.br SHARE - DESIGN E PROPAGANDA Inscrito ganha desconto de 40% nos serviços que a Share oferece. Produção de sites com conteúdo responsivo (adaptável a plataformas como tablets e smartphones); sua marca em destaque nas pesquisas do Google; identidade visual personalizada; planejamento de mídia, entre outras possibilidades em comunicação. Contato Share: (51) 3024.1092 | Email: contato@shareagencia.com.br | Rua Riachuelo, 1038/502 - Porto Alegre/RS

100 95

Seguros / seguros de Responsabilidade cívil. 20% de desconto na adesão. Contato: cbcorretora@cbcorretora.com.br | FONE: 0800-799-9900

75

25 5 0

LOGO -SHARE 2016 quarta-feira, 30 de novembro de 2016 14:15:40

Desconto de 12% em medicamentos de referência e de 35% nos medicamentos genéricos sobre o preço máximo dos produtos (pagamento à vista). Contato: 0800 642 9001

Condições especiais para os plano:Sulamérica Saúde | Bradesco Saúde | Unimed Porto Alegre Ampla cobertura para consultas, exames, tratamentos e internações. Contato: (51) 3383-5900

Nova frequência de voos em Porto Alegre com alternativas de conexões às principais cidades do continente americano, a partir do Centro de Conexões das Américas. Descontos especiais de 5 a 10% para: Estados Unidos, Canadá, Caribe, México e América Central. Contato (51)3358-2756

Produtos com descontos a partir de 20%, parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito sem juros, ou no boleto bancário. Frete incluso. Basta acessar: http://www.loja.canon.com.br/parceiros/CRORS e entrar com a senha: c@non06 | Contato: cdbcameras@cusa. canon.com

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

23


INSCRIÇÃO REMIDA

Homenagem à ética e à atitude profissional

EXPEDIENTE Membros Efetivos Nelson Freitas Eguia (CRO 9659) - Presidente José Maria Holderbaum (CRO 7193) - Secretário João Gilberto de Souza (CRO 5960) - Tesoureiro Everson Martins (CRO 13969) Márcio Redmann (CRO 11854) Membros Suplentes Evandro Silveira Balen (CRO 5350) Olmir Cadore (CRO 5052) Cristiano Messina P. da Silva (CRO 13276) Daniela Martins Meira (CRO 15793) Carla Schramm Freitas (CRO 16686) Conselho Editorial Presidente do CRO/RS Nelson Freitas Eguia, CD Secretário Administrativo Maikel Diego Haas Jornalista Cristina Forte

H

omenagem que emociona. O CRO/RS promoveu em 25 de outubro, Dia do Cirurgião-dentista, a tradicional solenidade de Entrega do Certificado de Inscrição Remida. Realizada anualmente desde 1964, a Inscrição Remida tem a responsabilidade de homenagear profissionais que completam 70 anos de idade e são autores de uma carreira ilibada, sem registro de qualquer infração ética. Na ocasião, os profissionais receberam certificado e joia alusivos à remissão no ano em que o Conselho completa 50 anos de história, marcando seu Jubileu de Ouro. Justa homenagem O presidente do CRO/ RS, Nelson Freitas Eguia, enalteceu os presentes e seus desempenhos ao longo dos anos. “Vocês merecem essa justa homenagem, pelo muito que fizeram e fazem pela saúde, dando novas perspectivas às pessoas, gerando autoestima e qualidade de vida”, enfatizou . O cirurgião-dentista remido e orador, Régis Burmeister do Santos, destacou ser uma honra receber o prêmio no mesmo ano em que a Autarquia completa 50 anos de atuação em prol da classe e destacou conquistas como a atuação de profissionais em equipes multidisciplinares de saúde. “O CRO/RS teve importante função no prestígio alcançado pela profissão”, afirmou.

ERRATA Na Revista do CRO/RS (edição 3.2017), pág. 28, em cobertura da matéria Café da Manhã com o Presidente reúne importantes nomes da Odontologia, cometemos um equívoco. Erramos o nome do convidado Dr. José Etzberger.

24

Editora Responsável Jornalista Cristina Forte – MTb 5159 Estagiária Graziella Silva Periodicidade: quadrimestral Tiragem: 30 mil exemplares Publicidade: Comunicação (51) 3026-1750 imprensa@crors.org.br Fale Direto: Cadastro (51) 3026.1704 Divulgação (51) 3026.1750 Cobrança (51) 3026.1722 Fiscalização (51) 3026.1744 Geral (51) 3026.1700

Órgão de Divulgação do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul Rua Vasco da Gama, 720 90420-110 Porto Alegre/RS E-mail: crors@crors.org.br Site: www.crors.org.br Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 08h30min às 18h *Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, bem como conceitos e promoções veiculados nos anúncios publicados.


REGISTRO

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) TACS FIRMADAS NO ÚLTIMO MÊS DE DEZEMBRO: TAC 01 “O CRO/RS informa aos inscritos que a EPAO n° 4094, firmou termo de ajustamento de conduta - TAC com pena pecuniária, em razão da veiculação de publicidade irregular, se propondo a não mais infringir o CEO, restando estabelecida possibilidade de punição com censura pública e multa no valor de 10 (dez) anuidades para a hipótese de reincidência e descumprimento do TAC”.

TAC 04 “O CRO/RS informa aos inscritos que a EPAO n° 1374, firmou termo de ajustamento de conduta - TAC, em razão de panfletagem e oferecimento de vantagens através de cartão de descontos, se propondo a não mais infringir o CEO, restando estabelecida possibilidade de punição com censura pública e multa no valor de 10 (dez) anuidades para a hipótese de reincidência e descumprimento do TAC”.

TAC 02 “O CRO/RS informa aos inscritos que a EPAO n° 4091, firmou termo de ajustamento de conduta - TAC com pena pecuniária, em razão da veiculação de publicidade irregular, se propondo a não mais infringir o CEO, restando estabelecida possibilidade de punição com censura pública e multa no valor de 10 (dez) anuidades para a hipótese de reincidência e descumprimento do TAC”. TAC 03 “O CRO/RS informa aos inscritos que a EPAO n° 3923, firmou termo de ajustamento de conduta - TAC, em razão da veiculação de publicidade irregular, se propondo a não mais infringir o CEO, restando estabelecida possibilidade de punição com censura pública e multa no valor de 10 (dez) anuidades para a hipótese de reincidência e descumprimento do TAC”.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

25


LEGISLAÇÃO

Uso de Toxina Botulínica e Preenchedores Faciais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O

Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul vem a público esclarecer que os Cirurgiões-dentistas possuem competência técnica e autorização legal para continuarem utilizando a toxina botulínica e preenchedores faciais, pois sua utilização no âmbito da Odontologia está resguardada na Lei 5.081/66 e nas Resoluções CFO 145 e 146/2014, não revogadas e não cassadas na decisão liminar publicada em 15/12/2017 em ação judicial proposta pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e outros contra o Conselho Federal e Odontologia na 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte. A decisão liminar é de caráter precário sendo possível sua modificação, através dos Recursos cabíveis de competência do CFO, sendo que o CRO/RS, através da PROJUR, já manifestou o seu apoio. Quanto à legalidade da utilização do botox e dos demais preenchedores, o próprio CFM em Despacho nº 470/2014, que tratou sobre a aplicação de toxina botulínica por odontólogos a luz da Resolução 146/2014, assim concluiu: “Desse modo, entendemos que no aspecto jurídico, a Resolução em questão não ofende a ordem jurídica (Lei do Ato Médico), na medida em que trata especificamente da aplicação do Botox na Odontologia”. Nelson Freitas Eguia, CD Conselheiro Presidente

Nota veiculada em 19/12/2017

26

CRO Notícias – Fevereiro – 2018


FOLHA DA FISC

PANFLETAGEM, INTERDIÇÃO E FLAGRANTE CRO/RS tem intensificado esforços e recursos para potencializar ações imediatas da fiscalização em casos de irregularidades e ilegalidades na profissão por todo o Estado. Confira operações mais recentes

Esforços estão sendo empreendidos para ACABAR com a panfletagem no Estado, considerando ser a prática condenada pelo CEO, externa o presidente da Comissão de Fiscalização, Júlio Sanfelice.

PUBLICIDADE IRREGULAR EM SANTANA DO LIVRAMENTO Fiscalização do CRO/RS comprovou e recolheu publicidade irregular distribuída em Santana do Livramento. Deslocados da Delegacia Regional de Uruguaiana, os fiscais encontraram panfletos de uma clínica odontológica dispostos no balcão de um estabelecimento comercial. Providências cabíveis foram tomadas de imediato.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

27


PANFLETAGEM NO CAMELÓDROMO NA CAPITAL Clínica Odontológica que distribuía panfletos irregulares no centro de Porto Alegre, nas proximidades do Pop Center (Camelódromo) foi notificada pela Fiscalização do CRO/RS.

INTERDIÇÃO EM RIO GRANDE Fiscalização do CRO/RS interditou, de forma cautelar, uma clínica odontológica, localizada no município de Rio Grande. A interdição ocorreu através de um flagrante, quando uma Técnica em Saúde Bucal (TSB), atendia um paciente sem a presença do CD responsável pelo consultório. INTERDIÇÃO EM SANTA CRUZ DO SUL A delegacia de Santa Cruz do Sul realizou a interdição cautelar de uma clínica odontológica do município, em virtude da falta do registro de EPAO e prática de publicidade irregular.

28

INTERDIÇÃO EM VERA CRUZ A Delegacia do CRO/RS em Santa Cruz do Sul realizou a interdição, de forma cautelar, de uma Clínica Odontológica, localizada no município de Vera Cruz. A interdição ocorreu pelo não cumprimento do prazo legal para registro da EPAO junto ao Conselho, conforme determina Resolução do CRO/RS nº 011/2015.

FLAGRANTE DE PANFLETAGEM IRREGULAR EM VIAMÃO CRO/RS flagrou prática de publicidade irregular no município de Viamão (RS). A irregularidade era feita através de panfletos distribuídos em uma sinaleira, próxima a clínica beneficiada pelo anúncio. O panfleto é considerado irregular, por decisão do CRO/RS nº. 004/2012, e neste caso, há um agravante, trata-se do conteúdo ofensivo ao Código de Ética, além de não constar os dados do responsável. A clínica foi notificada para que suspendesse, de forma imediata, a divulgação do material e para que providenciasse o registro da EPAO junto ao CRO/ RS.

CRO Notícias – Fevereiro – 2018


CAMPANHA

ASA BRANCA

Operação luta por melhores condições de trabalho do profissional na rede pública Uma força-tarefa desenvolvida pelas Delegacias Regionais do CRO/RS e estrutura da sede da capital permitiu atuação intensa da operação ASA BRANCA, que contabilizou desde o seu início (2015) 248 municípios visitados pela fiscalização. “Trata-se de uma campanha permanente que merece e precisa ser periodicamente ajustada, tendo em vista a dinâmica dos acontecimentos e os resultados pretendidos’’’, acrescenta o presidente Nelson Freitas Eguia. Alvorada Araricá Balneário Pinhal Bom Princípio Cachoeirinha Campo Bom Canoas Capão da Canoa Capela de Santana Capivari do Sul Charqueadas Cidreira Dois Irmãos Eldorado do Sul Estância velha Esteio General Câmara Gravataí Guaíba Igrejinha Imbé Ivoti Mariana Pimentel Mostardas Nova Hartz Nova Santa Rita Novo Hamburgo Osório Palmares do Sul Parobé Portão Porto Alegre Santo Antonio da Patrulha São Jerônimo São Leopoldo São Sebastião do Caí Sapiranga

Municípios fiscalizados

Sapucaia do Sul Taquara Tramandaí Triunfo Viamão Xangri-lá Agudo Caçapava do Sul Cacequi Dilermando de Aguiar Dona Francisca, Faxinal do Soturno Formigueiro Itaara Ivorá Jaguari Jarí Julio de Castilhos Lavras do Sul Mata Nova Esperança do Sul Nova Palma Paraíso do Sul Pinhal Grande Quevedos Restinga Seca Santa Margarida do Sul Santa Maria Santiago São Francisco de Assis São Gabriel São João do Polesine São Martinho da Serra São Pedro do Sul São Sepé São Vicente do Sul Silveira Martins

Toropi Tupanciretã Vila Nova do Sul Alegrete Barra do Quarai Itaqui Manoel Viana Quarai Rosário do Sul Santana do Livramento São Borja Uruguaiana Aceguá Arroio do Padre Arroio Grande Bagé Camaquã Candiota Canguçu Capão do Leão Cerrito Cristal Dom Pedrito Herval Hulha Negra Jaguarão Morro Redondo Pedro Osório Pelotas Pinheiro Machado Piratini Rio Grande Santana da Boa Vista São Lourenço do Sul Turuçu Arroio do Sal Bento Gonçalves

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

Canela Carlos Barbosa Caxias do Sul Farroupilha Flores da Cunha Garibaldi Gramado Nova Petrópolis Pinhal da Serra Santa Maria do Herval Terra de Areia Torres Vacaria. Ajuricaba Alegria Augusto Pestana Boa Vista do Buricá Boa Vista do Cadeado Bom Progresso Bozano Caibaté Campo Novo Catuípe Cerro Largo Chiapeta Coronel Barros Crissiumal Cruz Alta Derrubadas Dr. Maurício Cardoso Entre-Ijuís Esperança do Sul Eugênio de Castro Giruá Guarani das Missões Horizontina Humaitá 29


ASA BRANCA Ijuí Independência Inhacorá Mato Queimado Nova Candelária Nova Ramada Novo Machado Panambi Porto Vera Cruz Porto Xavier Rolador Santa Rosa Santo Ângelo Santo Augusto São José do Inhacorá São Luiz Gonzaga São Martinho São Pedro do Butiá Sede Nova Sete de Setembro Tenente Portela Tiradentes do Sul Três de Maio Três Passos Tucunduva

Tuparendi Ubiretama Vista Alegre Vista Gaúcha Vitória das Missões Água Santa Capão Bonito do Sul Carazinho Coqueiros do Sul Coxilha Erebango Erechim Estação Faxinalzinho Frederico Westphalen Guaporé Ibirapuitã Ibirubá Jaboticaba Lagoa dos Três Cantos Lagoa Vermelha Mormaço Nicolau Vergueiro Nova Boa Vista Novo Barreiro

Palmeira das Missões Passo Fundo Santo Antonio do Planalto São João da Urtiga Seberi Sertão Severiano de Almeida Soledade Tapera Tio Hugo Três Arroios Victor Graeff Vila Lângaro Arroio do Meio Barros Cassal Bom Retiro do Sul Butiá Cachoeira do Sul Candelária Cerro Branco Colinas Cruzeiro do Sul Encantado Estrela Fazenda Vilanova

Gramado Xavier Herveiras Imigrante Lajeado Marques de Souza Mato Leitão Muçum Novo Cabrais Pantano Grande Passo do Sobrado Paverama Rio Pardo Roca Sales Santa Clara do Sul Santa Cruz do Sul Sinimbu Tabaí Taquari Teutonia Travesseiro Vale do Sol Vale Verde Venâncio Aires Vera Cruz Westfália


INOVAÇÃO

CURSOS ONLINE

C

Informação quando e onde o profissional desejar

iência e conhecimento expandindo os limites da saúde bucal... Esta é a proposta do Cursos Online CRO-RS ao compartilhar democraticamente informações científicas a todos os profissionais interessados em local e data que elegerem.

CURSOS NOVOS RESTAURAÇÕES CERÂMICAS UNITÁRIAS SOBRE IMPLANTES Prof. Dr. Frederico Vasconcellos (CRO/RJ 27502)

BRUXISMO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DR ALEXANDRE CARDOSO (CRO/RJ 15666)

“Destinado a cirurgiões-dentistas e demais categorias profissionais inscritas no Conselho, o Cursos Online proporciona uma imersão gratuita no conhecimento que molda o futuro da profissão”, comenta o conselheiro João Gilberto de Souza.

CONCEITO DE CÉLULAS TROCO MESENQUIMAIS E PERSPECTIVAS DE MEDICINA REGENERATIVA

Através do site do CRO/RS, todos os interessados tem acesso à plataforma virtual de ensino.

PROTOCOLO ESTÉTICO: DO CLAREAMENTO ÀS RESTAURAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS

Essa parceria realizada com o CRO/RJ possibilita o acesso ao conhecimento avançado em diversas áreas da Odontologia, coloca o presidente Nelson Freitas Eguia.

ESTÁGIO ATUAL DA CIRURGIA ORTOGNÁTICA

DRA. FLÁVIA MENDONÇA (CRO/RJ 24321) DR. JOSÉ RICARDO MUNIZ (CRO/SP 110124)

DENTIFRÍCIOS BRASILEIROS: QUAIS, QUANDO E PORQUE INDICAR DRA. SONIA GROISMAN (CRO/RJ 12848)

CD ALESSANDRA REIS (CRO/DF 4468)

CD LEONARDO METROPÓLO MOREIRA (CRO/RJ 22447)

PRESERVAÇÃO DO REBORDO ALVEOLAR: QUANDO E COMO FAZER CD MAURÍCIO ARAÚJO (CRO/PR 8078)

CURSOS DISPONÍVEIS TOXINA BOTULÍNICA APLICABILIDADE CLÍNICA Prof. Altamiro Flávio (CRO/GO 3.402) MITOS & VERDADES NA PERIODONTIA ESTÉTICA Prof. Ronaldo Barcellos de Santana (CRO/RJ 19.427) LEADERSHIP Prof. André Kimura (CRO/PR 21.706) CICLO ATM Prof. Ricardo Tesch (CRO/RJ 20.181)

Como acessar? Basta entrar no site do CRO/RS (PCs e notebooks) ou aplicativo do Conselho (smartphones e tablets).

CRO Notícias – Fevereiro – 2018

31


32

Profile for CRO/RS

CRO Notícias fevereiro de 2018  

CRO Notícias fevereiro de 2018  

Profile for crors
Advertisement