Page 7

50 ANOS

JUBILEU DE OURO

Homenagens marcaram os 50 anos do CRM – RR A

comemoração do Jubileu de Ouro, 50 anos, do Conselho Regional de Medicina (CRM - RR) foi realizada no dia 1º de julho. A solenidade ocorreu no auditório do Conselho e reuniu médicos e seus familiares, autoridades, parceiros e funcionários da instituição. Para marcar a data de fundação, foi exibido um vídeo contando a história do Conselho. Ainda na cerimônia, os 50 primeiros médicos inscritos no CRM foram homenageados com diplomas e os 15 presidentes que passaram pela instituição receberam placas de honra. “Eu fiz parte dessa história, tanto como

50 anos de luta e superação O Conselho Regional de Medicina de Roraima foi criado em 12 de maio de 1966, nove anos após a Lei nº 3.268, de 1957, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek. O primeiro presidente da instituição foi o médico Alberto Pimentel Cardoso. De acordo com o primeiro Livro de Ata, do CRM – RR, a reunião para instalação do Conselho aconteceu às 11h, na sede da Divisão de Saúde do Território Federal de Roraima. A primeira diretoria ficou constituída assim: Alberto Pimentel Cardoso (presidente), Mário Augusto Ferreira (secretário) e Paulo Rodrigues Mota (tesoureiro).

um dos primeiros médicos de Roraima como presidente. Naquela época fazíamos de tudo. Sinto muito orgulho desse tempo e de ter escolhido a Medicina como profissão”, disse o médico Mozarildo Cavalcante.

A diretoria provisória do CRM – RR funcionava na sede da Divisão de Saúde do Território Federal de Roraima. O médico Alberto Pimentel Cardoso ficou no cargo de presidente da instituição até o ano de 1972, quando deixou Roraima. No dia 2 de dezembro de 1972, Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti assumiu a presidência e ficou no cargo até 1984. Em 1984, o cirurgião Augusto Affonso Botelho Neves assumiu a presidência. Até então, os presidentes eram indicados pelo Conselho Federal de Medicina. ELEIÇÃO A primeira eleição para presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima aconteceu em 1986, por determinação do CFM. Na época duas chapas concorreram. A

O médico Ramiro José Teixeira, CRM 36, disse que lembra com saudade do início da profissão. “Dá uma saudade grande. A gente fazia medicina com amor. Fazíamos o papel de médico e conselheiro familiar ao mesmo tempo. Era uma medicina diferente, éramos respeitados pela sociedade”, lembrou. Para a presidente o CRM – RR, Blenda Avelino Garcia, foi uma honra presidir a solenidade do Jubileu de Ouro. “Fiquei satisfeita em proporcionar, como Presidente, um momento cheio de emoções para pessoas que chegaram aqui e deram sua vida pela Medicina. São 50 anos de luta e vitórias”.

liderada pelo psiquiatra Tarcísio de Almeida Pimentel ganhou por um voto de diferença. SEDE No ano de 1996, outra conquista: a aquisição de uma sede maior e localizada em uma das principais Avenidas de Boa Vista, a Ville Roy. Esse imóvel era mais amplo e moderno. Foi inaugurado dois anos depois da compra, em 1998, pelo Presidente da época, o médico Wilson Franco. Em setembro de 2007, com a inauguração da atual sede. Um lugar amplo e moderno. O prédio possui 1200 metros quadrados de área construída, um auditório com capacidade para 178 pessoas, sala para plenárias e para áreas administrativas, como corregedoria, tesouraria, secretaria, entre outras.

CRM-RR | 7

Jornal CRMRR - 47ª edição  

Informativo do Conselho Regional de Medicina do Estado de Roraima | Dezembro de 2016 - 47ª edição

Jornal CRMRR - 47ª edição  

Informativo do Conselho Regional de Medicina do Estado de Roraima | Dezembro de 2016 - 47ª edição

Advertisement