Issuu on Google+

Edição Especial II - Janeiro/Fevereiro de 2014

REDE ATIVA INFORMATIVO DE UTILIDADE PÚBLICA DIRIGIDO

Leia o código com seu celular.

“Batalha após batalha, até a vitória, sempre!”

Durante o debate público na Câmara de Campinas, ficou clara a disposição de luta dos membros, seguidores, autoridades e apoiadores do movimento.

NOSSA META: 150.000 assinaturas ao manifesto “Pedágio Livre na RMC”. Já conseguimos 35.000 apoios. Ajude-nos a alcançar esse justo objetivo.

O SONHO DO “PASSE LIVRE NOS PEDÁGIOS” AGORA MAIS PERTO DA REALIDADE.

A

Grito dos “prejudicados” agora tem apoio oficial da classe política. pesar de que ainda falta muito para convencer os tecnocratas e seus aliados, a proposta de liberar os moradores da RMC de pagarem esses pedágios abusivos para circular entre nossas cidades começa a ganhar apoio oficial e força. Exemplo disso foi a criação de uma subcomissão na Câmara Municipal de Campinas para estudar o assunto. O anúncio foi feito durante encontro no legislativo mediado pelo autor da proposta, ver. Carmo Luis, que recebeu lideranças do movimento vindas de vários pontos para reivindicar o sagrado

direito de ir e vir sem pagar essas vergonhosas taxas que provocam a indignação dos cidadãos e atrapalham o desenvolvimento dessas cidades cercadas de praças de cobranças por todos os lados. ENTENDA NOSSA PROPOSTA: O movimento reivindica “Pedágio Livre” para os veículos emplacados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas em todas as rodovias inseridas dentro desse perímetro. Essa ação coletiva foi criada no ínicio de 2013 e vem ganhando mais força após os protestos em junho/julho do mesmo ano.

Quem esteve e está ao seu lado:

Jornalista Tavares Lira, representando o mandato da Deputada Estadual Ana Perugini, Dr. Alexandre de Oliveira - Assessor Técnico da Secretaria de Promoção à Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, Vereador Carmo Luiz (PSC) - Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara de Campinas, José Antônio Bacchin - ex-prefeito de Sumaré e Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Tito (PT), e Integrantes do Movimento Pedágio Livre na RMC.

“Na semana em que Mandela se foi, apesar da tristeza, sabemos que seus ideais permanecem vivos em nossos corações! Ele continua a nos inspirar a lutar pela liberdade.” *Frase de integrante do movimento durante debate pelo Pedágio Livre na RMC na Câmara.

Vem aí o placar dos que são a favor, contra ou sem opinião à respeito da nossa causa Ativistas de Itatiba e Limeira, também integrantes do Coletivo Rede Ativa, durante debate sobre o Pedágio Livre na Câmara de Campinas.

Alexandre Oliveira (à esquerda), representando o Secretário da Igualdade Racial de São Paulo, Neto de Paula, prestando solidariedade ao movimento e o Vereador Carmo Luiz anunciando a criação da subcomissão pelo Pedágio Livre na RMC, que a partir da medida, oferece apoio oficial à proposta.

Sônia Sempere - Liderança do Movimento em Itatiba, destacou durante debate na Câmara os abusivos pedágios em seu município, que dividem bairros, impedindo a livre circulação de pessoas. Ressaltou também a união da população “O povo unido é muito importante para que se consiga vencer os interesses contrários aos da comunidade.Juntos, somos mais fortes!” - destacou.

Levando em conta as eleições neste ano, ofícios serão enviados às autoridades solicitando posicionamentos à respeito do Pedágio Livre na Região Metropolitana de Campinas. As respostas ou a possível indiferença de agentes públicos, candidatos ou não no pleito de 2014, vão formatar um oportuno quadro de opiniões, que por certo vai orientar e pesar na decisão dos eleitores quando forem escolher seus representantes que muito poderão contribuir para que no futuro tenhamos esse desejo atendido. Afinal, as mais de 30.000 assinaturas que o movimento já reuniu, devem ser levadas em conta pelos que verdadeiramente querem nos representar. Aguarde na próxima edição.

>>>


REDE ATIVA | www.coletivoredeativa.com.br

Universitários dão consultoria em gestão para empreendedores

BOA NOTÍCIA

Em dois momentos (social e descontraído) moçada de valor pronta para desafios com conhecimentos acadêmicos, teóricos e práticos.

A Integra, Consultoria em Engenharia e Gestão, fundada em 2009, que funciona na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, juntamente com a Universidade vem se desenvolvendo ao longo desses anos de existência com sucesso. Esse Movimento de Empresas Juniores (MEJ) surgiu na França em 1967 e veio ao Brasil somente em 1987 com o conceito de fomentar o aprendizado prático dos universitários em suas respectivas áreas de

atuação, além de desenvolver projetos de consultoria a custos menores, com qualidade agregada ao ambiente universitário no que está inserido. Hoje, a Integra é a principal empresa júnior de Limeira, com 4 anos de existência, sendo referência como modelo de estruturação no MEJ paulista por ter sido em tempo recorde comparada às empresas juniores tradicionais da cidade de São Paulo. Contato: integraej@gmail.com

HOMENAGEM MERECIDA

Centro acadêmico recebe o nome do saudoso “Prefeito Toninho”

No campus da Unicamp em Limeira, na Faculdade de Ciências Aplicadas, foi criado o Centro Acadêmico Antonio da Costa Santos em homenagem ao prefeito “Toninho” de Campinas, arquiteto de formação, que perdeu sua vida tragicamente em 2001. Segundo Evandro C. Cristofoletti, o nome foi escolhido devido a “luta política que ele (Toninho) desempenhou a favor da população”. Na Faculdade são ministrados cursos de Administração Pública, Administração, Nutrição, Engenharia da Manufatura e Ciências do Esporte. Bela e merecida homenagem. EDIÇÃO ESPECIAL | REDE ATIVA

“2000 graus” de razão! Tamo junto!

Movimento cobra nova pista de Skate para região do Campo Grande Praticantes do velho e bom Skate na região do Campo Grande, em Campinas, estão cobrando a construção de uma nova pista para a rapaziada, levando em conta a falta de opções com relação a espaços de lazer para a galera, além da possibilidade, com a nova pista, de atrair mais jovens à essa prática saudável, para o corpo e mente. O Coletivo Rede Ativa está dando todo apoio a essa iniciativa, com a certeza que o poder público será sensível ao justo pedido, tão positivo para a comunidade. Para agilizar o pleito, foi criado um abaixo-assinado que será entregue, em breve, aos orgãos competentes.

CULTURA

Fazendo arte com arte!

Obra de Fredone Fone - Artista participante da exposição “Sob o Céu Infinito”

Exposição realizada em Dezembro último, sob o tema “Sob o Céu Infinito” foram expostas obras de renomados artistas, na Galeria Vivaz de Arte. Álvaro Azzan, organizador da mostra, disse estar “muito contente com o resultado”, para ele “é importante fazer nossa parte, no sentido de criar oportunidades para os artistas da região mostrarem seu trabalho, os quais nem sempre encontram essa possibilidade. A arte tem que ser para todos” – completou.

E por abordar o tema da arte, destacamos o artista plástico campineiro, reconhecido no país e exterior, Sandro Del Pires, membro do Coletivo Rede Ativa que em seus mais recentes trabalhos está retratando nomes da música nacional, dentre eles Caetano Veloso, Lenine, Maria Bethania, Jorge Benjor (que inclusive recebeu a obra em mãos) entre outros renomados artistas também representados. Para saber mais acesse www.delpires.wordpress.com


REDE ATIVA | Cidadania plena praticada dia a dia!

! o d n a m o c o n ” is ó n “É

Vale a pena assistir!

Mano Tim entrevista GREGORY “SUSPEITO TRADICIONAL”

Mano Tim, nosso irmão do Coletivo, penúltimo a direita, eleito presidente do Conselho Municipal do Hip-Hop de Campinas.

Conselho de Hip-Hop tomou posse em Campinas No Salão Vermelho da Prefeitura, tomou posse o Conselho Municipal de Hip-Hop de Campinas, responsável por elaborar políticas públicas para esse segmento na cidade. O conselho é formado por 14 membros da comunidade civil e 7 integrantes da administração pública.

Na cerimônia estiveram presentes vários nomes de peso do movimento HipHop da região, com destaque para o pessoal do R88, Calibre Doze, Cia Eclipse de Dança, Ciro, Fred, Zero 19, Mc Betão, Aruanda, Ren, entre outros.

“Os manos no pagode da gente!”

Tá rolando na internet uma entrevista muito louca, produzida pelo Coletivo Rede Ativa, com o Rapper Gregory, sucesso em todo o Brasil. Mano Tim, do programa “É Tudo Nosso” falou com o artista sobre o ínicio da carreira, preconceito que a comunidade negra sofre ainda hoje e também acerca de seus próximos projetos em 2014, após o lançamento do single “Suspeito Tradicional” que já virou sucesso no cenário do Hip-Hop. Para conferir, acesse o link: http://goo.gl/VqYp0l

APLICATIVO INDICA ITINERÁRIO DO “BUSÃO” PELA INTERNET

REDE ATIVA “CAI NO SAMBA” EM CARAPICUÍBA/SP O Coletivo Rede Ativa esteve presente no Pagode da Família realizado pelo Instituto Casa da Gente em Carapicuíba/ SP. Evento movimentou toda a comunidade, com apresentações de diversos artistas locais, além de nomes consagrados no cenário musical, como Katinguelê, Os de Paula, Rodrigo FR, Mc Nathan, Sorriso de Marphim, Quem Sabe Samba, DJ Hum, e como atração principal o reencontro de Netinho de Paula,

Wagninho e Fabinho, ex-integrantes do Negritude Jr. O Instituto Casa da Gente, fundado por Netinho de Paula, promove ações sociais visando oferecer uma melhor perspectiva para os jovens da região, através da prática do esporte, leitura, e da arte de maneira geral, com atividades musicais e visuais. Na foto, João Nunes, Netinho de Paula e Cris Grazina, durante o evento.

FINANCIAMENTO DE IDEIA ATRAVÉS DA WEB Muitas vezes você tem ideias incríveis, como por exemplo, realizar um documentário, escrever um livro, promover um evento musical, e por aí vai. Porém, nem sempre tais projetos se concretizam por falta de apoio. Para mudar isso, surgiu a plataforma Soul Social, onde sonhos viram realidade através do Crowdfunding.Nesse espaço, qualquer internauta pode receber ou doar ajuda financeira para que bons projetos saiam do papel! Visite: www.soulsocial.com.br

O “Busão Campinas” é uma nova ferramenta que permite ao usuário do transporte público saber quais linhas e pontos de ônibus existem perto de sua localização. O aplicativo pode ser acessado na internet, pelo computador ou por dispositivos móveis como tablets e celulares. A novidade foi criada pela Princi Agência Web, com o objetivo de facilitar a visualização dos dados de linhas e pontos de ônibus de Campinas disponíveis também no site da EMDEC. Confira: www.busaocampinas.com.br EDIÇÃO ESPECIAL | REDE ATIVA


REDE ATIVA | DESTAQUES ARTIGO

O que são Pergunta Negócios importante! Sociais?

MUITOS QUEREM SOMBRA, MAS POUCOS PLANTAM ÁRVORES

No século XXI cresce a preocupação do mundo todo com relação aos problemas ambientais que já começam a trazer mais e mais conseqüências trágicas para a humanidade. Dessa forma, cresce também a vontade das pessoas em se voluntariarem em atividades que vão na contramão do já anunciado desastre global, promovendo o cuidado com

o meio natural. Sendo assim, sugerimos que você conheça a ONG Resgate o Cambuí, que promove o plantio voluntário de mudas de árvores por todo o município de Campinas. Acesse o site resgateocambui.org.br ou acesse o Facebook: /resgatecambui para mais informações!

UM PROJETO “SHOW” Você sabia que está acontecendo em Campinas um projeto muito legal que desde 2012 vem realizando performances artísticas nas ruas da cidade? Trata-se do “Campinas é um Show!”, movimento cultural que tem como objetivo transformar as ruas num grande palco, dando oportunidade a todos para participarem de apresentações artísticas públicas, proporcionando mais acesso à cultura, qualidade de

CONTATOS REDE ATIVA: contato@coletivoredeativa.com.br (19) 98376-3955 coletivoredeativa.com.br Jornalista responsável: Cristovan Grazina MTb:69.102/SP

vida e entretenimento a céu aberto. Para 2014 o objetivo é realizar apresentações de grande porte num formato bastante dinâmico além de continuar com produções de material audiovisual tendo como foco o “flash mob”. Acesse o site, curta a fan page e aguarde as novidades desse pessoal incrível e moderno. Site:www.CampinasEumShow.com.br Facebook: Campinas é um Show

NÃO ESQUEÇA

CURTA NOSSA FANPAGE:

/redeativa

Marina Bomura é embaixadora do Movimento Choice no Brasil.

Em pleno século 21, desigualdades e problemas sociais, infelizmente, não são novidade. Porém, existem pessoas que não estando satisfeitas com essa situação que já vem de séculos passados começam a fazer a diferença no meio em que vivem com os chamados “empreendimentos sociais”. Essas pessoas buscam sentir -se realizadas no trabalho alimentadas por meio de algo que pretende mudar o mundo, seja porque se sentem incomodadas com alguma situação ou por simplesmente sentirem uma paixão intrínseca pelo bem que fazem. É por isso que estão surgindo muitos Negócios Sociais ao redor do mundo - empresas que intencionalmente impactam de forma social ao mesmo tempo que obtém lucro de sua atividade principal, dando acesso a população de baixa renda a algum produto ou serviço que eles não tinham por causa do preço e/ou pela má distribuição de renda. Sendo assim, esses negócios não são ONGs pois não precisam de doações ou subsídios para garantir a sobrevivência ou a rentabilidade do estabelecimento, mas também não são empresas comuns pois estão interessadas em atender uma necessidade da população de baixa renda sem explora-la. Uma característica forte dos negócios sociais é a inovação, pois oferecem uma solução inexistente anteriormente, e o seu potencial de escala, que amplia o seu impacto social nas demais regiões que possuem os mesmos ou problemas similares. Segundo Michel Chu, professor da Universidade de Harvard, fundador de um fundo de investimento em Negócios Sociais, e referência quando se trata do tema, afirma: “É necessário criar quatro condições para acabar com a pobreza: Soluções em escala - pois são milhões de pessoas nessa situação. Permanência – soluções que continuem nas próximas gerações, pois é impossível resolver problemas de várias gerações em apenas uma. Eficácia- modelos que busquem melhorar sempre, e eficiência – soluções cada vez mais baratas”. Se interessou? Pesquise sobre “Negócios Sociais” e descubra mais sobre esse novo empreendedorismo que está transformando o jeito de fazer negócios no mundo. Ainda bem! por Marina Bomura e Matheus Boscariol


Rede Ativa - Edição II