Page 1

MANUAL DO SOFTWARE MEK CONSULTORIA EDUCACIONAL Modelo 1 de Escolas Privadas e Técnicas.

ACADÊMICO

MATRÍCULA E REMATRÍCULA       

Efetua matrícula de alunos em adaptação, dependência ou disciplinas isoladas (suplência); Equivalência de disciplinas; Dispensa de disciplinas; Rematrícula automática; Escaneamento de documentos e fotos dos alunos, reduzindo o arquivo de papéis na secretaria; Alerta ou bloqueio ao se efetuar, cancelar ou trancar a matrícula de alunos devedores; Controle de vagas por disciplina, turma ou por sala/horário;

CONFIGURAÇÃO DO PERÍODO LETIVO   

Configuração de notas, conceitos, etapas de prova final , Recuperação, Reprovação, das formas mais diversas; Cadastro de horários das aulas das disciplinas possibilitando a emissão das folhas de ponto dos professores; Permite digitação de aproveitamento de estudos (créditos).

ACOMPANHAMENTO E FECHAMENTO      

Informa notas e faltas através de digitação ou por leitora óptica; Permite o cálculo do resultado acadêmico também pela média global das disciplinas ou por área de conhecimento; Estágio supervisionado; Correção da prova por leitora óptica; Apuração automática do resultado acadêmico dos alunos, com geração do histórico escolar; Controle do processo de elaboração de TCC/dissertação/tese até a certificação;


RELATÓRIOS      

Documentos pendentes; Alunos sem notas; Alunos por disciplina; Relação de dispensas de disciplinas; Alunos formandos/formados; Análise curricular.

Emissão dos livros de registro:          

Histórico escolar; Diário de classe; Ficha de matrícula; Ficha de aluno; Boletim; Contratos; Declarações; Atestados; Diplomas; Certificados.

FINANCEIRO Mantém as despesas e o fluxo de caixa da instituição sob controle. PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES - Cadastro de parâmetros, tipos de despesas, unidades, centro de custos, plano de contas, fornecedores, bancos, contas correntes; - Emissão de relatórios gerenciais por tipo de despesa, apuração das despesas por centro de custos; - Pagamentos realizados por centro de custo; - Fluxo de caixa.

Pedagógicos Diversos relatórios e gráficos estatísticos de notas e faltas permitem o acompanhamento do rendimento de alunos e professores. 

Planejamento de avaliações, que permite ao coordenador criar o calendário de provas a partir de um calendário anterior;


Controle de Ocorrências por tipo, como advertência e suspensão. Através do Módulo Portal do Aluno, podem ser acessadas pela internet por pais e responsáveis, contribuindo para um melhor acompanhamento e participação dos pais na vida disciplinar e comportamental de seus filhos; Gráficos permitem a comparação entre as notas do aluno e da turma, por avaliações e/ou etapas.

RELATÓRIOS:        

Alunos em recuperação, dependência ou reprovados; Lista classificatória; Diferença de pontos para aprovação; Quantidade de notas de avaliações lançadas por professor; Relações de notas e faltas; Estatística de notas; Notas por etapa; Gráficos por desempenho; alunos por aproveitamento e alunos por componente curricular.

Portal do Aluno/Pais Funciona através da integração com outros módulos do sistema e possui layout totalmente personalizável, adequando-se à identidade visual da escola. Cada um dos responsáveis (pais, responsáveis financeiro ou acadêmico) recebe uma senha para acessar, individualmente, as informações dos alunos sob sua responsabilidade. O Portal do Aluno, Pais e Responsáveis é comercializado em etapas: REMATRÍCULA ONLINE:  

 

Verificação de pré-requisitos, choque de horários, débitos financeiros ou bibliotecários; Escala de matrícula: a instituição pode disponibilizar datas e horários diferentes para alunos regulares ou irregulares ou até mesmo para cada período de uma Unidade/Curso; Permite que a instituição defina, previamente, a quantidade mínima e máxima de disciplinas, créditos e/ou carga horária em que o aluno deve se matricular; Impressão de contrato, comprovante de matrícula e boleto bancário; Envia, por e-mail, para o aluno e para a secretaria da instituição, aviso de confirmação de matrícula;


Para instituições que ainda utilizam regime seriado ou pelo regime de 9 anos, permite que o aluno se matricule apenas na turma sucessora à que ele estudou no período anterior.

ACADÊMICO:           

Acesso ao boletim de notas , ocorrências disciplinares e agenda de avaliações; Histórico resumido; Gráficos de desempenho aluno X turma; Resultado das avaliações; Plano de ensino; Envio de trabalhos para professores; Download de arquivos; Agendamento de reuniões com professores, orientadores educacionais etc.; Envio de mensagens para professores, coordenadores, secretaria etc.; Acompanhamento das aulas com o conteúdo ministrado e tarefa extraclasse (dever de casa); Frequência.

FINANCEIRO  

Posição financeira; Emissão de segunda via de boleto bancário, se vencido, com mudança da data de vencimento e cálculo automático da multa/juros.

BIBLIOTECA:   

Consulta de reservas em aberto, com informações sobre posição na fila. Pesquisa de acervo; Renovação de empréstimos.

PARA EX-ALUNOS:   

Dados cadastrais; Dados profissionais; Histórico resumido.

Portal do Professor De qualquer lugar, do se tablete ou celular, o professor digita as faltas, notas de cada avaliação ou trabalho e conteúdo ministrado, que tornam-se automaticamente disponíveis para os alunos através do Módulo Portal do Aluno, e a secretaria pode, imediatamente, imprimir boletins ou obter resultados parciais ou finais.


O sistema permite que o próprio docente emita o Diário de Classe contendo as faltas, as notas das avaliações e do total das faltas e a nota final da etapa. E no verso do Diário de Classe, aparecem as datas das aulas e a relação do conteúdo que foi trabalhado em cada uma delas. O Coordenador do Curso possui senha específica que lhe permite visualizar todas as informações lançadas pelos professores e, também, realizar e alterar lançamentos.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 

Lançamento de notas, faltas, avaliação, conteúdo ministrado, calendário de avaliações;  Avaliação Descritiva, que permite avaliar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais dos alunos;  Lançamento do Plano de Ensino contendo ementa, objetivos, programa da disciplina, metodologia, critérios de avaliação, referência básica, referência complementar e observações do professor;  Lançamento de ocorrências disciplinares ou pedagógicas por aluno ou turma;  Disponibilização de arquivos eletrônicos contendo bibliografias, textos ou exercícios;  Envio de mensagens para alunos, coordenadores, secretaria etc.; Lançamento de trabalhos que poderão ser entregues, via portal, pelos alunos.

Caixa Escolar PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

- Cadastro de tipos de despesas (planos de contas), unidades, centro de custos, fornecedores , bancos, contas correntes; - Emissão de boletos, carnês ou recibos por aluno, por responsável ou empresa; - Controle de caixa com autenticação em impressora. RELATÓRIOS: - Emissão de relatórios gerenciais por tipo de despesa; - Apuração das despesas previstas por centro de custos; - Pagamentos realizados por centro de custos; - Fluxo de caixa;


- Relação dos recebimentos em cheque, dinheiro, promissória ou cartão de crédito, cheques de terceiros; - Controle de cheques recebidos, devolvidos, resgatados e em cobrança. - Diversos relatórios gerenciais: valores a receber, valores recebidos, vencidos, negociados, por tipo de pagamento, descontos concedidos, planilhas diárias, mensais e anuais de recebimentos, expectativa de receita etc.

Controle de Acesso e Frequência Controla horário de entrada e saída dos alunos, visitantes, professores e funcionários através de catracas*, leitoras óticas ou biométricas. O controle de acesso é imprescindível para manter a segurança da instituição e acompanhar a frequência dos alunos. O sistema auxilia a instituição a cumprir a lei número 10.287 de 20/09/2001, que exige que, em caso de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, autoridades, pais ou responsáveis sejam informados. DESTAQUES As catracas permitem impedir automaticamente a entrada de alunos por motivos pedagógicos; A leitora biométrica aumenta a segurança, reduz os riscos de fraude, incentiva a presença do aluno e ainda reduz gastos com carteirinhas; Integrado ao Módulo Portal do Aluno, permite aos pais ou responsáveis consultar pela internet os horários de entrada e saída dos alunos.

RELATÓRIOS Por turma ou aluno:     

Frequência diária; Alunos ausentes; Alunos matriculados; Verificação de ponto; Mapa de frequência.

OUTRAS FUNCIONALIDADES  

Emissão de carteiras e etiquetas de códigos de barras; Importação de dados de catracas off-line;


Geração de arquivos de listas brancas ou negras para catracas off-line.

Aluno entra na escola Passa pela catraca ou outro equipamento de controle de acesso Pai e/ou responsável recebe SMS informando horário de entrada e saída do aluno. FUNÇÔES BÁSICAS Eliminar trabalho e acúmulo de papéis; Praticidade; Customizável – relatórios e formulários personalizáveis de acordo com o interesse da escola. Pode ser utilizado por escolas com até 500 alunos.

Modelo 2 Escola Pública

Escrituração Escolar MATRÍCULA E REMATRÍCULA     

Efetua matrícula de alunos em adaptação, dependência ou disciplinas isoladas (suplência); Dispensa de disciplinas; Rematrícula/Promoção automática; Escaneamento de documentos e fotos dos alunos, reduzindo o arquivo de papéis na secretaria; Controle de vagas por disciplina, turma ou por sala/horário;

CONFIGURAÇÃO DO PERÍODO LETIVO    

Configuração de notas, conceitos, etapas de recuperação das formas mais diferenciadas possíveis; Divisão de disciplina em subdisciplinas; Subdivisão de turmas em subturmas; Cadastro de horários das aulas das disciplinas possibilitando a emissão das folhas de ponto dos professores;

ACOMPANHAMENTO E FECHAMENTO


   

Lançamento de notas e faltas através de digitação; Permite o cálculo do resultado escolar também pela média global das disciplinas ou por área de conhecimento; Estágio supervisionado; Apuração automática do resultado escolar dos alunos, com geração do histórico escolar;

RELATÓRIOS OFICIAIS          

Ata dos resultados finais; Livro de registro de matrículas Histórico escolar; Diário de classe; Ficha de matrícula; Ficha de aluno; Boletim; Declarações/Atestados; Diplomas; Certificados.

ROTINAS/CONTROLES     

Geração do Educacenso; Documentos pendentes; Alunos sem nota; Cancelamento de matrícula; Transferências entre escolas da rede.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS: - Central de mensagens: envio de e-mail ou SMS personalizados para alunos, professores e/ou responsáveis; - Definição de regras de acesso ao sistema por usuário ou grupo de usuários; - Permite restringir o acesso dos usuários a determinadas unidades ou cursos; - Configuração dos parâmetros do sistema, cadastro das tabelas auxiliares; - Atualização da base de dados (novas versões do sistema).

SALA DE LEITURA( Este módulo pode ser vendido separadamente ). O Módulo Sala de Leitura é a solução ideal para a informatização dos serviços bibliotecários com modernidade. Organiza e classifica o acervo com eficiência, otimiza serviços e processos e ainda reduz custos operacionais. Além da emissão de diversos relatórios, que facilitam o controle do acervo, o Módulo Sala de Leitura pode utilizar leitora biométrica para empréstimos e


renovações, aumentando significativamente a segurança da biblioteca. É possível definir a ordem de circulação dos periódicos reservados para leitura interna. A cada novo fascículo, as reservas são geradas automaticamente de acordo com a ordem definida. PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES:         

Cadastro de áreas de conhecimento CNPQ; Cadastro de periódicos; Cadastro de acervos, autores, assuntos, idiomas, coleções, localização, editores; Cadastro de motivos de indisponibilidade do acervo; Cadastro e indexação de analíticas, de livros ou periódicos, permitindo a pesquisa pelos alunos/professores; Consulta de empréstimos por usuário ou exemplar; Devolução por exemplar e por usuário; Permite penalizar devoluções em atraso com multas ou com dias de impedimento de empréstimo; Bloqueia empréstimo para usuários com devoluções em atraso.

Através da integração com outros módulos deste software, é possível:   

Suspender automaticamente o registro do aluno na biblioteca, se a matrícula não for renovada; Cancelar automaticamente o registro do aluno na biblioteca se sua matrícula for cancelada; Incluir automaticamente o aluno como usuário na biblioteca ao ser matriculado na secretaria.

RELATÓRIOS: - Empréstimos; - Devoluções; - Reservas; - Devoluções em atraso; - Relação do acervo; - Exemplares baixados; - Etiquetas de código de barra; - Etiquetas de lombada; - Acervo por tipo de aquisição; - Controle de multas recebidas ou em atraso. RELATÓRIOS ESTATÍSTICOS:


- Por usuário; - Pesquisas; - Assuntos pesquisados; - Empréstimos; - Inscrições; - Aquisições. MÓDULO WEB BIBLIOTECA É possível consultar o acervo bibliotecário, realizar e pesquisar empréstimos e ainda realizar reservas, com a consulta sobre a posição na fila de espera.

Controle de Acesso e Frequência DESTAQUES Integrado ao Módulo Portal do Aluno, permite aos pais ou responsáveis consultar pela internet os horários de entrada e saída dos alunos.

RELATÓRIOS Por turma ou aluno:     

Frequência diária; Alunos ausentes; Alunos matriculados; Verificação de ponto; Mapa de frequência.

OUTRAS FUNCIONALIDADES   

Emissão de carteiras e etiquetas de códigos de barras; Importação de dados de catracas off-line; Geração de arquivos de listas brancas ou negras para catracas off-line.

Pedagógico DESTAQUES 

Planejamento de avaliações, que permite ao coordenador criar o calendário de provas a partir de um calendário anterior;


Controle de ocorrências por tipo, como advertência e suspensão. Através do Módulo Portal do Aluno, podem ser acessadas pela internet por pais e responsáveis, contribuindo para um melhor acompanhamento e participação dos pais na vida disciplinar e comportamental de seus filhos; Gráficos permitem a comparação entre as notas do aluno e da turma, por avaliações e/ou etapas.

RELATÓRIOS        

Alunos em recuperação, dependência ou reprovados; Lista classificatória; Diferença de pontos para aprovação; Quantidade de notas de avaliações lançadas por professor; Relações de notas e faltas; Estatística de notas; Notas por etapa; Gráficos;

Protocolo Possibilita uma enorme flexibilidade para alunos, professores e demais usuários do sistema, que podem fazer seus requerimentos pela internet e verificar em que fase do processo ele se encontra. PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES:  

Consulta da situação da solicitação, facilitando o controle pelo próprio requerente; Criação de requerimentos específicos por curso e requerimentos que podem ser disponibilizados apenas em determinadas datas.

CADASTROS:   

Tipos de requerimentos e documentos, processos, situação, órgãos/setores, pessoas, responsáveis e taxas; Parâmetros: prazo máximo para conclusão, tipo de trâmite, forma de notificação; Trâmites: definição do percurso que cada tipo de requerimento deverá fazer.

FILTROS DE CONSULTAS: 

Por tipo de processo, data de requerimento ou situação (concluídos ou pendentes).

RELATÓRIOS:


  

Processos atrasados por tipo; Emissão de etiquetas por processo; Estatísticas por órgão, usuário ou tipo de requerimento


Caixa Escolar PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

- Cadastro de tipos de despesas (planos de contas); APM, Eventos ; Formaturas, Verbas recebidas. - Controle de caixa com autenticação em impressora. RELATÓRIOS: - Emissão de relatórios gerenciais por tipo de despesa; - Apuração das despesas previstas por centro de custos; - Pagamentos realizados por centro de custos; - Fluxo de caixa; - Diversos relatórios gerenciais: verbas a receber, verbas utilizadas, compra de materiais de limpeza, escritório, pedagógicos, outros materiais , descontos concedidos, planilhas diárias, mensais e anuais de recebimentos, expectativa de receita etc.

Docentes Sistema web, que controla todo o processo desde o planejamento à divulgação dos candidatos selecionados, facilitando a contratação e ou remanejamento dos mesmos. Integra as informações de todas as unidades educacionais administradas pela secretaria municipal de educação, através de um banco de dados, permitindo ao gestor minimizar as diferenças entre as unidades. O sistema ainda armazena e mapeia a formação acadêmica e as titulações dos docentes, permitindo criar um cenário da região em relação a capacitação destes profissionais. PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE SELEÇÃO E REMOÇÃO: - Cadastro das vagas e dos critérios de classificação (ordem, peso, desempate); - Associação dos critérios de classificação ao formulário de inscrição, de acordo com a experiência e formação acadêmica exigida para o tipo da vaga; - Definição das datas de início e término das inscrições. INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS: - Inscrição via web, mediante o preenchimento de formulário contendo informações que atendem aos critérios de remoção, definidos pela secretaria;


- Permite a inserção de anexos pelos candidatos contendo documentos que comprovam os dados informados; - Dados cadastrais de inscrições em concursos anteriores podem ser reaproveitados, permitindo que o candidato atualize-os e selecione a nova vaga de interesse; - Para o processo de remoção, quando integrado ao Módulo Escrituração Escolar, o sistema permite que os dados cadastrais sejam extraídos do cadastro de professores; - Após a inscrição, candidatos podem imprimir comprovante contendo dados cadastrais, vaga pleiteada e pontuação obtida. PROCESSO E DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS: - O processo é automático e permite, com base em critérios definidos previamente, classificar os candidatos, gerando relatórios de aprovação por vaga; - Para o processo de remoção, oferece lista classificatória com informações sobre qual unidade escolar o professor da rede estadual ou municipal está alocado e para qual deseja ser removido.

Manual do software mek consultoria educacional