Issuu on Google+

Anexo 1

Critérios de Avaliação de E.V. 08\09


Escola EB 2,3 de Valongo do Vouga – 2008/09 Critérios de Avaliação de Educação Visual

Que avaliar

Domínio Cognitivo (conhecimentos) 30%

Domínio Sócio-afectivo (atitudes e valores) 30%

Domínio Psico-motor (destreza) 40%

Conceitos: - Formação e alargamento. - Apreciação verbal.

- Assiduidade e pontualidade. - Comportamento na sala de aula. - Relação professor/aluno e aluno/professor. - Responsabilidade, autonomia e iniciativa. - Cooperação e contribuição para o trabalho de grupo. - Capacidade de problematizar e formular opiniões de forma crítica e isenta. - Respeito pelas diferenças individuais. - Cuidado com a segurança e higiene. - Organização do plano de trabalho. - Intervenção na melhoria do envolvimento.

Técnicas: - Domínio. - Expressão. - Adequação. - Rigor. - Clareza.

Processos: - Consideração de condicionantes. - Aplicação e alargamento de conhecimentos. - Diversidade de ideias alternativas. - Eficácia na comunicação visual das ideias. - Fundamentação na apreciação verbal. Expressão não condicionada: - Sensibilidade ao envolvimento. - Relação intenção/produto.

Percepção/representação do real, sensibilidade: - Qualidades formais. - Qualidades expressivas. Representação do real: - Aspectos formais. - Aspectos expressivos. Evolução da capacidade de representar.

Como avaliar

- Participação na aula. - Trabalho individual e de grupo. - Provas de avaliação. - Trabalhos de pesquisa e de investigação. - Trabalhos de casa. - Observação directa, contínua e sistemática.

- Utilização correcta do material didáctico disponível. - Apresentação e organização do caderno diário. - Grelhas de observação. - Observação directa, contínua e sistemática.

- Observação directa, contínua e sistemática. - Grelhas de observação.

Arrancada do Vouga, 2 de Setembro de 2008


Anexo 1