Page 1


Rituais de acasalamento CiĂŞncias Naturais 5Âş ano

Cristina de Macedo 01-01-2015

2


Índice

RITUAIS DE ACASALAMENTO ............................................................................................................... 4 ALGUNS EXEMPLOS BIZARROS… .......................................................................................... 4 Viúva negra ................................................................................................................................. 4 Louva-a-deus .............................................................................................................................. 5 Ratos-marsupiais-australianos .................................................................................................... 5 Girafas ........................................................................................................................................ 6 Caracóis ...................................................................................................................................... 6 Amazona Albifrons ou papagaio da cara branca ......................................................................... 7 Pinguim-azul ............................................................................................................................... 7

3


RITUAIS DE ACASALAMENTO ALGUNS EXEMPLOS BIZARROS…

Para atrair um parceiro, os seres humanos costumam usar suas melhores roupas, perfumes, falar de temas interessantes e cuidar de sua imagem pessoal. Depois da conquista, tentam ser carinhosos, trocar beijos, abraços, caricias... Outras espécies do reino animal preferem práticas sexuais mais perversas e menos sutis. Exemplo disso é o caso da viúva negra: uma vez terminada a fecundação, a fêmea come literalmente o macho.

Viúva negra

A viúva negra é uma aranha araneomorfa, a maior da família Theridiidae. Seus representantes são muito solitários, mas uma vez ao ano acasalam-se. A fêmea mata o macho e come-o depois de fecundada.

4


Louva-a-deus

A maioria dos animais não esperam um terno abraço após o sexo, muito menos o louva-a-

deus. As fêmeas desta espécie costumam morder e comer a cabeça de seu parceiro durante a relação sexual, já que isto ajuda à entrega de esperma e incrementa suas possibilidades de conceber.

Ratos-marsupiais-australianos

Os ratos-marsupiais-australianos são para animaizinhos que parecem ternos, mas também são um pouco perversos. Quando chega a temporada de acasalamento, estas pequenas criaturas esmeram-se em encontrar parceiros e podem passar até 12 horas a acasalarem. No final da temporada morrem.

5


Girafas

Para as girafas, sobretudo os machos, é um desafio acasalar-se devido a seu grande tamanho. Para saber se a fêmea está no cio, ele golpeará suas ancas a espera de que ela urine. Se isto ocorrer e a urina tiver um cheiro característico, então começará a cortejá-la.

Caracóis

Os caracóis são hermafroditas e seus órgãos sexuais estão localizados próximos aos pescoços, bem atrás de seus olhos. Antes de acasalarem, lançam "dardos de amor", feitos de cálcio, o que permite armazenar mais espermas em seus úteros.

6


Amazona Albifrons ou papagaio da cara branca

Os casais do Amazona

Albifrons ou papagaio da cara branca são muito românticos

e beijam-se muito durante o acasalamento. O curioso é que para dar um têmpero a mais na relação e acender o fogo da paixão, vomitam dentro da boca do outro.

Pinguim-azul

Durante o acasalamento, os monogâmicos

pinguins-azuis são obcecados pela estética. Eles

bicam-se mutuamente, colocando em ordem as penas do parceiro que estejam desalinhadas —normalmente as da cabeça, pescoço e em torno dos olhos. Esse estranho ritual de vaidade é interrompido por danças geralmente iniciadas pelo macho.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-rituais-de-acasalamento-mais-bizarros

7


8


9

Rituais de acasalamento  

Alguns exemplos bizarros