Page 1

Notícia: escrita de uma notícia Índice: Notícia 1 - Instruções - Texto A (191 palavras) - Texto B (140 palavras)


Notícia 1 Instruções Redige uma notícia a partir do título seguinte:

Invasão de caracóis no campo de futebol de Pombal Antes de começares a escrever, toma atenção às instruções que se seguem. 

No lead, responde às perguntas: Quem? O quê? Quando? Onde?

No corpo da notícia, explica o como e o porquê (2 parágrafos, no mínimo).

Faz, primeiro, um rascunho das informações por tópicos.

Procura organizar as ideias de forma organizada e exprimi-las corretamente.

Revê o texto, corrigindo-o, para evitares: - repetições, erros ortográficos, frases muito longas, pontuação incorreta.

Passa o teu texto a limpo para a folha.

O teu texto deve ter entre 90 e 140 palavras.


Notícia 1 Texto A (191 palavras)

Ontem, no campo de futebol de Pombal, houve uma invasão de caracóis que danificou o relvado e o jogo entre as equipas do clube de Pombal e do clube de Louriçal teve de ser adiado. De manhã, o responsável pela manutenção do relvado chegou ao campo e viu-o repleto de caracóis. Informou logo o presidente, que contactou uma equipa especializada para resolver o problema. Esta chegou de imediato e passou a tarde a recolher os caracóis. Depois, levou-os até Carcópolis, a reserva natural destes moluscos, junto da cidade de Pombal. A equipa concluiu que os caracóis tinham invadido o campo através de um túnel que existe junto da rede de vedação, no lado norte. Em Carcópolis, verificou-se que as hortas destinadas à alimentação dos caracóis estavam quase todas destruídas devido à falta de chuva que se tem verificado nos últimos dias. Esta foi a razão apontada para a invasão destes moluscos. Os responsáveis por Carcópolis já mandaram regar as hortas. O presidente do clube de Pombal mandou reparar a vedação e informou que o jogo entre a equipa do clube de Pombal e o clube de Louriçal realiza-se no próximo sábado.


Notícia 1 Texto B (140 palavras)

Invasão de caracóis no campo de futebol de Pombal

Ontem, no campo de futebol de Pombal, houve uma invasão de caracóis que danificou o relvado e o jogo entre as equipas de Pombal e de Louriçal teve de ser adiado. De manhã, o presidente do clube pombalense chegou ao campo e viu-o repleto de caracóis. Contactou logo uma equipa especializada, que chegou de imediato e passou a tarde a recolher os caracóis. Depois, levou-os até Carcópolis, a reserva natural destes moluscos. A equipa concluiu que os caracóis tinham invadido o campo através de um buraco na rede de vedação. Em Carcópolis, verificou-se que as hortas destinadas à alimentação dos caracóis estavam quase todas destruídas devido à falta de chuva e esta foi a razão apontada para a invasão destes moluscos. Os responsáveis por Carcópolis já mandaram regar as hortas e o presidente do clube pombalense mandou reparar a vedação.

Tic carte formação 2016 17 - Notícia  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you