Issuu on Google+

Cristiano Santos

Projeto gráfico editorial Design Suíço, o legado

Este relatório busca apresentar os principais caminhos e desvios percorridos, ao longo do desenvolvimento do projeto editorial de um livro cujo tema é o Design Suíço. Tal projeto, fora desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2011, durante a disciplina de Projeto III, sob orientação do Profº Jaire Passos, com base em diferentes autores e metodologias.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

1


Cristiano Menezes dos Santos Design Suiรงo, o legado | Projeto III 2011/02 | Profยบ Jaire Passos


The grid system is an aid, not a guarantee. — Josef Muller-Brockmann


Sumário

Preparação Análise do problema / Conhecimento

05

Definição do problema e dos objetivos

07

Cronograma Metodologia Coleta de informações / Análises Gráficas Análise das informações / Análises estruturais

08 09 11 15

Geração / Avaliação Produção de ideias

26

Realização Formato e Tamanho Construção e definição de malhas Tipologia Especificações para impressão e acabamentos Resultados

28 30 35 36 37

Conclusões

40

Bibliografia

42

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

4


Análise do problema Conhecimento

Título Projeto gráfico editorial para livro sobre o Design Suíço.

Assunto O projeto gráfico aqui descrito propõe um livro sobre o design gráfico suíço e suas contribuições para o design gráfico moderno. Além disso, será apresentado os principais mestres que contribuíram para a criação do chamado Estilo Internacional, proveniente do Design Suíço.

Delimitação do tema O livro possuirá em média 180 páginas em cores e em língua portuguesa, apresentando o design gráfico suíço. Tal publicação será dividida em capítulos que demonstrarão as obras e principais mestres, bem como suas contribuições gráficas. Os assuntos serão divididos por período, desta forma, uma cronologia do design suíço será construída ao longo de cada capítulo. O projeto será desenhado utilizando como base a metodologia de Bernd Löbach, com o apoio de publicações especificas sobre o tema de design editorial.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

5


Nome do Produto Design Suíço, o legado.

Justificativa O movimento do design suíço conhecido como Estilo Internacional visava a padronização da forma visual fazendo uso de formas simples, concretas, funcionais e racionais, eliminando qualquer tipo de interferência visual. Tal movimento obteve o seu auge entre os anos de 1950 e 1970 onde designers gráficos como Herbert Matter, Max Bill, Josef Müller-Brockmann e Paul Rand valorizavam em suas produções a expressão gráfica funcional e clara, objetivando que seus trabalhos fossem compreendidos universalmente. Até hoje, existem diversas publicações que versam sobre este assunto, porém, nenhuma em língua portuguesa. Logo, a premissa norteadora deste trabalho será a de projetar um livro que possua um sofisticado padrão gráfico, fazendo jus ao estilo tema do livro e, ao mesmo tempo, escrito totalmente em língua portuguesa. Isto se faz necessário levando em consideração a dificuldade de acesso aos livros já existentes.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

6


Definição do problema e dos objetivos

Objetivo principal Projetar um livro em língua portuguesa com diversas informações históricas sobre o design gráfico suíço, servindo como fonte de informação para estudantes e profissionais da área de design gráfico.

Objetivos secundários Os objetivos secundários deste trabalho são:

• Contenplar o contexto histórico do Design Suíço exemplificando cada uma de suas variantes;

• Apresentar os principais mestres contribuidores para a construção do Estilo Internacional do Design Suíço;

• Ilustrar as principais e mais representativas obras criadas pelo Design Suíço;

Público alvo O público alvo do presente livro será profissionais e estudantes brasileiros interessados da área de design gráfico.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

7


Cronograma

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro Realização da solução do problema

Avaliação das alternativas

Geração de alternativas

Análise do problema

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

8


Metodologia Bernd Löbach - Europa, 1976

Preparação análise do problema, coleta de dados

Geração

A metodologia utilizada para elaboração deste projeto baseia-se em Bernd Löbach. Tal metodologia possui quatro pilares distintos, são eles assim definidos: análise do problema (ou, preparação), geração de alternativas, avaliação das alternativas e realização da solução do problema.

produção de ideias

Apesar de Löbach dividir o processo de design nes-

Avaliação definição da melhor solução

Realização

tas quatro etapas distintas ele explica que tais fases não são separáveis uma vez aplicadas em um caso real, visto que as mesmas avançam, retrocedem e entrelaçam-se entre si.

Preparação

finalização do projeto

Segundo Löbach, esta etapa pode subdividir-se em outras quatro outras etapas (ou verificações), são elas: conhecimento do problema, coleta de informações, análise das informações e clarificação do problema e definição de objetivos.

Geração Já nesta etapa, Löbach subdivide-a em três partes: escolha dos métodos de solucionar problemas, produção de ideias e geração de alternativas. O autor salienta a necessidade de que o desenhador desprenda-se de todo o conhecimento adquirido a respeito do produto, evitando restrições ao surgimento de ideias.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

9


Avaliação Na etapa de avaliação das alternativas podemos projetar levando em consideração três diferentes etapas, todas elas interligadas entre si, as etapas são: exame das alternativas, processo de seleção de alternativas e processo de avaliação de alternativas. Nesta etapa, as alternativas geradas na etapa anterior devem ser avaliadas, a fim de encontrar as que se adaptem melhor às necessidades do projeto. Neste momento, Löbach sugere que seja respondido as seguintes perguntas: que importância tem o novo produto para o usuário, para determinados grupos de usuários e para a sociedade? Que importância tem o novo produto para o êxito da empresa?

Realização Nesta etapa, podemos dividir o trabalho em 4 fases: realização da solução do problema, nova avaliação da solução, prototipagem e geração de documento com as definições técnicas. Neste momento, também é recomendado que o refino no trabalho final seja feito, garantindo assim que o modelo final esteja dentro do resultado esperado e, assim sendo, possa ser apresentado para o cliente ou público alvo.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

10


Coleta de informações Análises gráficas

Nesta parte do projeto, serão coletados dados informacionais de três diferentes livros. Estes livros foram escolhidos devido a sua similaridade - tanto de assunto, quanto gráfica - com o projeto de design editorial em desenvolvimento. Os livros aqui estudados, serão os seguintes: Grid: construção e desconstrução, visto que o mesmo possui uma estrutura gráfica semelhante a que pretendese empregar neste trabalho. Grid systems in graphic design, devido a sua alta ordem formal, de arranjo e estrutural. E por fim, Grid systems: principles of organizing type, visto que o mesmo possui interessantes soluções quanto ao material utilizado em suas páginas.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

11


Grid: construção e desconstrução

Dados técnicos: Número de páginas: 208 páginas Formato: retrato, 228 x 278 mm Encadernação: lombada quadrada Largura da lombada: 15 mm Capa: papel cartão 170g Miolo: papel couché 70g Preço: R$ 51,80 Análise da capa: Combinação de duas famílias tipográficas diferentes e duas cores diferentes. Título da obra sendo apresentado em caixa alta na cor preta, nome do autor em caixa baixa e na cor branca. Fundo em laranja, criando um forte contraste com o texto em preto e branco. Extremamente minimalista, sem a utilização de ilustrações ou grafismos, apenas é utilizado uma malha fazendo referência ao conteúdo principal do livro.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

12


Grid systems: principles of organizing type

Dados técnicos: Número de páginas: 120 p Formato: 176 x 215 mm Encadernação: lombada quadrada Largura da lombada: 12 mm Capa: papel cartão 100g Miolo: papel couché 70g Preço: $ 16.30 Análise da capa: Tanto para o título quanto para o resumo do livro apenas uma família tipográfica é utilizada nesta capa. Duas cores sendo usadas, criando uma diferenciação entre título e resumo. É demonstrado o grid orientando a posição dos elementos tipográficos da capa, muito comum na maioria dos livros sobre este tema. Cor do fundo bem claro, contrastando com a cor forte do resumo de capa.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

13


Grid systems in graphic design

Dados técnicos: Número de páginas: 176 p Formato: 214 x 300 mm Encadernação: lombada quadrada Largura da lombada: 20 mm Capa: capa dura Miolo: papel couché 90g Preço: $ 99.62 Análise da capa: Esta campa também é extremamente minimalista, dando foco para a tipografia e para a malha utilizada na composição do livro. Fonte Helvetica utilizada para todos os elementos tipográficos constantes na capa. Cor do fundo laranja forte, contrastando com o preto utilizado no texto.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

14


Análise das informações Análises estruturais

Nesta etapa do projeto, será feita uma análise estrutural dos elementos que compõem as páginas dos livros anteriormente mencionados. Será feito uma análise quanto à grade que orienta a composição bem como o layout e sua delimitação quanto aos grafismos. Considera-se de grande importância o estudo cuidadoso desta etapa visto que esta será muito útil ao desenhador durante o processo de diagramação e estruturação de conteúdo na etapa seguinte, a de geração de alternativas. Foram escolhidos algumas páginas de cada livro, estas foram escolhidas por possuírem um conteúdo significativo para a elaboração do produto final resultante deste projeto.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

15


Grid: construção e desconstrução Análise: malha estrutural

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

16


Grid systems: principles of organizing type Análise: malha estrutural

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

17


Grid systems in graphic design Análise: malha estrutural

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

18


Grid: construção e desconstrução Análise: tipografia

4 2 1

3

O padrão tipográfico deste livro é constituído de mais de uma família tipográfica, neste caso, as representadas abaixo. Vigor DT Semi Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYWZ abcdefghijklmnopqrstuvxywz 1

0123456789!@#$%¨&*()_+`^?:><,.;/]~´[=3

Myriad Pro Regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYWZ 2

abcdefghijklmnopqrstuvxywz 0123456789!@#$%¨&*()_+`^?:><,.;/]~´[=4

Vigor DT Regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYWZ abcdefghijklmnopqrstuvxywz 0123456789!@#$%¨&*()_+`^?:><,.;/]~´[=-

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

19


Grid systems: principles of organizing type Análise: tipografia

1 2

3

O padrão tipográfico deste livro é unicamente constituído de uma família tipográfica, neste caso, as representadas abaixo. Univers Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYWZ abcdefghijklmnopqrstuvxywz 0123456789!@#$%¨&*()_+`^?:><,.;/]~´[=1

2 3

Univers Light Condensed ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYWZ abcdefghijklmnopqrstuvxywz 0123456789!@#$%¨&*()_+`^?:><,.;/]~´[=-

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

20


Grid systems in graphic design Análise: tipografia

3

1

2

4

O padrão tipográfico deste livro é unicamente constituído de uma família tipográfica, neste caso, as representadas abaixo. 1

Helvetica Bold

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYWZ abcdefghijklmnopqrstuvxywz 0123456789!@#$%¨&*()_+`^?:><,.;/]~´[=2 3 4

Helvetica Regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYWZ abcdefghijklmnopqrstuvxywz 0123456789!@#$%¨&*()_+`^?:><,.;/]~´[=-

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

21


Grid: construção e desconstrução Análise: cromográfica

Elementos pictógráficos - 10% Elementos gráficos - 50% Elementos tipográficos 20% Fundo da página 20%

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

22


Grid systems: principles of organizing type Análise: cromográfica

Elementos pictógráficos - 40% Elementos gráficos - 30% Elementos tipográficos 10% Fundo da página 20%

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

23


Grid systems in graphic design Análise: cromográfica

Elementos pictógráficos - 25% Elementos gráficos - 20% Elementos tipográficos 40% Fundo da página 15%

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

24


Análise das informações Análises gráficas

Escala de diferencial semântico

Hierarquização dos elementos gráfico-visuais

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

25


Geração de Alternativas Produção de ideias

A etapa de geração de alternativas, que agora será aqui exemplificada, foi elaborada com base nas etapas de definição, clarificação do problema e definição de objetivos, previamente apresentadas neste trabalho. Todos as alternativas geradas por este estudo foram criadas respeitando os itens definidos através da hierarquização dos elementos gráfico-visuais que deverão constar no produto final.

Alternativas para sumário.

Alternativas para sumário.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

26


Alternativas para páginas internas.

Alternativas para abertura de capítulo.

Alternativas para abertura de capítulo.

Alternativas para capa

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

27


Realização Formato e Tamanho

Para a escolha do formato do livro produto final deste trabalho, foi realizada uma pesquisa quanto ao formatos de papel disponíveis no mercado internacional, conforme ilustração abaixo. Tamanhos de papel existentes (estilos universais)

Após esta análise, levou-se em consideração que o formato de folha A baseia-se no formato métrico regulamentado pela ISO (International Organization for Standardization), onde cada tamanho, é a metade do tamanho anterior. Formatos de folha A padrão ISO

A2

A1 A4 A3 A5

A6

A0

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

28


Além disso, o formato retrato pareceu ser o mais eficaz para o estilo de livro pretendido com este projeto, esta definição foi feita levando em consideração a quantidade de informação vs. Ilustrações que o livro acomodará. Levando em consideração estes fatores apresentados previamente, e, além disso, a estreita ligação entre o formato A com as ideias de arranjo e ordem, defendidas pelo Design Suíço, tomou-se a decisão por utilizar o formato de folha A4 para a concepção do livro.

Reprodução de uma folha A4 com suas dimensões

210 mm

297 mm Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

29


Realização Construção e definição de malhas

Após a definição do formato e tamanho do livro, foram construídas a malha filosofal e a malha diagramacional das páginas. Esta etapa é de suma importância para a concretização deste projeto gráfico, pois a delimitação das áreas de conteúdo permitirá uma precisa adequação dos elementos gráfico-visuais, garantindo, assim, a ordem e o arranjo dos elementos.

Malha filosofal A malha filosofal é obtida pela divisão harmoniosa de um espaço, seja ele quadrado, retangular, em formato paisagem ou retrato. Objetiva-se com a malha filosofal a divisão harmoniosa destas partes que compõem o todo, trazendo assim uma maior ordem e arranjo aos elementos gráfico-visuais pertencentes a este espaço. Para este projeto, utilizou-se como base para a produção a malha filosofal demonstrada por Haslam (2007, p. 48). Esta malha, criada pelo arquiteto Villard de Honnecourt, fora elaborada utilizando um método de divisão geométrica do espaço que difere da escala de Fibonacci pelo fato de que qualquer formato de página escolhido pode ser subdivido.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

30


Após a divisão harmônica de cada uma das páginas, e a identificação destes 6 pontos acima destacados, pode-se traçar as margens superior (12,7mm), inferior (25,2mm), interna (23,3mm) e externa (17,627mm), delimitando, assim, a área tipográfica das páginas que compõem o livro.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

31


Malha diagramacional A malha diagramacional divide uma plano qualquer em formatos menores normalmente chamados de módulos. Os campos correspondem em profundidade a um número específico de linhas de texto e a largura dos campos é o mesmo que a largura das colunas. Neste projeto utilizou-se como base as grades e os princípios modernistas exemplificados por Haslam (2007, p. 56). Conforme o autor, em grades que usam os princípios modernistas, virtualmente qualquer número de unidades pode ser formado dentro da coluna, mas geralmente as colunas são divididas entre dois e oito. Para a elaboração da malha diagramacional deste projeto, foi feito a subdivisão da área reservada para o texto em 55 linhas. Folha A4 subdivida em 55 linhas

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

32


Após a definição de quantidade de linhas por página, foi então definido os módulos que vão compor cada uma das páginas. Neste sentido, optou-se pelo princípio modernista de divisão do espaço em 32 módulos Conforme exemplificado por Haslam (2007, p. 56), foi feito a subtração da quantidade de linhas (55) pelas linhas vazias existentes entre os módulos (7) e a divisão deste resultado pelo número de módulos dispostos por coluna (8), totalizando 6, que será o número de linhas definidas por módulo. Reprodução da malha diagramacional com seus módulos, colunas e linhas

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

33


Exemplos de diversos possibilidades possĂ­veis utilizando a malha deste livro.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

34


Realização Tipologia

A fonte que será utilizada para este projeto editorial será a Helvetica. Desenhada em 1957 pelos designers Max Miedinger e Eduard Hoffmann. Devido às preocupações que originaram seu desenho, é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico.

Helvetica ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYWZ abcdefghijklmnopqrstuvxywz 0123456789!@#$%¨&*()_+`^?:><,.;/]~´[=Roman Oblique Bold

Black Condensed Compressed

Light

As medidas escolhidas para os títulos são de 12.75-pt. de Helvetica Sans bold, o texto corrido possuirá 9-pt. de Helvetica Sans roman com 3-pt. de entrelinhamento. Para as legendas, será utilizado Helvetica Sans roman com 7-pt. Esta escala de pesos baseia-se inteiramente por meio de escalas modulares provenientes na série Fibonacci Não será utilizado recuo inicial nos parágrafos, porém será utilizado uma linha vazia entre os mesmos, trazendo uma maior legibilidade ao texto. O fólio é escrito com a fonte Helvetica Sans com 9-pt, a numeração de página será justamente posicionada à duas linhas vazias da margem inferior.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

35


Realização Especificações para impressão e acabamentos

Tipo de encadernação: Encadernação estilo brochura.

Capa: Impressão digital em capa dura. 3 cores. Dimensões relativas a folha A4 (210mm x 297mm). Acabamentos: dobra, costura e montagem sob alta pressão.

Miolo: O miolo será produzido com impressão offset em papel couche 120gr, costurado e colado, em quatro cores, com previsão de 250 páginas. Dimensões da página: 210 mm de largura e 297 mm de altura

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

36


Realização Resultados

Reprodução da primeira capa do livro

O design gráfico suíço e suas contribuições para o design gráfico moderno

Design Suíço, o legado Cristiano Menezes dos Santos

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

37


Reprodução da contracapa, lombada e capa

Design Suíço, o legado Cristiano Menezes dos Santos

O design gráfico suíço e suas contribuições para o design gráfico moderno Cristiano Menezes dos Santos

Design Suíço, o legado

O movimento do design suíço conhecido como Estilo Internacional visava a padronização da forma visual fazendo uso de formas simples, concretas, funcionais e racionais, eliminando qualquer tipo de interferência visual. Tal movimento obteve o seu auge entre os anos de 1950 e 1970 onde designers gráficos como Herbert Matter, Max Bill, Josef Müller-Brockmann e Paul Rand valorizavam em suas produções a expressão gráfica funcional e clara, objetivando que seus trabalhos fossem compreendidos universalmente. Até hoje, existem diversas publicações que versam sobre este assunto, porém, nenhuma em língua portuguesa. Logo, a premissa norteadora deste trabalho será a de projetar um livro que possua um sofisticado padrão gráfico, fazendo jus ao estilo tema do livro e, ao mesmo tempo, escrito totalmente em língua portuguesa. Isto se faz necessário levando em consideração a dificuldade de acesso aos livros já existentes.

O design gráfico suíço e suas contribuições para o design gráfico moderno

Design Suíço, o legado Cristiano Menezes dos Santos

EDITORA ATLAS S.A.

Reprodução das páginas de dados bibliográficos e sumário

Reprodução das páginas 4 e 5

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

38


Reprodução das páginas de abertura de capítulo

Reprodução das páginas 8 e 9

Reprodução das páginas 10 e 11

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

39


Conclusões

Ao término deste trabalho sinto uma satisfação enorme por ter alcançado os objetivos propostos e também por ter conseguido solucionar os problemas pré-definidos no principio do projeto. É importante ressaltar que esta satisfação perpassa os quesitos técnicos que permeiam o desenho e adentra nas relações emocionais entre designer (neste caso, eu) e o produto (o livro). Isto se dá, em partes, pelas seguintes razões: (i) o produto, fruto deste projeto, tem estreita ligação com as raízes de nossa profissão, e de certa forma, pode ser considerado um dos mais clássicos produtos industriais projetado pelo profissional de design; (ii) o tema, abordado neste projeto, é interessantíssimo, pois versa sobre o estilo universal e desvela as origens da profissão de desenho industrial. Além disso, é interessante ressaltar que o conteúdo utilizado no livro, fruto deste trabalho, embora muito tenha ajudado para a concepção final, não foi o único quesito norteador deste projeto. Visto que este trabalho é um produto acadêmico e visa ser o propulsor inicial para a compreensão de fatores pertinentes ao design de livros, acredito que o tema e o conteúdo sejam apenas fomentos para a produção de ideias e geração de alternativas. Porém, o mesmo, não deve servir como obstáculo para a criatividade do autor.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

40


A metodologia empregada para o projeto deste produto gráfico foi importantíssima para a aquisição de uma linguagem gráfica e verbal mais concreta, dando ao trabalho um norte e servindo como item indispensável para a elaboração de cada uma das etapas projetuais concretizadas ao longo do desenho. Neste sentido, concluo que para o trabalho de Design/ Desenho Industrial, a importância da construção de um caráter formal, simbólico e estético, baseado em metodologia adequada, se faz necessário não somente em seus resultados, mas sim, durante o seu desenvolvimento, e isto, é o que este relatório objetivou-se a apresentar.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

41


Bibliografia

MÜLLER-BROCKMANN, Josef. Sistemas de retículas/ sistemas de grelhas: Un manual para diseñadores gráficos/Um manual para desenhistas gráficos. Barcelona: Gustavo Gili, 1982. RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 8. ed. Brasília: LGE, 2003. SAMARA, Timothy. Making and breaking the grid. Gloucester: Rockport, 2002. ELAM, Kimberly. Grid systems: principles of organizing type. New York: Princeton Architectural Press, 2004. HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. Tradução de Juliana A. Saad e Sergio Rossi Filho. São Paulo: Rosari, 2007. ROBERTS, Lucienne; THRIFT, Julia. The designer and the grid. Hove: Roto Vision, 2005. BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico: versão 3.0. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Cotia: Ateliê, 2007.

Design Suíço, o legado | Cristiano Santos | Projeto III 2011/02

42


Projeto gráfico editorial