Page 1

D E P U TA DO E S TA D UA L

Política com ética e seriedade em toda Santa Catarina.

CNPJ candidato: 31.195.182/0001-27 Coligação “Mais Por Santa Catarina” – PSDB/MDB


O que muita gente já sabe Sou administrador por formação. Comecei a vida profissional muito cedo, trabalhando na Ceasa. Trabalhei também em uma rede francesa de resorts e tive outras experiências na área administrativa. Na universidade, participei da política estudantil, fui eleito duas vezes presidente do Diretório Acadêmico de Administração da Furb. Na gestão pública, atuei no Governo do Estado de Santa Catarina, na Secretaria de Articulação Internacional e na área de Turismo, Cultura e Esporte da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Depois, fui diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Deputado Estadual

Blumenau, presidente da Fundação Cultural de Blumenau e responsável pelas Relações Internacionais do Município. Em 2016 fui eleito vereador em Blumenau, com o maior número de votos de um candidato do PSDB em todo o Estado de Santa Catarina.

Outras coisas que quero compartilhar com você sobre mim. Eu nasci em Blumenau. Tenho 42 anos, sou pai do Otto, de quatro anos, e casado com a jornalista Cristiane Soethe. Eu amo Blumenau, amo Santa Catarina, e esse é um dos motivos que me levam a querer servir ao povo desse Estado. Sou descendente de família dos primeiros colonos alemães e italianos que se estabeleceram em Santa Catarina no início do século 19. Tenho orgulho de ser descendente dessa gente idealista e batalhadora, que saiu do seu país de origem para desbravar um novo mundo, em busca de oportunidades melhores, em busca de um futuro melhor para os seus filhos e netos.

Meus antepassados participaram ativamente do desenvolvimento econômico e político da nossa região para dedicar seus melhores esforços ao bem comum. E é por isso que eu também participo ativamente da vida pública: para ajudar a construir para todos nós um Estado com mais oportunidades, com mais qualidade de vida, com mais segurança, educação, cultura, transparência e desenvolvimento econômico. Nasci para servir minha cidade, meu Estado e meu País. Definitivamente este é o meu destino. Meu sonho de uma sociedade melhor e mais justa e o meu ideal de um Estado que ofereça educação de qualidade e oportunidade profissional para os jovens, possibilidades de lazer, esporte, cultura e segurança para as famílias me conduziram à vida pública.

Coligação “Mais Por Santa Catarina” – PSDB/MDB


Fidelidade

Meus Valores

Sou fiel ao que sou e ao que eu penso. Às minhas convicções, ao meu Estado e ao meu País.

Tolerância

Trabalho Eu considero o trabalho um valor, porque ele é a primeira fonte de emancipação individual. É por meio do trabalho que podemos nos tornar o que queremos ser. É com ele que vamos construir uma república forte.

Liberdade A liberdade se apoia na vontade de compreender, descobrir e analisar com autonomia. Defendo a liberdade de pensamento e de expressão, civil, intelectual e religiosa, sem ferir os direitos alheios. É ela que me faz dizer o que penso e defender meus ideais

Ética Não só na política, mas no dia a dia, esse é um dos valores no qual eu acredito mais profundamente. A ética começa nas pequenas ações do cotidiano e permeia a nossa postura como cidadãos. Na esfera política, ela se reflete também na transparência e na boa gestão do que é público.

Solidariedade Na política, assim como na vida, muitas vezes devemos nos colocar no lugar dos outros para entender suas reais necessidades. Dependemos uns dos outros e temos que reconhecer que todos são importantes numa sociedade.

Deputado Estadual

Acredito que este seja o caminho para progredirmos enquanto continuamos nós mesmos. Sempre estive disposto a me abrir para o mundo para ver como as coisas funcionam em diferentes lugares. Conheci diversas culturas e aprendi a compreendê-las e a ter respeito pelos ideais alheios.

Patriotismo Penso que devemos defender a pátria guiados pelo ideal positivista da nossa bandeira de ordem e progresso. Com pequenos ou grandes gestos, o patriotismo se dá pelo exercício da cidadania, com justiça, honestidade e civilidade. Esses valores me constituem, mas eles não pertencem a mim. Eles não são originais. Eles são o condutor diário da grande maioria de nós. É por esses valores e para permitir que todos possam exercer os seus próprios que eu me engajei na política.

Meu espírito crítico faz com que eu não me contente em somente reclamar, mas me impulsiona para a ação, para a participação da construção dos sonhos que divido com cada cidadão de bem. O desafio de restaurar a fé na política e de mostrar que é possível fazer mais e melhor me animam para esta escolha de servir ao povo do Estado de Santa Catarina e do meu País.

Coligação “Mais Por Santa Catarina” – PSDB/MDB


Poder Legislativo de Blumenau, dando mais condições para que a população acompanhe e fiscalize como o Legislativo utiliza os seus recursos. Como resultado específico deste trabalho, foi apresentado o novo portal da transparência da Câmara Municipal, que passou por diversas atualizações e trouxe melhorias significativas na comunicação entre o Poder Legislativo e a comunidade em geral.

Lei Anticorrupção

Trabalho por Blumenau Lei da Inovação Trabalhei na elaboração do anteprojeto da Lei da Inovação, em parceria com empresários e outros parlamentares. A iniciativa vai acelerar o processo de desenvolvimento econômico, alcançar soluções novas e melhores. O intuito é que se criem mecanismos para difundir a importância da inovação no processo de desenvolvimento econômico, incentivar as startups e desenvolver o ecossistema inovador.

Regras Sanitárias Com o objetivo de facilitar o entendimento das regras sanitárias

Deputado Estadual

Foto: Kako Waldrich

e aumentar a segurança nos investimentos na área gastronômica, elaborei, em parceria com pessoas ligadas a bares e restaurantes de Blumenau – área que movimenta muito a nossa economia -, um anteprojeto de lei que visa a regulamentação dos procedimentos e de boas práticas para os serviços de alimentação no município.

Comitê da Transparência Propus a criação do Comitê Gestor da Transparência na Câmara de Vereadores. Este Comitê visa ampliar a divulgação de dados e aumentar a transparência do

Apresentei anteprojeto de lei que regulamenta no âmbito do município a Lei Federal conhecida como Lei Anticorrupção. Após diálogo com a comissão de Moralidade Pública da OAB e o Observatório Social de Blumenau, juntos, elaboramos a proposta que, após revisão do Poder Executivo, foi aprovada e sancionada pelo prefeito. A intenção é inibir atos lesivos ao Poder Público, afinal, sem corruptor não há corrupto.

Energia Fotovoltaica Enviei diversos requerimentos a deputados estaduais, senadores, secretários de Estado e ao governador do Estado, solicitando que SC passe a adotar o Convênio ICMS 16/15, do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) que prevê a isenção/exoneração da cobrança de ICMS sobre o excedente da geração de energia solar fotovoltaica. Como o tributo incide sobre toda a energia consumida, a parcela previamente injetada na rede elétrica sofre incidência de imposto, resultando em uma cobrança considerada indevida e desestimulando a geração de energia solar.

Parcerias para o Clima Representei o município de Blumenau nas articulações do acordo de cooperação internacional “50 Parcerias Municipais para o Clima” do qual o município é signatário. O projeto é realizado pelo Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da República Federal da Alemanha, e conta com apoio da Engagement Global. Outros parceiros do programa são o Grupo de Trabalho Agenda 21 (LAG 21), que contempla 120 municípios, distritos, associações e iniciativas da Renânia do Norte – Vestfália, e o Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo (SKEW).

Iluminação do Centro Histórico Por minha solicitação e articulação com o Governo Municipal, foi assinada a ordem de serviço para a instalação da nova iluminação da fachada dos prédios que hoje abrigam a Fundação Cultural de Blumenau, o Museu da Família Colonial e o Mausoléu Dr. Blumenau. Esta ação embeleza o centro histórico e valoriza a cultura da cidade.

Revogação de Leis Solicitei a criação da Comissão Legislativa Temporária Especial de Revogação de Leis. Após um grande estudo, foram detectadas mais de 2 mil leis que poderão ser compiladas em apenas cinco, promovendo desburocratização, mais facilidade de pesquisa por parte da população e otimização de tempo.

Coligação “Mais Por Santa Catarina” – PSDB/MDB


Formação de Jovens Valorizar o incentivo às boas práticas na educação é uma constante do meu mandato de vereador. Tenho defendido e estimulado programas como o Entra 21, que atua na formação de jovens para o mercado de trabalho na área da tecnologia da informação.

Bolsa Desportista Ajudei a aprovar o projeto Bolsa Desportista, lei que foi sancionada pelo prefeito e que prevê apoio financeiro no âmbito do desporto de rendimento. Além do apoio técnico, estrutural e material, a lei contempla benefícios financeiros a atletas, paratletas, treinadores e comissões técnicas.

os recursos para a obra. Enviei ao Executivo proposta para denominar a praça, que até 2013 não tinha um nome, e em 2017 se iniciaram as obras que valorizam o centro histórico e a Fundação Cultural.

Reforma da Fundação Cultural Pude presenciar a entrega da obra de reforma do telhado da Fundação Cultural de Blumenau, que teve início em 2013, enquanto estive à frente da Fundação e demandou uma série de esforços para que pudesse sair do papel.

Relações Internacionais

Com o objetivo de promover intercâmbio acadêmico, cultural e econômico, apresentei um anteprojeto de lei que regulamenta, no âmbito Materiais Esportivos municipal, as relações internacionais. Trata-se de um projeto pioneiro, que Por meio de um requerimento, visa promover a abertura das relações solicitei à Fundação Catarinense de de Blumenau com o mundo. Além Esporte (Fesporte) kits de materiais disso, a proposta cria um Comitê esportivos para serem destinados às Municipal de Relações Internacionais, escolas públicas do município. Foram com a função de auxiliar a Fundação repassados materiais para a prática Cultural de Blumenau a criar metas, de vôlei, badminton, tênis de campo planos, propostas e diretrizes para as e basquete para algumas escolas Relações Internacionais do município de municipais de Blumenau. Blumenau.

Revitalização

Emendas

A praça Bertha Repsold Blumenau, que abriga o Mausoléu Dr. Blumenau, recebeu investimentos de mais R$ 70 mil. Entre as melhorias estão a pavimentação, construção de rampa de acessibilidade e implantação de mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e paraciclo. Esta ação teve início em 2013 quando solicitei

Intermediei junto ao senador Dalírio Beber (PSDB) a destinação de duas emendas parlamentares no valor de R$ 250 mil cada. Uma delas destinada a financiar parte das reformas do Auditório Carlos Jardim, localizado dentro do prédio da Fundação Cultural. A outra emenda utilizada para reformas no telhado e nas dependências internas

Deputado Estadual

Descentralização

da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller. Além disso, solicitei emendas parlamentares para pavimentações de ruas e outras obras públicas.

Placar Eletrônico Articulei a liberação do convênio com o Governo Estadual que destinou R$ 43 mil para a troca do placar eletrônico do Ginásio Galegão. Foram adquiridos também mostradores um placar portátil, que deverá ser utilizado em competições escolares e eventos externos.

Propus a transferência simbólica da sede administrativa do município para a Fundação Cultural no dia 25 julho, dia em que é celebrada a Imigração Alemã no Brasil. Esta ação instituída por lei valoriza a cultura e a histórica personificadas no prédio que sediou a administração municipal desde 1875, foi sede do Poder Executivo e Legislativo e hoje abriga uma das maiores instituições culturais do Estado de Santa Catarina. De mesma forma, sugeri a transferência no dia 13 de setembro para a Intendência Distrital da Vila Itoupava, e no dia 22 de março para a Intendência Distrital do Grande Garcia.

Valorização da Cultura

Incentivo às Microcervejarias artesanais Pensando nas possibilidades econômicas do mercado cervejeiro como atrativo turístico e de lazer, além do imenso potencial de geração de empregos e de riqueza, trabalhei para fomentar ainda mais o mercado local. Em parceria com outros parlamentares, empresários, setor público e pessoas ligadas à área, apresentamos ao Executivo o anteprojeto de lei para fomentar o incentivo às Micro Cervejarias, BrewPubs e Cervejeiros Caseiros. A lei foi sancionada no dia do aniversário da cidade.

Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

A Revista Blumenau em Cadernos foi homenageada em uma sessão solene especial para comemorar os 60 anos. A revista é de responsabilidade da Fundação Cultural e é uma das mais antigas publicações ininterruptas do país.

Capital da Cerveja Propus a legislação que regulamenta o uso do título de Capital Brasileira da Cerveja nos materiais oficiais publicitários e turísticos, possibilitando inclusive a utilização por estabelecimentos privados com autorização da Secretaria de Turismo.

Tenho a honra de fazer parte da RAPS. É uma rede suprapartidária, que treina líderes em busca de aperfeiçoamento, com foco na qualificação do processo político brasileiro e no exercício pleno da democracia.

Coligação “Mais Por Santa Catarina” – PSDB/MDB


Meus princípios

O momento em que vivemos é o de uma profunda reformulação do Brasil. O papel da política é implantar um modelo de democracia que permita a todos e a cada um encontrar seu caminho, exercer sua liberdade e viver de seu trabalho, com segurança, educação e saúde. É esse compromisso de emancipação que a política deve retomar.

Um deputado é representante do povo. Para que essa função seja exercida de maneira verdadeira, é preciso saber ouvir. Meu gabinete estará sempre aberto para receber sugestões e pedidos. Em votações importantes, que tenham

Deputado Estadual

impacto na vida das pessoas, são justamente elas que têm que ter a voz representada no parlamento. Minha atuação política é sempre pautada pela ética e seriedade. O combate incessante da corrupção é feito com muita transparência e trabalho. Não aceitarei jamais os privilégios do poder, e quero poder exercer a política de cabeça erguida, sabendo que trabalho sempre pelo bem comum. Quero propor legislações que fortaleçam as investigações de desvios, que fiscalizem o gasto público e promovam parcerias com observatórios sociais. Meu primeiro projeto como Deputado será o que exige que todos os servidores públicos de Santa Catarina sejam Ficha Limpa.

Coligação “Mais Por Santa Catarina” – PSDB/MDB


Fortalecer a cultura de nosso Estado é garantir que nossas crianças jamais se esqueçam de nossas raízes, nossas histórias, e continuem a falar, com muito orgulho, daqueles que muito fizeram para que Santa Catarina se tornasse essa terra de prosperidade. Integrar as nossas festas regionais com um amplo calendário de eventos, valorizando a produção cultural local, criando um espaço para incentivar a indústria audiovisual (cinema, TV e vídeo), ampliando os investimento em música regional, teatro e folclore.

2. Tecnologia da Informação e comunicação

Quero fazer por

anta Catarina Desenvolvimento Econômico, emprego e inovação A história do povo catarinense é forjada e definida por duas grandes características: Trabalho e cultura. Por isso, como representante de nossa gente, quero pautar meu mandato defendendo o desenvolvimento econômico do Estado, jamais esquecendo das nossas tradições e costumes.

Deputado Estadual

Apoio e valorizo o comércio, a indústria e o setor agrícola, que fazem do Estado de Santa Catarina essa força econômica respeitada no mundo todo, acredito que existem três grandes eixos que necessitam de um forte incentivo:

1. Lazer, Cultura, Turismo e Esporte As belezas naturais de nosso Estado são imensas. É preciso fomentar um mercado turístico de qualidade, garantindo bons negócios durante o ano todo.

O mercado de tecnologia permite um exponencial desenvolvimento com grande valor agregado aos serviços. Precisamos criar polos de inovação onde as universidades e o mercado estejam alinhados no objetivo de fazer de Santa Catarina o Vale do Silício nacional. Quero fomentar a formação de profissionais para o mercado de trabalho na área tecnológica, com novos métodos e tecnologias para que tenhamos empregos de excelência em Santa Catarina. Nosso potencial empreendedor e criativo se refletem em nosso dia a dia. Utilizar dessa força para gerar riqueza nas indústrias da moda, design, publicidade, etc., exige um ambiente de negócios que respeite a propriedade intelectual e assegure a constante qualificação da mão de obra, aumentando a renda das famílias.

3. Desburocratização Quero trabalhar para termos regulações claras da atividade econômica, que as empresas não fiquem perdidas em regras sem sentido, ou contraproducentes. Desburocratizar é a palavra de ordem, garantindo um espaço que empreender não seja um desafio por causa do Estado, mas seja facilitado por causa dele.

Transparência e combate à corrupção Transparência absoluta é a melhor receita para prevenir corrupção e atos lesivos contra o bem público. A transparência, combinada com desburocratização e a cultura do controle social, é o melhor conjunto para impedir a corrupção. A política de combater a corrupção deve ser capaz de alterar as estruturas de poder, mudar leis e as próprias instituições.

Energia e Meio Ambiente O desenvolvimento econômico e humano é cada vez mais dependente do consumo de recursos naturais, nosso desafio é encontrar meios de melhorar o nosso desenvolvimento sem causar tantos impactos ao meio ambiente. Quero ajudar a promover a revolução energética no Estado, utilizando nossa capacidade intelectual para gerar energia limpa e mais barata.

Coligação “Mais Por Santa Catarina” – PSDB/MDB


Você sabe o que faz um deputado estadual?

Descubra todas as propostas em sylviozimmermann.com.br

Muita gente não sabe ao certo quais são as funções exatas do deputado estadual e acaba confundindo o Poder Executivo, que é o Governo do Estado, com o Legislativo, que é a Assembleia Legislativa. O deputado estadual é o representante do povo na Assembleia Legislativa, eleito para um mandato de quatro anos. Sua função principal é legislar, ou seja, fazer as leis do Estado, de acordo com o que está definido na Constituição Federal.

O que faz um deputado estadual: - propõe e aprova leis; - institui tributos estaduais; - julga contas do governo estadual; - fiscaliza a administração no Estado; - institui salários e organiza várias instituições, como Polícia Civil, Ministério Público e outros; - investiga ilícitos da administração; - instala CPIs; - recebe denúncia por crime de responsabilidade contra o governador;

Deputado Estadual

Fale com o Sylvio

+55 47 99707-6845

Me encontre nas redes: sylviozimmermann.com.br linkedin.com/in/sylviozneto instagram.com/sylviozimmermann sylviozimmermannvereador@gmail.com bit.ly/sylvio_zimmermann Coligação “Mais Por Santa Catarina” – PSDB/MDB


que nossa gente merece

DEPUTADO ESTADUAL

Informativo Sylvio Zimmermann deputado estadual - Eleições 2018  

Trajetória, realizações e compromissos de Sylvio Zimmermann 45645, candidato a deputado estadual por Santa Catarina para as eleições de 2018...

Informativo Sylvio Zimmermann deputado estadual - Eleições 2018  

Trajetória, realizações e compromissos de Sylvio Zimmermann 45645, candidato a deputado estadual por Santa Catarina para as eleições de 2018...

Advertisement