Page 1

ARTESANATO VS PRODUÇÃO INDUSTRIAL CURSO TÉCNICO DE DESIGN TRABALHO REALIZADO POR: Cristiana Afonso DDI 16_19


DISTINGUE ARTESANATO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL O artesanato é a produção de produtos feitos à mão, em quantidades limitadas e pode ou não ser com ajuda de ferramentas e mecanismos caseiros, visando produzir peças utilitárias, artísticas e recreativas ou utilizar apenas matéria-prima natural.

Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.


DISTINGUE ARTESANATO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção e trabalha com a familia na sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até ao acabamento. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.


DISTINGUE ARTESANATO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL A produção industrial é uma produção feita em quantidades ilimitadas, com ajuda de máquinas, podendo ser utilizado qualquer tipo de materiais. Este tipo de produção é comandado por uma série de trabalhadores, num especifico local de trabalho.


DISTINGUE ARTESANATO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL A produção industrial foi criada para agilizar a produção das mercadorias, pois cada setor numa industria é responsável por executar uma função especifica na montagem de um produto. Não existe um trabalho artesanal, existe um processo de montagem, chamado linha de produção.


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DOMÍNIOS DO DESIGN? Os principais domínios do Design são: • Design de Produto/Industrial • Design de Engenharia/Mecânico • Design de Moda/Têxtil • Design de Comunicação • Design de Interiores/Exteriores


O QUE SE ENTENDE POR DESIGN DE COMUNICAÇÃO? O design de comunicação promove a receção de mensagens, não só de caráter informativo mas também a níveis emocionais.


QUAIS SÃO AS SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO? O designer de comunicação podem atuar em agências de publicidade, escritórios de criação, produtoras de imagens, revistas digitais, etc,...


DISTINGUE DESIGN INDUSTRIAL DE DESIGN DE AMBIENTES, REFERINDO CONCEITOS E ÁREAS DE ATUAÇÃO. O design industrial, também chamado design de produto, trabalha com a criação e produção de objetos e produtos tridimensionais para usufruto humano (também pode ser para uso animal.) Um designer industrial lida essencialmente com o projeto e produção de bens de consumo ligados à vida quotidiana.


DISTINGUE DESIGN INDUSTRIAL DE DESIGN DE AMBIENTES, REFERINDO CONCEITOS E ÁREAS DE ATUAÇÃO. O design de ambientes é a área do design responsável por desenvolver diferentes tipos de projetos sociais, para espaços, sejam eles internos, como os supermercados, ou externos, como os parques.


A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONSUMO, É UM DOS PAPÉIS MAIS IMPORTANTES DO DESIGN NA SOCIEDADE, DIZ QUE OUTROS PAPÉIS/CONTRIBUTOS, O DESIGN DESEMPENHA/OU TRÁS À SOCIEDADE. O design também contribui para o crescimento económico do pais que advém da atividade criativa e aumenta a exportação de produtos com maior valor acrescentado.

Artesanato vs Produção Industrial