Page 1

Teto de vidro Agencia FAPESP, http://agencia.fapesp.br/13835. Victor C. Cardoso e Ricardo C. Pereira

Nova lei do Telhado Branco pode provocar o efeito contrario

Em nosso Projeto Ciência na Mídia, os assuntos abordados no campo da física foram a reflexão, as cores observadas a partir da atuação da luz do Sol e a propagação de calor. A reportagem critica o Projeto de Lei 615/2009, criado pelo vereador Goulart do PMDB, que diz que todos os telhados da cidade de São Paulo devem ser pintados de branco devido ao poder de reflexão total da luz do Sol, com o objetivo de diminuir os gastos de ventiladores e ar condicionado por causa das ilhas de calor urbanas. A reportagem levanta uma questão muito importante: as tintas aplicadas aos telhados favorecem a reprodução e colonização de fungos e bactérias que com o tempo escurecem o local fazendo com que o objetivo proposto pela lei seja revertido e acabe piorando a situação, pois a cor escura absorve todos os raios solares, fazendo com que a temperatura interna da residência aumente. Após muitas discussões, percebemos que algumas soluções propostas são falhas. As superfícies metálicas propostas por alguns colegas são ótimas condutoras térmicas e isso faz com que no clima quente reflita um pouco dos raios, porém transmitirão uma grande quantidade de calor para dentro da casa. Outras soluções sugeridas, apesar de interessantes, também falham, pois o custo não era nada viável, já que temos que pensar em todas as classes sociais. Uma dessas soluções foi à aplicação de estofamentos isolantes nas paredes e tetos internos, junto com a aplicação de telhados metálicos. Isso fará


com que o metal reflita uma parte dos raios e a outra parte não afetará a temperatura da residência, pois o estofado irá manter e conservar a temperatura da casa. Outra solução foi colocar vácuo entre o teto da casa e a parede externa, assim como numa garrafa térmica, e isso também conservará a temperatura estável da casa, tanto em dias quentes como dias frios. E a ultima solução é uma solução ecológica: um telhado verde composto por inúmeras plantas e gramíneas, as plantas extraem o calor do ambiente pela evaporação, fotossíntese e pela capacidade de armazenar calor de sua própria água e funcionam como um isolamento térmico. Outro ponto de vista discutido foi a presença da reflexão nos dias de frio, onde o poucos raios de Sol que se tem não conseguirão penetrar na residência. Porém percebemos que é muito mais fácil se aquecer do frio sem a presença de gastar energia, com casacos e cobertores, do que se resfriar em dias de muito calor onde o gasto de energia é inevitável se caso não tiver a reflexão. Chegamos a conclusão de que como as soluções citadas podem não ser viáveis para a população, precisamos de mais pesquisas para criar tintas com formulações especiais que não sejam afetadas pelos fungos, mas com isso o preço seria elevado e então o governo deveria fornecer à população essas tintas, ou pelo menos reduzir o preço, lembrando que o governo já cobra inúmeros impostos altos e por isso essa atitude seria mais do que justa.

Referências Bibliográficas Alisson, Elton. Lei do Telhado Branco pode provocar o efeito contrário devido à suscetibilidade das tintas imobiliárias à colonização por fungos, apontam estudos, Agencia FAPESP, São Paulo, 06 maio. 2011, Disponível em: < http://agencia.fapesp.br/13835> Acesso em: 17 maio. 2011.

Teto de Vidro  

resumo critico sobre meio ambiente

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you