Page 1

“Avanços da nanotecnologia trazem novas esperanças para enfrentar câncer” Globo.com (http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1236314-5603,00AVANCOS+DA+NANOTECNOLOGIA+TRAZEM+NOVAS+ESPERANCAS+PA RA+ENFRENTAR+CANCER.html) 20/07/2009. Marina Cursino e Gabriela Moreira 1ºD Resumo Crítico Será que há esperanças para a cura do câncer? Foi publicada em uma revista americana que a nanotecnologia poderia ser uma forma de curar o câncer, através da manipulação de estruturas pequenas como os átomos. Foram descobertas duas novas formas de diagnóstico de tumores, uma das formas consiste na detecção de restos de tumores através de um aparelho criado com uma sensibilidade muito grande e outra com a capacidade de eliminar as células cancerígenas por meio da radiação. Segundo Ralph Weissleder, do Hospital Geral de Massachusetts, e colegas na PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) esta nova descoberta está acima do que laboratórios comuns podem realizar, por conta da nanotecnologia ser medida através de algo tão pequeno quanto o nanômetro. Porém foram feitos experimentos, em camundongos, que consistiam na retirada e análise de amostras de sangue, por nanopartículas magnéticas que possuem a capacidade de aderir às células tumorais. Podemos conferir esta experiência na imagem a seguir.

Fig 1. Nanopartículas atuando em camundongos


A amostra foi colocada em um aparelho chamado de ressonância magnética portátil, capaz de identificar as células cancerígenas em apenas 15 minutos e bastam apenas duas células para se detectar o câncer! Como essa detecção é realizada rapidamente, facilita o tratamento antes da doença se desenvolver. Nanotubos Outro experimento foi realizado por V. Torti, da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, no qual foi utilizado nanotubos de carbono combinados com radiações, em camundongos. Os nanotubos são tubos de dimensão nanométrica, que são capazes de em aproximadamente 30 segundos receber radiações infravermelhas e emitir calor e deste modo conseguem eliminar os tumores, como pode ser representado na imagem abaixo.

Fig. 2. Nanotubo recebendo radiações infravermelhas.

Os experimentos realizados em camundongos futuramente serão aplicados em seres humanos e deste modo, a probabilidade de cura para o câncer será maior o que resultará em um grande avanço na medicina e melhor qualidade de vida para todos nós. Referências bibliográficas http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1236314-5603,00AVANCOS+DA+NANOTECNOLOGIA+TRAZEM+NOVAS+ESPERANCAS+PA RA+ENFRENTAR+CANCER.html Acessado em 28/05/2011. http://www.brasilescola.com/informatica/nanotecnologia.htm 28/05/2011.

Acessado

em

Avanços da nanotecnologia trazem novas esperanças para enfrentar câncer  

resumo critico

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you