Page 1

Pneus produzem energia para recarregar baterias Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/05/2011 Leonardo Ruza e Maíra Reis A preocupação com o meio ambiente é um assunto que deve ser abordado com grande atenção, e a poluição causada pelos automóveis é alarmante, trazendo conseqüências como o aquecimento global, que abordam conteúdos como física e biologia. Uma pesquisa feita pelo jornal “Globo Repórter” mostra que cada brasileiro possui, em média, dois carros. Podemos concluir que aumentar o transporte público, não será suficiente, precisamos criar alternativas, como por exemplo, o carro elétrico, descoberto já há algum tempo, porém não conseguiam achar um meio de utilizar com mais benefícios essa descoberta. O carro elétrico é um carro movido à bateria, que na teoria não poluiria o meio ambiente, devido ao fato de não liberar gases através do escapamento, porém ao carregar a bateria do carro elétrico, são utilizadas energias não renováveis, como energia nuclear e queima de carvão.

Fig. 1 (Regulador de 50 quilowatts do motor de um carro elétrico).


Uma alternativa para diminuir as freqüências de carregar a bateria e assim, diminuir o consumo das energias não renováveis, mostrada na redação do site inovações tecnológica – 24/05/11 foi a criação dos geradores piezoelétricos, que são nanogeradores (pequenos fios) que ao sofrer algum tipo de deformação, geram energia. Assim a bateria demoraria muito mais para descarregar, porém é um projeto que ainda está em testes, e no momento estão tentando aumentar a capacidade de watts gerados pelos fios piezoelétricos.

Fig. 2 Com o veículo rodando a 100 km/h - o que equivale a uma rotação do pneu de 854 giros por minuto - a malha piezoelétrica produziu 4,6 watts, de forma sustentada, por pneu. [Imagem: Makki/Pop-Iliev]

Um grande problema que deve ser destacado é a falta de investimentos nos avanços dos carros elétricos. Existem muito poucas Faculdades, Universidades e até mesmo empresas Automobilísticas que invistam nessa tecnologia. Uma das respostas para essas atitudes é o desinteresse, pois com o carro elétrico a empresa automobilística deverá fazer uma grande mudança e assim diminuir um pouco o seu lucro, e eles estão mais preocupados com o faturamento do que com o meio ambiente. Poderiam ser utilizadas energias a partir da biomassa, que acabaria com dois problemas, o lixo e a poluição, também poderiam investir nos carros movidos a energia solar, o que nos falta não são opções e sim atitudes.


ReferĂŞncias http://www.ecycle.com.br/tecnologia-a-favor/63-solucoes-problemas-carroeletrico.html http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=geradorespiezoeletricos-pneus-geradores-energia&id=010170110524 http://carros.hsw.uol.com.br/carros-eletricos.htm

Pneus produzem energia para recarregar baterias  

resumo crítico de fisica

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you