Page 1

"Planetas fora do nosso Sistema Solar viram coisa banal" Folha de São Paulo, 9 de fevereiro de 2011. Giuliana Miranda, jornalista de São Paulo. Por Guilherme França e Felipe Mauad 3ºB

Com o lançamento em 2009 do telescópio orbital Kepler, a descoberta de planetas fora do nosso Sistema Solar, o que não passava de especulação há pouco mais de 20 anos, virou algo "banal" nesta última década com a melhora e refinamento de instrumentos de pesquisas e principalmente técnicas utilizadas pela NASA. Neste mês, com os últimos dados do telescópio Kepler, foram descobertos cerca de 1.235 novos exoplanetas e deles, 54 ficam na chamada zona habitável, distância da estrela que permite haver água líquida, portantopossibilidade para o desenvolvimento humano.Desse 4,5 chamaram a atenção de cientistas por terem o tamanho semelhante ao da Terra. Antigamente apenas planetas do porte de Júpiter ou maiores eram detectados pela NASA por conta da atração gravitacional que exerciam. A partir de 2000, astrônomos descobriram que era possível detectar a presença de outros planetas a partir de variações do brilho das estrelas que eles orbitavam. Ao passar na frente de sua estrela, os planetas alteravam momentaneamente parte de seu brilho. E a partir da duração, intensidade e outros fatores deste fenômeno, o telescópio Kepler pôde detectar de maneira indireta a presença destes. Podemos atribuir tais descobertas à quantidade altíssima de dinheiro envolvida, vinda através de impostos de nações do mundo todo, em busca de novas técnicas e tecnologias cada vez mais eficientes para a evolução destas pesquisas.


Em uma década, descobriremos planetas onde existam seres vivos e principalmente planetas com recursos para a continuação do desenvolvimento de nossa espécie, pois hoje, como a autora já disse, há um aumento na descoberta de planetas por conta do desenvolvimento da NASA, com isso, nossa tecnologia só tende a crescer assim como a evolução de tornar-se "banal". Todavia com o passar do tempo, as descobertas aumentarão, e os investimentos serão mais altos, consequentemente nós iremos pagar mais. Assim cada vez mais gente irá arcar com as consequências de um investimento alto, entretanto, talvez com um lucro para futuras gerações.

Referência Bibliográfica: Jornal ‘’Folha de São Paulo’’ Wikipedia.org.br

Planetas fora do nosso Sistema Solar viram coisa banal  

resumo critico de fisica

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you