Issuu on Google+

“SpaceX propõe foguete reutilizável para colonizar Marte” http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/09/spacex-propoe-foguetereutilizavel-para-colonizar-marte.html São Paulo, Setembro, 2011. Bruno Coelho Felipe Gallian Resumo Crítico “Foguete reutilizável é construído para colonizar Marte” Apresentamos uma reportagem para o projeto “Ciências na Mídia”. Procuramos uma notícia que tivesse algo a ver com o tema: física. Retiramos da internet uma notícia sobre a construção de um foguete reutilizável. A companhia norte-americana Space-X esta construindo um foguete que não se destrua durante a reentrada na atmosfera da Terra.

O objetivo é reduzir os custos para uma “viagem a Marte”. ”Um sistema rápido e reutilizável é imprescindível para que a vida se torne multiplanetária, isto é, para se estabelecer vida em Marte. Se os aviões não fossem reutilizáveis, muito pouca gente poderia voar”, disse Elon Musk, fundador da empresa. O foguete projetado pela Space-X decolaria da forma normal e teria dois estágios: a parte inferior, parecida com uma coluna, regressaria a Terra para pousar na vertical, exatamente como foi lançada. Para que não se perdesse na reentrada na atmosfera da Terra, fizeram com que a parte inferior tivesse um propulsor na sua parte traseira, fazendo com que esse propulsor diminuísse a velocidade de reentrada, e, assim, diminuindo o atrito.


A notícia que escolhemos foi tirada do “Globo Online”, portanto é bastante acessível, e está bastante completa, apesar de revelar poucas informações detalhadas de como seria esse pouso de volta a Terra. A reportagem é muito importante para o ponto de vista econômico, pois um foguete custa entre US$ 50 milhões e 60 milhões, e ele se perderia na atmosfera, mas com essa inovação, as viagens tanto a outros planetas que serão feitas futuramente, como a de lançamento de satélites que estão sendo feitas hoje em dia sairão muito mais baratas. Referências Bibliográficas ‘Spacex propões foguete reutilizável para colonizar marte’,Globo.com, São Paulo, 30, setembro 2011. Disponível em:<http://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2011/09/spacex-propoe-foguete-reutilizavel-para-colonizarmarte.html> Vídeo de uma simulação de voo em:<http://www.spacex.com/npc-luncheon-elon-musk.php>.

disponível


SpaceX propõe foguete reutilizável para colonizar Marte