Japão: Tecnologia salvou e ainda salva vidas

Page 6

Essas tecnologias ajudaram os japoneses a preverem as ondas. Uma onda sísmica do terremoto viaja a uma velocidade muito grande, sendo capaz de cruzar a Terra em 20 minutos. Essa onda sísmica tem a capacidade de chegar muito antes de uma onda oceânica. Quando ocorre um terremoto no oceano, há uma grande chance de acontecer consequentemente um tsunami. Quanto mais próxima da praia, a onda do tsunami reduz seu comprimento e aumenta sua amplitude. A velocidade com que a ela pode se propagar é mais ou menos 800 Km/h. No Japão, a onda do tsunami tinha 10 metros de altura e chegou a uma velocidade de 720 Km/h, ou seja, 200 m/s. Essa velocidade pode aumentar, pois a onda pode adquirir muita força e percorrer mais milhares de quilômetros através de tremores seguintes.

Energia das ondas provocadas pelo terremoto

Com todos esses desastres ocorrendo no Japão, pessoas do mundo todo se mobilizaram para ajudar aos que mais necessitam. Por isso, grandes empresas como a Google, criaram meios de comunicação mais rápidos e


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.