Issuu on Google+

Ciências Naturais Prof. Cristina Pereira

Trabalho realizado por: Luís Madeira Nº12 9ºA


Causas da Obesidade: Existem provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética que determina, em certos indivíduos, uma maior acumulação de gordura na zona abdominal, em resposta ao excesso de ingestão de energia e/ou à diminuição da actividade física. O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os factores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental


Definição de Obesidade: É uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade.


Sintomas: Os sintomas mais comuns na Obesidade são: As roupas começam a ficar apertadas e o indivíduo precisa vestir um tamanho maior do que o habitual. Há aumento da gordura abdominal e do quadril. Há aumento do IMC (Índice de Massa Corporal) e da circunferência abdominal.


Sistema afectado pela obesidade:

O sistema que a Obesidade afecta 茅: O sistema cardiovascular O sistema Circulat贸rio


Tratamento: O principal tratamento para a obesidade é a redução da gordura corporal por meio de adequação da dieta e aumento do exercício físico. Programas de dieta e exercício produzem perda media de aproximadamente 8% da massa total (excluindo os que não concluem os programas). ´  Entre 85% e 95 %, daqueles que perdem 10% ou mais de sua massa corporal, recuperam todo o peso perdido em dois a cinco anos. O corpo tem sistemas que mantêm sua hematose em certos pontos fixos, incluindo peso.



luis madeira OBESIDADE