Page 1

Ano III Nยบ35 - MAIO 2018

LOTUS EXIGE SPORT 410 com poster

Skoda Karoq

O NOVO SUV ADAPTADO A SI e u q a t s e D m E

RODAS MรQUINAS

BMW M2


Conduzir o Toyota C-HR é desviar atenções, parar a cidade, mudar as regras com a tecnologia híbrida e seguir o seu próprio caminho. Chegou o novo crossover híbrido Toyota C-HR. Venha Testá-lo na Auto Açoreana. Este é o movimento perfeito. E a si, o que o faz mover?

PES Q U I SE TOYOTA C-HR Consumo combinado (l/100 km): Mín. 3,8/ Máx. 6,0 - Emissões de CO2 (g/km) Mín. 86/Máx. 136

Praceta da Pranchinha, 20 - 9500-330 Ponta Delgada - Telefone:296304900 - autoacoreana@autoacoreana.pt


14 10 06

34 30

22 Propriedade:

criativaçores, Lda Rua do Espírito Santo, 77 - r/c Esq. 9500-465 Ponta Delgada NIF: 513 281 070 Email: criativa.azores@gmail.com

962 370 110 • 968 691 361 Nº Registo: 126652

Breves Motos Passeio Offroad Curiosidades

Diretora: Natacha Alexandra Pastor Editor: Carlos Costa Direção Comercial: João Carlos Encarnação Sede da Redação/Editor: Rua Espírito Santo, nº 77 R/chão Esqº 9500-465 Ponta Delgada Periodicidade: Mensal Tiragem: 3.000 exemplares Impressão: Coingra - Companhia Gráfica dos Açores - Parque Industrial da Ribeira Grande Lote 33 - 9600-499 Ribeira Grande Depósito Legal: 391620/15

04 12 18 20

28 Empresas 36 Áudio 37 Mercado Usados 46 Últimas

Design Gráfico e paginação: Orlando Medeiros - Criativa Fotografia: Carlos Costa Colaboradores: Clube Motard de São Miguel, Filipe Tavares, João Costa, PixelU Photography. O uso e reprodução parcial ou total de qualquer conteúdo existente nesta revista é expressamente proibido. Os anúncios existentes nesta revista são da inteira responsabilidade dos anunciantes.

ESTATUTO EDITORIAL - A Revista RODAS Magazine é uma revista mensal de informação especializada no setor automóvel que oferece, quer através de textos quer de imagens, a mais ampla cobertura de assuntos, que se correlacionam com o Desporto automóvel, Desporto com e sem motor, de maior relevância que ocorram no mercado açoriano, com especial enfoque no mercado dos Açores. - A Revista RODAS Magazine é independente de qualquer poder político e económico. - A Revista RODAS Magazine pauta a sua ação em total cumprimento das normas éticas e deontológicas do Jornalismo português. - A Revista RODAS Magazine defende o pluralismo de opinião, respeita as crenças, ideologias políticas e religiosas, diferenças sociais e culturais, sem prejuízo de poder assumir as suas próprias posições. - A Revista RODAS Magazine identifica-se, como tal, com os valores da Democracia. - A Revista RODAS Magazine prosseguirá a sua linha de trabalho procurando a imparcialidade.


S VE E BR

MINI DESENHA CARRO ESPECIAL PARA CASAMENTO DO PRÍNCIPE HARRY Para celebrar o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle, a marca britânica concebeu um Mini único. O carro tem detalhes de realeza, e pormenores que apelam ao romance e amor. Após a boda, o casal atribuirá este modelo a uma instituição de cariz social: a The Children’s HIV Association, instituição que apoia crianças com o vírus HIV, sendo que a viatura será, ainda, posteriormente, leiloada.

FERRARI JÁ TEM ENCOMENDAS DE 2018 FECHADAS A totalidade dos Ferrari previstos para venda este ano está vendida, segundo afirmou Sergio Marchionne, o presidente da marca, que deixou ainda nota para a já muito preenchida lista de encomendas para 2019. “Ainda estão disponíveis alguns GTC Lusso (o familiar da Ferrari com de quatro rodas motrizes), mas para os restantes modelos será necessário esperar pela produção de 2019”, acrescentou o presidente, no decurso de uma conferência de imprensa para apresentar os resultados financeiros do primeiro trimestre.

POLUIÇÃO DOS DIESEL MERCADO AUTOMÓVEL CRESCEU EM PORTUGAL ACIMA DO LIMITE A poluição provocada pelos carros a diesel 6,4% DE JANEIRO A ABRIL No total o mercado automóvel em Portugal cresceu 6,4% até abril último. A venda de veículos ligeiros de passageiros contribuiu de forma decisiva para essa aceleração. No primeiro quadrimestre de 2018, foram colocados em circulação 97.973 novos veículos. Segundo a ACAP (Associação do Comércio Automóvel de Portugal), a Toyota foi a marca automóvel que mais cresceu percentualmente em vendas, cerca de 38,7% mais relativamente ao período homólogo em 2017.

INVESTIMENTO EM VIATURAS PARA A PSP O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, diz que está previsto para este ano um investimento em viaturas para a PSP, e que até ao final do ano serão entregues 400 novas viaturas às forças e serviços de segurança, estando ainda previstas mais 600 em 2019, 2020 e 2021.

4 • rodas

nas cidades portuguesas está oito vezes acima do limite imposto pela Comissão Europeia. De acordo com a última norma, a Euro 6, que entrou em vigor em 2015, as emissões de óxido de azoto não poderiam ultrapassar os 80 miligramas por quilómetro, mas nos meios urbanos portugueses regista-se um valor muito superior, 641 mg/km. Em Portugal, também à semelhança do que acontece por toda a União Europeia, os carros a diesel continuam a ser os mais vendidos do mercado. Em 2017, estes automóveis representaram 60,9% do total das vendas de veículos ligeiros de passageiros.


Ilha Verde

Ponta Delgada Caminho do Pico de Funcho, Antigo Armazém da Mobilar 9500-435 Ponta Delgada

CONSUMO COMBINADO DE 3.2 L/100 KM A 5.2 L/100KM E EMISSÕES CO2 DE rodas • 5 87 G/KM A 118 G/KM. Sinta. Cada. Momento Fiesta. Visual não contratual. ford.pt


EM

UE Q STA E D

NOVO KAROQ

UMA ESCOLHA

RACIONAL E EMOCIONAL Um SUV compacto, cheio de estilo, assim se pode traรงar, em poucas palavras, o novo SKODA KAROQ. Direitos Reservados

O novo KAROQ consegue tornar reais quase todos os seus desejos. 6 โ€ข rodas


Equipado com sistemas de conetividade e de segurança topo de gama, o KAROQ pode inclusivamente transformar a sua viagem para o trabalho numa viagem fascinante. Sendo a mais recente materialização da linguagem de design da SKODA, o KAROQ pode tornar a sua viagem em algo especial. Um look fresco que evoca robusteza e segurança, assim é o novo KAROQ. As linhas, elegantemente esculpidas, evocam a herança do cristal checo. O modelo KAROQ com uma grelha tipicamente SKODA oferece uma sensação de força e segurança. A dianteira é dominada pelos faróis principais acentuados e pelos faróis de nevoeiro. Enquanto as cavas das rodas angulares e as capas protetoras das soleiras das portas realçam o carácter do SUV, o jogo contínuo da luz

e sombra, criados pela linguagem de design da SKODA, confere emoção e graciosidade à imagem deste novo modelo. O design das jantes e as proteções acentuam o carácter de SUV. Viajar com um copiloto atento é muito mais seguro. Em situações extremas nas quais o condutor não pode influenciar ativamente o desfecho, os elementos de segurança passiva do automóvel – caso dos airbags – assumem o comando. Neste capítulo pode equipar o seu automóvel com até 9 airbags. O KAROQ está disponível nos concessionários da marca com dois níveis de equipamento, Ambition e Style, com preços a partir de 25.672 euros para o motor 1.0 TSI de 116 cv e de 30.564 euros para o 1.6 TDI de 116 cv. O 2.0 TDI de 150 cv arranca nos 39.284 e só está disponível com tração integral. Existem 14 cores disponíveis.

> Com tantas formas de tornar a sua viagem mais divertida e confortável nem vai querer sair do carro. rodas • 7


CONFORTO

Com um teto elétrico panorâmico capaz de o fazer render-se aos céus, o KAROQ oferece muita luz ao interior do veículo. O vidro é escurecido, proporcionando deste modo que apenas uma certa quantidade confortável de luz e calor entrem no veículo.

PAINEL DE INSTRUMENTOS DIGITAL

Assegura-lhe uma visão perfeita das especificações do computador de bordo em conjunto com a restante informação. Pode escolher uma das três opções de visualização básicas e uma de visualização reduzida, assim como os respetivos layouts controlado através de um botão no volante com multifunções.

SISTEMAS INTELIGENTES APOIAM CONDUTOR

Lane Assist: Reconhece uma saída não intencional da faixa de trânsito, emitindo uma mensa-

8 • rodas

gem visual, iniciando a direção corretiva. Traffic Jam Assist: proporciona maior segurança e conforto em caso de congestionamento e em trânsito pára-arranca. Rear Traffic Alert: deteta a aproximação lateral de veículos. Um sinal acústico avisa o condutor perante uma colisão eminente. Blind Sport Detect: ajuda o condutor a mudar de via de trânsito em segurança, reajustando qualquer veículo sitiado na zona do ângulo morto. Front Assist: sistema de segurança de alerta de colisão, acionando os travões. Estacionamento perpendicular: ajuda o condutor ao mover o volante automaticamente pelo que o condutor só precisa de acelerar e travar.

INTERIOR Descanso de braços com suporte para dois copos; PhoneBox com carregador wireless; Mesas dobráveis.

Para mais informações visite o concessionário JH Ornelas


rodas • 9


AS N I QU Á SM A D RO

BMW M2 Carlos Costa

10 • rodas


“Tenho vários carros, mas é um prazer muito grande conduzir este por se tratar de um carro pequeno, ideal para conduzir dentro da ilha. É um carro com grande potência, muito especial. Posso dizer que sem encomenda, foi preciso esperar cerca de sete meses para que o entregassem, e tive de ir diretamente ao continente para fechar o negócio. O conforto é de topo, não há nada de negativo a apontar. Ao nível de extras ele vem equipado com tudo aquilo que se possa imaginar. Não lhe falta rigorosamente nada. Tenho uma paixão por carros, já estou a aguardar pelo M2 Competition, que sai dentro de alguns meses. Trata-se de um BMW com 405 cv. Tenho tido vários modelos da marca, já comprei vários M5 e M2, também comprei o M1, que foi o que menos me agradou. À medida que vão saindo estes modelos novos e arrojados vou investindo.” Renato Ponta-Garça

rodas • 11


OS T MO

THE PACK TRACK

UMA AVENTURA DE 4 PATAS SOBRE RODAS Texto: Rita Ribeiro - Clube Motard de São Miguel

Um homem, uma mulher, dois cães, duas motas e a aventura de uma vida. Este podia ser o mote de uma novela ou uma série de comédia, mas não... é o resumo da vida de Janell e Stuart Clarke. Janell e Stuart (Stu) Clarke são um jovem casal australiano que, como tantos outros, um dia teve o sonho de viajar de mota pelo mundo. Pouparam todo o dinheiro que conseguiram ao longo de cinco anos e, quando estavam prontos para partir, tudo mudou... A ideia louca de viajar de mota com Skyla, a cadelinha da família, surgiu quando o casal foi informado de que o animal estaria com cancro. Mas, uma vez planeada, decidida e definida a viagem de dois anos sobre rodas, nada impediria que esta não se realizasse. Porém, a notícia da doença de Skyla, abalou estes amantes de animais, que a consideravam uma filha de quatro patas há já 8 anos, e num ato louco de amor, decidiram que a levariam nesta aventura. Foi desta forma que a grande aventura começou. Ajustaram a viagem para esta nova passageira, comprando um assento para cães, feito por medida nos EUA, mas rapidamente perceberam que, para viajar ao redor do mundo por dois anos, a Skyla precisaria de algo mais rígido e fechado para o seu conforto em todos os climas e, se viajasse frequentemente em alta velocidade, para sua segurança. A Extreme Creations construiu-lhes o que chamaram de Bird Cage, e, com o tempo, foram fazendo ajustes à pequena tenda transportadora para cães, tentando colmatar as necessidades do animal, até que chegaram ao seu próprio produto patenteado e colocado à disposição de todos, que pode ser adquirido no site desta família. Antes de começar a viagem, Skyla recebeu tratamento para o linfoma, fazendo quimioterapia seguida de um

12 • rodas

transplante de medula óssea e recebeu autorização para viajar duas semanas antes da data do início da viagem. A ideia era não voltar a ver o cancro, mas, infelizmente este voltou a atormentar a cadelinha no México, e acabou por falecer na pequena cidade de El Callao, na Venezuela. “Nunca houve a opção de fazer esta viagem sem a Skyla porque somos uma família e nós três sempre fizemos tudo juntos”, explica Janell. “Nós sentimos falta de Skyla todos os dias e nunca esqueceremos nossa pequena menina. A nossa esperança é que, promovendo viagens como esta com o nosso cão, possamos consciencializar sobre o importante papel que os animais desempenham nas nossas vidas e as oportunidades disponíveis para as pessoas viajarem com seus amigos peludos.” A referência a esta missão é claramente identificada no site dos Clarke, onde podemos fazer donativos para uma entidade mundial de proteção animal. Mas, a viagem destes dois não terminou com a morte de Skyla. Pelo contrário, a aventura só aumentou. Atualmente, Janell e Stuart continuam a viajar com cães... agora com duas cadelinhas que adoptaram em viagem: a Negrita, (vítima de um acidente com um camião) com sequelas nas patas traseiras que quase a deixaram imobilizada; e Shadow, uma cadelinha preta que quase foi atropelada por Stu, mas acabou por embater num carro, que a deixou sem uma vista. Hoje em dia, estas cadelinhas que um dia viram a morte de perto, continuam a viajar pelo mundo, completamente adaptadas à vida nómada e às duas rodas. Para Janell e Stu, esta é a sua forma de vida há já quatro anos e dois meses. E a aventura promete continuar... Visite o site do casal em www.thepacktrack.com


rodas • 13


OS T MO

ACC MOTAS APRESENTA NOVA MOTO GUZZI V7 III Natacha Alexandra Pastor

Carlos Costa

Foi num ambiente descontraído, mas onde foi possível recolher muita informação profissional, que a ACC Motas apresentou duas versões da novíssima Moto Guzzi V7 III, que passam a ser comercializadas pela empresa.

Carolina Brito explicou à Rodas Magazine o que se proporcionou com esta ação. “Este evento serviu de base para o lançamento da Moto Guzzi V7 III e contou com a presença dos importadores da marca e do responsável das marcas Aprilia e Moto Guzzi no nosso país, Miguel Vasconcelos. Achamos que é importante o contacto entre os importadores e os clientes, nós servimos como a ponte mas é bom que os clientes vejam que estamos de

14 • rodas

mãos dadas com o importador e que procuramos satisfazer os nossos clientes. É difícil fazer nos Açores ações como as que os importadores fazem com concessionários em Portugal Continental devido ao elevado custo em fazer deslocar até cá várias motas para test-drive, de modo que esta foi a forma possível de trazer um pouco deste espírito para as nossas ilhas que também merecem.”


rodas • 15


V7 III CARBON

É o único membro da família V7 actual, produzido em edição limitada e numerada. Combina os seus traços clássicos com a modernidade da fibra de carbono utilizada em alguns componentes, como os guarda-lamas e as tampas laterais. A pintura, em negro mate, é decorada com apontamentos de vermelho, que vão desde a águia do depósito, até às tampas das cabeças dos cilindros, passando ainda pela pinça do travão dianteiro, fabricada pela Brembo. Também os pespontos do assento são em vermelho. Outros pormenores, como o tampão do depósito de combustível maquinado, emprestam à V7 III Carbon, o aspecto exclusivo digno de uma série limitada. A recordar esse mesmo facto, há uma placa nos suportes do guiador, que identifica todos os 1921 (o ano do nascimento da Moto Guzzi) modelos que irão ser produzidos.

V7 III ROUGH

A Rough salta imediatamente à vista pelos seus pneus de tacos, montados em jantes de raios. É uma moto urbana com um aspecto rural, que apresenta ainda mais alguns acabamentos de bom gosto, como os guarda-lamas e as tampas laterais em alumínio.

16 • rodas

MOTOR Bicilindrico em V a 90º, 4 tempos CILINDRADA 744 cc DIÂMETRO X CURSO 80 x 74 mm POTÊNCIA 52 CV (38kW) às 6.200 rpm BINÁRIO 60 Nm às 4.900 rpm CAIXA DE VELOCIDADES 6 velocidades


rodas • 17


M GE A RT O P RE

FOTOGRAFIA:

PASSEIO OFFROAD COM GRANDE ADESÃO

e João Carlos

Natacha Alexandra Pastor

O que começou por ser uma iniciativa programada entre amigos acabou por gerar uma onda alargada de interesse e culminou num passeio offroad 4x4 Quad, com grande número de participantes.

João Franco, um dos principais responsáveis pelo passeio, explicou à Rodas Magazine que surpreendeu a adesão de tantas pessoas a uma iniciativa que foi pensada para um restrito grupo de amigos. Depois de estruturada a ideia, rapidamente alguns dos participantes iniciais passaram a palavra a amigos e conhecidos e surgiu um crescente interesse. No total terão marcado presença entre 25 a 30 participantes neste passeio de nível fácil, onde foram percorridos alguns caminhos secundários de uma parte da ilha São Miguel, com uma

18 • rodas

paragem para almoço no restaurante O Raião, na Candelária. Esta seria a fase final do passeio, mas, ainda assim, houve quem quisesse continuar viagem, em grupo, desfrutando de bonitas paisagens. Perante o entusiasmo e boa camaradagem que se criou, João Franco admite fazer um novo evento após o verão, para descobrir outros recantos da ilha, desta feita percorrendo a zona norte/nordeste, mas sempre com o mote de não envolver uma organização pesada nem arriscada quer para a organização quer para participantes.


rodas • 19


S DE A SID O I R CU

CARRO MAIS CARO DO MUNDO TEM (FINALMENTE) PNEUS Direitos Reservados

Sim isso mesmo, o Ferrari 250 GTO, que detém o título de carro mais caro do mundo, já pode trocar de pneus, graças à Pirelli que acrescentou à sua gama uns pneumáticos que podem apenas “calçar” os 39 exemplares produzidos do Ferrari 250 GTO. A italiana Pirelli anunciou que acrescentou à sua gama de pneus para clássicos os Stelvio Corsa, uns pneumáticos que podem apenas “calçar” os 39 exemplares produzidos do Ferrari 250 GTO – tão só o carro mais caro do mundo, pois oficialmente uma das suas unidades foi vendida em 2014 por 35 milhões de euros, mas ainda à pouco tempo apareceram mais três cujos donos que pediam valores na ordem dos 50 milhões para se despedirem do desportivo italiano. Significa isto que personalidades como o estilista Ralph Lauren, o magnata americano das comunicações Craig McCaw ou o baterista dos Pink Floyd, Nick Mason, alguns dos conhecidos proprietários de um Ferrari 250 GTO, já não têm de se preocupar em desgastar a borracha, pois não correm o risco de ficar irremediavelmente com os pneus carecas… Graças ao trabalho da Pirelli, que tratou de revisitar o arquivo da Ferrari, para produzir pneumáticos com as mesmas medidas e design que os originais, dos anos 60. Desse trabalho resultaram uns 215/70 R15 98W para o eixo dianteiro e uns 225/70 R15 100W para as rodas de trás. Porém, se o padrão e as medidas recuam umas décadas, a borracha em si integra os mais avan-

20 • rodas

çados compostos da indústria, de modo a incrementar a eficiência e a fiabilidade dos pneus e, sobretudo, melhorar a respectiva aderência em piso molhado. O que se compreende, pois o desportivo de dois lugares é um tracção traseira que monta à frente um V12 3,0 litros com 300 cv. Ora, como pesa apenas 880 kg e pode atingir 300 km/h, é bom que fique colado à estrada. É certo que não é invulgar, mas será coincidência o facto de este produto ser anunciado apenas algumas semanas depois de o patrão da Ferrari, Sergio Marchionne, ter admitido aos media, que a Ferrari estava a considerar a hipótese de ‘reeditar’ alguns dos seus modelos do passado mais emblemáticos. A materializar-se esta hipótese, o 250 GTO perfila-se como uma das hipóteses.


rodas • 21


OS V I RT O SP DE

LOTUS EXIGE SPORT 410

O novo desportivo conta com um V6 sobrealimentado de 3.5 litros com caixa manual de 6 velocidades que lhe permite uma potência de 410 CV (430 CV na versão Cup) e um binário de 420 Nm. Pesando 1054 kg (menos 2 kg que a versão Cup), o Exige Sport 410 é capaz de atingir a velocidade máxima de 290 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos.

>

22 • rodas


rodas • 23


24 • rodas


LOTUS EXIGE SPORT 410

das R rodas • 25 magazine


Chama-se Exige Sport 410, é definido como o “derradeiro” Exige e custa 96.840 euros no Reino Unido. Ainda não foi divulgado o preço para o nosso país. Tem por base o mais radical Exige Cup 430 mas foi pensado para que os seus donos possam disfrutar da sua utilização no dia-a-dia. Pesa apenas 1.054 quilos (seco) e conta com um motor V6 de 3.5 litros atmosférico que debita 416 cv de potência e 420 Nm de binário máximo. Este bloco está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades que envia a potência em exclusivo para o eixo traseiro.

PERFORMANCE

Exige Sport 410

Potência máxima

410 hp at 7,000 rpm (416 CV)

Binário máximo

Com uma relação peso potência de 381 cv/1000 kg e com uma aerodinâmica que lhe permite gerar 150 quilos de força descendente, este Exige Sport 410 é capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e de acelerar até aos 290 km/h. O consumo médio ronda os 19,6 litros aos 100 quilómetros.

310 lbft from 3,000 to 7,000 rpm (420 Nm)

0-100 km/h

3.4 seconds

Velocidade Máxima(Coupe)

290 km/h

Velocidade Máxima (Roadster)

233 km/h

Emissões CO2

240 g/km

CONSUMOS Urbano Extra-urbano Combinado

26 • rodas

14.9 l/100 km 8.1 l/100 km 10.6 l/100 km

A imagem exterior é marcada pelos muitos apoios aerodinâmicos, pelo enorme difusor traseiro, pelo escape em posição central e claro, pela muita fibra de carbono exposta. O resultado é um modelo com um “look” bastante agressivo e que parece pertencer ao mundo da competição. E isso continua no interior, forrado quase na totalidade a Alcantara e a fibra de carbono. Não esteja à espera de “luxos”, já que a atenção ao peso não permite que haja lugar a “mordomias” como enormes ecrãs “touch” ou potentes sistemas de som.


rodas • 27


AS S RE P EM

SOLUÇÃO PARA MELHORAR DESEMPENHO DE ESPAÇOS ENVIDRAÇADOS Natacha Alexandra Pastor

VPelículas Açores

A Arquitetura está a ser uma área tão forte e importante para os clientes quanto o automóvel, onde a VPelículas tem uma oferta de serviço de excelente qualidade. Com o calor a chegar, os clientes estão à procura de uma solução nova, bonita e eficaz. A película é o exemplo disso! Dada a versatilidade, pode ser aplicada em inúmeras situações, e com um design arrojado que não choca com a apresentação da sua casa ou espaço comercial, tal como demonstram estas fotografias. Entre os muitos clientes que procuram esta solução estão restaurantes/bares; gabinetes de contabilidade; salões de cabeleireiros; moradias envidraçadas; edifícios licenciados em Alojamento Local, entre muitos outros! Que vantagens advêm da aplicação da película? Permitem-lhe ter: - Película espelhada de privacidade; - Redução de calor em 83%; - Proteção contra os Raios Ultravioleta em 99%; - Segurança Passiva (anti estilhaços); - Requinte a nível estético.

28 • rodas


rodas • 29


IAS C Í T NO

OPEL GT FAZ 50 ANOS Opel

Em bom rigor, a lenda Opel GT inicia-se com um ‘big bang’ no Salão Automóvel de Frankfurt de 1965. A grande estrela do ‘stand’ da Opel é um irreverente modelo desportivo de dois lugares com silhueta muito esguia, ‘nariz’ baixo, faróis escamoteáveis, guarda-lamas salientes e traseira curta.

Até então, nenhum fabricante europeu se atrevera a realizar algo semelhante. Na verdade, o Experimental GT era o primeiro ‘concept car’ apresentado por uma marca alemã. A Opel classificou-o como um estudo de automóvel de elevadas ‘performances’. A autoria era de Erhard Schnell e da sua equipa de ‘designers’, que haviam estreado, poucos meses antes, o novíssimo “Styling Studio” da marca em Rüsselsheim - o primeiro centro de ‘design’ de um fabricante de automóveis na Europa. A ousadia foi plenamente recompensada no Salão de Frankfurt desse ano. Tanto a imprensa como o público renderam-se às linhas do Experimental GT e teceram grandes elogios ao avanço da Opel. Na verdade, ninguém esperara da parte da marca um modelo desportivo tão radical. A entusiástica receção foi motivo suficiente para que a passa-

30 • rodas

gem à produção recebesse luz verde. Decorridos seis anos sobre o primeiro esboço e apenas três sobre essa decisão, a primeira unidade Opel GT saía da linha de montagem. Corria o ano de 1968. O Opel GT é um dos primeiros exemplos de colaboração franco-alemã. Na sequência de outros projetos em conjunto, a Opel encarregou os produtores franceses de carroçarias Chausson e Brissoneau & Lotz das operações de prensagem, soldadura e pintura, bem como da instalação do habitáculo do GT. As unidades eram depois enviadas para a Alemanha para montagem final, nomeadamente dos componentes de chassis e do conjunto motor/transmissão. O Opel GT oferecia duas motorizações à escolha. O mais acessível 1.1 provinha do modelo Kadett e debitava 60 cv de potência. O outro era o mais potente 1.9, com 90 cv, oriundo do Rekord.


rodas • 31


O GT 1900 ganhou rapidamente grande popularidade graças a ‘performances’ de relevo para a época, como a velocidade máxima de 185 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h em 11,5 segundos. A transmissão às rodas traseiras era efetuada através de uma caixa manual de quatro velocidades. Na Europa, muito poucos clientes encomendaram a caixa automática de três velocidades, a qual era muito mais requisitada do outro lado do Atlântico. O formato do GT de produção era consideravelmente diferente do protótipo de 1965. Na realidade, tinha aparência ainda mais musculada. A frente surgia mais larga e a projeção dianteira era mais curta. A carroçaria muito baixa e as linhas elegantes do Opel GT levaram em linha de conta o desempenho aerodinâmico a alta velocidade nas autoestradas alemãs. Mas esse ‘design’, que tornava o modelo tão especial, de repente tornou-se num problema - o GT era indisfarçável, ou seja, a Opel cedo teve que ‘abrir o jogo’ porque não havia camuflagem que escondesse a sua existência durante os habituais testes de estrada da fase pré produção. Tal como o exterior, o habitáculo do Opel GT era muito avançado para a época. Saltavam imediatamente à vista os bancos tipo ‘bacquet’, o belíssimo volante de três raios e os mostradores redondos. Ainda hoje, o ambiente e a ergonomia de automóvel desportivo deste Opel não deixa ninguém indiferente.

32 • rodas

Com baixo centro de gravidade, estrutura rígida e suspensão evoluída, o GT era um automóvel ideal para corridas. Entre muitos sucessos contam-se as vitórias obtidas pelos Opel GT preparados pela escuderia italiana Conrero em provas de longa distância, no início dos anos 1970. Em 1971, Georg von Opel, neto do fundador da Opel, decidiu elaborar uma versão GT com motorização elétrica, capaz de atingir velocidades da ordem de 190 km/h, vindo a estabelecer vários recordes mundiais. Em junho de 1972 a Opel construiu um GT com motor Diesel que fixaria dois recordes mundiais e 18 recordes internacionais em provas realizadas no centro de testes da Opel em Dudenhofen. Um desses impressionou: velocidade de 197 km/h ao cabo de apenas 1000 metros era algo de inédito para um motor a gasóleo. O ‘designer’ do GT, Erhard Schnell, recorda como este GT tinha uma silhueta ainda mais baixa. «Não tínhamos orçamento ilimitado, pelo que decidimos pegar num dos protótipos de estudo para um descapotável e cortámos o para-brisas…». Em 1969, no Salão de Frankfurt, a Opel apresentou o protótipo Aero GT com óculo traseiro que baixava eletricamente e tejadilho amovível. Por muito que este fosse um modelo de sonho para os adeptos dos descapotáveis, o projeto não passou da fase de estudo de ‘design’. O Opel GT esteve em produção até 1973. Com elevado desempenho dinâmico, ‘design’ exclusivo e preço acessível, a popularidade do GT excedeu todas as expetativas. A produção alcançou um total de 103.463 unidades em apenas cinco anos.


rodas • 33


s

a d o r

MERCEDES-BENZ 220D INÍCIO DE PRODUÇÃO 1973 • 59 CV • 2196 CM3 Orlando Medeiros

34 • rodas


“Este Mercedes 220D foi o meu carro do quotidiano durante longos anos. Era o meu meio de transporte diário entre o Porto Formoso e o meu escritório. Trata-se de um carro que comprei há já mais de 20 anos, muito bonito, muito forte, um carro verdadeiramente de luxo, para a altura era um carro imponente. A única dificuldade de maior é que se trata de um carro grande, e o seu estacionamento não é nada fácil.

A Mercedes é a Mercedes, tem uma produção de qualidade, capaz de transmitir estabilidade, e, como tal, é uma insígnia com a qual me identifico. E tanto assim o é que hoje tenho um outro Mercedes, que me acompanha para qualquer lado. É um carro com características muito mais modernas, naturalmente.” Artur Sá

rodas • 35


DIO U SÁ A D STA RO POR: J. CO

BANG & OLUFSEN BEOSOUND DB11

O gigante Dinamarquês Bang & Olufsen tal como muitos outros fabricantes de áudio high-end também incluiu em seus projetos uma vertente dedicada a equipar viaturas de topo de gama com o seu equipamento proporcionando aos seus proprietários complementar o seu carro com o melhor som possível conferindo desta forma um degrau de excelência ainda mais difícil de atingir, mas obviamente atingido! Numa parceria com um dos mais refinados fabricantes de carros desportivos de luxo, a Britânica Aston Martin oferece aos felizes proprietários a opção de equipar o carro com um sistema áudio da Bang & Olufson com 1000 watts de potência, neste caso no novo modelo DB11-Coupé, para que se sinta um verdadeiro James Bond. O DB11-Coupé como opção pode vir equipado com um sistema de som da Bang & Olufsen, num total de 13 altifalantes, sendo 2 tweeters frontais de 19 mm (com lentes móveis acústicas), 1 altifalante frontal de 100 mm, 1 tweeter central de 19 mm, 2 altifalantes midrange de 100 mm, 2 woofers de 165mm, 2 tweeters de 19 mm, 2 altifalantes de 100 mm e finalmente 1 subwoofer de 200mm, todos estes altifalantes são montados em cabines fechadas de forma a otimizar a qualidade e performance do som. Todos estes altifalantes produzem 1000

36 • rodas

watts de som controlados com amplificador DSP de 13 canais sendo os mesmos divididos por 8 canais de potência de 250 watts e 5 canais ICEPower de 750 watts. O sistema apresenta um design de “Bespoke” ou seja por medida onde algumas soluções visam otimizar a qualidade do som tal como o “Automatic Volume Control” funcionando em tempo real, ajuste e volume da equalização de forma a compensar as alterações de ruido, ajuste do nível do som surround, modo de som Auto, Driver ou Front, entre outras características. Este sistema levou cerca de 400 horas a ser afinado pelos engenheiros da Bang & Olufson, o que atesta a sua grande qualidade sonora, um sistema de som puro, cristalino e potente, envolvendo as passageiros numa áurea de som que só uma empresa como a Bang & Olufson consegue produzir, fazendo os ocupantes esquecer que estão num carro que tem uma potencia de mais de 600 cv e que custa uma autentica fortuna, tal esquecimento vem a provar que a qualidade do som vem a superar as performances que este carro pode atingir, proporcionando uma viagem incrível a quem possa ter a oportunidade de entrar a bordo e ser totalmente envolvido por um som que muitos poucos têm a oportunidade de ouvir. www.bang-olufsen.com


usados Escolha o seu...

aos melhores preรงos.


O D A C R ME IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO (MATRICULADOS ATÉ 1 DE JULHO 07) GASOLINA CILINDRADA (CC)

DIESEL CILINDRADA (CC)

MOVIDOS A ELECTRICIDADE VOLTAGEM TOTAL

POSTERIOR A 1995

ENTRE 1990 E 1995

ENTRE 1981 E 1989

ATÉ 1000 DE 1001 ATÉ 1300 DE 1301 ATÉ 1750 DE 1751 ATÉ 2600 DE 2601 ATÉ 3500 MAIS DE 3500

ATÉ 1500 DE 1501 ATÉ 2000 DE 2001 ATÉ 3000 MAIS DE 3000

ATÉ 100 MAIS DE 100

17.87€ (+3,14€)* 35.87€ (+6,31€)* 56.03€ (+9,86€)* 142.17€ (+25,01€)* 258.17€ 459.98€

11.27€ (+1,98€)* 20.16€ (+3,55€)* 31.32€ (+5,51€)* 74.99€ (+13,19€)* 140.59€ 236.29€

7.91€ (+1,39€)* 11.27€ (+1,98€)* 15.71€ (+2,76€)* 32.41€ (+5,70€)* 71.59€ 108.57€

* ligeiros de passageiros a gasóleo

IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO (MATRICULADOS A PARTIR DE 1 DE JULHO 07) ESCALÃO DE CILINDRADA (CC) ATÉ 1250 DE 1251 ATÉ 1750 DE 1751 ATÉ 2500 MAIS DE 2500

TAXAS (€)

ESCALÃO DE CO2 (G/KM) ATÉ 120 DE 121 A 180 DE 181 A 250 MAIS DE 250

28.52€ 57.23€ 114.36€ 391.38€

TAXAS (€)

APESAR DA DESIGNAÇÃO, O IUC É APLICADO SOBRE A PROPRIEDADE E NÃO SOBRE A CIRCULAÇÃO. PAGA-SE NO MÊS DE MATRÍCULA OU NO MÊS ANTERIOR, SENDO OS ATRASOS SUJEITOS A MULTA, A SUA LIQUIDAÇÃO É ANUAL.

58.51€ 87.68€ 190.41€ 326.19€

INSPEÇÕES LIGEIROS, SEMIRREBOQUES E REBOQUES (NÃO AGRÍCOLAS) INSPEÇÃO€ 27,09 | REINSPEÇÃO € 15,22

PESADOS E TRATORES DE MERCADORIAS

MOTOCICLOS

TRATORES E REBOQUES AGRÍCOLAS

CICLOMOTORES

INSPEÇÃO € 39.30 | REINSPEÇÃO € 22,13

INSPEÇÃO € 19,87 REINSPECÇÃO € 11,26

INSPEÇÃO € 9,96 € REINSPECÇÃO 5,52

INSPEÇÃO € 7,04 REINSPECÇÃO € 3,96

EMISSÃO DE SEGUNDA VIA DA FICHA DE INSPEÇÃO € 2,17 - A) AOS VALORES FIXADOS ACRESCE O IVA À TAXA LEGAL EM VIGOR

LIGEIROS DE PASSAGEIROS DE MERCADORIAS E DE ALUGUER S/ CONDUTOR E RESTANTES LIGEIROS 1ª INSPEÇÃO NO 4º ANO APÓS 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES DE 2 EM 2 ANOS APÓS 4º ANO.

LIGEIROS DE INSTRUÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO E DE PASSAGEIROS, AMBULÂNCIAS E DE TRANSPORTE ESCOLAR 1ª INSPEÇÃO NO 1º ANO APÓS A 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES ANUALMENTE.

PESADOS DE PASSAGEIROS E DE MERCADORIAS, REBOQUES E SEMIRREBOQUES C/PB > 3.500 KG 1ª INSPEÇÃO NO 1º ANO APÓS 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES ANUALMENTE.

MOTOCICLOS, CICLOMOTORES, TRATORES E REBOQUES AGRÍCOLAS 1ª INSPEÇÃO NO 4º ANO APÓS 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES ANUALMENTE.

GARANTIA DAS MARCAS MARCA ALFA ROMEO AUDI BMW CHEVROLET CHRYSLER/JEEP CITRÖEN DAIHATSU FERRARI FIAT FORD HYUNDAI HONDA JAGUAR KIA LANCIA LAND ROVER LEXUS MAZDA

MECÂNICA 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS (1) 5 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS 7 ANOS (4) 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 5 ANOS OU 160 000 KM 3 ANOS/ 100 000 KM OU 2 ANOS SEM LIMITE DE KM

CORROSÃO 8 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 6 ANOS 7 ANOS 12 ANOS 6 ANOS 2 ANOS 8 ANOS 12 ANOS (2) 12 ANOS 12 ANOS (3) 6 ANOS 7 ANOS (5) 8 ANOS 6 ANOS 12 ANOS 12 ANOS

PINTURA 3 ANOS 12 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 5 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 7 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS

MARCA MERCEDES MINI MITSUBISHI NISSAN OPEL PEUGEOUT PORSCHE RENAULT SAAB SEAT SKODA SMART SSANGYONG SUBARU SUZUKI TOYOTA VOLKSWAGEN VOLVO

MECÂNICA 2 ANOS 2 ANOS 3(6) / 5 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS OU 100 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 5 ANOS / 150 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS OU 100 000 KM (12) 5 ANOS OU 160 000 KM 2 ANOS 2 ANOS

CORROSÃO 30 ANOS 12 ANOS 3 (6) / 12 (7) ANOS 6 (8)/12 ANOS(9) 12 ANOS 12 ANOS 10 ANOS 12 ANOS 6 (10)/12 ANOS(11) 12 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 6 ANOS 12 ANOS 12 ANOS (13) 12 ANOS 3 ANOS 8 (14)/12 ANOS(15)

PINTURA 4 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 2 ANOS

FORD RANGER 3 ANOS; (2) FORD RANGER 6 ANOS; (3) JAZZ 6 ANOS; (4) 150 000 KM; (5) CEE’D 10 AOS; (6) CANTER FUSO; (7) L200; ASX; OUTLANDER; SPACE STAR; (8) TERRANO, PICK-UP, PATROL, PATHFINDER, NAVARA; (9) MICRA, ALMERA, NOTE, PRIMERA, 350Z, X-TRAIL, MURANO, QASHQAI; (10) 9-5; (11) 9-3 SPORT SEDAN; (12) EM JUNHO A GAMA SWIFT E SX4 É DE 7 ANOS OU 150 000KM; (13) JIMMY 6 ANOS; (14) S60, S80, V70, XC70, XC90; (15) S40, V50, C30, C70 (1)

38 • rodas


8,999€

FIAT PUNTO EVO 1.3 MULTIJET 5P 5LUG. 95 CV. 2011 • Diesel • 203.897 Kms

4,999€

9,250€

VOLKSWAGEN POLO 1.4 TDI 5P 5LUG. 75CV 2004 • Diesel • 217.441 Kms

FIAT PUNTO EASY 1.2 5P 5LUG. 69CV 2017 • Gasolina • 19.457 Kms

24,999€

8,250€

8,499€

AUDI A5 SPORTBACK 1.8TFSI 5P 5LUG. 170CV. 2012 • Gasolina • 177.183 Kms

FORD FOCUS SW 1.6TDCI 5P 5LUG. 109 CV 2007 • Diesel • 191.162 Kms

SMART FORTWO COUPÊ 1.0 3P 2LUG. 71CV. 2013 • Gasolina • 39.148 Kms

FORD KA 1.2 3P 4LUG. 69CV 2015 • Gasolina • 74.455 Kms

12,999€

4,250€

3,000€

19,999€

OPEL CORSA 1.3CDTI 5P 5LUG. 2013 • Diesel • 120.639 Kms

PEUGEOT PARTNER 1.9D 4P 2LUG. 69CV.

2006 • Diesel • 179.839 Kms

BMW 320D CABRIO 2.0 3P 4 LUG. 184CV. 2010 • Diesel • 100.503 Kms

OR

T

ID UN

AD

RENAULT CLIO 1.5DCI VAN 3P 2LUG. 65CV. 2003 • Diesel • 217.615 Kms

11,499€

21,999€

OP

9,750€

SEAT IBIZA 1.2 I-TECH 5P 5LUG. 70CV. 2015 • Gasolina • 74.834 Kms

SUZUKI ALTO 1.0 5P 4LUG. 2010 Gasolina 91.786 Kms

40 • rodas

7,999€

AUDI A4 2.0TDI 4P 5LUG. 143CV. 2010 • Diesel • 103.225 Kms

11,499€

OPEL CORSA 1.0 TURBO ECOFLEX 5P 5LUG. 90CV. 2015 • Gasolina • 51.781 Kms

E

4,499€

FIAT PANDA LOUNGE 1.2 5P 5LUG. 69CV 2017 • Gasolina • 28.624 Kms

OP

OR

T

ID UN

AD

7,999€

FORD MONDEO SW 2.0 TDCI 5P GHIA (PROMOÇÃO) 2003 • Diesel • 146.010 Kms

E

1,000€ TOYOTA CARINA E 1.6 4P 5LUG. 116CV 1994 • Gasolina 182.974 Kms


49,999€

BMW X4 20 D XDRIVE

2014 . Diesel . 26.688 Km . 1995 CC 5 Lugares . 5 Portas

41,999€

MERCEDES CLA 180 D ART EDITION

29,999€

NISSAN QASHQAI 1.5 DCI N-CONNECTA

2018 . Diesel . 1.461 CC 5 Lugares . 5 Portas

35,999€

MERCEDES CLA 180 D SHOOTING BRAKE AMG LINE

19,999€

RENAULT CAPTUR EXCLUSIVE 0.9 TCE

2018 . Gasolina . 898 CC 5 Lugares . 5 Portas

27,999€

25,999€

MAZDA CX-3 1.5 SKYACTIV-D 4X2 EXCELLENCE

2017 . Diesel . 14.434 Kms 1.499 CC . 5 Lugares . 5 Portas

16,499€

BMW 318D 2.0

BMW SERIE 1 118D SPORT

2017 . Diesel 1.461 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2017 . Diesel . 16.505 kms 1.461 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2014 . Diesel . 78.968 Kms 1.995 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2010 . Diesel . 67.307 Kms 1.995 CC . 5 Lugares . 5 Portas

16,999€

19,999€

16,999€

21,999€

TOYOTA AURIS 1.4 D4D CONFORT + PACK NAVI

OPEL ASTRA SPORT TOURER 1.6 CDTI EDITION

2015 . Diesel . 131.859 Kms 1.364 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2016 . Diesel . 26.601 Kms 1.598 CC . 5 Lugares . 5 Portas

9,999€

13,999€

FIAT PANDA 1.2 LOUNGE

2016 Gasolina . 27.132 Kms 1.242 65.850 CC . kms 4 Lugares • ANO. 52014 Portas

VOLKSWAGEN POLO 1.0 TSI CONFORTLINE

2016 . Gasolina . 27.983 Kms 999 CC . 5 Lugares . 5 Portas

RENAULT MEGANE 1.5 DCI GT LINE

2014 . Diesel . 98.588 Kms 1.461 CC . 5 Lugares . 5 Portas

15,999€

RENAULT CLIO 0.9 TCE LIMITED S/S

2018 . Gasolina 898 CC . 5 Lugares . 5 Portas

PEUGEOT 308 1.6 BLUE E-HDI

2016 . Diesel . 31.742 Kms 1.598 CC . 5 Lugares . 5 Portas

14,999€

PEUGEOT 208 1.2 PURE TECH STYLE

2017 . Gasolina . 19.166 Kms 1.199 CC . 5 Lugares . 5 Portas

rodas • 41


39,900€

12,750€

18,250€

13,750€

ALFA ROMEO GIULIA

FORD SMAX

OPEL ASTRA SW

TOYOTA YARIS

2016 – 2.2D 150 cv – Diesel

7Lugares – 2006 - 1.6d 125 cv – 151.000 kms

Gasóleo – 1.7 CDTi - 130cv 42.000 kms – 2013

2013 - 55.414 Kms Várias Unidades

17,250€

28,750€

RENAULT MEGANE SW 2014 - Gasóleo – Automático 82.300 kms – 1.5dci - 110cv

BMW X3 XDRIVE 20D 184cv - Gasóleo – 2012 98.300 kms

14,500€ OPEL ASTRA 1.3 CDTI 06/2014 - Diesel 90 cv – 77.350 kms

27,750€

26,750€

OPEL ASTRA SPORT TOURER 04/2016 – 20.500 kms 110 cv – Diesel

BMW 216D ACTIVE TOURER Diesel – 16.510KM – 2017 116cv

11,990€

20,750€

13,750€ OPEL CORSA 2014 – 79.486 kms – 1.3 CDTI 90 cv - Diesel

EM DESTAQUE

PEUGEOT 208 2013 – 1.2i 80 cv – 114.000 kms EM DESTAQUE

BMW 120D 177CV COUPÉ Gasóleo 53.900 kms 2010

20,750€

42 • rodas

BMW 320D COUPÉ 2.0D 2008 - 5 Lugares 135.000 kms – 177 cv

MINI COOPER D 5P

26,000€

10/2014 19.950 kms 116 cv Diesel


9€

9€

49 13,

FIAT 500 1.2 NEW LOUNGE

99 17,

CITRÖEN DS3 AIRDREAM SPORT CHIC 1.6 HDI 120CV 2015 Diesel

2016 Gasolina

29,499€

MERCERDES-BENZ CLA 220 CDI 170CV 2013 Diesel

14,999€

RENAULT CAPTUR 1.5DCI 2014 Diesel

11,999€

BMW 118D 2.0CC 143CV 2008 Diesel

15,499€

MITSUBISHI L200 CAB CLUB 4X4 2.5 DI-D 136CV 2009 Diesel

22,999€

MINI COUNTRYMAN COOPER SD 2.0 143CV 2013 Diesel

13,999€

VW POLO 1.4 TDI 90CV CONFORTLINE 2014 Diesel

6,999€

RENAULT CLIO 1.5DCI 2007 Diesel

15,499€

TOYOTA HILUX 2.5 D-4D 120CV, CAB. SIMPLES 2011 Diesel

21,999€

RENAULT MEGANE 1.5 DCI DYNAMIQUE 2017 Diesel

13,999€

TOYOTA AURIS 1.4 D-4D P. EXCLUSIVE + SPORT 2012 Diesel

5,499€

TOYOTA YARIS 1.0 VVT-I 2004 Gasolina

23,499€

VOLKSWAGEN TRANSPORTER KOMBI 2.0 TDI 2013 Diesel

17,999€

TOYOTA AURIS 1.4 D-4D 2016 Diesel

13,499€

PEUGEOT 208 1.4 HDI 2015 Diesel

7,750€

SMART FORTWO PURE 2011 Diesel

5,499€

SUZUKI GRAND VITARA 2.0 TD 2000 Diesel

rodas • 43


8,900€

NOVO

8,900€

8,600€

CHEVROLET AVEO 1.3 VCDI LTZ

MERCEDES CLA 180 AMG

HYUNDAI TUCSON CRDI

OPEL CORSA 1.2 ENJOY

2012 - Diesel

2018/02 - Diesel

2009 – Full Extras – Diesel

2009 – Gasolina

5,990€

14,250€

10,600€ TOYOTA AURIS 1.4 D-4D 3 PORTAS

TOYOTA AYGO VVTI

2010 – 105.000 Kms – Diesel

2007 – 109.000 Kms – Diesel

2009

8,900€

6,900€

CITROËN C2 1.4HDI - 70 CV

TOYOTA AURIS DIESEL 1.4 D-4D ACTIVE*AC

2007 – 2 Lugares – Diesel

4,400€ HYUNDAI H1 2000 - 9 Lugares

13,900€

5,800€

FIAT PANDA 1.2 LOUNGE 118G - 69CV 2015 - 50.000 kms

10,990€

8,900€

FIAT FIORINO 1.3 M-JET

OPEL CORSA CDTI T ENJOY

2010 – Diesel

2009 – 75 CV – Diesel

16,900€

8,900€

RENAULT MEGANE III ST CONFORT

FORD FIESTA TITANIUM 1.0

NISSAN QASHQAI*2 ACENTA 7L - 110 CV

SMART FORTWO 08 CDI COUPÉ

2010 – 90 CV – Diesel

2014

2011 – 100.000 Kms – Diesel

2012 – 50.000 Kms – Diesel

44 • rodas


rodas • 45


AS

M LTI

Ú

MAIOR ENCONTRO MUNDIAL DE MINIS DECORREU NO PAÍS O International Mini Meeting (IMM) 2018, o maior encontro mundial de Minis esteve a decorrer em Portugal, nos concelhos de Mira e Vagos, no terceiro fim-de-semana de maio. Foram mais de mil viaturas e cerca de 2.500 participantes. Organizado localmente pelo Clube Mini de Portugal, com a colaboração da Associação Clube Mini de Paranhos da Beira, dos Municípios de Mira, Vagos, freguesia da Gafanha da Boa Hora, freguesia da Praia de Mira, da Orbitur e a Entidade Regional de Turismo do Centro, o evento terá reunido amantes deste evento oriundos de 32 países, a maior parte da Europa, mas também de destinos mais distantes tais como o Japão e o Uruguai. De resto, o sucesso desta iniciativa foi de tal ordem, que as inscrições foram esgotadas em pouquíssimas horas.

TESLA MODEL X QUEBRA RECORDES Já tinha sido possível ver o Tesla Model X a puxar um camião de 43 toneladas, mas a marca quis ir mais além e desta vez quis rebocar um avião. A notícia foi lançada pela própria Qantas Airlines que publicou um vídeo onde se vê o Model X a puxar um Boeing 787-9 Dreamliner de 130 toneladas. A proeza ocorreu em Melbourne, na Austrália, e valeu ao Model X o recorde do mundo do Guinness para o maior peso rebocado por um automóvel elétrico de produção. Contudo, o recorde absoluto para exercícios deste tipo com automóveis continua a pertencer ao Porsche Cayenne, que no ano passado rebocou um Boeing 747 de 285 toneladas.

46 • rodas

CARROS A GASOLINA LIDERAM VENDAS NA UE Os carros com motores movidos a gasolina estão a liderar as vendas no conjunto dos países da União Europeia, representando 55,5% do total (+14,6 na comparação homóloga). Os que usam gasóleo tiveram um peso de 37,9% (-17%). Os dados do primeiro trimestre deste ano, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA), indicam ainda que as vendas de veículos ligeiros de passageiros elétricos subiram 47%, na comparação homóloga, com uma representatividade de 1,7% no total do mercado comunitário.

FISCO ESTÁ A ARRECADAR MAIS DINHEIRO COM O ISP O Estado português lucrou 9,2 milhões de euros por dia em Impostos Sobre Produtos Petrolíferos, nos primeiros meses de 2018. Só nos dois primeiros meses do ano o Fisco terá arrecadado qualquer coisa como 543 milhões de euros, mais 86,2 milhões do que em igual período de 2017. De acordo com as contas das empresas petrolíferas, 55,06% (gasóleo) e 62,77% (gasolina) do preço de venda ao público vai para os impostos. Com o aumento da carga fiscal no começo do ano, esta subida dos preços faz-se também sentir na subida da cotação do mercado internacional.


Vem dar uma voltinha na minha lambreta..... hum?!... _Não... Vem antes sentir a adrenalina de voar na nova Moto Guzzi V7 III !

OFICINA / VENDA DE MOTOCICLOS E ACESSÓRIOS AZORES PARK PAV. 3.12 296 20 19 20 COMERCIAL@ACCCYMBRON.PT WWW.ACCMOTAS.COM FACEBOOK.COM/ACCM FACEBOOK.COM/ACCMOTAS

rodas • 47


Novo Volvo xc40 Vivemos num mundo, onde quanto mais... melhor. O que possuímos, acaba por nos possuir. Onde ter tudo, é tudo. Mas o mundo está a mudar. Apresentamos o novo Volvo XC40. Livre e inteligente, sem arrogância. Arrebatador, sem seguir modas. Minimalista, com alma Escandinava. Seguro, como qualquer Volvo. Definitivamente contracorrente. Porque ter tudo não é o essencial. NOVO VOLVO XC40. NADA MAIS DO QUE PRECISAS.

PEDE JÁ UMA PROPOSTA EM VOLVOCARS.PT

2 0 18

MADE BY SWEDEN*

*Criado pela Suécia

Consumo combinado de 4,8 a 7,1 l/100 km e emissões de CO2 de 127 a 166 g/km. Desde 35.000€ PVPR. 5 anos de Manutenção Programada Incluída.

48 • rodas

J. H. Ornelas & Ca., Suc., Lda.

Concessionário Volvo Edifício Varela, Rua de Lisboa, S/N

9500-216 Ponta Delgada Telf. 351 296 302 900

RODAS MAGAZINE - MAIO 2018  

RODAS MAGAZINE - MAIO 2018

RODAS MAGAZINE - MAIO 2018  

RODAS MAGAZINE - MAIO 2018

Advertisement