Page 1

Ano III Nยบ36 -JUNHO 2018

com poster

AUDI RS 3 SPORTBACK

MINI ONE Sport Edition

APROVEITA AS CURVAS Em Destaque

RODAS MรQUINAS

MERCEDES S320CDI


Conduzir o Toyota C-HR é desviar atenções, parar a cidade, mudar as regras com a tecnologia híbrida e seguir o seu próprio caminho. Chegou o novo crossover híbrido Toyota C-HR. Venha Testá-lo na Auto Açoreana. Este é o movimento perfeito. E a si, o que o faz mover?

PES Q U I SE TOYOTA C-HR Consumo combinado (l/100 km): Mín. 3,8/ Máx. 6,0 - Emissões de CO2 (g/km) Mín. 86/Máx. 136

Praceta da Pranchinha, 20 - 9500-330 Ponta Delgada - Telefone:296304900 - autoacoreana@autoacoreana.pt


14 10 06

34 22

20 Propriedade:

criativaçores, Lda Rua do Espírito Santo, 77 - r/c Esq. 9500-465 Ponta Delgada NIF: 513 281 070 Email: criativa.azores@gmail.com

962 370 110 • 968 691 361 Nº Registo: 126652

Breves Motos Empresas CarDetail Empresas VPelículas

Diretora: Natacha Alexandra Pastor Editor: Carlos Costa Direção Comercial: João Carlos Encarnação Sede da Redação/Editor: Rua Espírito Santo, nº 77 R/chão Esqº 9500-465 Ponta Delgada Periodicidade: Mensal Tiragem: 3.000 exemplares Impressão: Coingra - Companhia Gráfica dos Açores - Parque Industrial da Ribeira Grande Lote 33 - 9600-499 Ribeira Grande Depósito Legal: 391620/15

04 12 18 28

30 Dicas&Sugestões 34 Áudio 36 Últimas 38 Mercado Usados

Design Gráfico e paginação: Orlando Medeiros - Criativa Fotografia: Carlos Costa Colaboradores: Clube Motard de São Miguel, Filipe Tavares, João Costa, PixelU Photography. O uso e reprodução parcial ou total de qualquer conteúdo existente nesta revista é expressamente proibido. Os anúncios existentes nesta revista são da inteira responsabilidade dos anunciantes.

ESTATUTO EDITORIAL - A Revista RODAS Magazine é uma revista mensal de informação especializada no setor automóvel que oferece, quer através de textos quer de imagens, a mais ampla cobertura de assuntos, que se correlacionam com o Desporto automóvel, Desporto com e sem motor, de maior relevância que ocorram no mercado açoriano, com especial enfoque no mercado dos Açores. - A Revista RODAS Magazine é independente de qualquer poder político e económico. - A Revista RODAS Magazine pauta a sua ação em total cumprimento das normas éticas e deontológicas do Jornalismo português. - A Revista RODAS Magazine defende o pluralismo de opinião, respeita as crenças, ideologias políticas e religiosas, diferenças sociais e culturais, sem prejuízo de poder assumir as suas próprias posições. - A Revista RODAS Magazine identifica-se, como tal, com os valores da Democracia. - A Revista RODAS Magazine prosseguirá a sua linha de trabalho procurando a imparcialidade.


S VE E BR

PREFERÊNCIA POR CARROS ELÉTRICOS AFETA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NA NORUEGA

PRIMEIRA PROVA DE CARROS ELÉTRICOS EM PORTUGAL

O mercado automóvel da Noruega está a pender para o segmento dos veículos elétricos, a um ritmo acelerado, tendo-se registado, em 2017, que 50% de vendas de carros novos foram elétricos. A Noruega leva um avanço considerável na preferência por estes novos veículos, a tal ponto que o último relatório oficial emitido pelo governo norueguês revela que o consumo de gasolina e diesel caiu pela primeira vez desde que há registo. “As vendas de gasolina desceram 2,9%, as do diesel tributável caíram 2,7% e as do diesel não tributável diminuíram em 2,6% [...]. Uma análise geral mostra-nos que as vendas de produtos derivados do petróleo recuaram cerca de 2,2%”, refere a Forbes, citando o documento.

Teve lugar a 10 de junho a primeira prova ecológica em Portugal de carros elétricos. A PRIO é uma das empresas em Portugal que mais aposta na inovação das energias alternativas e, por isso mesmo, apostou na parceria com o “Portugal Eco Rally”, explicou Carlos Ferraz, gestor de Desenvolvimento de Negócio da PRIO. A prova foi organizada pelo Classic Clube de Portugal em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e com o apoio do município de Oeiras, o 1.º Portugal Eco Rally é a 4.ª etapa do FIA Eletric and New Energy Championship 2018, que passa por 11 países.

FOBO TIRE AJUDA A CONTROLAR A PRESSÃO DOS PNEUS ATRAVÉS DE SMARTPHONE O Fobo Tire consiste num aparelho medidor da pressão dos pneus, que serve como intermediário, através de Bluetooth, entre quatro pipos equipados com sensor, que controlam a pressão dos pneus, e o aplicativo de smartphone. O aparelho consegue medir uma pressão máxima de 3,5 bar, embora esse seja um valor mais elevado do que é normal encontrar em pneus de automóveis. O aplicativo é compatível com iPhone e Android, e necessita de duas pilhas AA para funcionar, prevendo-se um tempo útil de vida de dois anos antes de precisar de pilhas novas. O mais interessante é que pode controlar a pressão dos pneus de um máximo de 19 viaturas através do mesmo telemóvel.

4 • rodas


rodas • 5


EM

UE Q STA E D

MINI SPORT EDITION

ESTILO PRÓPRIO.

ENERGIA CONTAGIANTE. Carlos Costa

A App MINI Connected permite abrir e fechar o teu MINI à distância através do smartphone e consultar a sua posição atual e informações sobre o veículo. 6 • rodas


Mais ágil, mais rebelde e mais divertido do que nunca, o icónico MINI 3 portas materializa a essência da alta velocidade, com um baixo centro de gravidade e um emocionante comportamento em estrada Go-Kart. Inteligente, carismático e irrepreensível, é o companheiro perfeito para ti. Em todas as ocasiões. Repleto de personalidade urbana e melhor equipado do que nunca, aguarda que o tornes teu. Pronto para tornar a tua vida muito mais radiante. Com um estilo muito próprio, não passa indiferente. Uma escolha interessante para quem procura um design audacioso, combinado com conforto de topo, sistemas inteligentes de apoio ao condutor e à condução em diferentes ambientes.

PERFORMANCE E DESIGN ATRATIVOS

O MINI 3 portas pode vir equipado com o MINI Excitement Package que inclui luz ambiente, permitindo-lhe personalizar a cor da luz interior, que melhor combine com o seu estado de espírito.

UM LOGÓTIPO MARCANTE

Falar da MINI, é falar, ainda, da insígnia, que sofreu uma ligeira transformação, com uma redução da forma que permitiu conquistar uma estética mais moderna. Entrar no MINI é agora uma nova experiência, desde logo com a projeção do mesmo logo do lado interior da porta, como quem lhe dá as boas-vindas a bordo.

O CarPlay liga o teu iPhone ao ecrã e aos altifalantes do MINI. Desta forma, podes controlar as funções essenciais do teu iPhone através dos elementos de comando do teu MINI ou do comando de voz Siri.

>

rodas • 7


PALETA DE CORES

Vamos a cores. A lista de cores exteriores é extensa. Depende de si, da sua perspetiva, atitude e carácter escolher qual é a que melhor combina com a tua personalidade. Assim pode optar, por exemplo, pelo Solaris Orange, Emerald Grey ou pelo Starlight Blue, mas como dizemos, há muito mais por onde escolher. No interior também há uma escolha interessante a descobrir. E já que estamos a bordo do MINI pode conferir e dar um toque pessoal aos frisos decorativos e aos anéis elípticos das portas com uma das seis opções de cores.

TOTAL SEGURANÇA

Comecemos pelo MINI head-Up Display. Trata-se de um ecrã transparente instalado no painel de instrumentos do Teu MINI, alinhado com o campo de visão. Oferece informação variada, nomeadamente velocidade, instru-

8 • rodas

ções de navegação e dados extra como os detalhes do telemóvel e do sistema de informação e entretenimento. Tudo isso conjugado com a garantia de que mantém os olhos fixos na estrada. Graças ao MINI Connected e ao sistema de navegação, o RTTI informa-o sobre trânsito lento em autoestradas ou nas vias principais e podes assim fugir para uma estrada com menor tráfego automóvel. Uma vez chegado ao destino, o assistente de estacionamento permite fazer um estacionamento perfeito, mesmo em espaços apertados. A pensar numa vida agitada, em que tempo é dinheiro, com o kit mãos livres pode ir gerindo algumas atividades práticas, tais como aceder aos seus contactos e algumas funções úteis do telemóvel, efetuar chamadas em segurança utilizando para tal o volante multifunções ou, caso pretenda desfrutar de uma viagem relaxada, ouvir música a partir das listas pessoais de reprodução.

Para mais informações visite o concessionário Auto Açoreana


rodas • 9


AS N I QU Á SM A D RO

MERCEDES S320 CDI Orlando Medeiros

10 • rodas


“Gosto muito da marca Mercedes, é uma marca de confiança e um carro Mercedes é um carro Mercedes! É uma compra fiável e duradoura. Poderá ser um investimento mais pesado quando se adquire mas certamente que são carros que ficam para a vida. Este tem 16 anos e seguramente que durará mais 10 anos sem problemas. É o meu carro do dia-a-dia, é muito diferente naturalmente do 220 D que me acompanhou por mais de 20 anos. Inclui já muita da tecnologia recente.” Artur Sá

rodas • 11


OS T MO

MOTARDS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA EM PASSEIO NA ILHA DO PICO Direitos Reservados

A Associação de Motards da Câmara Municipal de Ponta Delgada participou em junho no Pico Motofest 2018, evento de grande amplitude a nível Açores, que junta aficionados das motas de todas as ilhas açorianas.

A concentração motard rumou este ano à ilha do Pico, depois de ter passado em 2016 e 2017, respetivamente pelas ilhas de Santa Maria e Graciosa. O passeio congrega associações, clubes e simpatizantes do mundo das duas rodas de diferentes ilhas, e gera um amplo convívio. Durante quatro dias foi possível efetuar vários passeios de lazer pela ilha do Pico, com jantares de grupo e missa campal. A organização ofereceu um vasto conjunto de packs para os diferentes gostos e interesses dos motards.

12 • rodas

A Câmara Municipal de Ponta Delgada incentiva este tipo de atividades entre os seus funcionários, considerando esta forma de convívio um fator de aproximação entre os colaboradores do Município. Numa altura em que o conceito de responsabilidade social das instituições públicas vai além das suas relações com os seus públicos externos, a interação e o apoio às atividades dos recursos que constituem a organização, é uma forma eficiente de tornar as organizações saudáveis, mais coesas e motivadas para a sua missão de serviço público.


rodas • 13


TA S I V RE T EN

RODRISAUTO

ASSINALA 12 ANOS Natacha Alexandra Pastor

Direitos Reservados e Carlos Costa

A Rodrisauto, Lda., é uma empresa de referência no sector da venda de automóveis novos e usados e está a comemorar 12 anos do início da atividade. Tem uma equipa com formação, bem-disposta e sempre pronta a ajudar naquilo que o cliente necessita.

RODAS Magazine - 12 anos depois de inaugurar a Rodrisauto, o que foi mais desafiante neste projeto? José Rodrigues (Gerente) - O relacionamento com todo o tipo de clientes e a inovação automóvel. Esta é uma área de atuação altamente concorrencial? Tem de haver muito empenhamento profissional e até pessoal, para o sucesso deste tipo de negócio?

14 • rodas

Nesta área de negócio a concorrência é feroz e as coisas acontecem muito rapidamente. O empenhamento e acompanhamento de toda a nossa equipa tem sido um factor crucial para atingirmos um total sucesso. Nesta tipo de negócio, o que é mais arriscado nos tempos que correm? Por comparação com o passado o que mais se alterou? O maior risco é sem sombra de dúvida a grande quantidade de stock que temos que ter para sa-


rodas • 15


Nesta área de negócio a concorrência é feroz e as coisas acontecem muito rapidamente. O maior risco é sem sombra de dúvida a grande quantidade de stock que temos que ter para satisfazer o cliente e que o mesmo todos os dias desvaloriza”.

tisfazer o cliente e que o mesmo todos os dias desvaloriza. Relativamente ao passado penso que o que mais se alterou foi um aumento da concorrência e as compras pela net. Podemos traçar um panorama do setor dos usados na região. Temos assistido a momentos diferentes com altos e baixos, a considerar

16 • rodas 16 • rodas

também pelos tempos de maior crise. Estamos numa fase de alteração ainda ao tipo de consumos, gastos, e os elétricos começam a ganhar alguns adeptos. Como é que tudo isso vai influenciar o negócio? O mercado de usados está bem na nossa região, todos os negócios têm altos e baixos e estamos a chegar a uma fase de transição para os eléctricos mas penso ser ainda cedo para definirmos o que vai ser o amanhã. Já se sente alguma preocupação ou cuidado, também, com a venda/compra dos diesel, que vão merecer fortes penalizações? Por imposição das marcas e não só, primeiro que as viaturas a gasolina e eléctricas consigam atingir a performance dos diesel ainda estão a léguas de distância. Só mesmo por fortes penalizações. Qual é o vosso principal objetivo para os próximos anos? Continuar a servir os clientes da melhor forma que podemos e sabemos. A Rodrisauto, Lda., tem sido uma marca de suporte a alguns eventos e um dos projetos talvez mais visíveis é o apoio direto à equipa AI Racing Team que iniciou a sua competição nos ralis em 2017. Como é que tem corrido essa parceria? Temos apoiado vários eventos desportivos (futebol, todo terreno, clássicos, etc.) e ainda sendo sponsors directos noutros. O AiRacingTeam logicamente é a cereja no topo do bolo, são campeãs, mas também apoiamos outros como o Clube Kairos – Voleibol feminino que está na 1ª divisão nacional, temos muito gosto quando podemos apoiar.


rodas • 17


AS S RE P EM

CARDETAIL AÇORES OFERECE SERVIÇO ÚNICO Nunca foi pessoa interessada por mecânica e foi só depois de começar a olhar para alguns restauros de peças a que o sogro se dedicava, que se lhe despertou a curiosidade para os automóveis. Pedro Rodrigues rapidamente ganhou uma paixão e descobriu o detalhe automóvel, uma arte pouco conhecida e explorada em Portugal, menos ainda nos Açores. Agora é um detailer e proprietário da CarDetail Açores uma marca que pretende oferecer um conceito totalmente inovador. Natacha Alexandra Pastor

Direitos Reservados

Para melhor perceber esta área de trabalho, Pedro Rodrigues teve a sorte de chegar ao contacto com dois bons detailers: Claudio Rossoni, um dos melhores do Brasil, e o português Pedro Pinto, da Tom Details. Apostou na formação com ambos os profissionais há dois anos, mas já levava muita bagagem de autoconhecimento. Daí em diante, investiu na criação do seu estúdio de trabalho, bem como nas máquinas, acessórios e gama de produtos de elevada qualidade, ferramentas essenciais para desenvolver este trabalho. Mas afinal o que faz um detailer? Pedro Rodrigues traça em linhas gerais o retrato desta atividade. “Muito resumidamente, a definição do conceito “detalhe automóvel” passa pelo objetivo de devolver ao

18 • rodas

carro as condições originais (novo), seja ao nível da pintura, dos vidros, dos faróis, plásticos, borrachas que, naturalmente, ao fim de algum tempo sofrem desgastes, acrescentando-lhe um pormenor importante: a proteção. Quando um carro sai de fábrica, ele vem com uma proteção de curta duração. Nós, basicamente, conseguimos restituir ao veículo uma proteção a longo termo. Os produtos que utilizamos, de elevada qualidade, garantem uma parte do trabalho, mas sem a devida técnica corre-se o risco de não ter os resultados pretendidos. É preciso saber aplicar e manusear. Se falarmos de um detalhe completo, começamos sempre por uma lavagem automóvel que permite conhecer o ver-


dadeiro estado da pintura. Posteriormente, é feita uma descontaminação férrica da chapa e vidros, por via da presença de calcário. Fazemos, em seguida, o que chamamos de mascaramento (isolamento das partes que não vão sofrer polimento), e segue-se então uma análise mais pormenorizada dos danos. Avançamos para o polimento que pode ter 2, 3 a 4 fases, processo esse que acaba por ser o mais longo por ser muito meticuloso e exigente. Após esta etapa, é feita uma nova lavagem, para reanalisar o estado da pintura novamente, uma vez que os produtos de polimento apresentam características que escondem as imperfeições. Só depois de cumpridos estes passos, de uma forma muito simplificada, para que se possa perceber, é que é determinada a aplicação dos produtos de proteção adequados ao carro e às suas condições. Trata-se de um processo demorado, pode durar 2 a 3 semanas, dependendo das condições em que o veículo se encontra, mas é extremamente satisfatório ver a reação positiva do cliente quando recebe o carro finalizado.” O detailer Pedro Rodrigues salienta a importância de fazer entender ao cliente que há danos que não são possíveis de corrigir.

Há diferentes níveis ou pacotes para oferecer na CarDetail Açores, consoante as intenções do cliente, e aqui também se inclui o interior (estofos, tetos, tapetes, etc.), e ao nível da tecnologia, Pedro Rodrigues está já a explorar a recuperação de alguns componentes, como sejam os rádios, que podem sofrer desgaste, nomeadamente nas gravações dos números, recuperando-os de tal modo que se assemelham a um equipamento novo. Todos os componentes do automóvel podem e devem ser alvo de cuidados, conservação e proteção. Pedro Rodrigues garante a qualidade do detalhe automóvel desenvolvido por si e pela sua marca. À parte do seu trabalho, é com bastante consideração pelo cliente e pelo automóvel que, quando o devolve ao seu proprietário, transmite ao cliente como deve proceder à limpeza do seu veículo dali em diante, de modo a dar-lhe ferramentas que permitam a sua manutenção sem grande esforço e, sobretudo, não cometendo os mesmos erros. “Devo dizer que é nossa preocupação dar as ferramentas ao cliente de como deve cuidar do seu carro, recomendando que produto deve usar e como o deve lavar e proteger! Posso ainda dizer que a manutenção pode ser feita de 3 em 3 semanas e não necessita de grande esforço.”

Serviços Prestados

Correcção de Pintura Lavagem Premium Descontaminação Protecção e impermeabilização Tratamento de Plásticos e Vidros Smart Repair Limpeza e Higienização de interiores

Pedro Rodrigues 917017552 cardetailacores@gmail.com

rodas • 19


ES D IDA V NO

POSTO CARREGAMENTO ELÉTRICO DA ILHA VERDE Carlos Costa

Disponibilizando aos clientes três modelos distintos de elétricos: Renault ZOE; Nissan Leaf e Hyundai IONIQ, a Ilha Verde deu um passo em frente na sustentabilidade ambiental e disponibiliza, agora, um posto de carregamento duplo, público, e totalmente gratuito, destinado a todos os que possuem um veículo elétrico. O posto de carregamento fica situado junto ao stand da marca em São Gonçalo, uma via de fácil acesso, e permite ao utilizador optar por um carregamento rápido, caso seja essa a sua principal necessidade, ou um carregamento em modo normal. Trata-se de um dispositivo onde é possível carregar qualquer veículo elétrico, independentemente da sua marca. Este é o primeiro posto elétrico a ser criado nos Açores, numa

20 • rodas

altura em que o Governo dos Açores tem a decorrer um concurso público para a concessão de uma rede de 26 pontos de carregamento rápido em locais de acesso público, que abrange todos os concelhos das nove ilhas do arquipélago. Na cerimónia inaugural deste sistema, a secretária da Energia, Ambiente e Turismo, destacou que “a iniciativa privada é um parceiro essencial na promoção da mobilidade elétrica na Região, comprovando-se que é possível, em conjunto, fazer dos Açores, no contexto de espaços insulares, um lugar que se destaca pelas preocupações ambientais na redução das emissões de gases com efeito de estufa, promovendo, assim, o combate às alterações climáticas”.


rodas • 21


OS V I RT O SP DE

AUDI RS 3 SPORTBACK

Graças ao potente motor TFSI de 5 cilindros com uma potência de 400 Cv (294 kW) e um binário máximo de 480 Nm, o novo Audi RS 3 Sportback acelera de 0-100 km/h em apenas 4,1 segundos. Exteriormente, o Audi RS 3 Sportback demonstra o seu poder através da grelha do radiador com uma estrutura de favo de mel em preto alto brilho e grandes entradas de ar.

>

22 • rodas


rodas • 23


AUDI RS 3 SPORTBACK

24 • rodas


das R rodas • 25 magazine


A velocidade máxima pode ser aumentada opcionalmente para 280 km/h. O som único do motor de 5 cilindros amplifica a emocional experiência de condução. A sonoridade do motor é criada pelo disparo alternado dos cilindros adjacentes e dos cilindros mais distantes uns dos outros. A transmissão S tronic de dupla embraiagem com sete velocidades direciona rapidamente toda a sua potência para a tração permanente quattro. Com 400 Cv (294 kW), o motor oferece mais 33 Cv que o seu antecessor e o peso é 26 kg mais leve, graças entre outras caraterísticas ao seu cárter de alumínio. Assim, o RS 3 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. O binário máximo de 480 Nm está disponível entre as 1.700 e as 5.850 rpm e garante uma potência excecional do motor numa ampla faixa de rotações. A tração integral quattro, de série, e a transmissão S tronic de dupla embraiagem de sete velocidades garantem mais dinâmica e menos compromissos. A distribuição do binário é repartida de forma variável entre os eixos quanto mais desportiva for a condução, mais rápida e com maior frequência o binário é transmitido ao eixo traseiro. O controlo eletrónico de estabilidade específico do RS possui um modo Sport que permite a repartição controlada - para uma vantagem decisiva em qualquer tipo de estrada. Com o sistema dinâmico “Audi drive select”, de série, muitos

26 • rodas

componentes, como a direção, o sistema de gestão do motor e as válvulas de escape permutáveis podem ser completamente adaptados ao estilo individual de condução. Ao entrar, o condutor é saudado por placas nas soleiras das portas iluminadas com o logotipo RS 3. Os bancos desportivos em couro macio preto com o logotipo RS são de série; os bancos desportivos RS mais envolventes e com apoios de cabeça integrados estão disponíveis opcionalmente. É ainda mais desportivo com o pacote RS-Design: as costuras com pontos de contraste vermelho acentuam o interior por exemplo nos apoios das portas, nos tapetes e nos cintos de segurança. O volante de couro multifuncional RS de fundo plano com patilhas garante que o condutor tenha tudo sob controlo. O conjunto de instrumentos totalmente digital “Audi virtual cockpit” realça todas as informações no ecrã de 12,3 polegadas e, se desejado, tem um menu RS especial, que coloca o conta-rotações no centro e em destaque.


rodas • 27


AS S RE P EM

COLOCAÇÃO DE PELÍCULAS EM CLARABOIA Natacha Alexandra Pastor

VPelículas Açores

Uma amostra de como é possível proteger e reduzir os impactos de calor e/ou raios UV em edifícios com claraboias. O sistema utilizado pela VPelículas garante determinados desempenhos, com enormes ganhos para o espaço e para o cliente.

- Película Espelhada de privacidade; - Redução de calor de 83%; - Corte de 99% dos raios ultravioletas; - Instalação pelo exterior por serem vidros laminados; - Trabalho muito minucioso devido ao grau de dificuldade e de acesso muito perigoso. Trabalho Desenvolvido pela VPeliculas São Miguel, com garantia de Qualidade no produto trabalhado e executado por profissionais.

28 • rodas


rodas • 29


S ÕE T ES G U &S S A DIC

LIMPAR, PROTEGER, RENOVAR São várias e diversificadas as manutenções e cuidados para fazer durar por mais tempo o seu automóvel. Isto significa que deve cumprir com alguns dos conselhos do concessionário onde o adquiriu, seja ele novo ou usado. Um carro cuidado pode poupar-lhe tempo e dinheiro. Fique atento a certos pormenores, alguns de suma importância para um bom desempenho, outros, por uma questão de garantir que o seu automóvel tem um aspeto modelar. É daqueles detalhese em que com maior frequência dedicamos a atenção. A mudança regular de óleo e filtros. Por outro lado, nada será tão prejudicial para o propulsor do que negli-

30 • rodas

genciar verificações no nível do óleo ou a sua substituição. Limpar o radiador e trocar de óleo deve ser um procedimento anual. Uma mistura 50/50 de


anticongelante e água destilada ajudará a manter o circuito de refrigeração em boa forma. Deve todavia recorrer a quem tem conhecimentos para esse efeito. Limpar o que não se vê também é importante. Por exemplo, raramente espreitamos para debaixo do carro, uma zona que por norma recebe muita sujidade fruto do rolamento em estrada. A conhecida “lavagem de estrada” deve ser feita todos os anos, preferencialmente até 2 vezes por ano. Todos os componentes com peças móveis precisam de lubrificação para sobreviver. Algumas juntas poderão entrar na reforma an-

tes de tempo devido a uma manutenção deficiente. Inspecione, limpe e lubrifique os rolamentos das rodas de acordo com os intervalos de manutenção. Se aprecia um visual cuidado, sabe bem que a pintura está sujeita a um desgaste tremendo, provocado por inúmeros fatores. Aplicar uma cera de boa qualidade ajuda a proteger a mesma e dá um acabamento mais bonito. Se o produto for de boa qualidade duas aplicações anuais serão provavelmente suficientes, mas tudo dependerá de quão exposto está o carro a condições agressivas. Já que falamos de brilho, sabe bem que os plásticos que decoram a sua viatura, seja no interior ou exterior, perdem cor e brilho com o passar dos tempos. Se não lhes for dada qualquer atenção é normal que estes comecem a estalar ou a soltar a película protetora. Não deixe que isso atinja esse ponto limite. Proteja os plásticos do habitáculo, usando sempre um defletor no para-brisas. Pode adicionar um spray ou cera do tipo protetor solar destinado ao automóvel, para evitar que os materiais se deteriorem.

rodas • 31


s

a d o r

VW CAROCHA

A sua transformação para a cor e decoração alusiva a uma viatura antiga da Polícia de Segurança Pública, aconteceu aquando da produção da telenovela “Ilha dos Amores”. Orlando Medeiros

32 • rodas


“Comprado há mais de 10 anos, na altura, era um simples Carocha, pintado de amarelo. A sua transformação para a cor e decoração alusiva a uma viatura antiga da Polícia de Segurança Pública aconteceu aquando da produção da telenovela “Ilha dos Amores”, com gravações realizadas em São Miguel. Recebi um contacto a perguntar se estaria disponível para disponibilizar a viatura, e procedemos, nas minhas oficinas, então, à sua caracterização para esse efeito, recorrendo inclusivamente à PSP no sentido de nos fornecerem o número da pintura exata para que se tornasse numa cópia o mais fiel possível.

Entretanto decidi deixar esta caracterização tal como foi feita, de modo que se trata de um carro que apenas circula para algum evento muito particular de clássicos. Este carro é de 1971 e corresponde a uma série limitada para comemorar os 20 milhões de unidades produzidas pela Volkswagen, tendo sido produzidas 15000 unidades. Saiu nas versões Standard do 1300, e na versão 1302S na cor Saturn Yellow, sendo que em Portugal só saiu na versão 1302S.” Artur Sá

rodas • 33


DIO U SÁ A D STA RO POR: J. CO

PARA OS INICIANTES Muito se tem debatido sobre as várias técnicas ou démarches que se pode fazer de forma a melhorar o som do nosso carro sem que para isto seja necessário hipotecar a casa. Na realidade a grande maioria das pessoas contenta-se com o som que vem nativo com a viatura nova, ou no caso de ter uma usada com a aparelhagem que com ela veio, ou então cometendo o erro crasso e adquirindo a mais barata que encontrar no mercado. Obviamente que tais soluções serão certamente opções viáveis do ponto de vista económico, contudo estão longe de proporcionar um som de qualidade para que possamos disfrutar enquanto conduzimos, porque nos dias que correm passamos algum tempo considerável dentro do carro. Embora o título deste artigo indique ser para iniciantes, mesmo os “entendidos” na matéria poderão aqui ao ler também usufruir destes conselhos grátis. Um primeiro teste será fechar todos os vidros do carro, colocar uma música favorita e levantar o volume alto, mais alto do que normalmente ouvimos, ai vai aperceber-se de sons diferentes, se por ex. vir que está a aumentar os agudos quererá dizer que o seu sistema precisa de atenção neste departamento, ou acha que tem agudos mas falta de graves ou som distorcido, tudo isto pode ser melhorado com algumas modificações. Consoante o seu orçamento ver se quer manter o sistema e melhorar alguns aspetos ou enveredar pela compra de um sistema para substituir o que atualmente tem. Começando pelas colunas, é sempre aconselhável a substituição por umas de melhor qualidade, que se encontra a preços bem acessíveis e de marcas conhecidas, só esta substituição trará melhorias consideráveis ao som. Normalmente os altifalantes coaxiais (de duas vias) são os mais usados e também os de valor mais apetecível,

34 • rodas

embora uma esmagadora maioria das viaturas já vêm com o tweeter no tablier e o altifalante dos graves na porta, permitindo uma melhor separação e som mais espacial, contudo esta solução é mais cara do que os altifalantes coaxiais, de qualquer forma um bom investimento em altifalantes de melhor qualidade mesmo que possa parecer caro, a curto prazo verá que foi uma excelente escolha. Pode mais tarde e como já tem altifalantes de boa qualidade adicionar um amplificador. A qualidade dos cabos também influencia o som, cabos finos normalmente traduzem-se num som com menos graves e mais ponderância nos agudos, portanto um cabo de secção média de boa qualidade vai emprestar ao som uma melhor qualidade global. Se o seu desejo passar por mudar completamente o sistema de áudio do seu carro, há variadíssimas opções no mercado, deverá lembrar-se de aspetos como funcionalidades, potência, versatilidade e não compre sem ler reviews da especialidade, lembre-se que esta opção deverá ser efetuada por um técnico especializado pois exige conhecimentos e pratica de forma a que o produto final seja de qualidade. Como pode constatar existem inúmeras variáveis que pode escolher, e mesmo com pouco investimento, pode e tem direito a ter um melhor som. www.lifewire.com www.quora.com


AS

M LTI

Ú

CONCORRÊNCIA QUER QUE ENMC NÃO PUBLICITE PREÇOS DE REFERÊNCIA A Autoridade da Concorrência quer que a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis deixe de publicitar os preços de referência dos combustíveis rodoviários, considerando que tal informação não tem utilidade para o consumidor final. “Recomenda-se, à entidade supervisora dos combustíveis líquidos rodoviários [ENMC], que não publicite os preços de referência, já que não incluem a componente de retalho, e consequentemente não contribuem com maior informação nas escolhas aos consumidores”, lê-se na análise ao setor “Fair Play – Com concorrência todos ganhamos”, divulgada recentemente.

EMPRESAS PORTUGUESAS PRESENTES EM FEIRA ALEMÃ A Associação Empresarial de Portugal esteve em Estugarda, na Alemanha, na feira Global Automotive Components and Suppliers, juntamente com um grupo de empresas portuguesas associadas ao setor automóvel. A participação nacional foi organizada pela associação referida em conjunto com a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel e incluiu a participação de oito empresas nacionais que têm como referência a oferta de produtos de borracha; acessórios para veículos automóveis; chapas, folhas, tubos e perfis de plástico e produtos de borracha.

VENDIDAS MAIS DE 125 MIL VIATURAS Só nos primeiros cinco meses do ano foram vendidas no mercado português mais de 125 mil viaturas (125.452), o que traduz uma subida de 5,2% face a igual período de 2017. A ACAP, entidade que vai lançando os dados estatísticos, refere que, no entanto, o crescimento das vendas abrandou no mês de maio, com uma subida homóloga de 1,1%. O segmento de ligeiros registou um aumento de 5,3% nas vendas, que se cifraram em 123.428 unidades, tendo observado-se na venda de pesados uma quebra de 0,4%, para 2.024 viaturas. Os ligeiros de passageiros apresentaram a evolução mais favorável, com um incremento de 5,8% nas vendas, para 108.286 veículos, tendo os ligeiros de mercadoria avançado 1,5%, para 15.142 unidades.


rodas • 37


O D A C R ME IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO (MATRICULADOS ATÉ 1 DE JULHO 07) GASOLINA CILINDRADA (CC)

DIESEL CILINDRADA (CC)

MOVIDOS A ELECTRICIDADE VOLTAGEM TOTAL

POSTERIOR A 1995

ENTRE 1990 E 1995

ENTRE 1981 E 1989

ATÉ 1000 DE 1001 ATÉ 1300 DE 1301 ATÉ 1750 DE 1751 ATÉ 2600 DE 2601 ATÉ 3500 MAIS DE 3500

ATÉ 1500 DE 1501 ATÉ 2000 DE 2001 ATÉ 3000 MAIS DE 3000

ATÉ 100 MAIS DE 100

17.87€ (+3,14€)* 35.87€ (+6,31€)* 56.03€ (+9,86€)* 142.17€ (+25,01€)* 258.17€ 459.98€

11.27€ (+1,98€)* 20.16€ (+3,55€)* 31.32€ (+5,51€)* 74.99€ (+13,19€)* 140.59€ 236.29€

7.91€ (+1,39€)* 11.27€ (+1,98€)* 15.71€ (+2,76€)* 32.41€ (+5,70€)* 71.59€ 108.57€

* ligeiros de passageiros a gasóleo

IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO (MATRICULADOS A PARTIR DE 1 DE JULHO 07) ESCALÃO DE CILINDRADA (CC) ATÉ 1250 DE 1251 ATÉ 1750 DE 1751 ATÉ 2500 MAIS DE 2500

TAXAS (€)

ESCALÃO DE CO2 (G/KM) ATÉ 120 DE 121 A 180 DE 181 A 250 MAIS DE 250

28.52€ 57.23€ 114.36€ 391.38€

TAXAS (€)

APESAR DA DESIGNAÇÃO, O IUC É APLICADO SOBRE A PROPRIEDADE E NÃO SOBRE A CIRCULAÇÃO. PAGA-SE NO MÊS DE MATRÍCULA OU NO MÊS ANTERIOR, SENDO OS ATRASOS SUJEITOS A MULTA, A SUA LIQUIDAÇÃO É ANUAL.

58.51€ 87.68€ 190.41€ 326.19€

INSPEÇÕES LIGEIROS, SEMIRREBOQUES E REBOQUES (NÃO AGRÍCOLAS) INSPEÇÃO€ 27,09 | REINSPEÇÃO € 15,22

PESADOS E TRATORES DE MERCADORIAS

MOTOCICLOS

TRATORES E REBOQUES AGRÍCOLAS

CICLOMOTORES

INSPEÇÃO € 39.30 | REINSPEÇÃO € 22,13

INSPEÇÃO € 19,87 REINSPECÇÃO € 11,26

INSPEÇÃO € 9,96 € REINSPECÇÃO 5,52

INSPEÇÃO € 7,04 REINSPECÇÃO € 3,96

EMISSÃO DE SEGUNDA VIA DA FICHA DE INSPEÇÃO € 2,17 - A) AOS VALORES FIXADOS ACRESCE O IVA À TAXA LEGAL EM VIGOR

LIGEIROS DE PASSAGEIROS DE MERCADORIAS E DE ALUGUER S/ CONDUTOR E RESTANTES LIGEIROS 1ª INSPEÇÃO NO 4º ANO APÓS 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES DE 2 EM 2 ANOS APÓS 4º ANO.

LIGEIROS DE INSTRUÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO E DE PASSAGEIROS, AMBULÂNCIAS E DE TRANSPORTE ESCOLAR 1ª INSPEÇÃO NO 1º ANO APÓS A 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES ANUALMENTE.

PESADOS DE PASSAGEIROS E DE MERCADORIAS, REBOQUES E SEMIRREBOQUES C/PB > 3.500 KG 1ª INSPEÇÃO NO 1º ANO APÓS 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES ANUALMENTE.

MOTOCICLOS, CICLOMOTORES, TRATORES E REBOQUES AGRÍCOLAS 1ª INSPEÇÃO NO 4º ANO APÓS 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES ANUALMENTE.

GARANTIA DAS MARCAS MARCA ALFA ROMEO AUDI BMW CHEVROLET CHRYSLER/JEEP CITRÖEN DAIHATSU FERRARI FIAT FORD HYUNDAI HONDA JAGUAR KIA LANCIA LAND ROVER LEXUS MAZDA

MECÂNICA 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS (1) 5 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS 7 ANOS (4) 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 5 ANOS OU 160 000 KM 3 ANOS/ 100 000 KM OU 2 ANOS SEM LIMITE DE KM

CORROSÃO 8 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 6 ANOS 7 ANOS 12 ANOS 6 ANOS 2 ANOS 8 ANOS 12 ANOS (2) 12 ANOS 12 ANOS (3) 6 ANOS 7 ANOS (5) 8 ANOS 6 ANOS 12 ANOS 12 ANOS

PINTURA 3 ANOS 12 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 5 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 7 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS

MARCA MERCEDES MINI MITSUBISHI NISSAN OPEL PEUGEOUT PORSCHE RENAULT SAAB SEAT SKODA SMART SSANGYONG SUBARU SUZUKI TOYOTA VOLKSWAGEN VOLVO

MECÂNICA 2 ANOS 2 ANOS 3(6) / 5 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS OU 100 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 5 ANOS / 150 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS OU 100 000 KM (12) 5 ANOS OU 160 000 KM 2 ANOS 2 ANOS

CORROSÃO 30 ANOS 12 ANOS 3 (6) / 12 (7) ANOS 6 (8)/12 ANOS(9) 12 ANOS 12 ANOS 10 ANOS 12 ANOS 6 (10)/12 ANOS(11) 12 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 6 ANOS 12 ANOS 12 ANOS (13) 12 ANOS 3 ANOS 8 (14)/12 ANOS(15)

PINTURA 4 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 2 ANOS

FORD RANGER 3 ANOS; (2) FORD RANGER 6 ANOS; (3) JAZZ 6 ANOS; (4) 150 000 KM; (5) CEE’D 10 AOS; (6) CANTER FUSO; (7) L200; ASX; OUTLANDER; SPACE STAR; (8) TERRANO, PICK-UP, PATROL, PATHFINDER, NAVARA; (9) MICRA, ALMERA, NOTE, PRIMERA, 350Z, X-TRAIL, MURANO, QASHQAI; (10) 9-5; (11) 9-3 SPORT SEDAN; (12) EM JUNHO A GAMA SWIFT E SX4 É DE 7 ANOS OU 150 000KM; (13) JIMMY 6 ANOS; (14) S60, S80, V70, XC70, XC90; (15) S40, V50, C30, C70 (1)

38 • rodas


usados Escolha o seu...

aos melhores preรงos.


40 • rodas


28,499€

RANGE ROVER EVOQUE ED4 2.2 4X4

2012 . Diesel . 110.316 Km . 2179 CC 5 Lugares . 5 Portas

35,999€

MERCEDES BENZ GLA 180 D LINHA URBAN

49,999€

27,999€

18,999€

BMW X4 20 D XDRIVE

BMW 318D 2.0

BMW 320D SPORT

2014 . Diesel . 26.688 Km 1995 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2014 . Diesel . 78.968 Kms 1.995 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2011 . Diesel . 72.613 Kms 1.995 CC . 5 Lugares . 5 Portas

35,999€

MERCEDES CLA 180 D SHOOTING BRAKE AMG LINE

25,999€

MAZDA CX-3 1.5 SKYACTIV-D 4X2 EXCELLENCE

17,499€

MAZDA 6 MZR 2.0 DIESEL EXCLUSIVE

2018 . Diesel . 4.856 Kms 1.461 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2017 . Diesel . 16.505 kms 1.461 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2017 . Diesel . 14.434 Kms 1.499 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2010 . Diesel . 42.219 Kms 1.998 CC . 5 Lugares . 5 Portas

12,499€

17,999€

18,499€

14,999€

RENAULT MEGANE 1.5 DCI DYNAMIQ SPORT

2009 . Diesel . 70.534 Kms 1.461 CC . 5 Lugares . 5 Portas

7,499€

FIAT PUNTO 1.2 EVO

2010 . Gasolina . 98.565 Kms 1.242 65.850 CC . kms 5 Lugares • ANO. 52014 Portas

RENAULT CLIO 4 GT LINE TCE LIMITED

2018 . Gasolina . 898 CC 5 Lugares . 5 Portas

18,499€

MINI COOPER D 1.5 D MOTOR BMW

2014 . Diesel . 90.396 Kms 1.496 CC . 4 Lugares . 3 Portas

FORD FOCUS 1.5 TDCI TREND

FORD FOCUS 1.5 TDCI TREND

2016 . Diesel . 64.104 Kms 1.499 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2016 . Diesel . 44.219 Kms 1.498 CC . 5 Lugares . 5 Portas

15,999€

OPEL CORSA 1.3 CDTI DYNAMIQ

2017 . Diesel. 20.713 Kms 1.242 CC . 5 Lugares . 5 Portas

10,999€

PEUGEOT 108 1.0 ACTIVE

2017 . Gasolina . 22.951 Kms 998 CC . 5 Lugares . 5 Portas

rodas • 41


12,750€

CITROEN C3 1.6HDI 5P 5LUG. 2013 • Diesel • 93.204 Kms

7,499€

14,990€

CITROËN DYANE 0.5 5P 5 LUG. 1983 • Gasolina • 90.680 Kms

RENAULT MEGANE 1.5DCI 5P 5LUG. 106CV. 2009 • Diesel • 139.909 Kms

TOYOTA AVENSIS 2.0D 5P 5LUG. 127CV 2010 • Diesel • 107.514 Kms

8,999€

9,750€

9,250€

24,999€

FIAT PUNTO EVO 1.3 MULTIJET 5P 5LUG. 95 CV. 2011 • Diesel • 203.897 Kms

FIAT PUNTO EASY 1.2 5P 5LUG. 69CV 2017 • Gasolina • 19.457 Kms

FIAT PANDA LOUNGE 1.2 5P 5LUG. 69CV 2017 • Gasolina • 28.624 Kms

8,250€

8,499€

7,999€

4,999€

FORD FOCUS SW 1.6TDCI 5P 5LUG. 109 CV 2007 • Diesel • 191.162 Kms

SMART FORTWO COUPÊ 1.0 3P 2LUG. 71CV.

FORD KA 1.2 3P 4LUG. 69CV 2015 • Gasolina • 51.341 Kms

OPEL FRONTERA 2.2DTI 4X4 5P 5LUG. 2000 • Diesel • 142.447 Kms

2013 • Gasolina • 39.148 Kms

4,999€

4,250€

PEUGEOT PARTNER 1.9D 4P 2LUG. 69CV. 2006 • Diesel • 179.839 Kms

OP

10,999€

OR

T

ID UN

AD

HYUNDAI GETZ 1.5CRDI 5P 5LUG. 82CV. 2005 • Diesel • 231.255 Kms

3,000€

RENAULT CLIO 1.5DCI VAN 3P 2LUG. 65CV. 2003 • Diesel • 217.615 Kms

E

11,499€

SEAT IBIZA 1.2 I-TECH 5P 5LUG. 70CV. 2015 Gasolina 74.834 Kms

42 • rodas

AUDI A5 SPORTBACK 1.8TFSI 5P 5LUG. 170CV. 2012 • Gasolina • 177.183 Kms

OP

OR

T

ID UN

AD

19,999€

AUDI A4 2.0TDI 4P 5LUG. 143CV. 2010 • Diesel • 103.225 Kms

E

1.999€ HYUNDAI ATOS 1.0 5P 5LUG. 59CV. 2002 Gasolina 120.431 Kms


0€

9€

75 19,

AUDI A1 SB 1.6 TDI ADMIRED S-LINE

49 23,

BMW SÉRIE 1 120D 2.0CC 184CV

2014 Diesel

2014 Diesel

21,499€

17,999€

12,499€

SOB CONSULTA

SPORT CHIC 1.6 HDI MOTOR 120CV

CITRÖEN DS3 AIRDREAM

RENAULT MEGANE 1.5DCI GTLINE 2010 Diesel

VOLKSWAGEN POLO 1.2 CONFORTLINE 2013 Gasolina

13,499€

10,999€

Foto Similar AUDI A3 SB 1.6TDI BUSINESS 2014 Diesel

22,999€

MINI COUNTRYMAN COOPER SD 2.0 143CV 2013 Diesel

10,999€

VOLKSWAGEN POLO 1.6TDI 2010 Diesel

15,499€

TOYOTA HILUX 2.5 D-4D 120CV, CAB. SIMPLES 2011 Diesel

2015 Diesel

FIAT 500 1.2 NEW LOUNGE 2016 Gasolina

11,999€

BMW 118D 2.0CC 143CV 2008 Diesel SOB CONSULTA

TOYOTA HILUX 2.5 D-4D 4WD 144CV, CAB. SIMPLES 2010 Diesel

TOYOTA IQ 1.4 D-4D 90 CV 6 VEL 2010 Diesel

12,499€

SEAT LEON SPORT LINE 1.9 TDI 2008 Diesel

8,499€

MITSUBISHI L200 2.5DI-D 2002 Diesel

7,750€

SMART FORTWO PURE 2011 Diesel

6,250€

MITSUBISHI COLT 1.3CC 2007 Gasolina

5,499€

TOYOTA HILUX 2.5 D-4D 1999 Diesel

rodas • 43


39,900€

12,750€

18,250€

13,750€

ALFA ROMEO GIULIA

FORD SMAX

OPEL ASTRA SW

TOYOTA YARIS

2016 – 2.2D 150 cv – Diesel

7Lugares – 2006 - 1.6d 125 cv – 151.000 kms

Gasóleo – 1.7 CDTi - 130cv 42.000 kms – 2013

2013 - 55.414 Kms Várias Unidades

17,250€

28,750€

RENAULT MEGANE SW 2014 - Gasóleo – Automático 82.300 kms – 1.5dci - 110cv

BMW X3 XDRIVE 20D 184cv - Gasóleo – 2012 98.300 kms

14,500€ OPEL ASTRA 1.3 CDTI 06/2014 - Diesel 90 cv – 77.350 kms

27,750€

26,750€

OPEL ASTRA SPORT TOURER 04/2016 – 20.500 kms 110 cv – Diesel

BMW 216D ACTIVE TOURER Diesel – 16.510KM – 2017 116cv

11,990€

20,750€

13,750€ OPEL CORSA 2014 – 79.486 kms – 1.3 CDTI 90 cv - Diesel

EM DESTAQUE

PEUGEOT 208 2013 – 1.2i 80 cv – 114.000 kms EM DESTAQUE

BMW 120D 177CV COUPÉ Gasóleo 53.900 kms 2010

20,750€

44 • rodas

BMW 320D COUPÉ 2.0D 2008 - 5 Lugares 135.000 kms – 177 cv

MINI COOPER D 5P

26,000€

10/2014 19.950 kms 116 cv Diesel


rodas • 45


4,000€

4,000€

8,900€

TOYOTA YARIS 1.0 VVT-I

TOYOTA YARIS ROCK IN RIO

TOYUTA AURIS D4D

2003 - Gasolina - 134.000 Kms

2008 - Diesel

2010 – Diesel - 5 Lugares

11,900€ RENAULT MÉGANE TOURER 1.5 DCI 110CV DYNAMIC S 2011 - Diesel - 100.000 Kms

10,900€ FORD FIESTA 1.0 TI-VCT TREND 2014 - 100.000 Kms - Gasolina

46 • rodas

41,250€ MERCEDES-BENZ CLA 180 AMG NOVO 2018 – 0 Kms – Diesel

4,300€ OPEL AGILA 1.3 CDTI 2005

Sob Consulta

CHEVROLET AVEO 1.3 VCDI LTZ 2012 – 125.000 Kms – Diesel

Sob Consulta

MITSUBISHI L 200 4X2 2003/12 – 5Lugares


Vem dar uma voltinha na minha lambreta..... hum?!... _Não... Vem antes sentir a adrenalina de voar na nova Moto Guzzi V7 III !

OFICINA / VENDA DE MOTOCICLOS E ACESSÓRIOS AZORES PARK PAV. 3.12 296 20 19 20 COMERCIAL@ACCCYMBRON.PT WWW.ACCMOTAS.COM FACEBOOK.COM/ACCM FACEBOOK.COM/ACCMOTAS


Novo Volvo xc40 Vivemos num mundo, onde quanto mais... melhor. O que possuímos, acaba por nos possuir. Onde ter tudo, é tudo. Mas o mundo está a mudar. Apresentamos o novo Volvo XC40. Livre e inteligente, sem arrogância. Arrebatador, sem seguir modas. Minimalista, com alma Escandinava. Seguro, como qualquer Volvo. Definitivamente contracorrente. Porque ter tudo não é o essencial. NOVO VOLVO XC40. NADA MAIS DO QUE PRECISAS.

PEDE JÁ UMA PROPOSTA EM VOLVOCARS.PT

2 0 18

MADE BY SWEDEN*

*Criado pela Suécia

Consumo combinado de 4,8 a 7,1 l/100 km e emissões de CO2 de 127 a 166 g/km. Desde 35.000€ PVPR. 5 anos de Manutenção Programada Incluída.

J. H. Ornelas & Ca., Suc., Lda.

Concessionário Volvo Edifício Varela, Rua de Lisboa, S/N

9500-216 Ponta Delgada Telf. 351 296 302 900

RODAS MAGAZINE - EDIÇÃO DE JUNHO 2018  

RODAS MAGAZINE - EDIÇÃO DE JUNHO 2018

RODAS MAGAZINE - EDIÇÃO DE JUNHO 2018  

RODAS MAGAZINE - EDIÇÃO DE JUNHO 2018

Advertisement