Page 1

Ano II Nยบ33 - FEVEREIRO 2018

RODAS REGIONAIS BMW X6

DESPORTIVOS OPEL GT CONCEPT

ster com po

rodas p. 26

O NOVO MERCEDES-AMG GT S INCORPORA A PUREZA SENSUAL


Conduzir o Toyota C-HR é desviar atenções, parar a cidade, mudar as regras com a tecnologia híbrida e seguir o seu próprio caminho. Chegou o novo crossover híbrido Toyota C-HR. Venha Testá-lo na Auto Açoreana. Este é o movimento perfeito. E a si, o que o faz mover?

PES Q U I SE TOYOTA C-HR Consumo combinado (l/100 km): Mín. 3,8/ Máx. 6,0 - Emissões de CO2 (g/km) Mín. 86/Máx. 136

Praceta da Pranchinha, 20 - 9500-330 Ponta Delgada - Telefone:296304900 - autoacoreana@autoacoreana.pt


12 10 06

26 18

16 Propriedade:

criativaçores, Lda Rua do Espírito Santo, 77 - r/c Esq. 9500-465 Ponta Delgada NIF: 513 281 070 Email: criativa.azores@gmail.com

962 370 110 • 968 691 361 Nº Registo: 126652

04Breves 38Últimas

Diretora: Natacha Alexandra Pastor Editor: Carlos Costa Direção Comercial: João Carlos Encarnação Sede da Redação/Editor: Rua Espírito Santo, nº 77 R/chão Esqº 9500-465 Ponta Delgada Periodicidade: Mensal Tiragem: 3.000 exemplares Impressão: Coingra - Companhia Gráfica dos Açores - Parque Industrial da Ribeira Grande Lote 33 - 9600-499 Ribeira Grande Depósito Legal: 391620/15

28Áudio 31Usados

Design Gráfico e paginação: Orlando Medeiros - Criativa Fotografia: Carlos Costa Colaboradores: Clube Motard de São Miguel, Filipe Tavares, João Costa, PixelU Photography. O uso e reprodução parcial ou total de qualquer conteúdo existente nesta revista é expressamente proibido. Os anúncios existentes nesta revista são da inteira responsabilidade dos anunciantes.

ESTATUTO EDITORIAL - A Revista RODAS Magazine é uma revista mensal de informação especializada no setor automóvel que oferece, quer através de textos quer de imagens, a mais ampla cobertura de assuntos, que se correlacionam com o Desporto automóvel, Desporto com e sem motor, de maior relevância que ocorram no mercado açoriano, com especial enfoque no mercado dos Açores. - A Revista RODAS Magazine é independente de qualquer poder político e económico. - A Revista RODAS Magazine pauta a sua ação em total cumprimento das normas éticas e deontológicas do Jornalismo português. - A Revista RODAS Magazine defende o pluralismo de opinião, respeita as crenças, ideologias políticas e religiosas, diferenças sociais e culturais, sem prejuízo de poder assumir as suas próprias posições. - A Revista RODAS Magazine identifica-se, como tal, com os valores da Democracia. - A Revista RODAS Magazine prosseguirá a sua linha de trabalho procurando a imparcialidade.


S VE E BR

ESTUDO DA DELOITTE APONTA PARA CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO O número de automóveis produzidos em Portugal deverá atingir em 2020 as 300 mil unidades, segundo um estudo da consultora Deloitte para a Mobinov - Associação do Cluster Automóvel. “O caminho até 2020 será marcado por uma aceleração na produção de veículos automóveis em Portugal, sendo que a perspetiva é que os construtores mais do que dupliquem o número de unidades produzidas anualmente”, revela o estudo. Segundo o documento, denominado “Estudo do Cluster da Indústria Automóvel em Portugal”, se se confirmarem estas projeções o crescimento do emprego neste setor vai ser de 11% e as exportações terão um aumento de 33% até 2020.

VENDAS DE AUTOMÓVEIS NA EUROPA SUBIRAM 3,4% No acumulado de 2017 a venda de automóveis teve um crescimento positivo de 3,4%. Praticamente todos os cinco principais mercados da União Europeia sofreram uma contração, exceto o mercado espanhol (+ 6,2%). Portugal também registou um crescimento de 0,4% com 17.058 veículos vendidos em dezembro. Já o mercado automóvel do Reino Unido apresentou o 9.º mês consecutivo em declínio, com os registos a caírem 14,4% em dezembro. Venderam-se mais de 15 milhões de novos automóveis de passageiros, números que não se registavam desde o ano de 2007. Itália e Espanha foram os países que registaram ganhos superiores, seguidos por França e Alemanha. Em contrapartida, as vendas no Reino Unido diminuíram (-5,7%) pela primeira vez em seis anos. Em Portugal, o ano de 2017 foi bastante positivo com um crescimento de 7,1%, totalizando 222.134 novos automóveis vendidos.

4 • rodas

DIFICULDADE NA EMISSÃO DE MATRÍCULAS CONDICIONA SETOR Dificuldades na emissão de matrículas conduziram a uma variação negativa face ao mesmo mês do ano passado, mas o resultado não reflete a atividade dos operadores no período em causa, uma vez que se viram impedidos de matricular todos os veículos que pretendiam.

PORSCHE ASSINALA 70 ANOS ATÉ SETEMBRO COM VÁRIAS INICIATIVAS A mítica marca de Estugarda celebra este ano os seus 70 anos. Data de 8 de Junho de 1948 o seu primeiro modelo, um Porsche 356 Roadster. A marca vai assinalar já com início neste mês de fevereiro mais um aniversário, realizando inúmeras atividades em diferentes partes do mundo. O primeiro destes momentos, foi a 3 de fevereiro, com a abertura da exposição “The Porsche Effect”, no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles. Na Alemanha, a primeira exposição dos “70 anos de veículos desportivos da Porsche” estará aberta de 20 a 31 de março, no “DRIVE, Volkswagen Group Forum”, em Berlim. Também o Museu Porsche abre portas a uma exibição de exposições especiais no dia 9 de junho e no mesmo dia a Porsche vai convidar os fãs para o “Dia dos veículos desportivos” numa ação que decorrerá em simultâneo em vários centros da marca. Para o fim-de-semana seguinte, o construtor de automóveis desportivos vai convidar funcionários, moradores de Zuffenhausen e potenciais clientes para uma festa pública em torno do Museu Porsche. Em julho e em setembro também estão programados eventos, no Reino Unido e na Califórnia. O fim das comemorações acontece em Estugarda, a 13 de outubro, com o evento “Sound Night”.


rodas • 5

criativaDESIGN criativaDESIGN criativaDESIGN


EM

UE Q STA E D

MERCEDES-AMG GT S:

UM SONHO TORNADO REALIDADE No Mercedes-AMG GT S, o já excepcional desempenho do Mercedes-AMG GT é ampliado ainda mais. Com destaques adicionais que permitem que os sistemas do veículo sejam configurados para que o piloto anseie por uma pista de corrida, o Mercedes-AMG GT S é uma excelente expressão da essência da AMG. Carlos Costa

6 • rodas


SEMPRE PRONTO PARA O PRÓXIMO DESAFIO SEMPRE PRONTO PARA DAR MAIS

O novo Mercedes-AMG GT S incorpora a pureza sensual do seu caráter desportivo e a emoção. Os dois lugares caracterizam-se por proporções importantes da tração traseira. O meio-motor dianteiro do biturbo V8 garante uma distribuição de peso ideal, que constitui a base para uma excelente dinâmica de condução. O capuz longo com os seus poderosos poderes, a estufa, que foi movida para trás, as rodas grandes e o final da cauda larga, proporcionam um aspeto visual distintivo. A grande porta traseira esconde um compartimento de malas prático. Os novos modelos Mercedes-AMG GT são todos identificáveis pela grade distintiva AMG Panamericana. Sublinhando o património do desporto motorizado, a grade possui 15 barras verticais cromadas, que ecoam a aparência do mais recente carro de corrida desportivo do cliente Mercedes-AMG GT3.

INTERIOR

O design de interiores incorpora máxima emoção e pureza sensual. As proporções

desportivas criam uma sensação única de espaço. O nível de componentes desenhados a preceito e os materiais autênticos destacam o caráter dinâmico e geram emoção instantaneamente: qualquer pessoa que abra a porta descobre uma interação emocionante entre o painel de instrumentos profundo e inclinado e uma consola central dominante. O tema central do “design da aviação”, que é a marca registada dos carros desportivos Mercedes-Benz, foi reescrito. A extrema ênfase na largura do painel, que cria uma impressão de uma asa poderosa, domina o cockpit do Mercedes-AMG GT S. Quatro aberturas de estilo central e as aberturas individuais nas extremidades direita e esquerda do painel reforçam essa impressão. Em conjunto com as linhas de correia altas, o painel de portas em forma côncava e a consola central dinâmica, o Mercedes-AMG GT S se apresenta como uma máquina de condução genuína e integra integralmente o driver no cockpit graças à posição baixa do assento. Os assentos desportivos AMG no Mercedes-AMG GT S proporcionam um bom suporte lateral tanto para o condutor como para o pas-

O Mercedes-AMG GT S vem equipado de série com rodas de liga leve de prata de 10 raios, 9 x 19 polegadas (frente) e 11 x 19 polegadas (traseira), com pneus 255/35 R 19 e 295/35 R 19.

rodas • 7


sageiro da frente, mesmo sob alta aceleração lateral e oferecem um conforto de assento excepcional. Os contornos distintivos, os crachás AMG e os apoios de cabeça integrados juntam-se para enfatizar o aspeto desportivo do carro.

sequentemente, o manuseamento é melhorado a altas velocidades, em particular a aceleração lateral, estabilidade de condução e a distância de travagem.

ASSENTOS DE PERFORMANCE AMG

Com detalhes desportivos em fibra de carbono, este pacote traz um nível significativo de dinamismo para o veículo quando visto em qualquer ângulo. O divisor dianteiro, as aletas na asa, a caixa do espelho exterior e o difusor de uma única secção no avental traseiro são feitos de fibra de carbono.

Os contornos de assento mais pronunciados e as travessas laterais ajustáveis dos assentos de desempenho AMG opcionais melhoram de forma bastante tangível o suporte lateral fornecido ao motorista e ao passageiro da frente. O design distintivo dá ao interior um toque desportivo próprio.

SISTEMA DE TRAVAGEM DE ALTO DESEMPENHO

Os discos de freio grandes, internamente ventilados e perfurados, oferecem uma excelente desaceleração. O uso de tecnologia composta aumenta a resistência ao desbotamento e reduz o peso. Esta redução de peso diminui as massas não suspensas na roda, melhorando assim a resposta dos elementos mola/amortecedor.

PACOTE DE AERODINÂMICA AMG

Um grande divisor dianteiro que termina em flics nos arcos da roda dianteira, e uma asa traseira fixa e flics nos arcos da roda dianteira aumentam a força de elevação negativa. Con-

8 • rodas

PACOTE EXTERIOR DE CARBONO AMG

PACOTE AMG EXTERIOR CHROME

O acabamento cromado de alta qualidade oferece elementos elétricos selecionados de forma uniforme em termos de cor, brilho e qualidade. O Mercedes-AMG GT S vem equipado de série com rodas de liga leve de prata de 10 raios, 9 x 19 polegadas (frente) e 11 x 19 polegadas (traseira), com pneus 255/35 R 19 e 295/35 R 19. Uma variedade de diferentes variantes de design e cor estão disponíveis como opções como o preto fosco, rodas forjadas ultraleves em design de raio cruzado com flange de aro de alto brilho ou pintadas em cinza de titânio e polidas, ambas com tampas de roda de roda totalmente integradas.


rodas • 9


AIS N GIO E SR A D RO

BMW X6 Carlos Costa

10 • rodas


“Antes deste, eu tinha tido um BMW que comprei em 2011, e que acabei por vender mais tarde, embora com algum pesar. Numa viagem a Lisboa deparei-me com este BMW X6 que me encantou. Procurei pelo dono, tivemos uma conversa sobre o carro e a possibilidade de um dia vir a adquiri-lo. O senhor, que até era e é administrador na BMW, ficou com o meu contato e passados dois anos liga-me a informar que o carro tinha sido entregue para leasing mas que, ao que julgava saber, iria ser devolvido, pelo que se eu continuasse interessado poderia haver negócio. Profissionalmente tinha mesmo de ir a Lisboa e acabei por fazer o negócio. Neste compasso de tempo (dois anos), na verdade não obtive atenção por outro modelo da BMW, apesar de já ter saído o novo X6. Na minha opinião este que é o meu X6 tem uma linha mais agressiva, tem uma traseira bonita, e é capaz de ir ‘fora da estrada’, entrando num todo-o-terreno, pormenores que não encontro no modelo mais recente. Ao nível das suas características além de ser o mais potente da BMW X6 que se encontra na ilha - com 4.000 de cilindrada e 300 cavalos – vem equipado com extras muito interessantes, como por exemplo, basta encostar a porta, sem ter de a empurrar, e ela fecha-se. Tem estofos da melhor pele, assistência de estacionamento e muita tecnologia avançada, mas ainda assim não é propriamente um carro para ser usado no dia-a-dia. Ao nível da assistência da marca, em termos regionais, não temos quaisquer problemas. Os representantes fazem um excelente trabalho, ademais estes carros não precisam de grandes intervenções, apenas revisões e um ou outro pormenor. O único senão é que vivemos em ilhas e a insularidade ainda se nota quando é necessário recorrer a peças vindas de Portugal continental. Em todo o caso tenho contatos na BMW Portugal caso seja necessário algo mais. Eu já tive várias experiências com a BMW, tive uma muito interessante com outro modelo, e já agora faço aqui uma homenagem ao seu antigo dono, o Senhor Rui Câmara, já falecido, com um BMW 318is coupe IN. Tive também um BMW Baur, um X5 azul e um X5 cinzento.” Zeca Pereira

rodas • 11


IAS C Í T NO

EXPETATIVAS ELEVADAS PARA A 53ª EDIÇÃO

DO AZORES AIRLINES RALLYE As inscrições para a edição de 2018 do Azores Airlines Rallye ainda agora abriram e até ao minuto final muito pode acontecer. A comissão organizadora da prova está confiante que, tal como nas edições anteriores, à partida para a 53ª edição vão estar muitos pilotos que têm vindo a mostrar particular interesse pelo rallye dos Açores. Natacha Alexandra Pastor

Direitos Reservados

12 • rodas

foi feito um convite ao presidente da FIAT para que ele possa assistir e contribuir com o seu know-how, nesta edição de 2018. A sua deslocação aos Açores não está ainda totalmente confirmada, do mesmo modo que não é possível para já adiantar muito sobre a participação de pilotos de renome. É que as inscrições para o 53º Azores Airlines Rallye ainda agora abriram e até ao derradeiro momento de fecho das mesmas, muito pode acontecer. Nos bastidores da prova está já muito a acontecer! Trata-se de uma organização que tem custos avultados, com muitas circunstâncias formais a concretizar e com muitos meios a terem de ser deslocados para os Açores, caso dos dois helicópteros e do ferry que traz até à baía de Ponta Delgada os carros de competição. CARRO 0 EM EXPOSIÇÃO Durante cerca de duas semanas, o carro 0, uma

>

Começa já, em termos organizativos, a contagem decrescente para a edição deste ano do Azores Airlines Rallye. O primeiro ato público e oficial de mais uma mega prova desportiva foi assinalada com a inauguração da exposição do carro 0 num espaço comercial da cidade de Ponta Delgada. Daqui em diante vão suceder-se mil e uma tarefas, obrigatórias e essenciais no desenvolvimento desta gigantesca prova de ralis que envolve, lembrou Francisco Coelho, presidente do Grupo Desportivo Comercial (GDC), cerca de 1.000 pessoas. O fator segurança é uma das principais apostas e preocupação dos elementos do GDC. Este é um detalhe que está sempre na mira dos observadores que se deslocam aos Açores. A pensar nesta questão e em outros pormenores que ajudem a melhorar a organização, Francisco Coelho disse que depois da deslocação, a convite da comissão organizadora, da conhecida piloto feminina Michèle Mouton, em 2017,


sonho meu, convite esse que se manteve desde 2011 até agora. Quando me sento no carro, para a partida, há muita satisfação, mas há também um grande sentido de responsabilidade que está depositada naturalmente em todos os carros de segurança. No caso, somos o carro 0, o último a entrar, pelo que é uma grande responsabilidade aquela que se leva nas mãos, confirmando que o troço está OK e que os pilotos entram na especial em completa segurança.” Nos últimos sete anos, desempenhando as funções de carro de segurança, o entusiasta de provas desportivas não sabe o que é assistir tranquilamente e desfrutar do Azores Airlines Rallye. Durante todo o dia e ao longo dos três dias de prova, a concentração está em exclusivo na estrada. É ao fim do dia que Rui Borges toma contato de como correram as coisas. “Na verdade, o mundo bem pode estar virado do avesso que nós durante a prova não sabemos de grande coisa. Ao final das etapas e ao fim do dia, é que conseguimos ter alguma perceção do que aconteceu, porque estamos ali focados em fazer o nosso trabalho, que é o de abrir o troço.”

criativaDESIGN criativaDESIGN

das viaturas de segurança que alinham à partida para o arranque de cada prova especial de classificação, estará em exposição no piso 0 do Centro Comercial Parque Atlântico. Numa parceria entre o GDC – Grupo Desportivo Comercial e o centro comercial em questão, que acontece pela primeira vez, a comissão organizadora entende que com esta ação se desperta ainda maior curiosidade sobre o evento, sendo certo que o centro comercial é um espaço cada vez mais frequentado por turistas, o que permite ter um alcance abrangente. O carro 0, com sponsor principal da empresa Rui Car Automóveis, será pilotado, uma vez mais, pelo gerente desta empresa, Rui Borges, um entusiasta puro dos ralis. É assim que acontece desde 2011, ano em que Rui Borges recebeu convite para se sentar aos comandos daquele que é o último veículo de segurança a avançar na estrada atestando a operacionalidade dos troços, antes da partida do primeiro concorrente. Será de novo no Mitsubishi EVO VIII que desenvolverá esta tarefa. “Recebi um convite por parte do Grupo Desportivo Comercial, embora esse fosse também um

rodas • 13


IAS C Í T NO

PILOTO BRUNO OLIVEIRA NA BAJA NORTHERN FOREST COM PATROCÍNIO DAS TERMAS DA FERRARIA

Bruno Oliveira, piloto apoiado pelas Termas da Ferraria, disputou a Baja Northern Forest, jornada de abertura da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno que decorreu na Rússia de 16 a 19 de fevereiro. A dupla Bruno Oliveira / Paulo Marques disputou a prova russa aos comandos de uma Nissan Navara, inscrita na Categoria T2 onde defrontou um leque muito variado de máquinas e pilotos de diversas nacionalidades. A equipa saiu de Portugal no passado dia 7 de fevereiro levando para a Rússia, através de toda a Europa, um camião pilotado pelo próprio Bruno Oliveira e também por Miguel Ferreira e onde foi transportada a viatura de competição. Dois dias mais tarde partiu uma viatura de todo-o-terreno que será utilizada

14 • rodas

na assistência. Pela frente tiveram 4800 quilómetros de estrada mais uma ligação marítima entre a Alemanha e a Finlândia. A Baja Northern Forest tem base em Sortavala a norte de Saint-Petersburgo e muito próximo da fronteira entre a Rússia e a Finlândia. Para Bruno Oliveira “esta participação já estava pensada há vários anos e insere-se num quadro desportivo de participar em provas diferentes divulgando o nome dos Açores como destino turístico aquém e além-fronteiras e, em particular, promovendo o lugar das Termas da Ferraria, em S. Miguel, como espaço de excelência no âmbito da saúde e bem-estar. Como objetivo desportivo pretendemos lutar por um lugar no pódio da categoria T2”.


rodas • 15

criativaDESIGN criativaDESIGN criativaDESIGN


OS T MO

DAKAR MOTOCICLISTAS FEITOS DA MATÉRIA

DE QUE SÃO FEITOS OS SONHOS Texto: Rita Ribeiro - Clube Motard de São Miguel O Dakar terminou com Matthias Walkner (KTM) no lugar de destaque do pódio mas, enquanto decorria a prova, na América Central, teve lugar também “O Nosso Dakar”. Nesta prova estiveram presentes 9 açorianos, quase todos associados do Clube Motard de São Miguel. O “Nosso Dakar” é uma prova (não competitiva), organizada pela Touratech Portugal e a BMW Motorrad que presta homenagem ao espírito do Dakar original e traz até ao nosso País toda a emoção do desafio de andar de moto, numa aventura de fora de estrada. Este ano, a prova teve lugar a 13 e 14 de janeiro, em que, no primeiro dia os pilotos tiveram a oportunidade de percorrer cerca de 130 quilómetros, entre Albufeira e Lagos à descoberta das tradições e costumes da região algarvia, e, no dia seguinte, de Lagos a Grândola, em 180 quilómetros de aventura. Para tornar tudo ainda mais mágico, algumas das pistas que os participantes percorrem são as pistas usadas pelos pilotos em 2006 e 2007, anos em que a mítica prova do Rally Dakar partiu de Lisboa em direcção a Dakar, quando ainda se realizava no continente africano. A essas pistas juntam-se muitas outras para que os traçados sejam sempre diferentes de ano para ano. Em entrevista, Vitor Ferreira, conta que esta é já a quarta vez que participa e justifica: “Gosto do conceito e toda a parte social adjacente ao evento!”. Explica ainda que “O Nosso Dakar” “é um grande convívio de amigos que partilham do gosto de andar por ‘maus

16 • rodas

caminhos’ durante centenas de quilómetros. É um evento lúdico.” Ao ser questionado sobre o facto de ser açoriano, Vitor explica que “em nada prejudica seja o que for relacionado com este tipo de participação”, apenas tem outro tipo de logística, mas nada é impossível quando realmente se quer algo. “Não participaria no Rally Dakar”, diz. Explicando que “Tenho 40 anos e mesmo sabendo as minhas capacidades técnicas e físicas não é algo que ambicione. Preferiria 1000 vezes dar a volta ao mundo!”. No entanto, considera que os pilotos de motas de provas como o Rally Dakar, “Não são os mais ‘duros’. São mais resistentes (física e mentalmente) e, na sua larga maioria, mais calmos.”. Ao comprar as duas provas, Vitor Ferreira afirma que “O Dakar é mítico pela sua história, pelos inúmeros exemplos de resistência e de superação e até por momentos trágicos. Já “O Nosso Dakar” é um evento lúdico sem cariz competitivo onde se realçam os trilhos percorridos no sul de Portugal e o convivio durante todo o evento.” E, para os que ficaram curiosos e com vontade de participar no próximo ano, Vitor afirma que “A minha preparação consistiu (tal como em todos os eventos mais exigentes em que participo ou quando faço passeios mais longos de mota) em dar umas boas corridas durante cerca de um mês e meio e um reforço da zona lombar!”. Os interessados devem entrar em contacto com a Touratech (http://touratech.pt).


rodas • 17

criativaDESIGN criativaDESIGN

criativaDESIGN criativaDESIGN


OS V I RT O SP DE

OPEL GT CONCEPT

UMA NOVA EXPRESSÃO DE PURO PRAZER DE CONDUÇÃO Deixe o Opel GT Concept dar-lhe poder a si e a todos os seus sentidos. Isto é mais do que o interior de um carro desportivo... isto é o interface do futuro que irá unir homem e máquina.

>

18 • rodas


rodas • 19


OPEL GT CONCEPT

20 • rodas


das R rodas • 21 magazine


EXTERIOR

Portas elétricas abrem de forma ampla quando pressiona o ecrã tátil no tejadilho. Por dentro, há muitas mais surpresas, tais como monitores com imagem de câmaras a substituir os espelhos retrovisores. Tudo foi revelado no 86º Salão Internacional de Genebra. Os impressionantes elementos de design a vermelho atestam o espírito inovador da Opel. Pneus dianteiros vermelhos em jantes arrojadas. A linha de assinatura a vermelho divide o corpo do veículo na horizontal. e no interior de novo o vermelho nos assentos. Pronto para o passeio de uma vida. O capot longo, a ausência de uma tampa de bagageira, o duplo escape central e o nome, todos aludem ao Experimental GT de 1965. À parte disso, o Opel GT Concept não mostra qualquer sinal de design retro. Motor turbo à frente e tração traseira. Centro de gravidade baixo e central para um manuseamento desportivo e curvagem excelente. As jantes atrativas em vermelho do Opel GT Concept encontram o seu reflexo nos cintos de segurança vistosos. O design de emoção transforma-se em arte em movimento.

INTERIOR

Sinta a absoluta graça e o ambiente interior do Opel GT Concept. Pureza estrutural em alumínio combinada com leveza esculpida antecipam uma era futura. Conete-se no interface holístico e deixe o GT Concept aprender as suas preferências, para que possa verdadeiramente apreciar. O sexto sentido do Opel GT Concept, garantido por uma série de câmaras exteriores, age como o seu anjo da guarda. O GT Concept vai tomar conta de todos os seus movimentos, quer em picos de adrenalina na condução, quer em condições difíceis.

22 • rodas


rodas • 23

criativaDESIGN criativaDESIGN


S ÕE T ES G U &S S A DIC

ROTAÇÃO DOS PNEUS Os pneus dianteiros do veículo têm frequentemente um desgaste mais rápido do que os traseiros. Mudar a respetiva posição com frequência ajuda a obter um desgaste mais regular e permite atingir a vida útil máxima do piso.

COMO SABER QUANDO DEVE FAZER A ROTAÇÃO Em regra, a rotação dos pneus deverá ocorrer a cada 10 000 km. Existem porém, alguns detalhes que podem condicionar ou alterar esta periodicidade: Velocidades elevadas, cargas pesadas, distâncias longas: se conduzir com regularidade a alta velocidade e durante longas distâncias ou transportar cargas pesadas, a tensão adicional poderá implicar rotações ligeiramente mais frequentes. Sempre que verifique que há um desgaste irregular dos pneus deve atuar de imediato e o mesmo acontece se os pneus emitirem um zumbido enquanto conduz numa estrada de piso regular. A ROTAÇÃO DOS PNEUS DEVE SER FEITA POR QUEM PERCEBE Recomenda-se que, caso não saiba, nunca tenha realizado, ou caso tenha dúvidas, a rotação seja efetuada por um profissional, seja no seu revendedor ou numa oficina focada neste tipo de serviço.

24 • rodas

Mas pode fazê-lo e é bastante fácil. Não são necessárias ferramentas de especialistas. Estes conselhos não impedem nem substituem, porém, a devida análise pelos profissionais da área. Na dúvida, deve procurar aconselhamento junto de uma oficina de referência. OUTROS PORMENORES Só deve efetuar a rotação dos pneus da dianteira para a traseira, se os pneus tiverem todos a mesma medida, já que há veículos que estão equipados com pneus de medidas diferentes nos eixos dianteiro e traseiro. Padrões direcionais do piso: ao efetuar a rotação dos pneus com padrão direcional do piso, certifique-se de que segue as setas no flanco do pneu. Desmontar, montar e recalibrar: será necessário efetuar este procedimento, se o veículo utilizar pneus direcionais de tamanhos diferentes, ou rodas com montagens dianteira e traseira diferentes.


s

a d o r

LANCIA DELTA HF TURBO 1600 João Encarnação

26 • rodas


“Tenho esta viatura há dois anos, consegui comprá-la através de um colega meu. Era um carro que há muito sonhava ter. Sempre gostei muito de ralis, e este modelo fez história nos ralis tendo vencido, se não me falha a memória, por quatro vezes o Rally de Portugal É um carro bonito, quem o vê e reconhece gosta de olhar para ele. Já tinha pesquisado no mercado este modelo, encontrei alguns para venda mas, na verdade o valor comercial deles é muito elevado. Que eu tenha conhecimento, por cá, há apenas dois modelos em condições de uso em estrada, embora

no meu caso só o utilize para uns passeios ao fim-desemana, e não é sempre, porque há sempre um risco de circular com estes exemplares. São carros cujas peças são muito caras e convém ter sempre muito cuidado. Diria que, apesar de ser carro já antigo tem uma estabilidade muito forte, uma linha física muito interessante, desportivo. É bastante fiável e com uma componente eletrónica muito atual. A sua condução é espetacular e resumidamente posso dizer-vos que, à data da sua construção, por comparação com os tempos atuais, foi um carro construído de forma excecional.” Nuno Lopes

rodas • 27


DIO U SÁ A D STA RO POR: J. CO

OS BENEFÍCIOS DA CABLAGEM

Nunca é demais salientar, mesmo que repetidamente, certos benefícios que podemos trazer à qualidade do nosso sistema de áudio caseiro, quer seja um sistema HI FI, surround, e, obviamente, do nosso carro. Ao contrário do sistema de áudio de casa, o sistema de áudio do carro sofre muitas perturbações, começando pelos ruídos produzidos pela própria viatura, do exterior, etc pelo que qualquer melhoria que possamos fazer é facilmente notória na qualidade de som. Neste caso vamos novamente falar sobre a cablagem, excetuando viaturas de topo de gama que vêm equipadas com sistemas de som também eles de topo de gama. A maioria das viaturas vêm equipadas com sistema de som algo medíocres e efetivamente substituindo a cablagem que vem na viatura por uma de melhor qualidade, de certo melhorará o som que teremos a bordo. Iniciando pelo principal, a cablagem áudio, ou seja os cabos que ligam da aparelhagem às colunas, substituindo por cablagem de marca trará gran-

28 • rodas

des benefícios ao som, se o sistema tem os tweeters separados dos graves consegue-se ainda um melhor resultado, substituindo por exemplo os cabos que ligam aos altifalantes que reproduzem os graves por uns de secção maior de forma a reproduzir os graves com mais impacto e profundidade, enquanto para os agudos uns cabos de secção mais reduzida mas de qualidade trará uma maior resolução e transparência. Para efetuar esta substituição, e se o proprietário não tem experiência, convém recorrer a um profissional para fazer a substituição da cablagem de forma que esta fique no mesmo sítio onde estava a anterior e convenientemente ligada. Poder-se-á adquirir cabos de áudio numa loja especializada ou comprar online. Algumas boas sugestões podem ser encontradas nos sites de fabricantes de cabos para alta fidelidade, podendo estes mesmos ser usados no seu carro. Faça esta mudança e verá que o seu sistema ficará com um som melhor sem ter de efetuar grandes investimentos ou mudar de aparelhagem, vai valer a pena!


rodas • 29

criativaDESIGN criativaDESIGN criativaDESIGN


O D A C R ME IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO (MATRICULADOS ATÉ 1 DE JULHO 07) GASOLINA CILINDRADA (CC)

DIESEL CILINDRADA (CC)

MOVIDOS A ELECTRICIDADE VOLTAGEM TOTAL

POSTERIOR A 1995

ENTRE 1990 E 1995

ENTRE 1981 E 1989

ATÉ 1000 DE 1001 ATÉ 1300 DE 1301 ATÉ 1750 DE 1751 ATÉ 2600 DE 2601 ATÉ 3500 MAIS DE 3500

ATÉ 1500 DE 1501 ATÉ 2000 DE 2001 ATÉ 3000 MAIS DE 3000

ATÉ 100 MAIS DE 100

17.87€ (+3,14€)* 35.87€ (+6,31€)* 56.03€ (+9,86€)* 142.17€ (+25,01€)* 258.17€ 459.98€

11.27€ (+1,98€)* 20.16€ (+3,55€)* 31.32€ (+5,51€)* 74.99€ (+13,19€)* 140.59€ 236.29€

7.91€ (+1,39€)* 11.27€ (+1,98€)* 15.71€ (+2,76€)* 32.41€ (+5,70€)* 71.59€ 108.57€

* ligeiros de passageiros a gasóleo

IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO (MATRICULADOS A PARTIR DE 1 DE JULHO 07) ESCALÃO DE CILINDRADA (CC) ATÉ 1250 DE 1251 ATÉ 1750 DE 1751 ATÉ 2500 MAIS DE 2500

TAXAS (€)

ESCALÃO DE CO2 (G/KM) ATÉ 120 DE 121 A 180 DE 181 A 250 MAIS DE 250

28.52€ 57.23€ 114.36€ 391.38€

TAXAS (€)

APESAR DA DESIGNAÇÃO, O IUC É APLICADO SOBRE A PROPRIEDADE E NÃO SOBRE A CIRCULAÇÃO. PAGA-SE NO MÊS DE MATRÍCULA OU NO MÊS ANTERIOR, SENDO OS ATRASOS SUJEITOS A MULTA, A SUA LIQUIDAÇÃO É ANUAL.

58.51€ 87.68€ 190.41€ 326.19€

INSPEÇÕES LIGEIROS, SEMIRREBOQUES E REBOQUES (NÃO AGRÍCOLAS) INSPEÇÃO€ 27,09 | REINSPEÇÃO € 15,22

PESADOS E TRATORES DE MERCADORIAS

MOTOCICLOS

TRATORES E REBOQUES AGRÍCOLAS

CICLOMOTORES

INSPEÇÃO € 39.30 | REINSPEÇÃO € 22,13

INSPEÇÃO € 19,87 REINSPECÇÃO € 11,26

INSPEÇÃO € 9,96 € REINSPECÇÃO 5,52

INSPEÇÃO € 7,04 REINSPECÇÃO € 3,96

EMISSÃO DE SEGUNDA VIA DA FICHA DE INSPEÇÃO € 2,17 - A) AOS VALORES FIXADOS ACRESCE O IVA À TAXA LEGAL EM VIGOR

LIGEIROS DE PASSAGEIROS DE MERCADORIAS E DE ALUGUER S/ CONDUTOR E RESTANTES LIGEIROS 1ª INSPEÇÃO NO 4º ANO APÓS 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES DE 2 EM 2 ANOS APÓS 4º ANO.

LIGEIROS DE INSTRUÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO E DE PASSAGEIROS, AMBULÂNCIAS E DE TRANSPORTE ESCOLAR 1ª INSPEÇÃO NO 1º ANO APÓS A 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES ANUALMENTE.

PESADOS DE PASSAGEIROS E DE MERCADORIAS, REBOQUES E SEMIRREBOQUES C/PB > 3.500 KG 1ª INSPEÇÃO NO 1º ANO APÓS 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES ANUALMENTE.

MOTOCICLOS, CICLOMOTORES, TRATORES E REBOQUES AGRÍCOLAS 1ª INSPEÇÃO NO 4º ANO APÓS 1ª MATRÍCULA. RESTANTES INSPEÇÕES ANUALMENTE.

GARANTIA DAS MARCAS MARCA ALFA ROMEO AUDI BMW CHEVROLET CHRYSLER/JEEP CITRÖEN DAIHATSU FERRARI FIAT FORD HYUNDAI HONDA JAGUAR KIA LANCIA LAND ROVER LEXUS MAZDA

MECÂNICA 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS (1) 5 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS 7 ANOS (4) 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 5 ANOS OU 160 000 KM 3 ANOS/ 100 000 KM OU 2 ANOS SEM LIMITE DE KM

CORROSÃO 8 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 6 ANOS 7 ANOS 12 ANOS 6 ANOS 2 ANOS 8 ANOS 12 ANOS (2) 12 ANOS 12 ANOS (3) 6 ANOS 7 ANOS (5) 8 ANOS 6 ANOS 12 ANOS 12 ANOS

PINTURA 3 ANOS 12 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 5 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 7 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS

MARCA MERCEDES MINI MITSUBISHI NISSAN OPEL PEUGEOUT PORSCHE RENAULT SAAB SEAT SKODA SMART SSANGYONG SUBARU SUZUKI TOYOTA VOLKSWAGEN VOLVO

MECÂNICA 2 ANOS 2 ANOS 3(6) / 5 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS OU 100 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 5 ANOS / 150 000 KM 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 2 ANOS 3 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS OU 100 000 KM 3 ANOS OU 100 000 KM (12) 5 ANOS OU 160 000 KM 2 ANOS 2 ANOS

CORROSÃO 30 ANOS 12 ANOS 3 (6) / 12 (7) ANOS 6 (8)/12 ANOS(9) 12 ANOS 12 ANOS 10 ANOS 12 ANOS 6 (10)/12 ANOS(11) 12 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 6 ANOS 12 ANOS 12 ANOS (13) 12 ANOS 3 ANOS 8 (14)/12 ANOS(15)

PINTURA 4 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 2 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 3 ANOS 12 ANOS 2 ANOS

FORD RANGER 3 ANOS; (2) FORD RANGER 6 ANOS; (3) JAZZ 6 ANOS; (4) 150 000 KM; (5) CEE’D 10 AOS; (6) CANTER FUSO; (7) L200; ASX; OUTLANDER; SPACE STAR; (8) TERRANO, PICK-UP, PATROL, PATHFINDER, NAVARA; (9) MICRA, ALMERA, NOTE, PRIMERA, 350Z, X-TRAIL, MURANO, QASHQAI; (10) 9-5; (11) 9-3 SPORT SEDAN; (12) EM JUNHO A GAMA SWIFT E SX4 É DE 7 ANOS OU 150 000KM; (13) JIMMY 6 ANOS; (14) S60, S80, V70, XC70, XC90; (15) S40, V50, C30, C70 (1)

30 • rodas


usados Escolha o seu...

aos melhores preรงos. rodas โ€ข 31


11,999€

11,999€

SEAT IBIZA 1.2 I-TECH 5P 5LUG. 70CV. 2015 • Gasolina • 74.834 Kms

OPEL CORSA 1.0 TURBO ECOFLEX 5P 5LUG. 90CV. 2015 • Gasolina • 51.781 Kms

RENAULT KANGOO 1.2 4P 5LUG. 58CV. 2005 • Gasolina • 168.774 Kms

15,499€

8,499€

4,250€

FORD KA 1.2 3P 4LUG. 69CV 2015 • Gasolina • 79.914 Kms

SMART FORTWO COUPÊ 0.8CDI 2P 2LUG. 40CV. 2006 • Diesel • 134.421 Kms

2,499€

8,500€

4,999€

OPEL AGILA 1.3 CDTI 5P 5LUG. 69CV 2005 • Diesel • 111.583 Kms

4,999€

14,999€

ALFA ROMEU GIULIETTA 1.6 JTDM 5P 5LUG. 105CV. 2012 • Diesel • 89.065 Kms

2001 • Diesel • 210.000 Kms

MERCEDES - BENZ C220 CDI 4P 5LUG. CX. AUT. 143CV 2000 • Diesel • 233.556 Kms

7,250€

7,999€

10,999€

RENAULT CLIO 1.5DCI 3P 2LUG. 68CV

11,499€

FIAT PUNTO 1.2 5P 5LUG. 69CV 2017 • Gasolina • 20.391 Kms

3,850€

RENAULT CLIO 1.2 5P 5LUG. 60CV. 2004 • Gasolina • 198.671 Kms

criativaDESIGN criativaDESIGN criativaDESIGN

PEUGEOT 308 1.6 E-HDI ACTIVE 5P 5LUG. 116CV 2014 • Diesel • 133.000 Kms

5,499€

Foto Similar

PEUGEOT 207 1.6 HDI 3P 2LUG. 90CV 2009 • Diesel • 156.040 Kms

OP

O

RT

ID UN

AD

FORD FOCUS SW 1.6TDCI 5P 5LUG. 109 CV 2006 • Diesel • 195.388 Kms

FORD FOCUS SW 1.6 TDCI 5P 5LUG. 2008 • Diesel • 78.853 Kms

E

14,990€ PEUGEOT 3008 1.6 HDI CX. AUT. 5P 5LUG. 2010 Diesel 138.827 Kms

32 • rodas

PR

O OM

O ÇÃ

MERCEDES-BENZ A140 1.4 ELEGANCE 5P 5LUG. 81CV. 2005 • Gasolina • 133.547 Kms

7,999€ FORD MONDEO SW 2.0 TDCI 5P GHIA 2003 • Diesel 146.010 Kms


29,499€

MERCEDES BENZ CLASSE A 180D URBAN

2017 . Diesel . 12.514 . 1461 CC 5 Lugares . 5 Portas

19,499€

RENAULT MEGANE SPORT TOURER 1.2 TCE

22,999€

MERCEDES BENZ CLASSE A 180 CDI URBAN

2013 . Diesel . Kms . 1.461 CC 5 Lugares . 5 Portas

15,999€

OPEL INSIGNIA SPORT TOURER 2.0 CDTI COSMOS

45,999€

MERDECES BENZ CLASSE C 220 D AMG LINE

2016 . Diesel . 8.227 Kms 2.143 CC . 5 Lugares . 5 Portas

18,999€

PEUGEOT 2008 1.2 PURE TECH STYLE

26,999€

MERCEDES BENZ CLASSE B 180 D URBAN

2016 . Diesel . 38.067 Kms 1.461 CC . 5 Lugares . 5 Portas

18,999€

NISSAN JUKE 1.5 DCI ACENTA

2010 . Diesel . kms . 1.956 CC 5 Lugares . 5 Portas

2017 . Gasolina . 31 Kms 1.199 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2016 . Diesel . 22.875 Kms 1.461 CC . 5 Lugares . 5 Portas

14,499€

8,499€

14,249€

18,999€

criativaDESIGN criativaDESIGN criativaDESIGN

2017 . Gasolina . 15.950 Kms 1.197 CC . 5 Lugares . 5 Portas

OPEL CORSA 1.0 TURBO S/S

2016 . Gasolina . 23.179 Kms 998 CC . 5 Lugares . 5 Portas

15,499€

NISSAN NAVARA 2.5 DCI 4X4

2006 Diesel . Kms . 2488 CC 65.850 5 Lugares kms •. ANO 4 Portas 2014

HYUNDAI I30 1.6 CRDI EXCLUSIVE

VOLKSWAGEN POLO MATCH 1.6 TDI BLUEMOTION

CITROËN DS3 1.6 E-HDI

2007 . Diesel . 79.564 Kms 1.582 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2013 . Gasolina . 67.500 Kms 1.598 CC . 5 Lugares . 5 Portas

2015 . Diesel . 32.966 Kms 1.598 CC . 5 Lugares . 3 Portas

18,999€

11,999€

17,499€

TOYOTA HILUX TRIAL XCAB 2.5 D4D 4X4

2007 . Diesel . Kms . 2494 CC 4 Lugares . 2 Portas

RENAULT KANGOO 1.5 DCI BUSINESS

2016 . Diesel . 28.656 Kms 1461 CC . 3 Lugares . 5 Portas

RENAULT TRAFIC 2.0 DCI

2012 . Diesel . 69.680 Kms 1.996 CC . 9 Lugares . 5 Portas

rodas • 33


99€

MERCEDES-BENZ C220 170CV BLUETEC FULL AMG LINE MOTOR MERCEDES 2014 Diesel Full extras

21,999€

OPEL MOKKA 1.6 CDTI 136CV COSMO S/S 2016 Diesel

15,999€

17,999€

CITRÖEN DS3 SPORT CHIC 1.6 HDI MOTOR 120CV 2015 Diesel

15,999€

TOYOTA AURIS TOURING SPORTS 1.4 D-4D 2013 Diesel

RENAULT MEGANE 1.5 DCI DYNAMIQUE 2014 Diesel

10,499€

8,250€

VOLKSWAGEN POLO 1.2 COMFORTLINE 70CV 2014 Gasolina

TOYOTA YARIS 1.0 VVT-I 82.484KM 2008 Gasolina

Sob Consulta

15,499€

4 26,

MINI COUNTRYMAN COOPER SD 2.0 143CV 2014 Diesel Como novo

17,999€

TOYOTA AURIS 1.4 D-4D 2016 Diesel

13,499€

PEUGEOT 208 1.4 HDI 2015 Diesel

12,499€

SEAT LEON SPORT LINE 1.9 TDI 2008 Diesel Sob Consulta

13,499€

VOKSWAGEN POLO 1.2 TDI BLACK EDITION 2014 Diesel

13,999€

TOYOTA AURIS 1.4 D-4D P. EXCLUSIVE + SPORT 2012 Diesel

14,999€

criativaDESIGN criativaDESIGN criativaDESIGN

99€

4 33,

TOYOTA COROLLA VERSO 2.2 D-4D 136CV 7LUGARES 2008 Diesel

10,499€

Foto Similar

TOYOTA HILUX X-CAB 4X4 2.5 D-4D 144CV 2010 Diesel

34 • rodas

TOYOTA HILUX 2.5 D-4D CAB. SIMPLES 2011 Diesel

MITSUBISHI L200 X-CAB 4X4 2.5 DI-D 2009 Diesel

MITSUBISHI PAJERO 3.2 DID GLS 165CV 2000 Diesel


rodas • 35

criativaDESIGN criativaDESIGN


39,900€

12,750€

18,250€

13,750€

ALFA ROMEO GIULIA

FORD SMAX

OPEL ASTRA SW

TOYOTA YARIS

2016 – 2.2D 150 cv – Diesel

7Lugares – 2006 - 1.6d 125 cv – 151.000 kms

Gasóleo – 1.7 CDTi - 130cv 42.000 kms – 2013

2013 - 55.414 Kms Várias Unidades

28,750€

RENAULT MEGANE SW 2014 - Gasóleo – Automático 82.300 kms – 1.5dci - 110cv

BMW X3 XDRIVE 20D 184cv - Gasóleo – 2012 98.300 kms

14,500€ OPEL ASTRA 1.3 CDTI 06/2014 - Diesel 90 cv – 77.350 kms

29,750€ OPEL ASTRA SPORT TOURER 04/2016 – 20.500 kms 110 cv – Diesel

13,750€ OPEL CORSA 2014 – 79.486 kms – 1.3 CDTI 90 cv - Diesel

EM DESTAQUE

11,990€ PEUGEOT 208 2013 – 1.2i 80 cv – 114.000 kms

OPEL KARL ROCKS 1.0i - 75cv – Gasolina 5.500 kms – 2017

20,750€ BMW 320D COUPÉ 2.0D 2008 - 5 Lugares 135.000 kms – 177 cv

EM DESTAQUE

BMW 120D PACK M 184cv – Diesel 71.250 kms 2014 – Diesel

27,500€

36 • rodas

13,950€

criativaDESIGN criativaDESIGN criativaDESIGN

17,250€

MINI COOPER D 5P

26,000€

10/2014 19.950 kms 116 cv Diesel


7.490€ PEUGEOT 207 SPORTIUM 2011

7.900€ PEUGEOT 107 ACCESS 2013

11.990€ PEUGEOT 208 ACTIVE 2014

2014

PEUGEOT 208 2017

OPEL ASTRA ST 2014

2013

PEUGEOT 308 SW 2013

2011

2014

PEUGEOT 2008 STYLE 2017

RENAULT CLIO 2014

2011

2017

13.900€ PEUGEOT 208 2014

23.900€ 14.500€ MERCEDES CLASSE A 2016

17.500€ 7.850€ PEUGEOT 508 ACTIVE

PEUGEOT 108 ACTIVE

13.500€

19.990€

17.500€ PEUGEOT 508 SW

OPEL CORSA EASY

13.500€

18.900€

10.490€ OPEL CORSA EASY

2012

14.900€

14.500€ PEUGEOT 308 SW

RENAULT CLIO

11.490€

10.490€

8.900€

37.500€ MERCEDES E250 2.2 2012

14.500€

27.490€ MERCEDES CLASSE B 2015

EXPERT 2.0 HDI 2012

Estamos abertos aos sábados das 10H00 às 17H30

rodas • 37


7,990€

16,900€

7,990€

TOYOTA HILUX X-CAB 4X2

RENAULT KANGOO COMERCIAL

MITSUBISHI L200 2.5DI-D 3 LUGARES

NISSAN PRMASTAR 2.0 DCI 3 LUGARES

2005 – 90.000 kms

2014

2014 – 130 CV – Diesel

2009 – 190.000 Kms – Diesel

15,990€

14,250€

TOYOTA AURIS DIESEL 1.4 D-4D ACTIVE*AC

TOYOTA AURIS DIESEL 1.4 D-4D ACTIVE*AC

2013 – 90 CV – Diesel

2010 – 105.000 Kms – Diesel

5,900€

10,600€

5,900€

TOYOTA AURIS 1.4 D-4D 3 PORTAS 2007 – 109.000 Kms – Diesel

11,900€

7,990€ TOYOTA YARIS ROCK IN RIO VVT-I 2008

8,900€

PEUGEOT 1007 1.4 HDI URBAN

SEAT IBIZA 1.2

NISSAN QASHQAI 1.5 DCI TEKNA

OPEL CORSA CDTI T ENJOY

2005 – 130.000 Kms – Diesel

2006 - 80.000 kms

2008 – 106 CV – Diesel

2009 – 75 CV – Diesel

13,900€

10,990€

16,900€

8,900€

RENAULT MEGANE III ST CONFORT

FORD FIESTA TITANIUM 1.0

NISSAN QASHQUAI*2 ACENTA 7L - 110 CV

SMART FORTWO 08 CDI COUPÉ

2010 – 90 CV – Diesel

2014

2011 – 100.000 Kms – Diesel

2012 – 50.000 Kms – Diesel

38 • rodas


rodas • 39


40 • rodas

RODAS MAGAZINE - FEVEREIRO 2018  

RODAS MAGAZINE - FEVEREIRO 2018

RODAS MAGAZINE - FEVEREIRO 2018  

RODAS MAGAZINE - FEVEREIRO 2018

Advertisement