Issuu on Google+


A

A. Em contraste com a cooperativa atmosfera do Céu, como o Senhor descreve a condição da Terra? Ezequiel 2.4 (primeira parte); Romanos 3.10-19.

• Ezequiel 2.4 - O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Senhor Soberano. • Romanos 3.10-19 - Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”. “Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam”. “Veneno de serpentes está em seus lábios”. “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura”. “Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz”. “Aos seus olhos é inútil temer a Deus”. Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

A

“Por meio das tentações de Satanás, o gênero humano todo se tornou transgressor da lei de Deus [...].” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 338. “Se Adão, ao ser criado, não houvesse sido dotado de vinte vezes maior vitalidade do que os homens possuem agora, a humanidade, com seus atuais métodos de vida que constituem uma violação da lei natural, já estaria extinta.” — Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 3, pp. 138 e 139.

B

B. Que problemas de atitude estão intensificando-se hoje, e como cristãos sinceros podem evitar ser afetados por eles? 2 Timóteo 3.1, 2 e 5; Romanos 16.17.

B

• 2 Timóteo 3.1-2 - Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, • 2 Timóteo 3.5 - Tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. • Romanos 16.17 - Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.

A


B

C. O que o amado João explica sobre caridade/amor? 1 João 3.4, 7-10; 2 João 1.9-11. • 1 João 3.4 - Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. • 1 João 3.7-10 - Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. • 2 João 1:9-11 - Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas. “Estamos autorizados a ter na mesma consideração indicada pelo discípulo amado os que alegam permanecer em Cristo ao mesmo tempo em que vivem em transgressão da lei de Deus. Existem nestes últimos dias males semelhantes àqueles que ameaçavam a prosperidade da igreja primitiva; e os ensinos do apóstolo João sobre estes pontos deveriam ser cuidadosamente considerados. ‘Necessitais mostrar caridade’, é o clamor que se ouve em todos os lugares, principalmente da parte daqueles que professam santificação. Mas a verdadeira caridade é demasiado pura para acobertar um pecado inconfessado. Conquanto devamos amar as almas por quem Cristo morreu, não nos devemos comprometer com o mal. Não nos podemos unir aos rebeldes e chamar a isto caridade. Deus requer de Seu povo nesta fase do mundo que permaneça firme pelo direito tanto quanto João, em oposição aos erros que arruínam a alma.” — The Acts of the Apostles (Atos dos apóstolos), pp. 554 e 555. “Até o fim do tempo, homens se levantarão para criar confusão e rebelião entre o povo que professa obedecer à lei de Deus.” — The SDA Bible Commentary [E.G. White Comments], vol. 4, p. 1158. “Rebelião e apostasia estão no próprio ar que respiramos. Seremos afetados por elas a menos que, pela fé, nossa desajudada alma agarre-se a Cristo.” — Ibidem, vol. 1, p. 1114.

C C

C


A. Que recomendações no estudo e na fala são dados a todos que professam ser filhos de Deus? Salmos 105.1-5; 1 Coríntios 10.1-5

“[Cita-se 1 Coríntios 10:1-5.] A experiência de Israel, a que o apóstolo faz alusão nas palavras acima, e segundo é registrada nos Salmos 105 e 106, contém lições de advertência que o povo de Deus nestes últimos dias precisa especialmente estudar. • Salmos 105.1-5 - Dêem graças ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem Insisto em que estes capítulos sejam lidos pelo menos uma vez por semana.” — Tesos seus feitos entre as nações. Cantem timonies to Ministers (Testemunhos para para ele e louvem-no; relatem todas as ministros e obreiros evangélicos, pp. 98 e suas maravilhas. Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam 99. “Se temos capítulos escuros em nossa exo Senhor. Recorram ao Senhor e ao seu periência, não os mantenhamos frescos na poder; busquem sempre a sua presença. Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos memória pela repetição. Esquecendo-nos seus prodígios e das sentenças de juízo que das coisas que para trás ficam, prossigamos para as que estão diante de nós (Filipenses pronunciou, • 1 Coríntios 10.1-5 - Porque não quero, 3:13). Cultivemos somente pensamentos e sentimentos que produzem gratidão e louirmãos, que vocês ignorem o fato de que vor. Se vocês têm errado, esqueçam isso e todos os nossos antepassados estiveram pensem apenas na grande misericórdia, na sob a nuvem e todos passaram pelo mar. amorosa bondade, no inexprimível amor de Em Moisés, todos eles foram batizados Jesus. Aprendam a elogiar em lugar de cenna nuvem e no mar. Todos comeram do surar. Caso se deparem com insulto e ofenmesmo alimento espiritual e beberam da sas, não fiquem desencorajados, pois Jesus mesma bebida espiritual; pois bebiam da enfrentou o mesmo. Avancem, fazendo sua rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. Contudo, Deus não se obra com fidelidade. Abasteçam a mente com as preciosas promessas da Palavra de agradou da maioria deles; por isso os seus Deus, e mantenham suave comunhão com corpos ficaram espalhados no deserto.


Ele, repetindo-as frequentemente. Parem de lamuriar-se, parem de murmurar, parem de procurar falhas, e salmodiem ao Senhor em seu coração (Efésios 5:19). Pensem em tudo pelo que têm de ser gratos, e então aprendam a louvar a Deus. ‘Aquele que oferece sacrifício de louvor Me glorificará’ (Salmos 50:23). Se nos fossem apresentadas toda lamentação, lamúria e reclamação conforme escritas no livro de registro, que visão teríamos! Quão atônitos ficaríamos em ver e compreender nossos reais pensamentos e sentimentos – nada além de infelizes reclamações.” — The Signs of the Times, 27 de setembro de 1883.

B. Que tipo de temor é necessário hoje? Isaías 51.12 e 13; Mateus 10.28. • Isaías 51.12-13 - “Eu, eu mesmo, sou quem a consola. Quem é você para que tema homens mortais, os filhos de homens, que não passam de relva, para que você esqueça o Senhor, aquele que fez você, que estendeu os céus e lançou os alicerces da terra, para que viva diariamente, constantemente apavorado por causa da ira do opressor, que está inclinado a destruir? Pois onde está a ira do opressor? • Mateus 10.28 - Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem “Os seguidores de Cristo hoje devem guardar-se da tendência de perder o espírito de reverência e piedoso temor.” — Prophets and Kings (Profetas e reis), p. 48. “Deus pede homens que, como Natã, Elias e João, apresentem destemidamente Sua mensagem, a despeito das consequências; que falem a verdade, embora isso importe no sacrifício de tudo quanto possuam.” — Gospel Workers (Obreiros evangélicos), p. 150.


A. O que podemos aprender da atitude de certos homens cuja adoração foi aceitável a Deus? Esdras 9.5 e 6; Ezequiel 1.28; Efésios 3.14.

“[…] quando Deus enviava Seus anjos antigamente para ministrar ou comunicar-se com indivíduos, e essas pessoas percebiam que haviam visto e falado com um anjo, ficavam cheias de espanto e temiam mor• Esdras 9.5-6 - Então, na hora do sacrer. Tinham ideias tão elevadas acerca da rifício da tarde, eu saí do meu abatimento, terrível majestade e poder do Senhor que com a túnica e o manto rasgados, e caí de julgavam que seriam destruídas por terem joelhos com as mãos estendidas para o sido postas em íntima ligação com alguém Senhor, para o meu Deus, e orei: Meu Deus, vindo diretamente da santa presença de estou por demais envergonhado e humilDeus.” — Testimonies (Testemunhos para a hado para levantar o rosto diante de ti, meu igreja), vol. 1, p. 410. Deus, porque os nossos pecados cobrem as nossas cabeças e a nossa culpa sobe até aos céus. • Ezequiel 1.28 - Tal como a aparência • Apocalipse 3.14-19 - Ao anjo da igreja em La do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, criação de Deus. Conheço as suas obras, sei que vo assim era o resplendor ao seu redor. Essa morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vom era a aparência da figura da glória do Senhece, porém, que é miserável, digno de compaixão hor. Quando a vi, prostrei-me com o rosto você se tornará rico; compre roupas brancas e vista em terra, e ouvi a voz de alguém falando. ergar. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. • Efésios 3.14 - Por essa razão, ajoelho- • Mateus 24.42-50 - “Portanto, vigiem, porque me diante do Pai, a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de gua ados, porque o Filho do homem virá numa hora em dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo d que ele o encarregará de todos os seus bens. Mas s a bater em seus conservos e a comer e a beber com não sabe.


B. Descreva o contraste, em um momento de crise religiosa, entre o verdadeiro povo de Deus e os que o professam ser, mas têm coração dobre. Apocalipse 3.14-19; Mateus 24.42-50. “Vi alguns, com forte fé e clamores agonizantes, a lutar com Deus. Seu rosto estava pálido e apresentava sinais de profunda ansiedade, que exprimia a sua luta íntima. Firmeza e grande fervor estampavam-selhes no rosto […]. Alguns, vi eu, não participavam dessa agonia e lutas. Pareciam indiferentes e descui-

dosos. […] Vi anjos de Deus apressar-se para assistir a cada um dos que lutavam com todas as suas forças a fim de resistir aos anjos maus, e procuravam auxílio, clamando a Deus com insistência. Os anjos de Deus, porém, abandonavam os que não faziam esforços para conseguir auxílio, e eu os perdia de vista. Perguntei a significação da sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha verdadeira à igreja de Laodiceia.” — Early Writings (Primeiros escritos), pp. 269 e 270.

aodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da ocê não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é mitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não recono, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e a-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enx. Por isso, seja diligente e arrependa-se. vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse arda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, também vocês precisam estar preparm que vocês menos esperam. “Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega devido? Feliz o servo a quem seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora’, e então comece m os beberrões. O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que


Estudo interativo da lição da Escola Sabatina toda sexta-feira a partir das 20:30 no www.crescermais.net. Participe você também!

Disse Jesus: “Vão e anunciem que o Reino do Céu está perto” Mateus 10:7


Lição 1