Page 1

Relatório de Fiscalização

Diretor técnico: Gilvaneide Lemos de Almeida (CRM: 18.143) Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Tal vistoria é uma demanda da corregedoria baseada em denúncia protocolada neste conselho com o número: 012612/2013. Trata-se de uma unidade de saúde pública municipal tipo unidade mista. Foram identificadas as seguintes condições de funcionamento: Escalas médicas estão completas. Plantões de 24h seguidas. Há alguns dias em que a rendição não é pessoa a pessoa ficando a unidade descoberta, como na segunda-feira até por volta das 8:30. Já aconteceu de alguns dias o médico chegar por volta das 10h, mas que não é frequente. Realiza apenas cirurgias eletivas: perineoplastia, exérese de nódulos mamáreis, postectomia, cesárea.

hérnioplastia,

Todas as cirurgias são realizadas por Dr. José Barata. Os pacientes cirúrgicos são evoluídos pelo próprio José Barata. As cirurgias são realizadas nas quintas-feiras. Hoje apesar de quinta não está tendo cirurgias pois médico de recesso. Por não haver cirurgia no dia da vistoria não houve possibilidade de checar a outra denúncia. Realiza também internamentos em clínica médica, pediatria.


Só realiza partos em período expulsivo. As pacientes do USF que não entram em trabalho de parto até 40 sem são encaminhadas para o Dr. José Barata que avalia a indicação de cesárea. Há pediatra diarista de segunda a sexta no período da manhã. Realiza atendimento ambulatorial de pediatria, cardiologia. São 09 USF sendo apenas uma sem médico. Uma das denúncias de falta de médico foi justamente na segundafeira 23 de setembro de 2013 e a outra numa sexta feira 09 de agosto de 2013. A recepção conta com poucas cadeiras. Há períodos em que pacientes ficam em pé, alguns aguardam sentados em área externa coberta. Há arcondicionado na recepção. Banheiro dos usuários sem divisão por sexo e acesso a portadores de necessidades especiais. Hoje até às 13:20 foram 20 pacientes para pediatria e 30 para clínica médica. O atendimento da pediatria é demanda espontânea. E é quase sempre ambulatorial. A média de atendimento para clínica médica nas 24h é entre 100150. A escala médica é a seguinte: • Segunda: Dr. Marinaldo Santos (CRM: 6756) • Terça: Thales Carneiro Ferreira (CRM: 21.393) • Quarta: José Miguel Francisco da S Souza (CRM: 21.839) • Quinta: Miguel Kleber de Melo Tavares (CRM: 17.097) • Sexta: Miguel Kleber de Melo Tavares (CRM: 17.097) • Sábado: Albérico Souto Queiroz Quidute (CRM: 21.374)


Domingo: Carlos Henrique Cavalcante (encontrei Carlos Alberto Henrique Cavalcanti Ramos CRM: 11.277 - transferido) e Carlos Henrique Felix Cavalcanti CRM: 19.409 - ativo)

Pediatras: Ana Maria Teixeira Duarte (CRM: 6405) e Áurea Soares Tertuliano (CRM:7951) São 02 consultórios climatizados com maca, mesa, cadeira, maca sem lençol de papel, pia, sem sabão líquido e sem papel toalha no momento da fiscalização Há uma sala exclusiva para suturas ampla, climatizada, pia, sabão líquido e sem papel toalha. Conta com sala exclusiva para curativo contaminados. Realiza os curativos da USF no final de semana. Há uma sala de observação exclusiva da pediatria com banheiro anexo. Realiza apenas RX odontológico. Há previsão para iniciar realização de outros tipos de RX. Há salas de observação dividido por sexo com banheiro anexo. Algumas paredes com infiltração. Não realiza classificação de risco. Conta com uma sala para nebulização de adultos e crianças. Nesta se faz a aferição de peso e altura de adultos e crianças. Na emergência há uma sala para coleta do teste do pezinho, esta é exclusiva. Sala de vermelha de fácil acesso, climatizada, conta com desfibrilador, monitor multiparâmetros, eletrocardiógrafo, medicações para reanimação cardiopulmonar, kit de intubação (laringoscópio, ambu e máscara), pia, sabão líquido e sem papel toalha. Não vi lâmina reta de laringoscópio, mas foi informado que algumas lâminas foram enviadas ao conserto para troca de lâmpadas. Há ambu e tubos traqueais para adultos e crianças. Posto de enfermagem exclusivo com maca, pia, sabão líquido e sem papel toalha.


Enfermarias todas com banheiro anexo. Há uma exclusiva da pediatria e outra da obstetrícia e cirúrgica e clínica médica, estas são divididas por sexo. Todas em um único corredor. Unidade classificada como “C” Foram solicitados • A lista de médicos, com respectivos registros no Cremepe, com escalas de trabalhos e por especialidade. • Produção e características da demanda da emergência do último trimestre. • Número de cirurgias realizadas no último trimestre. • Cópia do prontuário do Sr. Raymundo Wilson Barboza Braga, atendido na unidade em tela no dia 09.08.2013. • Nome dos médicos de plantão nos dias 08 e 09 de agosto de 2013 e 22 e 23 de setembro de 2013.

Passira, 02 de janeiro de 2014 Polyanna Neves - Médica Fiscal

Relatório de fiscalização da unidade mista nossa senhora da conceição - Passira (02 01 2014)  
Advertisement