Revista Movimento Médico - N 06

Page 19

A c:.yberfobia e suas implicações no mundo real ,

Patrícia Silva*

bastante oportuno fãlarmos de cybertobia no mundo moderno e real em que vivemos, em plena socie­ dade conectada a informações e sem fronteiras.

E

A palavra cybertobia vem de duas expressões familiares ao nosso dia a dia: cyber, adjetivo em inglês, vem de cibernética, ciência que estuda as co­ municações entre seres vivos e as má­ quinas; fobia é a aversão, medo a algu­ ma coisa. A cybertobia é então a aversão que o indivíduo tem com relação ao manuseio de computa­ dores, seja essa interação de maneira profissional (no consultório médico), ou até mesmo social (utilização de e­ mails e salas de bate-papo). A cybertobia é uma dificuldade que deve, e já o é objeto de maiores estudos na área de saúde, pois provoca sofrimento e sentimento de incapa­ cidade em quem o experimenta. Não pensem que esse é um mal que assola os países de terceiro mundo, pelo contrálio, BilJ Cates (1995), em seu livro A estrada do futuro, já fazia menção que as escolas primárias e secundárias amencanas estavam muito abaLxo no que concerne ao acesso às novas tecnologias de informação. Em uma pesquisa realizada pela Dell Computer, empresa americana de computadores, em 1994, mostrou que 55% das pessoas entrevistadas possuíam algum medo a COIsas relacionadas à tecnologia. Não se pode negar que os com­ putadores trouxeram inúmeros bene­ ficios para o homem, dos quais o prin­ cipal foi tornar o trabalho mais fácil e

mais produtivo. A área de saúde foi beneficiada em investimentos de tecnologia de informação, através dos sites de internet, mas de nada adianta se o principal favorecido não usufruir desses recursos. Mencionam-se em estudos que a forma correta de tratar tal fobia seria expor o paciente gradativamente ao objeto de aversão, fazê-lo entender que, na interação homem-máq uina, não é necessano conhecimento aprofundado em computadores. Os profissionais da informação devem ser mediadores entre o mundo digital e a capacidade real de entendimento do receptor da informação, garantindo a efetiva comunicação e a satisfação da necessidade informacional do usuá rio dessa tecnologia. A biblioteca pode e deve ter sua função e espaço ampliado pelo dinamismo do proftssional bibliotecário, seja como orientador no uso da tecnologia de informação, seja como executor da pesquisa. • Bibliotecária do Conselho Regional de Me­

didna de Pemambuco - Cremepe.

Especialista em Gestão de Sistemas de In­ formação pela UFRN

Cremepe com novo portal na Web

O

Cremepe lançou em outubro sua nova página na web. Desen­ volvido pela 2DVirtual, o portal traz informações e serviços inéditos entre os conselhos de medicina do país. No canal de comunicação, o médi ·0 pode ter acesso à biblioteca, tirar dúvidas on-line dentro dos servi.ços oferecidos pela entidade e pesquisar assuntos na área médica. O profissional, além de poder im­ primir 2a via de boleto da anuidade e atualizar cadastro, também pode soli­ citar legislações do Conselho Federal, Regional e lVlinistério da Saúde. Está sendo finalizado um sistema de pes­ quisa pública que contenha todo o acervo de livros, vídeos, pareceres e resoluções. A Revista Movimento Médico, que reúne notícais das entidades mé­ dicas de Pernambuco, também pode ser vista na versão on line. O site tam­ bém oferece, no link Institucional, informações sobre a entidade, como diretolia, agenda, uvidoria, Centro de Estudos, delegacias, convênio" comissões e câmaras técnicas. No link Ctipping, a assessoria de imprensa do Cremepe divuló-a notí­ cias de saúde, agenda de eventos e lança diariamente a c1ipagem eletrô­ nica das notícias na área de saúde d s jornais locais e da NJllza de S. Paulo. Na seção de -'ulturd e Diversão, o visitante pode ver as programações de shows, cinema, teatro, bares e restaurantes. A página do Cremepe também oferece à população um serviço onde pode ser feita busca para localizar médicos e ofertas de empregos. Con­ fira todas essas novidades acessando \NWvv.cremepe. r r.!Jr. • Da $sessoria de Irnl'rcn~a do Crcmtpt:

Movimento Médico 17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.