Issuu on Google+

SALA VERDE O Mês de Abril reservou momentos muito importantes para as crianças da sala verde, que possibilitaram o desenvolvimento do tema do Projeto Curricular “Histórias com Arte”. A apresentação do Projeto musical há muito iniciado (com a colaboração dos Pais!!! no envio de materiais diversos reutilizados e reaproveitados) teve lugar com a presença de todas as crianças do setor de Creche e de Jardim de Infância. A sala verde continuou a trabalhar acerca do País vizinho, Espanha, pesquisando acerca dos seus instrumentos musicais característicos. Depois de muita procura decidimos construir sarroncas, guitarras espanholas e castanholas.

As sarroncas foram construídas com embalagens redondas de iogurte, papel autocolante e canetas de feltro usadas.

Para as castanholas foram utilizadas tampas e conchas, que depois de pintadas, produziram um som excelente. As guitarras espanholas também soaram, com os elásticos colocados em caixas de sapatos, em cuvettes e finalizadas com cotonetes e fios de lã.

Ao som de uma música espanhola, apresentamos o resultado do nosso trabalho.

Este mês iniciamos o Projeto “Vamos dar cor à Primavera”. Com a exploração da história “A árvore generosa”, construímos a nossa teia de interesses. As nossas perguntas são várias e o nosso ímpeto exploratório cada vez maior. Depois de um grafismo muito colorido (estamos a tentar que o cinzento do tempo desapareça!), construímos uma árvore com: raiz, tronco, folhas, flores e frutos. Os frutos possibilitaram-nos atividades na área da matemática: contagens, escrita dos números e identificação de quantidades.


Os pais também colaboraram na construção de uma árvore e o resultado final foi excelente. Parabéns a todos os papás pela imaginação e disponibilidade demonstradas!

Este mês preparámos a prenda para a MÃE. Com empenho e cuidado decoramos um par de chinelos em espuma eva. O embrulho, com a palavra também foi feito por nós.

“ Para ti, MÃE”, uma flor por cada aniversário que passamos juntos, foi o trabalho individual proposto a cada criança.

Com a exploração da história MAMÃ MARAVILHA, cada criança definiu a sua MÃE… (com a influência da história…) MAMÃ FOFA, porque está sempre ao pé de mim. – José Pedro MAMÃ GULOSEIMAS, porque faz gelatinas. – Inês MAMÃ MARAVILHA, porque é amiga. – Nuno


MAMÃ SURPRESA, porque joga às escondidas e brinca comigo. – Alexandre MAMÃ FLOR, porque é bonita como as flores. – Lisandro MAMÃ SURPRESA, porque brincamos às escondidas. – Rafael MAMÃ FOFINHA, porque dá-me sempre miminhos. – Francisco MAMÃ MARAVILHA, porque tem vestidos lindos e compridos. – Mafalda MAMÃ MARAVILHA, porque deixa-me ver televisão. – Guilherme O. MAMÃ DOCE, porque faz doces para a família. – Beatriz MAMÃ CANÇÃO, porque põe música na televisão dos meus cd´s e também põe no carro. – Mariana B. MAMÃ FLOR, porque o perfume dela cheira sempre muito bem. – Mariana I. MAMÃ CANÇÃO, porque põe música na televisão e dança comigo. – Simão MAMÃ GULOSEIMAS, porque faz bolos e flores. – Guilherme S. MAMÃ ABORRECIMENTO, porque trabalha antes de eu adormecer. Trabalha na sala com o seu computador e as suas coisas. – Joana MAMÃ CANÇÃO, porque canta bem. – Fernando MAMÃ GULOSEIMAS, porque faz bolos. – Daniel MAMÃ GULOSEIMAS, porque dá-me guloseimas. – Carlos MAMÃ CANÇÃO, porque põe músicas na televisão e dança comigo. – Sofia MAMÃ SURPRESA, porque às vezes vamos comer fora. – Diogo MAMÃ CANÇÃO, porque ela dança com a minha avó. – Martim MAMÃ GULOSEIMAS, porque ela faz pudim. – Eduardo MAMÃ DOCE, porque dá-me doces. – Rui D. PARABÉNS A TODAS AS MÃES!!!


Sala4AnosAbr