Issuu on Google+

Iniciámos o mês de Novembro com o Dia de S.Martinho.

Assim começamos por ver o filme do Ruca sobre as castanhas e vimos também algumas imagens, e convidamos os meninos da Luísa para verem connosco. Foi uma atividade que gostamos muito.

Depois cada um pintou uma castanha, em que misturamos as cores verde e vermelha para fazer “aparecer” a cor castanha. Pintamos também uma folha de jornal para fazer o cartucho das castanhas

Todas estas atividades culminaram com o magusto em que participaram as crianças de jardim de infãncia e nós. Fizémos uma grande fogueira e assamos as castanhas de maneira tradicional.

No final do Magusto cada criança ainda levou um cartucho com castanhas para partilhar com as famílias.


Este ano decidimos aderir ao Dia do Pijama. É um dia solidário feito pelas crianças, para sensibilizar os portugueses para o “direito de uma criança crescer numa família, em que as crianças aprendem a partilhar”. O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de Novembro, coincidindo com a data do dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança. Para celebrarmos este dia fizemos algumas atividades e aqui ficam as fotos. Começamos por fazer um móbil com estrelas e lua para fazer lembrar a noite. Pintamos as estrelas e para fazer a lua rasgamos jornal e colamos

E foi este o resultado final.

No dia do Pijama a Cláudia contou uma história com as janelas fechadas, para fazer lembrar a noite e a Mafalda segurou na lanterna.

Fizemos

também

os

biscoitos da Avó Mimosa, que comemos ao lanche no Dia do Pijama.


Fizemos um painel coletivo em forma de coração em que

cada

criança

carimbou a sua mão da cor da sua respetiva sala. Este

painel

serviu

de

cenário para as fotos do Dia do Pijama.

Lançamos o desafio as famílias para a construção da “Manta de Retalhos da Família São

Miguel”.

Assim

cada

família

foi

convidada a costurar

um pequeno retalho de

tecido

gosto,

ilustrado

a

o

qual

é

acrescentado à manta

num espaço acolhedor,

que pretende recriar

um

“Amizade”, “Carinho” e

“Tempo”,

segredos

num gesto de “Amor”

revelados

ambiente

familiar.

são

os

partilhado por todos. Cada criança ainda levou para casa o mealheiro de papel “Casa dos Pijamas”, recolhendo junto dos familiares moedas e pequenos donativos, que depositaram na “nossa Casa das Andorinhas” no dia do Pijama.

O grande dia chegou… Todos com o traje a rigor – leia-se pijama – desfilámos na passerelle da 1ª Gala de Pijama da Família São Miguel de Coimbra. A nossa moda fez sucesso e gostaríamos de repetir.


No final fizemos o “Quincas” em fantoche de dedo. Cada menino pintou o bico, e as asas para o seu papagaio e depois “vestimo-lo” com tecido de pijama.

Trocamos correspondência com meninos de outra instituição, o J.I. da Ericeira, mandamos-lhes um coração com o que tínhamos feito.

E recebemos uma carta deles.

Agradecemos a todas as famílias a vossa colaboração pois sem vocês este dia não poderia ter sido tão fantástico!


SalaAmarelaNovembro