Issuu on Google+

SALA AZUL O mês de Março foi dedicado aos trabalhos relacionados com: DIA DO PAI Após a conversa em grande grupo decidimos fazer uma prenda especial para alguém que para nós também é muito especial: o PAI. Depois da exploração das histórias “O meu Pai” e “O P + importante”, elaborámos o acróstico de P Pedro/pensar/pato/pé/preto/penso/pão/pêra/peluche/poupa/piratas/papagaio/pássaro/pijama/pêlo/ Portugal/português/pereira A Alexandre/alho/Ana/árvore/arco/arte/anel/amor/ar/apaixonado/arte marcial/águia/areia/auau/atenção/amigos/atrevidos/autocarro/avião I

índio(a)/igreja/ir/ida/íman/Inês/ilha/importante/interessante/inteligente/imagem

Também definimos o nosso PAI, de acordo com os critérios apresentados na história “Papá+amigo=Papigo”. Esta história permitiu-nos brincar com os sons, com as palavras, despertando-nos deste modo para as caraterísticas articulatórias e fonológicas das mesmas. Assim os Pais podem ser:


E finalmente a prenda especialmente pensada para os nossos Pais [e com um pouquinho de ciência misturada]:

uma

lanterna (a partir de um frasco de vidro).

Também realizámos grafismos e pinturas, escrevemos a palavra PAI e procurámos e identificamos as letras P_A_I em folhas de revista.

PRIMAVERA Aproveitámos as espreitadelas envergonhadas do Sol para irmos ao nosso jardim procurar indícios da Primavera. Eis os resultados das nossas observações:


DIA DA ÁRVORE No dia 21 comemorámos o Dia da Árvore, a chegada da Primavera, ou seja, de acordo com as nossas opiniões, o Dia da Natureza. Depois de conversarmos em grande grupo, decidimos construir um painel colectivo e organizar um registo escrito intitulado “Cuidados com a Natureza”. Também fizemos a nossa própria árvore, aproveitando as formas de bolos. As plantas precisam de sol e água. Não podemos cortar as árvores. – Rui Não podemos arrancar as flores .- Inês e Eduardo Temos que ter cuidado com os gatos para eles não arranharem. – Lisandro Temos que ter cuidado com a floresta e com as plantas e o jardim. – Martim J. Não podemos arrancar plantas nem relva. – Mariana Podemos cheirar as flores. – Letícia Podemos brincar com o Guga no jardim. – Maria Eduarda Não podemos arrancar as folhas das árvores. – Inês Não podemos partir/cortar as árvores. – Rui Não podemos trepar às árvores. – Carolina M. As flores, as árvores e os jardins precisam de água. – Guilherme As árvores precisam de carinho e amor. Temos que fazer o “ciclo verde”, temos que reciclar: os vidros no contentor dos vidros, o papel no papel, o plástico no plástico e as pilhas no vermelho. O lixo orgânico é no cinzento. Não fazer fogo. – Rui Não podemos pôr lixo. – Mariana


Sala Azul Março 14