Issuu on Google+

SALA AZUL O mês mais pequeno do ano chegou. Fevereiro continuou a presentear-nos com a chuva e o frio que [quase]

sabotavam algumas das nossas actividades. Mas como somos muito persistentes… não desistimos e continuámos a trabalhar. Assim, numa actividade conjunta entre os grupos de pré-escolar, tivemos oportunidade de conhecer, identificar e compreender a utilidade de alguns materiais adquiridos especificamente para a nossa “área da ciência”. Estes materiais permitem-nos dinamizar novos momentos de aprendizagem e, em simultâneo, despertar para a ciência, de acordo com os princípios do Método Cientifico, possibilitando assim o desenvolvimento do Projeto Curricular “Juntos à conquista de saberes”.

Inserido no tema das experiências, explorámos um novo material - os ímans e um novo conceito – o magnetismo. Primeiro tentamos descobrir, na sala, onde é que os ímans ficavam agarrados [aquecedor, pernas das cadeiras, fechadura,…]. De seguida fizemos as nossas previsões: dos objectos seleccionados quais eram atraídos pelos ímans e, posteriormente, registamos as nossas conclusões. Aqui ficam as nossas descobertas: Guizos – atraem; Caneta – não atrai; Lápis – não atrai; Lego – não atrai; Clip – atrai; Tampa de plástico – não atrai; Chave da porta – atrai. [Conclusão a que chegamos: os ímans são atraídos por metais com ferro].


No dia 14 de Fevereiro comemorámos o Dia dos Namorados e de acordo com a temática que trabalhámos, fizemos um íman para o frigorifico em forma de coração.

Também construímos um painel colectivo com o tema: “Quem vive no meu coração?” O papá e a mamã. – Carolina F. O pai e a mãe. – Daniel A minha mãe e o meu pai. - Lisandro A mamã e o papá. – Carolina M. A minha madrinha, a minha mãe, o meu pai, A mãe, o pai e a mana. – Leonor a minha mana também. – Mariana A minha mamã, o meu pai, a minha avó e o O meu pai, a minha mãe e a minha avó. – meu avô. - Henrique Martim J. Tu [a Guida], a avó, o avô, a minha O pai e a mãe. – Nuno Quiquinhas, a minha mana, o pai e a mãe. – Francisco A minha cadela, a minha mana, a minha mãe, A minha mãe e o meu pai. – Guilherme o meu pai, o avô e a minha avó. - Inês O meu pai, a mamã, a minha irmã. – Miguel Â.

A mãe, o pai e o mano, o Quico e eu. – Ana

A mamã, o papá, os manos, eu. – Tiago F.

O pai, a mãe, a mana. - Fernando

A mãe, o meu mano, o meu pai. - Beatriz Na última semana do mês festejámos o Carnaval: assistimos ao filme “Igor”; construímos um cientista e os seus óculos especiais. Também reflectimos acerca do tema CIÊNCIA e das palavras relacionadas com esta área.


EXPERIÊNCIAS OCULOS LIVROS MICROSCÓPIO

ROUPA DE CIENTISTA ESTRELAS POÇÕES

LUPA

GÉNIOS DA CIENCIA

GERMES OBSERVAÇÃO

BATA

CAPACETE

TOUCA PINÇA MAGNETISMO COMPUTADORES MÁQUINA

Dando continuidade ao tema do Projeto Curricular, o nosso desfile de Carnaval intitulou-se “Génios da Ciência” e contou com

a

colaboração, imaginação e presença dos Pais [o nosso obrigadooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!]

ao longo do percurso pelo

Bairro de S. Miguel e algumas ruas do Bairro do

Brinca. O dia finalizou-se com

um baile no salão polivalente da Instituição.


Sala Azul Fevereiro 14