Page 1

ALMANAQUE DOS REIS

Dia de Reis 6 de Janeiro 2013

Conhecendo os Reis Magos‌


Os Reis Magos fazem parte das Tradições de Natal em quase todos os Países da Europa e são figuras que animam os presépios. Os Reis vieram do Oriente para conhecer o Menino Jesus. O nome dos três Reis são: Belchior (ou Melchior), Gaspar e Baltazar. Contam as lendas que eles eram muito ricos e sábios, que contemplavam o céu e estudavam as estrelas. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando esse sinal apareceu eles puseram-se a caminho e foram até Belém e ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus. Pensa-se que Belchior seria o representante dos povos de pele branca (europeus), teria 60 anos e seria o mais velho dos três. Levava ouro, símbolo de riqueza - o mais valioso dos metais. Gaspar seria o representante do povo asiático, teria cerca de 40 anos de idade e ofereceu ao Menino Jesus incenso - perfume que se queima.


Baltazar representaria todos os povos de pele negra (africanos). Seria o mais novo dos três, com 20 anos de idade. Levava mirra - uma erva amarga. 1 Nós festejamos o Dia de Reis a 6 de Janeiro. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios. Assim nasceram duas tradições de Natal: - o bolo-rei

- a troca de presentes.

1

Adaptado de www.quadroegiz.com/images/reismagos_hist.doc


Lenda do Bolo Rei Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o Menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes. Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino. Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo-Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal. Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.


Dia de Reis em diferentes Países… Portugal Em Portugal, o dia 6 de Janeiro, para além de Dia de Reis é também dia de cantar as Janeiras e, apesar de tudo, esta é uma tradição que ainda perdura no nosso País. As Janeiras são encaradas como um momento de convívio anual reunindo à noite dezenas ou centenas de participantes. Cantar, dançar e celebrar o novo ano são as palavras de ordem. O grupo de cantares vai entrando em algumas residências, desejando boas festas e cantando músicas alusivas à quadra. Pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola, são alguns dos instrumentos que marcam o ritmo dos diversos grupos de cantares que animam um espetáculo de entrada livre. O bolo-rei continua a ser uma tradição, apesar de, com o decorrer dos tempos, se fabricar sem a tradicional fava.


Espanha As crianças em Espanha recebem os seus presentes no dia 06 de Janeiro, dia dos Reis Magos, dia em que Melchior, Baltazar e Gaspar seguindo a estrela de Belém foram visitar Jesus na manjedoura e levaram os seus presentes (ouro, mirra e incenso). Neste dia, na maioria das cidades espanholas, existe um desfile com “carros alegóricos” iluminados e a presença dos três reis magos e seus ajudantes, que quando passam distribuem doces e chocolates para as crianças. Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos “ Cabalgata del Reyes”, há mais de 150 anos e acontece na véspera do Dia de Reis (05/01).

Eles desfilam em carros muito bem decorados

acompanhados de muitos cavaleiros. No fim do desfile os Reis misturam-se com as crianças para as mimar. Estas deixam nas janelas bolinhos e copos com vinho ou licor... para os Reis que oferecem “carbão de azúcar” às crianças. Comem o bolo tradicional que é o Roscón Grupos de pessoas vão cantar pelas casas e pedir o “Aguinaldo” que são doces e dinheiro.2

Bulgária 2

Adaptado de: http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2011/01/05/dia-de-reis-na-espanha/ e www.quadroegiz.com/images/reismagos_hist.doc


Na Bulgária, em 6 de janeiro, celebra-se o Dia da Epifania. O padre atira uma cruz no rio e muitos homens mergulham nas águas quase congeladas para a encontrar. No ritual anual, acredita-se que quem a encontrar terá saúde durante o ano. Os que dançarem nas águas geladas também têm saúde garantida. A dança chama-se Horo. Essa tradição de fé é dos cristãos ortodoxos do leste europeu. O ritual é seguido à risca, apesar do rigor do inverno na Bulgária nesta época.3

3

http://jornalistadenisesantana.blogspot.pt/2012/01/dia-de-reis-dia-da-epifania-religiao-na.html


Atividades em Família Coroa Dia de Reis É preciso: •

Cartolina (da cor que quiseres)

Cola transparente

Tesoura (usa-a com cuidado!)

Tintas de várias cores (pode ser guache)

Pincéis

Coisas para decoração: massinhas, contas, missangas, legumes secos, pedrinhas, lãs, fios, etc.

Lápis e borracha

Régua

Fita métrica

Molas da roupa

Cartolina

Cola transparente

Tesoura

decorações

Lápis e borracha

Tintas de várias cores

Pincéis

Régua

Fita métrica

Molas da roupa


Como fazer: 1- Mede o perímetro da tua cabeça com a fita métrica. Aponta essa medida a lápis na cartolina, na base mais larga. 2 - Deixa 2 a 3 cm de margem para a colagem e marca a lápis o sítio onde irás cortar. 3 - Agora imagina o recorte da tua coroa. Usa a imaginação ou vê coroas de reis em livros. Marca o recorte que pretendes com o lápis. 4 - Deixando uma altura de pelo menos 8 cm, recorta a tua coroa.

5 - Agora vais tratar da decoração. Pinta-a como quiseres e deixa secar bem.

6 - Marca a lápis (levezinho) os sítios onde pretendes colar coisas. 7 - Confirma as medidas da coroa pondo-a na tua cabeça. Agora cola a coroa, aplicando cola apenas na margem que marcaste.


Para não despegar, usa as molas da roupa para segurar. Espera que cole bem!

8 - Com muito cuidado e paciência, cola as decorações que escolheste nos sítios que marcaste. Deixa secar tudo muito bem.

Agora podes brincar aos reis e rainhas ou usar a coroa no Dia de Reis!

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Portugal&ID=2206


Os 3 Reis do Oriente trouxeram presentes para adorar o Menino Jesus. Belchior

Baltazar

Gaspar

Com lĂĄpis de cores diferentes faz a correspondĂŞncia do Rei Mago ao respetivo presente.


Livro realizado pela Equipa Educativa do Pré-escolar Creche e Jardim de Infância S. Miguel Ano Letivo 2012-2013

Almanaque dos Reis  

Almanaque dos Reis

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you