Issuu on Google+

EQUIPA DO CREAM RESPONSÁVEL: CELESTE OLIVEIRA ELSA FIGUEIREDO,ALICE TEIXEIRA Setembro / Outubro 2011

CREAM Nesta edição: 750 anos D. Dinis

1

Painel: D. Dinis Intemporal

1

A visita de suas majestades

2

D. Dinis fez sempre o que quis

2

Vai Acontecer

3

Já Aconteceu

4

Destaque

4

Sabia Que?

5

Aviso

5

Newsletter

ANIVERSÁRIO DOS 750 ANOS DO REI D.DINIS - PATRONO DA NOSSA ESCOLA A História e a estória dão as mãos neste mês de Outubro de 2011. Faz precisamente 40 anos o diploma que criou o Liceu D. Dinis, no ano em que se festejam os 750 anos do rei que promoveu a língua portuguesa, os Estudos Gerais e deixou uma obra poética assinalável. Todas as turmas da Escola realizaram, no âmbito das disciplinas de Português e História, trabalhos de pesquisa e de escrita criativa para assinalar o aniversário do nosso patrono . Destacamos esta efígie de D. Dinis realizada pela Jessica, do 7º A, que nos parece soberba pela expressividade. D. Dinis Intemporal

Pontos de interesse especiais:

D.DINIS 1261-2011 750 ANOS

Para enquadrar a efeméride e a cerimónia de entrega dos diplomas, momento alto da nossa vida escolar, a BE pediu a colaboração do aluno Armando, mais conhecido por Amstrong, que realizasse um painel evocativo das diferentes valências da personalidade do nosso patrono. Assim se concebeu e concretizou esta obra que está exposta no átrio principal da Escola.


Página 2

A VISITA DE SUAS MAJESTADES!

O Rei D. Dinis e a Rainha Santa passearam-se pela BE/ CREAM, enquanto se organizava a exposição de trabalhos realizados pelos alunos do ensino básico e secundário, relativos à efeméride dos 750 anos de sua alteza. Suas majestades participaram também nas primeiras filmagens do que será uma comédia trágica (ou uma trágico -comédia) que passará em breve nos auditórios mais próximos.

EXPOSIÇÃO SOBRE D. DINIS DO CENTRO CULTURAL DA MALAPOSTA Encontra-se, em frente ao auditório, uma interessante exposição que narra o percurso do rei D. Dinis, destacando as diferentes áreas em que se notabilizou. Esta exposição foi gentilmente cedida pelo Centro Cultural Malaposta, numa iniciativa do grupo de docência 300.

D. Dinis sempre fez o que quis... TENTE A SUA SORTE NA LOTARIA DO D. DINIS!

Jogos no CREAM Com o objectivo de dar a conhecer melhor episódios marcantes da vida do Rei e do período histórico em que viveu, a Biblioteca criou um jogo de cartas mistério que induz os jogadores (ensino básico) a pesquisar em diferentes suportes, a tomar contacto com a organização da coleção segundo a CDU (classificação decimal universal) e a expressarem a sua criatividade. Até ao momento, as turmas que realizaram esta atividade têm mostrado a sua satisfação, como pudemos apurar pela análise dos inquéritos de opinião. E o jogo adotou o aforismo popular : D. Dinis fez tudo quanto quis...


Página 3

Vai Acontecer : Comunidade de Leitores Realizar-se-á na primeira semana de Novembro o primeiro encontro deste ano letivo da comunidade de leitores, em parceria com o CNO de Cacilhas, no CREAM. A escolha do conto recaiu sobre uma lenda medieval recuperada por Alexandre Herculano “A DAMA PÉ DE CABRA”.

Alexandre Herculano, Lendas e Narrativas, Tomo I

Atividade de dinamização de leitura A HORA DO CONTO A dra Isabel Ferreira é nossa convidada para dinamizar A Hora do Conto na Biblioteca. A primeira sessão ficou programada para dia 25 de Outubro, pelas 10.00h, na Biblioteca. Destina-se a alunos do ensino básico e, tal como para a comunidade de leitores, foi escolhido o conto A DAMA PÉ DE CABRA. Este conto enquadra-se no período medieval e reporta à temática do sobrenatural e do maravilhoso que marcou a mentalidade dessa época.

JÁ ACONTECEU ! A BE/CREAM COLABOROU com o projecto Comenius e este ano recebeu a visita dos alunos e professores turcos (Anatólia) que têm desenvolvido várias actividades subordinadas ao tema : "Where the ends meet". Este encontro coincidiu com as comemorações dos 750 anos do nosso patrono e o grupo de visitantes quis posar para a fotografia na BE, que SERVIU de "base" de operações para o encontro e planificação das diferentes actividades interculturais.


Página 4

CREAM Newsletter

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA OUTUBRO 2011 DESDE A MONTANHA (1962) Estou na montanha e vejo a enseada. Os barcos descansam sobre a superfície do verão. «Somos sonâmbulos. Luas vagabundas.» Isso dizem as velas brancas. «Deslizamos por uma casa adormecida. Abrimos as portas lentamente. Assomamo-nos à liberdade.» Isso dizem as velas brancas. Um dia vi navegar os desejos do mundo. Todos, no mesmo rumo – uma só frota. «Agora estamos dispersos. Séquito de ninguém.» Isso dizem as velas brancas.

O sueco Tomas Tranströmer, 80 anos, autor de "Den stora gatan" (O Grande Enigma, 2004) foi distinguido este ano com o prémio Nobel da Literatura. O prémio Nobel da Literatura 2011 é representante da poesia lírica, que não era premiada pela academia sueca desde 1996, ano em que foi eleita a poetisa p o l a c a W i s l a w a S z y m b o r s k a .

DESTAQUE OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Segundo a International Association of School Librarianship, o mês de Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano subordinado ao tema “School Libraries Empower Learners for Life “- “ Biblioteca Escolar. Saber .Um poder para a vida.” Embora haja alguma flexibilidade na escolha do dia que assinala este evento, este ano o dia 24 de Outubro será o adotado por muitas bibliotecas escolares para apresentar atividades desenvolvidas no âmbito deste tema.

Ver mais em: http://www.iasl-online.org/


SABIA QUE ? Os ministérios da educação dos países da Organização dos Estados Iberoamericanos – OEI convidam os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (12 a 15 anos), das escolas da rede pública, a produzir histórias/ relatos para a elaboração de guiões e para a realização de curtas-metragens. Este concurso propõe-se estimular a produção escrita nas crianças e adolescentes, contribuindo para um pleno desenvolvimento das ideias e dos afetos, através da expressão do pensamento. Pretende-se, ainda, aproximar as indústrias culturais da escola, nomeadamente o cinema. O projeto enquadra-se no compromisso assumido pelos governos com as respetivas metas educativas. Esta iniciativa integra um conjunto de ações desenhadas dentro do Programa para o fortalecimento das línguas iberoamericanas na educação. http://www.rbe.min-edu.pt/np4/367.html

AVISO!


CREAM Set Out 11 Newsletter