Issuu on Google+

consultoria executiva

Manual de Identidade Visual vers達o 1.0 | abril 2011


projeto de identidade visual

coordenação desenvolvimento

creAcao studios Polo de Criação da Organização L’e7Vox Carlos Benevides Tarcísio Cavalcante

Manual desenvolvido para impressão em papel tamanho A4, preferencialmente em impressora jato de tinta. Versão 1.0, abril de 2011.


A Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço. A primeira vista deverá informar, estabelecer com quem a vê um nível ideal de comunicação. Strunk

A necessidade de uma rápida percepção na leitura, respondendo ao acelerado ritmo da sociedade atual, leva designers, profissionais empresariais e de comunicação a reconhecer que simplicidade é um valor que às vezes o menos é mais. Alexandre Wollner


sumário

4

apresentação

5

histórico

6 7 8 9

apresentação da marca símbolo logotipo tipografia

10 11 12 13 14 15 16

normatização sistema modular dimensionamento do logotipo dimensionamento do símbolo limites da marca restrições de tamanho código cromático

17 17 18 18 19 20 21

manual de estilo e aplicação tratamento cromático principal uma cor negativo controle de fundo aplicação em imagens/tarja usos indevidos

23 23 26 28 29

papelaria cartão de visitas papel timbrado envelope risque rabisque

30

vestuário

31

anexos


apresentação

Pesquisas confirmam que uma identidade clara e consistente ajuda a construir e manter a reputação. Símbolos gráficos bem estruturados reforçam os pontos fortes de uma empresa, transmitindo visualmente seus valores e sua filosofia. A Marca é a parte máxima de um sistema de Identidade Visual. Os demais elementos são determinados a partir dela. Para se tornar um ícone, a marca deve planejada para que se estabeleça uma rápida decodificação pelo seu público-alvo. Essa assimilação será alcançada com a simplicidade. Quanto mais sintetizada, mais harmônica ela fica. Expressões visuais repletas de informações conflitantes interferem na percepção de seu principal significado. Se não identificadas, essas expressões perdem seu poder de referência. Este manual apresenta o Projeto de Identidade Visual da Propono Consultoria Executiva, onde procura estabelecer um conjunto de normas para aplicação e uso coerente dos elementos que compõem sua Identidade Visual, bem como apresentar soluções gráficas onde se envidencie o padrão determinado pela sua assinatura visual.

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 4


histórico

propono consultoria executiva

Propono Consultoria Executiva é uma empresa especializada na gestão de projetos de cultura, entretenimento, esporte, meio ambiente e empreendedorismo. Sua missão é resolver demandas executivas do mercado, governo e sociedade de forma integrada. Em latim propono significa resolver, daí proporem ações estratégicas para resolver necessidades de parceiros no planejamento, formatação, capitalização, execução e comprovação de projetos empreendedores do setor público e privado. A Propono, com sede em Fortaleza-CE, é dirigida pelo economista Paulo Benevides, graduado pela Universidade Federal do Ceará – UFC e pós-graduado em Consultoria Empresarial na Faculdade Integrada do Ceará – FIC. Os serviços são executados com equipes composta de profissionais e organizações associadas de arte, cultura, esporte, meio ambiente, entretenimento, produção, estruturação, comunicação, publicidade, contabilidade, administração e advocacia oferecendo aos nossos clientes idéias, informações e técnicas para a melhor execução de seus projetos.

5 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


apresentação da marca

Marca é a representação simbólica de uma série de informações sobre um produto, serviço ou uma instituição. A representação simbólica de uma marca pode ser constituída por uma palavra ou expressão (marca nominativa ou logotipo), por um desenho ou símbolo (marca figurativa) ou pela combinação de ambos (marca mista). A assinatura visual da Propono Consultoria Executiva está representada abaixo. É o elemento primário da Identidade Visual da empresa, de onde é constituído todo o sistema visual que irá representá-la.

consultoria executiva

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 6


símbolo

O símbolo é a peça chave do Projeto de Identidade Visual da empresa. Este manual contém uma série de normas de uso e aplicação desse elemento junto ao logotipo da empresa.

7 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


logotipo

O logotipo é o nome da empresa representada graficamente com signos alfabéticos específicos de um tipo existente. O tipograma PROPONO é composto pelo tipo Propono 01, desenvolvido exclusivamente para esta Marca. O tipograma consultoria executiva é composto pelo tipo Agency FB com reajuste em sua altura de aproximadamente 18%.

consultoria executiva

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 8


tipografia

A marca da empresa Propono Consultoria Executiva se baseia em dois tipos: Propono 01, desenvolvido com exclusividade pela creAcao studios para este projeto e Agency FB, da Font Bureau™. O desenvolvimento do tipo Propono garante exclusividade à marca, destacando-a como detentora de tipografia única.

propono

agency fb

ABCDEFGHIJKLM NOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmn opqrstuvwxyz 1234567890

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890

8 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


normatização

Nesta seção do manual, estão especificadas as normas de construção da marca Propono. Sua finalidade é determinar regras e parâmetros de uso da marca, definindo as formatações de assinatura, suas versões em negativo, reduções e outras particularidades. Todas as simbologias, elementos e especificações são unificados para representar a coesão da marca.

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 10


sistema modular

O sistema modular é a base de construção da identidade visual, unificando e organizando de forma coerente os elementos que fazem parte da assinatura visual da marca, permitindo a construção e combinação dos elementos da marca em qualquer sistema de medição.

O tipograma PROPONO deve ser composto com o tipo Propono 01, em letras maiúsculas. O módulo padrão da marca Propono é um quadrado dividido em 8 módulos, definido a partir da largura da haste e altura da barra da letra P do tipograma [quadrado laranja]. Cada letra do tipograma tem o tamanho de 4 quadrados e 5 módulos na altura e na largura [limites na cor azul]. O espaço de 5 quadrados completos determina a distância do início da letra para o início da próxima letra do tipograma [quadrados na cor cinza].

11 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


dimensionamento do logotipo

De forma a se produzir uma disposição harmoniosa do tipograma e o símbolo da marca Propono, definindo sua assinatura visual padrão, foram determinadas algumas normas de posicionamento e proporção dos elementos, a partir do módulo-padrão definido para a marca.

O tipograma consultoria executiva é composto com o tipo Agency FB em letras minúsculas e deve ser posicionado na mesma largura do tipograma PROPONO [linhas vermelhas]. O tipograma deve ser ajustado para que a altura da letra minúscula inicie dois módulos abaixo do último módulo das letras de PROPONO (considerar os cinco módulos completos [quadrado cinza sob a letra P]) e sua altura deve ser ajustada em dois módulos. A altura da letra ascendente (letra L) deve ocupar três módulos e sua distância dos módulos completos do tipograma PROPONO é de um módulo [módulos em laranja]. O espaçamento entre as palavras segue o espaçamento normal do tipo Agency FB.

consultoria executiva

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 12


dimensionamento do símbolo

Por se tratar de um desenho com formas orgânicas, não se justifica sua geometrização sistemática. Este manual indica apenas a indicação das proporções do símbolo e seu comportamento com o logotipo. Para posicionamento e disposição do símbolo, deve-se adicionar à malha dois módulos acima e abaixo do logotipo [módulos em azul]. Sua proporção é de 13 módulos de largura por 13 módulos de altura com o espaço de um módulo entre o símbolo e o logotipo.

13 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


limites da marca

Uma margem de segurança foi definida para que se preserve a integridade da marca contra a interferência de outros elementos. Deve-se respeitar a área livre em volta da marca equivalente a três vezes o módulo de construção do logotipo a partir de suas extremidades.

consultoria executiva

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 14


restrições de tamanho

A redução da marca como um todo deve respeitar os padrões de legibilidade e as proporções entre seus componentes. A menor dimensão para reprodução impressa da marca é de 30 mm de largura, preservando a legibilidade do logotipo e a correta visualização do símbolo.

30 mm

consultoria executiva

Não há restrições para ampliação, desde que sejam respeitados os critérios de proporção e margem de segurança.

15 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


código cromático

A cor da marca reforça sua identidade visual e facilita seu reconhecimento. É uma das premissas básicas para o bom funcionamento do sistema de identidade. As cores devem seguir uma unidade cromática, visto que cores podem sofrer alterações conforme o processo de impressão, superfície utilizada, fonte de luz e ambiente. Com tantas variantes, faz-se necessária a adoção de códigos cromáticos nos padrões reconhecidos do mercado, de forma a manter a fidelidade das cores escolhidas para a marca. Abaixo são apresentadas as especificações CMYK, Pantone, RGB e hexadecimal da marca Propono para sua utilização correta e precisa, de acordo com o meio de veiculação.

Preto CMYK: C 100 % M 100 % Y 100 % K 100 % RGB: R 32 G 30 B 30 Pantone: Hexachrome Black C Hexadecimal (Web): #201E1E

consultoria executiva

Vermelho Propono CMYK: C 32 % M 100 % Y 100 % K 49 % RGB: R 112 G 44 B 44 Pantone: 491 C Hexadecimal (Web): #702C2C Gradiente radial aplicado do amarelo (centro) ao vermelho (extremidade). Amarelo: Vermelho: CMYK: C 0 % M 0 % Y 100 % K 0 % CMYK: C 0 % M 100 % Y 100 % K 0 % RGB: R 255 G 242 B 18 RGB: R 237 G 50 B 55 Pantone: 803 C Pantone: Red 032 C Hexadecimal (Web): #FFF212 Hexadecimal (Web): #ED3237

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 16


manual de estilo e aplicação

Baseado nos elementos estruturais de construção da assinatura visual, essa parte do manual determina os parâmetros de utilização da marca Propono, desde a permissão de diferentes configurações de cores, versões em negativo, aplicações em diferentes fundos e outras particularidades. O termo assinatura visual denomina as combinações entre símbolo e logotipo. A assinatura é frequentemente a forma mais recorrente da marca. tratamento cromático principal

A Propono possui apenas uma assinatura visual básica sem alteração de posicionamento entre símbolo e logotipo, portanto, nenhuma outra forma de representação da marca deverá ser permitida (detalhes na seção de usos incorretos). Variações de cores estão determinadas nas páginas seguintes.

consultoria executiva

17 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


manual de estilo e aplicação

uma cor

negativo

consultoria executiva

Opcionalmente, quando a assinatura negativa é aplicada em fundo preto, o símbolo pode utilizar suas cores originais e o tipograma ‘consultoria executiva’ na cor cinza propono: CMYK: C25 m20 y19 k0 RGB: R190 G191 B192 Hex: #C0C0C2 Pantone: 442 C

Foi determinado um tratamento cromático secundário para quando não for possível utilizar as cores da assinatura. Preferencialmente se deve optar pela cor preta quando a marca for aplicada em fundos claros. Opcionalmente pode ser utilizada a cor ‘vermelho propono’ para toda a assinatura em fundos que contrastem com essa cor, como o amarelo ou laranja.

consultoria executiva

consultoria executiva

consultoria executiva

consultoria executiva

Para cores escuras, a assinatura deve ser aplicada na cor branca.

consultoria executiva

consultoria executiva

consultoria executiva

consultoria executiva

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 18


manual de estilo e aplicação

controle de fundo

A assinatura visual da marca deve ser aplicada preferencialmente em fundo branco. De forma a definir o uso da marca em cor preta ou em negativo frente a variedade de tons de fundo que a marca pode ser aplicada, siga as orientações abaixo.

consultoria executiva

consultoria executiva

10%

60%

consultoria executiva

consultoria executiva

20%

70%

consultoria executiva

consultoria executiva

30%

80%

consultoria executiva

consultoria executiva

40%

90%

consultoria executiva 50%

19 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual

consultoria executiva 100%


manual de estilo e aplicação

aplicação em imagens/borda

Utilizar uma borda branca sob a marca quando aplicá-la sobre imagens. A borda deve ter 1,5 mm de espessura, cantos arredondados e ser posicionada atrás do preenchimento.

consultoria executiva

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 20


usos indevidos

Todas as regras citadas anteriormente devem ser seguidas na aplicação da marca. Qualquer alteração deve ser evitada. A seguir exemplos de usos indevidos.

Cores diferentes das definida para a marcas devem ser evitadas

consultoria executiva

Não utilizar cores diferentes ou outro padrão de degradê no símbolo (linear, cônico etc.)

consultoria executiva

Não utilizar outras fontes ou outro dimensionamento. Não tipografar em formato diferente do definido na assinatura.

PROPONO

CONSULTORIA EXECUTIVA

Não modificar a dimensão e disposição dos elementos da marca.

consultoria executiva

21 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


usos indevidos

Não aplicar a marca diretamente sobre imagens e cores sem o devido tratamento cromático ou com o tratamento cromático errado.

consultoria executiva

consultoria executiva

consultoria executiva

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 22


cartão de visitas

malha construtiva

O formato determinado para os cartões de visita da Propono é de 90 mm x 55 mm. A assinatura da marca foi posicionada no topo do cartão, dentro dos limites da margem de segurança (três módulos). Esse limite então é utilizado em toda a lateral do cartão. Uma barra de alinhamento foi posicionada na extremidade inferior direita, dentro dos limites de segurança com a largura de um módulo e altura de 6 módulos. Ao lado da barra de alinhamento, o nome e cargo composto com o tipo Agency FB ajustado à altura de seis módulos e reajustado na largura em 133%. Foi alinhado à direita e posicionado a um módulo de diferença da barra de alinhamento. O espaçamento entre o nome e o cargo segue o espaçamento padrão do tipo Agency FB.

consultoria executiva Paulo Benevides Diretor

23 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


cartão de visitas

verso

No verso do cartão predomina a cor branca. A margem de segurança é a mesma da frente do cartão. Para ilustração dos dados foram utilizados ícones do Wireframe Mono Icons, da Gentleface.com. As informações de contato foram compostas com o tipo Myriad Pro, da Adobe Type. Os ícones foram ajustados em dois módulos de largura e os dados, alinhados à direita, foram posicionados a dois módulos de diferença dos ícones. O tamanho do tipo é ajustado para que a maior linha do texto não ultrapasse a margem de segurança. O texto foi composto com espaçamento de 100% entre as linhas e 144% entre os parágrafos. Os ícones foram alinhados horizontalmente ao centro das linhas a que se referem.

paulo@propono.com.br Rua José Napoleão, 160 Sala 304 - Ed. Seabra IV Meireles, Fortaleza, CE | Brasil | Cep: 60.170-210 fone/fax: 85 3224-4306 | Oi 8780-1733 | Tim 9950-1580 twitter.com/proponoce www.propono.com.br

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 24


cartão de visitas

cores e efeitos

A marca utiliza o padrão cromático secundário para fundos escuros e efeito de sombra para destaque. A barra de alinhamento e nome e cargo apresentados receberam a cor branca e efeito de sombra. Ao fundo cópias do tipograma PROPONO composto com o tipo Agency FB. Na impressão deve ser aplicado verniz localizado no símbolo e no tipograma PROPONO em destaque. No verso foi aplicado um efeito “riscado” no fundo, conferindo dinamismo ao cartão. Os ícones recebem efeito de sombra.

25 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


papel timbrado

60 mm

consultoria executiva CNPJ 13.309.246/0001-91

10 mm

No cabeçalho, a marca foi ajustada em 60 mm de largura e posicionada na extremidade superior direita com margem de 20 mm da borda direita da página e 10 cm da borda superior. O CNPJ foi composto com o tipo Century, tamanho 7 pontos na cor vermelho Propono e foi posicionado na linha que indica a base do símbolo e o início do logotipo.

Papel A4. Margens: Superior: 35 mm Inferior: 50 mm Esquerda: 30 mm Direta: 20 mm

20 mm

consultoria executiva CNPJ 13.309.246/0001-91

No rodapé, os dados de contato foram posicionados na extremidade inferior direita com margem de 20 mm da borda direita da página e 10 mm da borda inferior. Foi composto com o tipo Century, tamanho 8 pontos na cor preta.

Rua José Napoleão, 160 – Sala 304 – Edifício Edson Seabra IV Meireles, Fortaleza, Ceará – CEP 60.170-210 paulo@propono.com.br | www.propono.com.br Oi 85 8780-1733 | Tim 85 9950-1580 | Fixo/Fax 85 3224-4306

A imagem do rodapé é um arco de 23º preenchido com gradiente linear de preto 70% para branco e outras linhas em arco nas cores amarela e branca.

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 26


papel timbrado

consultoria executiva CNPJ 13.309.246/0001-91

versão microsoft word Foi desenvolvida uma versão do papel timbrado para ser utilizada como modelo no Microsoft Word com as mesmas definições e disposições do papel timbrado oficial, mas sem o gradiente do rodapé.

Rua José Napoleão, 160 – Sala 304 – Edifício Edson Seabra IV Meireles, Fortaleza, Ceará – CEP 60.170-210 paulo@propono.com.br | www.propono.com.br Oi 85 8780-1733 | Tim 85 9950-1580 | Fixo/Fax 85 3224-4306

27 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


envelope

envelope formato DL 220 mm x 110 mm

A marca foi ajustada no mesmo tamanho da marca do papel timbrado – 6 mm de largura – e posicionada no canto superior esquerdo do anverso do envelope com margem superior de 10 mm e margem esquerda de 20 mm. No verso do envelope o endereço mais o nome da empresa (em caixa alta) utiliza o tipo Century tamanho 8 e foi posicionado à esquerda com margem inferior de 10 mm e margem esquerda de 20 mm.

20 mm 10 mm

consultoria executiva

PROPONO CONSULTORIA EXECUTIVA Rua José Napoleão, 160 – Sala 304 – Edifício Edson Seabra IV Meireles, Fortaleza, Ceará – CEP 60.170-210 paulo@propono.com.br | www.propono.com.br Oi 85 8780-1733 | Tim 85 9950-1580 | Fixo/Fax 85 3224-4306

10 mm

20 mm

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 28


risque rabisque

formato A3

O risque rabisque padrão foi determinado em tamanho A3 (420 mm x 297 mm), mas pode ser ajustado para outros tamanhos, seguindo as especificações deste manual. A marca segue a proporção do papel timbrado – 60 mm de largura – e foi centralizada a 10 mm da margem superior. No endereço foi utilizado o tipo Century tamanho 8, em duas linhas, centralizado a 10 mm da margem inferior.

consultoria executiva

10 mm

consultoria executiva

60 mm

Rua José Napoleão, 160 – Sala 304 – Edifício Edson Seabra IV – Meireles, Fortaleza, Ceará – CEP 60.170-210 Oi 85 8780-1733 | Tim 85 9950-1580 | Fixo/Fax 85 3224-4306 | paulo@propono.com.br | www.propono.com.br

Rua José Napoleão, 160 – Sala 304 – Edifício Edson Seabra IV – Meireles, Fortaleza, Ceará – CEP 60.170-210 Oi 85 8780-1733 | Tim 85 9950-1580 | Fixo/Fax 85 3224-4306 | paulo@propono.com.br | www.propono.com.br

29 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual


vestuário

Seguir os padrões de cor e uso estabelecidos neste manual para aplicação em camisetas e bonés. consultoria executiva

consultoria executiva

consultoria executiva

manual de identidade visual • propono consultoria executiva • 30


anexos

Os arquivos anexos estão prontos para serem enviados ao Bureau e apresentados das seguintes formas e extensões: marca

cartão

papelaria

MarcaPropono .ai MarcaPropono.cdr MarcaPropono.pdf MarcaPropono.psd MarcaPropono.jpg MarcaPropono.png

(fundo branco) (fundo transparente)

cartao_frente_CMYK_completo.psd cartao_frente_CMYK_semverniz.psd cartao_frente_CMYK_verniz.psd cartao_verso_CMYK.psd cartao_frente.jpg cartao_verso.jpg ProponoEnvelope.cdr ProponoEnvelope.pdf ProponoRisqueRabisque.cdr ProponoRisqueRabisque.pdf ProponoTimbrado.cdr ProponoTimbrado.pdf ProponoTimbradoWord.doc ProponoTimbradoWord.docx ProponoTimbradoWord.dot ProponoTimbradoWord.dotx

31 • propono consultoria executiva • manual de identidade visual

(MS Word 97-2003) (MS Word 2007) (modelo MS Word 97-2003) (modelo MS Word 2007)



Propono - Manual de Identidade Visual