Page 1


E

star presente na comunidade e poder falar de Educação Ambiental de uma forma lúdica e divertida aliado ao conceito de um almanaque cultural, assim nasce o Almanaque Menino Caranguejo.

As histórias do Menino Caranguejo retratam seu cotidiano, na vila onde mora, na escola, com seus amigos e nas mais diversas situações de seu dia a dia e mostra sua relação com o Meio Ambiente.

Uma forma de trazer em um único espaço, Entretenimento, Quadrinhos, Cultura e Educação Ambiental; ser um veículo de comunicação entre o Instituto Caranguejo e a comunidade formada pela família, ambientalistas, professores, educadores e estudantes.

A diversão não acaba por aí, na seção de Atividades, as questões ambientais estão inseridas nos jogos, passatempos, nas dicas e curiosidades sobre o Meio Ambiente.

O Almanaque Menino Caranguejo é uma revista que reúne histórias em quadrinhos, passatempos, dicas e curiosidades ambientais. Impresso quinzenalmente e distribuído gratuitamente na comunidade, em escolas, hospitais, postos de saúde, gibitecas e bibliotecas de Joinville e região. Este almanaque é o primeiro de uma série de 24 publicações e traz além dos quadrinhos inéditos do Menino Caranguejo e sua turma de amigos, também aborda as questões ambientais por meio das atividades, jogos, passatempos, dicas e curiosidades.

Incentivar a leitura e o aprender brincando, esta é a proposta deste almanaque. Colecionável, ele se torna uma ferramenta de apoio didático de Educação Ambiental para professores e educadores de todo o Brasil. O Almanaque Menino Caranguejo é um projeto do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental e seu objetivo é auxiliar a compreensão da dimensão ambiental por meio de seu conteúdo e fazer parte do cotidiano da comunidade. Buscamos ser a ponte de comunicação entre as diversas comunidades que realizam Educação Ambiental.

Seja um Caranguejo! Faça Parte! Expediente: Vamos juntos colocar a Educação Ambiental no mapa do Brasil! A sua comunidade ou escola desenvolve um projeto de Educação Ambiental? Entre no site caranguejo.org.br e faça o seu post! Conte-nos qual é o seu projeto e como ele está sendo aplicado. Após uma seleção, ele poderá ser publicado aqui no Almanaque! Você que possui um estabelecimento comercial ou de prestação de serviços e quer nos ajudar a distribuir gratuitamente o Almanaque Menino Caranguejo. Seja um Voluntário! Entre em contato conosco pelo site caranguejo.org.br.

produzido em harmonia com o meio ambiente

• Direção Geral: José Francisco P. Xavier (Chicolam) • Direção de Conteúdo: Viviane C. Mendes • Design: Fabiano Debortoli • Desenho/Roteiro/Argumento/Arte Final: Chicolam • Cores: Thiago do Carmo • Editoração e Revisão: Viviane C. Mendes Impressão: Corgraf Tiragem: 10.000 exemplares Distribuição Gratuita - Venda Proibida!

Contato: Instituto Caranguejo de Educação Ambiental Rua Tenente Antônio João, 4296 - Bom Retiro Joinville - SC - Brasil CEP 89223-100 Telefone: (47) 3473-0772 Email: instituto@caranguejo.com Site: www.caranguejo.org.br Facebook: www.facebook.com/institutocaranguejo Twitter: @caranguejo_ong


DEFESO DE ESPÉCIES MARINHAS

O que é?

Como saber quais são as espécies?

É uma medida de proteção aos recursos ambientais marinhos, que proíbe a pesca ou a captura de um determinado recurso pesqueiro, num determinado período do ano (em geral durante a desova).

No site do Ministério da Pesca e Aqüicultura (www.mpa.gov.br) podem ser encontradas as informações que abrangem tanto o período de defeso – ou seja, o período em que a pesca é proibida – como também as instruções normativas que deram origem à proteção das espécies.

Por que existe? Para proteger a reprodução de algumas espécies. O período do defeso pode envolver uma única espécie ou um grupo de espécies para, principalmente, evitar a captura das fêmeas. Abrange: Marinhas / Continentais / Zonas de Transição.

Você pode realizar a pesquisa pelas espécies com a busca tanto pelo nome científico quanto pelo popular. No site também pode ser encontrada a informação sobre a localidade, região e estados onde o período de defeso ocorre.

DEFESO CARANGUEJO-UÇÁ (Ucides cordatos) no Espírito Santo Proibida a captura, o beneficiamento, o transporte e a comercialização da espécie durante a ”Andada”: 1º período: de 27/01/2013 a 02/02/2013 2º período: de 25/02/2013 a 03/03/2013 3º período: de 27/03/2013 a 02/04/2013 4º período: de 25/04/2013 a 01/05/2013 Foto: Chicolam

Fiscalização: O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis é o órgão responsável pela fiscalização das áreas em que ocorrem o Defeso, além de ser responsável por receber denúncias de práticas ilegais de pesca e captura.

FAÇA A SUA PARTE!

Informações e denúncias: 0800-618080 Site: www.ibama.gov.br


desenhe o caranga! Siga as letras e os nĂşmeros abaixo e aprenda a desenhar o Caranga!


relacione as FIGURAS Ligue os objetos da esquerda com os da direita e combata a Dengue vocĂŞ tambĂŠm!


SETE ERROS Uma cena tĂ­pica do manguezal: o Menino Caranguejo tentando capturar o Caranga!

Tirinhas:


ESPAÇO PARA ANÚNCIO INFORMATIVO INSTITUCIONAL


O Patro cínio p or meio da doaç ão contempla a pro duç ão e a distribuiç ão do Almanaque M enino Caranguejo, na colab oraç ão de projetos fo c ados em Educ aç ão Ambiental e na conscientizaç ão p ela conser vaç ão da bio diversidade, além de atividades de ap oio à p esquisa, comunic aç ão e Educ aç ão Ambiental.

Patrocínio:

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Apoio:

Realização:

Instituto CARANGUEJO de Educação Ambiental

Almanaque Menino Caranguejo  

Versão Piloto do Almanaque Menino Caranguejo. Projeto do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you