Issuu on Google+


E

star presente na comunidade e poder falar de Educação Ambiental de uma forma lúdica e divertida aliado ao conceito de um almanaque cultural, assim nasce o Almanaque Menino Caranguejo.

As histórias do Menino Caranguejo retratam seu cotidiano, na vila onde mora, na escola, com seus amigos e nas mais diversas situações de seu dia a dia e mostra sua relação com o Meio Ambiente.

Uma forma de trazer em um único espaço, Entretenimento, Quadrinhos, Cultura e Educação Ambiental; ser um veículo de comunicação entre o Instituto Caranguejo e a comunidade formada pela família, ambientalistas, professores, educadores e estudantes.

A diversão não acaba por aí, na seção de Atividades, as questões ambientais estão inseridas nos jogos, passatempos, nas dicas e curiosidades sobre o Meio Ambiente.

O Almanaque Menino Caranguejo é uma revista que reúne histórias em quadrinhos, passatempos, dicas e curiosidades ambientais. Impresso quinzenalmente e distribuído gratuitamente na comunidade, em escolas, hospitais, postos de saúde, gibitecas e bibliotecas de Joinville e região. Este almanaque é o primeiro de uma série de 24 publicações e traz além dos quadrinhos inéditos do Menino Caranguejo e sua turma de amigos, também aborda as questões ambientais por meio das atividades, jogos, passatempos, dicas e curiosidades.

Incentivar a leitura e o aprender brincando, esta é a proposta deste almanaque. Colecionável, ele se torna uma ferramenta de apoio didático de Educação Ambiental para professores e educadores de todo o Brasil. O Almanaque Menino Caranguejo é um projeto do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental e seu objetivo é auxiliar a compreensão da dimensão ambiental por meio de seu conteúdo e fazer parte do cotidiano da comunidade. Buscamos ser a ponte de comunicação entre as diversas comunidades que realizam Educação Ambiental.

Seja um Caranguejo! Faça Parte! Expediente: Vamos juntos colocar a Educação Ambiental no mapa do Brasil! A sua comunidade ou escola desenvolve um projeto de Educação Ambiental? Entre no site caranguejo.org.br e faça o seu post! Conte-nos qual é o seu projeto e como ele está sendo aplicado. Após uma seleção, ele poderá ser publicado aqui no Almanaque! Você que possui um estabelecimento comercial ou de prestação de serviços e quer nos ajudar a distribuir gratuitamente o Almanaque Menino Caranguejo. Seja um Voluntário! Entre em contato conosco pelo site caranguejo.org.br.

produzido em harmonia com o meio ambiente

• Direção Geral: José Francisco P. Xavier (Chicolam) • Direção de Conteúdo: Viviane C. Mendes • Design: Fabiano Debortoli • Desenho/Roteiro/Argumento/Arte Final: Chicolam • Cores: Thiago do Carmo • Editoração e Revisão: Viviane C. Mendes Impressão: Corgraf Tiragem: 10.000 exemplares Distribuição Gratuita - Venda Proibida!

Contato: Instituto Caranguejo de Educação Ambiental Rua Tenente Antônio João, 4296 - Bom Retiro Joinville - SC - Brasil CEP 89223-100 Telefone: (47) 3473-0772 Email: instituto@caranguejo.com Site: www.caranguejo.org.br Facebook: www.facebook.com/institutocaranguejo Twitter: @caranguejo_ong


DEFESO DE ESPÉCIES MARINHAS

O que é?

Como saber quais são as espécies?

É uma medida de proteção aos recursos ambientais marinhos, que proíbe a pesca ou a captura de um determinado recurso pesqueiro, num determinado período do ano (em geral durante a desova).

No site do Ministério da Pesca e Aqüicultura (www.mpa.gov.br) podem ser encontradas as informações que abrangem tanto o período de defeso – ou seja, o período em que a pesca é proibida – como também as instruções normativas que deram origem à proteção das espécies.

Por que existe? Para proteger a reprodução de algumas espécies. O período do defeso pode envolver uma única espécie ou um grupo de espécies para, principalmente, evitar a captura das fêmeas. Abrange: Marinhas / Continentais / Zonas de Transição.

Você pode realizar a pesquisa pelas espécies com a busca tanto pelo nome científico quanto pelo popular. No site também pode ser encontrada a informação sobre a localidade, região e estados onde o período de defeso ocorre.

DEFESO CARANGUEJO-UÇÁ (Ucides cordatos) no Espírito Santo Proibida a captura, o beneficiamento, o transporte e a comercialização da espécie durante a ”Andada”: 1º período: de 27/01/2013 a 02/02/2013 2º período: de 25/02/2013 a 03/03/2013 3º período: de 27/03/2013 a 02/04/2013 4º período: de 25/04/2013 a 01/05/2013 Foto: Chicolam

Fiscalização: O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis é o órgão responsável pela fiscalização das áreas em que ocorrem o Defeso, além de ser responsável por receber denúncias de práticas ilegais de pesca e captura.

FAÇA A SUA PARTE!

Informações e denúncias: 0800-618080 Site: www.ibama.gov.br


desenhe o caranga! Siga as letras e os nĂşmeros abaixo e aprenda a desenhar o Caranga!


relacione as FIGURAS Ligue os objetos da esquerda com os da direita e combata a Dengue vocĂŞ tambĂŠm!


SETE ERROS Uma cena tĂ­pica do manguezal: o Menino Caranguejo tentando capturar o Caranga!

Tirinhas:


ESPAÇO PARA ANÚNCIO INFORMATIVO INSTITUCIONAL


O Patro cínio p or meio da doaç ão contempla a pro duç ão e a distribuiç ão do Almanaque M enino Caranguejo, na colab oraç ão de projetos fo c ados em Educ aç ão Ambiental e na conscientizaç ão p ela conser vaç ão da bio diversidade, além de atividades de ap oio à p esquisa, comunic aç ão e Educ aç ão Ambiental.

Patrocínio:

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Espaço para cota de Patrocínio/doação

Apoio:

Realização:

Instituto CARANGUEJO de Educação Ambiental


Almanaque Menino Caranguejo