Page 1


#VemPraFeira O Colégio Marista São José - Tijuca tem a alegria de convidar a sua comunidade educativa para a “Feira de Arte e Cultura: Fraternidade e Políticas Públicas”, que será realizada no dia 18 de maio (sábado), das 9h às 12h, no Ginásio Marista prof. Marcos Mattos. Organizada pela equipe docente da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a feira apresentará resultados de trabalhos da primeira etapa letiva, produzidos pelos estudantes da educação infantil ao 2º ano do ensino médio, em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade 2019. Leitura, poesia, pintura, música, dramaturgia, artes plásticas, produções escritas, desenhos e fotografias integram a proposta da feira deste ano.

Gesto concreto de solidariedade: Doe 1Kg de alimento não perecível ou fraldas (de todos os tamanhos: infantil/geriátrica). Esses itens emergenciais arrecados no evento serão destinados à Cáritas, para o atendimento a refugiados e solicitantes de refúgio. * Os estudantes deverão vir de uniforme escolar.


Programação: PALCO CENTRAL

9h

Abertura Oficial da Feira de Arte e Cultura 2019.

9h15

Jogral apresentado pelos estudantes do 4º ano/EF.

9h30

“Auto da barca do inferno” em uma visão contemporânea. Texto e apresentação dos alunos da turma 902 - 9º ano/EF.

9h45

Coral formado pelas turmas de 4º e 5º anos/EF, apresentando paródias autorais.

10h

“Auto da barca do inferno” em uma visão contemporânea. Texto e apresentação dos alunos da turma 904 - 9º ano/EF.

10h15

Declamação de poesias autorais pelas alunas da turma 704 - 7º ano/EF.

10h30 “Auto da barca do inferno” em uma visão contemporânea. Texto e apresentação dos alunos da turma 901 - 9º ano/EF. 10h45 Declamação de poesias autorais pelas alunas da turma 703 - 7º ano/EF. 11h

“Auto da barca do inferno” em uma visão contemporânea. Texto e apresentação dos alunos da turma 903 - 9º ano/EF.

12h

Encerramento.


ESTANDES DA FEIRA Maternal II e III Educação Infantil

Identidade Os visitantes da Feira de Cultura e Arte: Fraternidade e Políticas Públicas poderão observar atividades desenvolvidas pelo Maternal III com a finalidade de trazer reflexões sobre a temática “identidade”. Acreditamos que os primeiros anos da vida escolar são aqueles nos quais acontece o início da construção da identidade. O lúdico, o imaginário, a criatividade e a percepção do autoconhecimento serão expostos por meio de diferentes propostas.

1º ano da Educação Infantil

Eu e minha família O 1º ano da educação infantil a partir do subtema: “Eu e minha família” refletiu sobre sua identidade através da elaboração de autorretratos. A partir da confecção do livro da família e de estudos sobre a estrutura familiar oportunizaram-se atividades que despertaram o respeito pelos diferentes grupos familiares e o autoconhecimento.


2º ano da Educação Infantil

1º ano do Ensino Fundamental

Os direitos das crianças

Se criança governasse o mundo

Um convite a pensar sobre “Os Direitos das Crianças” no cenário atual da nossa sociedade, trazendo como reflexão para a comunidade escolar o Estatuto da Criança e do Adolescente, com atividades lúdicas e prazerosas, permeadas em reflexões, dinâmicas e brincadeiras, enfocando os direitos e deveres da criança. As atividades realizadas com os alunos do 2º ano da educação indantil trazem, no bojo de suas propostas, brincadeiras como ação norteadora do fazer pedagógico, oportunizando às crianças o autoconhecimento, a construção de uma imagem positiva de si e de um repertório de hábitos e valores éticos como solidariedade, respeito, diálogo e justiça na descoberta do outro.

Enxergar, sob a ótica infantil, como seria um mundo governado por crianças. Por meio de obras expositivas e interativas, a comunidade escolar vivenciará a releitura da obra homônima de Marcelo Xavier, produzirá “boas notícias” para divulgação interna e entrará em contato com soluções para diversas situações sociais que afligem a nossa sociedade a partir do imaginário infantil.


2º ano do Ensino Fundamental

3º ano do Ensino Fundamental

Como seria um reino ideal? – Políticas públicas para o futuro

O mundo muda com a nossa ajuda!

Venha aprender se divertindo com a história de uma rainha muito simpática e cheia de ideias para transformar o mundo. A Rainha do Lápis cria tudo o que tem vontade e faz muita estripulia. As turmas do 2º ano do fundamental pesquisaram informações, construíram saberes e prepararam atividades para o público conhecer essa história cheia de magia e fantasia.

Conheça a história de Lucas, um menino criativo e bondoso que quer ajudar sua cidadezinha. As turmas de 3º ano descobriram o que são políticas públicas e se juntaram para pensar em como colocá-las em prática no nosso cotidiano.


4º ano do Ensino Fundamental

5º ano do Ensino Fundamental

As políticas públicas no dia a dia da criança e de sua família

O jeito de cada um: o respeito à diversidade

Aprecie as paródias cantadas pelos estudantes do 4° ano do fundamental, assim como a assistir a um belo jogral e contemplar fotografias e poesias produzidas durante todo o processo de realização do projeto. Motivados pelo tema do Projeto de Linguagens, os estudantes se empenharam buscando informações em leituras, pesquisas, vídeos, debates, entrevistas e reporta-gens sobre a saúde e a educação no nosso estado e, como um pedido de socorro, produziram paródias e poesias sobre a realidade que vivemos.

Os alunos do 5º ano se empenharam no tema do Projeto de Linguagem: Políticas Públicas e solicitaram melhorias para os recursos públicos do estado do Rio de Janeiro. O grupo registrou as solicitações em carta e a enviamos ao Governador do estado, Wilson Witzel. Acreditamos que os cidadãos têm direitos iguais e, portanto, sentimo-nos no dever de ajudar os mais necessitados.


6º ano do Ensino Fundamenal

Trabalho infantil: fraternidade e políticas públicas O estudo do "Trabalho Infantil" levou nossos alunos à conscientização de que onde não houver respeito pela vida, pela integridade física e moral do ser humano, onde as condições mínimas para a existência digna não forem garantidas e a igualdade e os direitos fundamentais não forem reconhecidos e assegurados, não haverá espaço para a dignidade da pessoa humana , e a criança, por sua vez, poderá

não passar de mero objeto. No 6º ano, os Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Produção Textual, Inglês, Arte e Educação Física escolheram a VIDA dessas crianças que trabalham para pesquisar, analisar, detectar os problemas, verificar as ações em prol da erradicação do trabalho infantil, buscar soluções e contribuir para o que fortalece a Campanha da Fraternidade de 2019: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS - “Serás Libertado pelo direito e pela justiça”.


7º ano do Ensino Fundamental

8º ano do Ensino Fundamental

Em busca de um sonho

“Fanfic” e sociedade: A tecnologia a serviço da sociedade

O que faz com que as pessoas se afastem de sua família, suas origens, sua cultura para viver em outro lugar? Políticas públicas para evitar o êxodo foram discutidas com as turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. Serão expostos poemas de cordel, trabalhos de xilogravura, produções em língua inglesa e em língua espanhola.

Os visitantes da Feira serão convidados a se sentarem em um sofá para lerem “Fanfics” produzidas pelas turmas de 8º ano do fundamental. Um gênero textual novo, ligado às novas tecnologias da informação, que tem seduzido muitos leitores. Os temas dos textos permearão por letras de músicas que versam sobre políticas públicas ou a falta delas. Venha interagir com esses textos na rede de computadores.


9º ano do Ensino Fundamental

1º ano do Ensino Médio

“Auto da Barca do Inferno”

Políticas Públicas para a assistência social

Assista a uma peça teatral produzida pelos alunos do 9º ano a partir da leitura do clássico da Literatura Portuguesa de Gil Vicente: “O Auto da Barca do Inferno”.

Confira as atividades desenvolvidas pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio com a finalidade de trazer reflexões sobre crianças em situação de vulnerabilidade.

Também serão apresentados cordéis que fazem uma ponte entre a leitura e os valores sociais e humanos dos dias atuais e promovem a reflexão de comportamentos e hábitos que podemos criar e mudar diante da sociedade em que vivemos.

Acreditamos que a escola deve formar cidadãos conscientes sobre a realidade que os cercam para que tenham uma atuação assertiva e empática na sociedade. Nesse sentido, foram desenvolvidas atividades que proporcionaram a reflexão sobre colocar-se na situação do outro. Línguas (Portuguesa, Inglesa, Espanhola), Literatura, Educação Física e Artes nortearam o desenvolvimento deste trabalho.


2º ano do Ensino Médio

Políticas Públicas para Moradia. Os visitantes poderão observar atividades desenvolvidas pelo 2º ano do Ensino Médio com a finalidade de trazer reflexões sobre Moradia. Acreditamos que a escola deve formar cidadãos preparados para atuar de forma ética e consistente na sociedade em que se encontram inseridos. Por isso, foram propostas atividades que permitem educar o olhar para o outro, tendo a linguagem como ponto de partida. Línguas (Portuguesa, Inglesa, Espanhola), Literatura, e música e fotografia tornam-se o fio condutor das reflexões de nossos alunos.

Biblioteca Castro Alves Atrelados à Ciranda Literária do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, os murais “Indico ou não indico” têm por objetivo desenvolver a curiosidade do leitor em descobrir outros textos que o agradam. “É fato que muito do que lemos nos chegam pelas mãos de outro leitor. E como temos vontade de indicar a outros um livro que gostamos!” (BIBLIOTECA espaço vivo. Moderna, 2016). Partindo desta reflexão, o aluno leitor pode indicar ou não o livro que leu do acervo da biblioteca da escola e, em murais apresentamos as críticas.


#VemPraFeira marista.edu.br/saojosetijuca facebook.com/ maristasaojosetijuca instagram.com/maristasaojose youtube.com/maristasaojose

Profile for CPTV Marista-Rio

Programação da Feira de Arte e Cultura 2019  

18 de maio de 2019

Programação da Feira de Arte e Cultura 2019  

18 de maio de 2019

Profile for cptv
Advertisement