Issuu on Google+

Informativo - Ano 1 - nº 11 - 1º de janeiro a 28 de março de 2014. ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - Altamira - MA Aconteceu - 06/02 - Reflorestamento do Igarapé com participação de 7 (sete) adultos e 12 (doze) crianças. Aproveitando a época das chuvas, para recompor as margens dos Igarapés, foram plantadas 15 (quinze) mudas de plantas nativas e 6 (seis) espécies diferentes.

- 11/02 - Curso para as Cuidadoras Solidárias com participação de 12 (doze) pessoas. Foram ensinadas formas de medir temperatura, aferir pressão arterial e batidas do coração do bebê. - 13/02 - Atendimento às gestantes da comunidade Aldeia Alta e entrega de enxovais pelas Educadoras Sociais. As gestantes recebem os enxovais com alegria, pois representa um gasto a menos nas despesas com o bebê. - 20/02 - Encontro com as puérperas para realização de trocas de experiências. 6 (seis) mães participaram com seus bebês. Após a roda aconteceu uma sessão de fotos.

- 08/02 - Atendimento às gestantes índias da Aldeia. Foram atendidas 5 (cinco) gestantes e foi feita a entrega de enxovais. Para visitar a aldeia é necessário autorização e disponibilidade de barcos para atravessar o rio Pindaré.

- 21/02 - Oficina de tinta de terra na casa de Saniela para ornamentar o quarto do bebê. 13 (treze) pessoas participaram da atividade. O destaque foi para a tinta verde, confeccionada com folhas de pé de mamão. - 25/02 - Reunião de Avaliação e Planejamento da equipe. Reorganização das equipes de trabalho e escolha de duas lideranças para monitoramento das atividades dos sete focos propostos pelo projeto.

1


- 07/03 - Cinema itinerante para as crianças no Espaço Periquito Loro, organizado pelas Educadoras Sociais. Durante o filme os participantes foram contemplados com pipoca e suco. Após a sessão uma animada discussão sobre a temática do filme.

AÇAILÂNDIA - MA Aconteceu - 04/02 - Doação de mudas frutíferas na comunidade e na Casa Verde. 40 (quarenta) mudas foram doadas.

- 12/03 - Oficina comunitária de tempero na casa de Dona Benedita, com temperos verdes da estação e receita da dona da casa, sua especialidade. Acontece - Funcionamento da Sede do Projeto de segunda a sexta-feira para atendimento às crianças e trocas e empréstimo de livros. No horário de 8h às 12h e de 14h às 17h. - Todas as segundas e quartas-feiras - Banco da Solidariedade: massagem Shantala, técnica usada para acalmar os bebês, proporcionando bem-estar físico, além de combater a prisão de ventre que tanto incomoda os bebês. Acontecerá - 14/03 - Piquenique com as crianças, às 14 horas na casa do Sr. Mariano, oportunidade de participar de uma roda de conversa e apreciar os casos contados por ele. - 17/03 - Café da manhã com as gestantes às 8 horas, no Espaço Periquito Loro. É um encontro mensal para promover a convivência e integração entre as futuras mamães. A comunidade local contribui com a realização do evento que é organizado pelas Educadoras Sociais e as Agentes Comunitários de Saúde.

- 05/02 - Oficina de embalagens com caixas de leite. 15 (quinze) pessoas participaram da atividade. - 06 e 07/02 - Ano novo, casa nova. Foi neste clima de inovação que iniciamos a nova pintura da Casa Verde. Após muita discussão e reflexão, retratamos um pouco da realidade local com diversas cores da terra. - 11 e 12/02 - Visita e acompanhamento às puérperas e recém nascidos com aplicação das tecnologias flor de mãe, utilizada para monitorar as mamadas dos recém-nascidos e o Ninho maneira aconchegante de usar o lençol para proteger o bebê enquanto dorme. 8 (oito) visitas foram feitas no período.

- 25/03 - Cinema itinerante para adolescentes, às 15 horas na Unidade Integrada Viriato Correia.

- 14/02 - Entrega de certificados e livros de receitas da Cozinha Brasil. O evento aconteceu na chácara do Projeto Bom Samaritano e contou com a presença dos Educadores Sociais do Projeto e pessoas da comunidade que participaram da oficina, cerca de 60 (sessenta) pessoas.

- 28/03 - Oficina de pintura com tinta de terra e confecção de fantoches na Casa Referência, às 15 horas. Reaproveitamento de materiais recicláveis e exposição do material confeccionado.

- 19 a 25/02 - Oficina de reciclagem com o grupo de Educadores Sociais e Cuidadores Solidários. Além das relações inter-pessoais e fortalecimento do time, a formação reforçou os objetivos do Projeto e as metas para o ano de 2014.

2


- 24/02 - Realização de Oficina de cuidados com recém-nascidos e roda de conversa com as gestantes. A roda de conversa e a oficina foram ministradas por Cuidadores do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento. Trinta gestantes participaram das atividades. Durante a oficina foram entregues 14 (quatorze) kits enxovais às gestantes a partir do 7º mês gestacional e com consultas em dia.

- Manutenção do viveiro de mudas, com plantio de 50 (cinquenta) mudas de cupuaçu. - 28/02 - Roda de leitura com teatro de fantoches para crianças na Casa Verde. 17 (dezessete) crianças participaram da atividade. Acontece - 11 a 13/03 - Oficina de Cuidador da Saúde ministrada pelas enfermeiras Heloíse Daniele e Patrícia Sampaio. Público-alvo: Educadores e Cuidadores Sociais. Acontecerá - 14/03 - Roda de leitura e brincadeiras na Casa Verde. BOM JESUS DAS SELVAS - MA Aconteceu - 16/12 - Roda de histórias no Bairro Vilinha. As algibeiras de Livros, recheadas de novidades, despertam a atenção das vinte crianças que, atentas, ouviram as histórias e participaram da roda.

- 27/02 - Oficina comunitária na Casa Verde. No momento o grupo experimentou mais uma das deliciosas receitas alternativas aprendidas na Cozinha Brasil, que é o bolo de casca de banana. 18 (dezoito) pessoas participaram da atividade.

3


- 17/02 - Objetivando localizar as gestantes da comunidade, a Cuidadora Solidária do Bairro Vilinha promoveu uma oficina de confecção de placas com tinta de terra. As placas serão colocadas na porta de cada gestante. A identificação e localização das gestantes é importante. Após o cadastro com a equipe do projeto as gestantes recebem acompanhamento, orientação e cuidados pós-parto.

- 21/02 - Plantio de 132 (cento e trinta e duas) mudas de Açaí. O plantio contou com a participação da Educadora Solidária Franciane, de Buriticupu, que deu dicas de cuidados com o viveiro, com a terra e de como evitar certas pragas que estavam castigando as mudas.

- 19/02 - Oficinas de brinquedos na casa Referência do projeto. As oficinas acontecem sempre às quartas-feiras, com a participação de crianças que moram próximas à Biblioteca; notase um aumento gradativo de adolescentes nas oficinas. Foram confeccionados 25 (vinte e cinco) brinquedos – cavalinhos de pet e cata-vento. 24 (vinte e quatro) crianças e adolescentes participaram da oficina. - 22/02 - Oficina de cartão com participação de 10 (dez) crianças da rua Barra do Corda. Foram confeccionados 20 (vinte) cartões. - 23/02 - Oficina Comunitária de confecção de bonecas no Bairro Vilinha. A atividade chamou a atenção de moradores e contou com a participação de 20 (vinte) mulheres. Foram confeccionadas 25 (vinte e cinco) bonecas de retalhos. - 24/02 - Plantio de 50 (cinquenta) mudas às margens da BR, na comunidade Nova Vida. As mudas foram plantadas para que, no futuro, toda a comunidade possa desfrutar dos frutas e sombra. - 12/03 - Cinema na Casa Referência do Projeto, em Bom Jesus das Selvas. - 20/02 - Oficina comunitária de tapete de fuxico com as mulheres e adolescentes da comunidade Nova Vida. Um ponto importante discutido durante a oficina é o aproveitamento dos retalhos arrecadados. A comunidade preocupa-se com a destinação e sugere trabalhos que valorizem os resíduos.

Acontece - Diariamente - Funcionamento da Biblioteca, com empréstimos de livros. A Biblioteca conta com mais de 395 (trezentos e noventa e cinco) leitores cadastrados, tendo como destaque o leitor Weverton Lima Soares, que leu cerca de 48 (quarenta e oito) livros.

4


- Plantio de mudas no viveiro Bom Jesus da Selvas e comunidade Nova Vida. - Acompanhamento das gestantes do Bairro Vilinha e da Comunidade Nova Vida, sempre às terças-feiras. - Roda de histórias na Casa Referência com as crianças da comunidade, todas as sextas-feiras | Entrega de kits enxovais nos Postos de Saúde, todas as sexta-feiras.

- 19/02 - 0ficina de Permacultura com participação de 12 (doze) pessoas. Os Cuidadores Solidários tem a responsabilidade de cuidar dos quintais, cooperando com a melhoria da alimentação e também das moradias. Pensando em um dos princípios da permacultura de que tudo deve ter mais de uma função fizemos mandalas reutilizando madeiras e garrafas recolhidas.

- 13/03 - Pintura com Tinta de terra nas casas já cadastradas da comunidade Nova Vida. Acontecerá - 14/03 - Horta mandala no quintal das gestantes. - 18/03 - Jogos dos Bornais nas escolas. BURITICUPU - MA Aconteceu - 14/02 - Entrega de enxovais para as gestantes. A cada trimestre a equipe da Secretaria de Saúde organiza um mini-evento, onde as gestantes recebem orientações, esclarecem dúvidas e ganham um enxoval para o Bebê.

- 05/03 - Terceiro mutirão de limpeza às margens do rio. Esta ação é uma iniciativa da equipe do Banco da Solidariedade e teve como objetivo mobilizar os moradores para cuidar do rio. Além da retirada do lixo, houve plantio de mudas.

- 17/02 - Plantio de mudas de Buriti com os alunos do 2º ano da Unidade Integrada Rui Barbosa. Foram feitas 49 (quarenta e nove) mudas. Durante o plantio discutiu-se o cuidado com o meio ambiente e a reutilização de embalagens que são descartadas na beira do rio.

5


- Confecção dos kits Umbiguinhos na “Nossa Casa” na comunidade do Buritizinho. Os kits são distribuídos para as gestantes da comunidade à medida que se aproxima a DPD – data provável do Parto.

- Reunião do grupo de educadores da zona urbana e Vila Fé Em Deus para a formação da equipe. Foram discutidos os trabalhos em grupo e as ações visando os 7 focos do projeto em cada local de atendimento.

Acontece - Todas as terças-feiras “Oficina Solidária” oficinas de sabão caseiro, remédios e confecção de cartões com tinta de terra -, promovidas pela equipe da “Nossa Casa”. - Todas as segundas-feiras, Algibeira de Leitura e Contação de Histórias com as turmas da Creche Paulo Freire. - De segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, funcionamento do Banco do Livro e Biblioteca, na “Nossa Casa”. Somente na primeira quinzena do mês foram emprestados 197 (cento e noventa e sete) livros. - De segunda a sexta-feira, de 8h às 21h, funcionamento do Farol da Educação. A média diária de livros emprestados é de 24 (vinte e quatro). Acontecerá - Construção de mandalas nos quintais dos moradores da comunidade Buritizinho.

- Pintura com tinta de terra na casa da educadora Daiane no Quilombo Vila Fé Em Deus. Pintura na parede da sala de estar da casa. No final do trabalho a pintura encantava quem chegava e também os donos da casa. O desafio agora é pintar todas as fachadas das casas. - 21/02 - Acompanhamento das gestantes e puérperas. As cuidadoras visitaram as puérperas que foram acompanhadas no período de gestação e as crianças estão bem cuidadas e com saúde. O sorriso das mães mostra o quanto estão felizes.

SANTA RITA - MA - 19 e 20/02 - Capacitação de Cuidadores Solidários com o propósito de tornar o atendimento às gestantes e puérperas mais eficaz. Os Cuidadores têm agora, a missão de pensar novas maneiras de fazer as visitas não como os Agentes de Saúde, mas com o olhar voltado para o bem-estar das gestantes e puérperas acompanhadas. O grupo realizou algumas visitas coletivas para colocar em prática o aprendizado. Além desse módulo, que é o de "Gestante e prénatal", nos próximos meses acontecerão os de "parto, nascimento e puerpério" e de "Cuidados com o recém-nascidos".

- 26/02 - Encontro Comunitário no Quilombo Vila Fé Em Deus. As educadoras se reuniram para fazer doce de coco. No quilombo este encontro é um

6


pretexto para envolver as pessoas e incentivar o envolvimento comunitário. Os encontros possibilitam boas discussões e a medida do possível, as dificuldades vão sendo vencidas. Participaram do encontro 10 (dez) pessoas. - 20/02 - Cinema para as crianças. O filme assistido foi Os Croods e contou com a participação de 15 (quinze) crianças. Esta atividade acontecerá mensalmente. - 06/03 - Produção de Jogos educativos na Casa Referência do Projeto.

- 11/03 - Pintura com Tinta de Terra, às 14h, na casa de Maria, Quilombo Vila Fé Em Deus. Acontecerá - 13/03 - Encontro de gestantes e comunidade, às 14h, na Casa Referência do Projeto. - 14/03 - Plantio de mudas nos quintais de 03 moradores do Quilombo Vila Fé Em Deus. Início às 16h, na casa de Maria José. - Algibeiras de Leitura na Escola Maria Auxiliadora. Início às 8 horas, no Quilombo Vila Fé Em Deus. ITAPECURU MIRIM Aconteceu - 15 a 28/02 - Inicio das atividades em Itapecuru Mirim com o Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento. O trabalho acontece na zona urbana, Quilombos Santa Rosa dos Pretos e Santa Joana. A Casa Referência, Sede do Projeto, foi montada no Quilombo Santa Rosa dos Pretos, local cedido por uma moradora. A equipe de educadoras apropriou-se do local e juntos desenvolvem ações em parceria com a comunidade.

- 07/03 - Manutenção do viveiro de mudas, organização do material e plantio de sementes na Casa Referência do Projeto. Acontece - Diariamente - Funcionamento do Centro de Referência de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30 | Uso das estações de pesquisa | Emissão da Carteirinha de sócio da Biblioteca | Algibeira da saúde nas casas das gestantes. - Semanalmente - Acompanhamento das gestantes e puerpéras | Atividades nas escolas | Plantio de sementes no viveiro do Centro de Referência | Algibeira de Leitura na Vila Fé Em Deus | Cadastro dos leitores da Biblioteca de Santa Rita nas escolas municipais | Visita dos alunos ao Centro de Referência | Algibeira de Leitura no quintal de Antônia Nilzete, Quilombo Vila Fé em Deus, com as crianças da comunidade. - Mensalmente - Sessões de Cinema para as crianças. Participe!

- 17/02 - Reunião da equipe para pensar a organização do trabalho de acompanhamento das gestantes e encontros com a comunidade para discutir as ações dentro dos bairros Miquila e Roseana Sarney. Outro ponto importante discutido foi a organização da casa do Meio do Caminho, deixa-lá pronta para o uso das gestantes.

7


- 18/02 - Pintura com Tinta de Terra na casa de Dona Aline no Quilombo Santa Rosa dos Pretos, na localidade Beira de Capo. Mais que uma pintura é um momento de transformação, reunir as pessoas e pensar antes o que fazer e como deixar a casa bonita, com um novo olhar para a comunidade. A pintura contou com a participação de 15 pessoas.

ativamente das atividades propostas pela equipe de Educadores. - 25/02 - Roda de leitura com a participação de 20 (vinte) crianças. - 27/02 - O trabalho da equipe do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento tem sido reconhecido pelos moradores de Itapecuru Mirim. Nota-se que a comunidade aos poucos, se apropria do espaço e das atividades oferecidas pela equipe. - 06/03 - Encontro da Comissão Pela Vida, na Casa Referência do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, Quilombo Santa Rosa dos Pretos.

- 20/02 - Encontro Comunitário. Os encontros estão acontecendo semanalmente e conta com a participação de pessoas da comunidade e também das crianças. O encontro é um momento de experimentar receitas e discutir soluções para os problemas que vão surgindo. A roda contou com a participação de 25 (vinte e cinco) pessoas.

- 21/02 - Roda de contação de histórias com a participação de 25 (vinte e cinco) crianças no entorno da Casa Referência, sede do projeto. As atividades com as crianças fazem parte do dia-adia do projeto. Empolgadas, as crianças participam

Acontece - A Casa Referência, sede do Projeto, local de aprendizado e transformação social, localizada no Quilombo Santa Rosa dos Pretos, funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30h às 11h30 e de 13h30 às 17h30. Atualmente disponibiliza os espaços do Banco do Livro, Biblioteca e Estações de Pesquisa; em breve Banco de Tecnologias. - 11/03 - Encontro comunitário na Casa Referência do Projeto Trilhos, Quilombo Santa Rosa dos Pretos. Inicio às 8h e 14h. - Semanalmente acompanhamento das gestantes dos Bairros Miquilina e Roseana Sarney | Encontro da Comissão pela Vida | Atividades com as crianças na Casa Referência, Quilombo Santa Rosa dos Pretos | Visitas domiciliares, para acompanhamento das puérperas e gestantes | Reunião com as gestantes e Pontos Luminosos nos bairros Miquilina e Roseana Sarney | Reunião com os educadores do Quilombo Santa Joana. Acontecerá - Reunião com a equipe de Educadores e Cuidadores para organizar e planejar as ações dentro da comunidade. Início às 16h, na Casa Referência do Projeto Trilhos, Quilombo Santa Rosa dos Pretos. Este informativo contou com a contribuição de Astrogilda J. Santana, Ednalda Aparecida dos Santos, Vânia Lúcia Coutinho, Jorge Luiz P. Pinto, Poliana da Silva, Gleidiane O. Santos, Doralice B. Mota e Simone Cecília.

8


9


Informativo Nos Trilhos do Desenvolvimento - ano1- nº 11