Page 1

Ano 5 - nº 92 - Curvelo, 1º de janeiro a 15 de março de 2.011.

SER CRIANÇA / SEMENTINHA

atividades de lazer. A Viação Diniz contribuiu com o transporte de toda equipe.

Aconteceu - 01 a 04/02 - Educadores do Ser Criança e Sementinha retornaram ao trabalho. A equipe estudou sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, realizou uma enquete nas ruas da cidade, com crianças e adultos, perguntando: “Para você, como os adultos veem as crianças?” A partir das informações adquiridas, iniciou-se a criação do Estatuto do Ser Criança.

Acontece - Neste ano, a decoração do espaço do Ser Criança e do Sementinha terá como tema “Os Direitos da Criança e do Adolescente.” - O futebol volta com “a bola toda” em 2011! Os jogadores já iniciam seus trabalhos com muita força de vontade. O voleibol feminino continua seus treinamentos, agora em novos dias: quartas e sextas-feiras.

- 16/02 - Reunião com o Secretário de Educação de Curvelo. Dentre os vários assuntos tratados, estava o pedido dos professores que trabalham na zona rural para a realização de um curso de capacitação sobre pesquisa popular. O Tião, presidente do CPCD, prontificou-se a fazer a capacitação. - 25/02 - A nova prefeita do Ser Criança toma posse e já inicia suas atividades criando a Secretaria da Felicidade. Essa Secretaria tem o objetivo de verificar o nível de felicidade de todos os participantes do projeto, além de procurar soluções para resolver os problemas daqueles que estiverem tristes. Agora, a Prefeitura conta com o trabalho de sete secretarias Esporte e Lazer, Saúde, Educação, Comunicação, Meio Ambiente, Cultura e Felicidade. - 02/03 - 85 (oitenta e cinco) crianças visitaram o Clube Centro Esportivo Municipal de Inimutaba. A equipe de 11 (onze) educadores do Projeto Ser Criança acompanhou todas as

- 16/03 - Reunião com os pais e responsáveis das crianças, para apresentação das propostas de atividades Projeto/Família do ano de 2011. Acontecerá - O Prefeito do Ser Criança se reúne com suas Secretarias para realizar o orçamento participativo. As reuniões ocorrem semanalmente e as crianças discutem quais as melhorias serão priorizadas no projeto. - 20/03 - A torcida da Galoucura terá um encontro com as crianças e educadores do Ser Criança. Durante esse encontro, acontecerão brincadeiras e jogos de futebol. Na oportunidade, a torcida doará ao projeto os brinquedos, alimentos e agasalhos arrecadados por ela. - 26 e 27/03 - Participação de cinco educadoras na Oficina de Áudio Livro, que acontecerá no Centro Cultural. Nesta oficina, os participantes confeccionarão livros digitais.


AÇÃO CURVELO/MG Acontece - Preparativos para o retorno do projeto Ação Curvelo. A coordenação do projeto planeja uma capacitação, que será dividida em duas oficinas - uma na zona urbana, com educadores das comunidades de São José das Pedras e Estiva; e outra na zona rural, com moradores do núcleo Canabrava.

contou com a presença de sete leitoras. Após a troca de livros, foi servido um lanche oferecido pelas leitoras e pelo Banco do Livro. O encontro foi descontraído e dinâmico.

- 16 a 18/03 - Primeira oficina do Projeto Ação Curvelo com os educadores dos núcleos Estiva, São José das Pedras e da Comunidade Angicos. Está prevista a participação de 14 (quatorze) pessoas dessas comunidades. Acontecerá - 20/03 - Segunda oficina com moradores das comunidades do núcleo Canabrava. Serão cinco dias de oficina, com cerca de 20 (vinte) participantes. A oficina neste núcleo visa à reestruturação do grupo de educadores que atuará na região.

TELECENTRO CAMINHOS DO ROSA Aconteceu - Janeiro - Curso de Digitação Online, coordenado pelas educadoras Liosmire e Mirian. Quatro adolescentes participaram dessa atividade, concluída no dia 4 de fevereiro de 2011.

Acontece - Empréstimo de livros espíritas. O acervo de 31 (trinta e um) livros encontra-se à disposição de toda a comunidade. Acontecerá - Campanha "Aprendendo a Ler com as Histórias em Quadrinhos". A campanha objetiva a arrecadação de revistinhas em quadrinhos para aumentar o acervo e facilitar a troca de exemplares, incentivando a leitura.

Acontece - Os pacientes do CAPS e as crianças dos projetos Ser Criança e Sementinha retornam às atividades no Telecentro.

CUIDANDO DO FUTURO

- Criação de email e/ou Facebook para as educadoras dos projetos Ser Criança e Sementinha. As educadoras poderão postar na Comunidade "Ser criança é bom demais" as experiências interessantes vivenciadas no trabalho.

- Durante o mês de março, continua o trabalho de mobilização desenvolvido pelos Amigos do Hospital, Pontos Luminosos e Cuidadores Solidários nas cidades de Chapadinha, Paço do Lumiar, Coelho Neto e Açailândia. A equipe do CPCD, durante duas semanas, promove encontros e oficinas com o intuito de articular a comunidade para a execução dos MDI’s criados.

- O Projeto Inclusão Digital, com os pacientes do CAPS, apresenta grandes resultados. Os pacientes demonstram prazer em frequentar o Telecentro e já começam a dominar algumas técnicas de computação. Acontecerá - 30/03 - Entrega de brindes para os pacientes do CAPS e crianças dos projetos Sementinha e Ser criança, a fim de incentivar o uso do Telecentro, bem como suas ferramentas de pesquisa.

BANCO DO LIVRO - CURVELO/MG Aconteceu - 15/02 - O Banco do Livro recebeu a visita do escritor curvelano Delém. - 10/03 - O primeiro "Chà com Romance" do ano de 2011

Em Balsas, contamos com o trabalho de mais de 70 (setenta) Pontos Luminosos. Eles planejam e executam as ações previstas pelo MDI. Também aconteceram rodas em Açailândia, Santa Luzia, São José de Ribamar. Nessas cidades já é possivel perceber uma ampla rede de cuidados, com a participação ativa da comunidade e de instituições como CREAS, CAPS, Escolas Técnicas de Enfermagem, Pastorais e grupos religiosos. Contamos também com a participação e o apoio da diretoria e equipe profissional dos hospitais das cidades de Codó, Presidente Dutra e Santa Inês. Outra atividade que tem chamado muita atenção em todas as cidades é a oficina de permacultura. Reunindo e convocando a comunidade e os Pontos Luminosos para as reuniões, as oficinas tem dado muitos resultados positivos. As cidades a serem atendidas na última quizena de março serão Barra do Corda, Timon e São José de Ribamar.


COOPERATIVA DEDO DE GENTE - FABRIQUETAS DE ARTESANATO - CURVELO/MG Aconteceu - 17 e 18/02 - Advete e Edilúcia estiveram em Curvelo para, junto com toda a equipe, discutirem o planejamento das atividades e cursos previstos no projeto da Dedo de Gente, aprovado pela Petrobras. - 21/02 - Dos 170 (cento e setenta) candidatos a uma vaga nas fabriquetas, 117 (cento e dezessete) participaram de uma préseleção. 55 (cinquenta e cinco) deles foram selecionados e participaram do curso de capacitação “Formação de Time”. O curso, foi ministrado por Eliane, educadora do CPCD.

- A Serralheria está desenvolvendo troféus para a Exposição Agropecuária de Curvelo, que acontecerá no mês maio. - Venda de 200 (duzentos) kits de mini-licor à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG. Os kits serão dados como prêmio às empresas vencedoras do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT). As 24 (vinte e quatro) empresas vencedoras criaram projetos relacionados às áreas de Inovação e Desenvolvimento Socioambiental, Gestão de Pessoas, Educação e Desenvolvimento, Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável e Cultura Organizacional.

Acontece - A loja da Cooperativa Dedo de Gente está em reforma. Em breve, teremos um espaço ainda mais agradável para nossos clientes. Posteriormente, as fabriquetas também serão reformadas. - Implantação dos novos módulos do sistema Mastermaq, integrando todos os setores da Cooperativa - Produção, Comercial, Faturamento, Financeiro e Administrativo. A Cooperativa fornece aos seus clientes nota fiscal eletrônica e cupom fiscal. - A expectativa da Fabriqueta Comercial é grande. Muitos orçamentos já foram enviados. Entre eles, destacam-se os pedidos de orçamento de 600 (seiscentos) cortadores de cana para Ponto Solidário e 50 (cinquenta) esculturas criadas com o símbolo da reciclagem. Vamos torcer para que tudo dê certo!

- Agora, na Carpintaria, contamos com o apoio do Sr. Elando. Marceneiro experiente, ele tem muito a ensinar aos nossos jovens. “Aqui, trocamos muitas experiências. Assim como eu ensino aos jovens, também aprendo muitas coisas novas com eles.”

Elando Paulo Lopes Santos - 54 anos

- Estamos na segunda semana da capacitação de novos integrantes para a Cooperativa, que aumentará o quadro de bolsistas. Teremos 30 (trinta) novos bolsistas em Curvelo e 20 (vinte) novos bolsistas em Araçuaí. - 10 e 11/03 - Recebemos a visita da equipe da Giral, para ampliarmos o Projeto Alavanca, que visa o aumento de vendas e melhoria da comunicação. A dedo de Gente em parceria com a Solidarium faz parte, hoje, do site de vendas virtual da Walmart, faça já sua pesquisa e adquira produtos sutentáveis, clique aqui para saber mais...

Conheça nossa loja virtual, clique aqui

Acontecerá - Os meninos da Serralheria participarão do Projeto Curvelo X Dengue - Agora é Guerra, promovido pela Vigilância Sanitária de Curvelo. A fabriqueta criará e patrocinará os troféus para as gincanas e concursos a serem realizados.


EM FOCO Aconteceu - 09 a 11/03 - Em Curvelo, Tião Rocha visitou os projetos Telecentro e Banco do Livro. Durante a visita, Tião percebeu o desenvolvimento do trabalho, o aproveitamento positivo dos pacientes do CAPS, a participação das escolas nas atividades oferecidas pelo Telecentro e o crescimento do Chá com Romance - atividade desenvolvida pelo Banco do Livro. Na oportunidade, ele foi à Dedo de Gente. - 10/03 - 50 (cinquenta) professores da Rede Municipal de Educação que trabalham na zona rural de Curvelo iniciaram um trabalho de pesquisa sobre as histórias locais de cada comunidade. Tião Rocha realizou uma oficina com esta equipe para orientar os professores sobre a importância desse trabalho de valorização e resgate da cultura local.

- 11/03 - Palestra “Cultura, Educação e Desenvolvimento” realizada por Tião Rocha. 800 (oitocentas) pessoas, dentre elas, o Secretário de Educação Sr. Geraldo Álvares, o Presidente da Câmara, Saulo, professores da Rede Municipal, Equipes do CPCD e Educadores do Projeto Ser Criança, estiveram presentes no Cine Teatro Vírginia e apreciaram o momento. Acontece - 22/02 a 23/03 - Participe do concurso “30 dias 30 prêmios” promovido pela produtora Canal Azul em parceria com a Rede Ambiente - projeto de comunicação na Internet que visa à disseminação da cultura ambiental. Para participar, o “Concorrente” deverá acessar o site da REDE AMBIENTE (www.redeambiente.com.br) e clicar no campo “30 dias 30 prêmios”. Em seguida, será aberta uma tela onde o Concorrente deverá responder à pergunta do dia e cadastrar seu nome e email. As peças disponibilizadas nos dias 17, 20 e 21 de março foram patrocinadas pela Dedo de Gente

Este informativo contou com a contribuição de Silmara Rodrigues, Maria Dirce, Cláudia Santos, Onésima Mourthé, Liosmire Gomes, Dora, Diana Ribeiro e Simone Cecília.

Patrocinadores

Informativo Circulando Informação, ano 5, nº 92  

Informativo Circulando Informação, ano 5, nº 92 // Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you