Page 1

Ano 4 - nº 113 - Curvelo, 1º a 31 de dezembro de 2.012.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 03/12 - Práticas sustentáveis, como bordaduras nas plantas e espiral de ervas, construídas no Quintal Maravilha de Sema e Edna. As crianças participaram da atividade com muito interesse e criatividade.

- 10/12 - Produção de 80 (oitenta) brinquedos, como vai-e-vem, bilboquê, vasinho para plantinhas, bolsinha e jarro para flores. As crianças levaram os brinquedos para casa e alguns foram selecionados para exposição na Feira de Tecnologias.

- 10/12 - Quatro jogos foram produzidos na oficina de jogos ambientais. Esses jogos serão expostos durante uma oficina que acontecerá na Feira de Tecnologias. Essa é uma ação do Projeto Caminho das Águas! - 11/12 - Cine Pipoca no Cinema Meninos de Araçuaí. - 12/12 - Bingo alternativo. Educadoras e crianças trouxeram e fizeram produtos alternativos para colocar no bingo. Foi muito divertido e todos saíram felizes.

- 07/12 - A música encanta a todos! E a criatividade dos participantes cresce a cada dia. Assim, dividimos as pessoas em grupos e cada um deles ficou responsável pela apresentação de uma música. A inovação foi fantástica. Sucessos como “Canoeiro”, “Ainda Bem Não Cheguei” e “Escravos de Jó” foram apresentados de maneira inovadora, tornando a roda ainda mais alegre e atrativa.

- 13/12 - Durante a semana, o grupo Matematizando Ideias produziu roupas alternativas para as crianças que irão participar do desfile. As produções ficaram muito criativas! O desfile é uma maneira de expor, com inovação, aquilo que as adolescentes produziram, destacando a importância da reciclagem para toda a comunidade. - 14/12 - Campeonato de Futebol e outras brincadeiras - queimada, casinha e vôlei. - 14/12 - Ensaio de apresentações. As peças mais impactantes apresentadas ao longo do ano serão reapresentadas no encerramento das atividades do projeto.


Acontece - 17/12 - Práticas sustentáveis na comunidade. - Roda grande, com apresentações realizadas pelas crianças e Educadores - poesias, cantoria, teatro e percussão. - As crianças divertem-se com os brinquedos que produziram nas oficinas. - Produção de jogos ambientais para a Feira de Tecnologias. - Ensaios com as crianças para apresentações de encerramento. Acontecerá - 18/12 - Feira de Tecnologias, promovida pelo Projeto Caminho das Águas. O Ser Criança também participará das atividades desenvolvidas. - 19/12 - Avaliação final com as crianças sobre as atividades desenvolvidas durante o ano. - 20/12 - Piquenique Alternativo, promovido pelas crianças e educadores. Todos degustarão alimentos saudáveis, como frutas, bolos, biscoitos, roscas, sucos, saladas de frutas, entre outros. - 21/12 - Roda de encerramento das atividades com as crianças. Na oportunidade, trocamos cartas do Amigo Carinhoso. - 28/12 - Avaliação final com a equipe de Educadores.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG Núcleo Olinto Ramalho Aconteceu - 03/12 - Doação de 30 (trinta) mudas de graviola, laranja, limão, jaca e acerola ao Programa “Uma Criança, Uma Vida.” - 04/12 - 200 (duzentos) quilos de composto de insumos humano foram feitos pelas famílias das comunidades de Banco do Setúbal e São João do Setúbal. O objetivo é usar o composto em áreas degradadas.

- As Mães Cuidadoras, Lina Lucia, Maria de Fátima e Maria de Lourdes participaram do encontro sobre a saúde da mulher, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí. Essas mães são da comissão e participam ativamente dos encontros, que tem como objetivo informar às mulheres sobre a prevenção correta de doenças sexualmente transmissíveis, valorizando o papel de cada uma delas dentro da comunidade. 40 (quarenta) pessoas de Araçuaí e municípios vizinhos estiveram presentes no evento. - 06/12 - Confecção de 90 (noventa) metros de cerca viva, nas casas de Cida, Emilia, Eliana e Adaltiva. Usamos o mandacaru e a palma para proteger as casas contra a entrada de animais. Além disso, evitamos, dessa forma, a retirada de madeira nativa, contribuindo de maneira sustentável para a preservação da natureza. - 10/12 - Oficina de beleza na creche da comunidade Banco do Setúbal, com a participação de 17 (dezessete) crianças. Na oportunidade, produzimos, juntamente com as crianças, suco de limão com erva–cidreira e um delicioso bolo de cenoura. Assim, as crianças aprendem a aproveitar os alimentos alternativos que estão no quintal de casa. - 11/12 - Avaliação final com o grupo de Mães Cuidadoras e confraternização, realizada na casa de Dona Rosa de Lima, na comunidade Banco do Setúbal. Na oportunidade, fizemos a dinâmica da “caixa de bombom” e revelamos o Anjo. Finalizamos o dia com um delicioso almoço feito pelas mães.


Acontece - Produção de mudas frutíferas com as crianças da comunidade São João do Setúbal, no viveiro de Maria de Fátima. Acontecerá - 21/12 - Oficina comunitária na casa de Lindaura, na comunidade Vargem João Alves, com a produção de torta de talos e detergente. Nesse encontro, o time de campo estará reunido para confraternizar juntamente com as famílias.

- 12/12 - Cinema Itinerante na praça da comunidade, com a exibição de “Kenoma”, filme com algumas cenas gravadas na comunidade. - 14/12 - Criação de espaço agro florestal no quintal de Maria, Mãe Cuidadora, com plantio de mudas frutíferas, nativas e café sombreado.

Núcleo Alfredo Graça Aconteceu - 04/12 - Atividade com as crianças no Centro Comunitário. As crianças brincaram de cantigas de roda, resgatando a cultura local. 30 (trinta) pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram da ação. Em roda, os participantes jogaram versos e cantaram cantigas com bastante alegria e entusiasmo. - 06/12 - Discussão do texto “Carta Escrita em 2070”, com o grupo do Projovem e grupo Caminho das Águas. Participação de 23 (vinte e três) pessoas.

“O texto fala, não do que vai acontecer no futuro, mas das consequências que já acontecem na atualidade e faz uma profunda crítica ao modo de vida das pessoas, mostrando, como o ser humano trata negativamente o meio onde ele vive. Minha compreensão final do texto é que deveríamos cuidar mais do meio ambiente, pois, vários serão os problemas decorrentes do abuso excessivo de fontes naturais, podendo causar até a extinção de qualquer forma de vida na Terra.”

Acontece - Doação de mudas às famílias das comunidades. São doadas mudas frutíferas e de nim indiano. - Produção de alimentos no PAIS - Produção Agroecologica Integrada e Sustentável -, no quintal de Isnaldo. O quintal produz hortaliças, como rúcula e alface. O excedente da produção é vendido na própria comunidade, aumentando a renda da família.

Deise Pereira Batista - Mãe Cuidadora Comunidade Alfredo Graça

- 10/12 - Doação de 15 (quinze) mudas frutíferas para o Projeto Sementinha, na comunidade Engenheiro Schnoor. Foram doadas mudas de acerola, figo, laranja e caju.

Acontecerá - 21/12 - Confraternização com o grupo de Mães Cuidadoras e revelação de Amigo Oculto.


Núcleo Chapada do Lagoão Aconteceu - 01/12 - Inauguração da Casa de Sementes, em Itinga, na comunidade Caldeirão, com a participação das comunidades envolvidas e entidades parceiras. O encontro teve como objetivo principal relembrar a caminhada, que resultou na concretização da Casa de Sementes. Na oportunidade, festejamos a importância dessa construção para a vida dos agricultores da região.

Acontecerá - 24/12 - Doação de quatro mudas de pequi e duas mudas de araticum a Dona Fatinha, na comunidade Girau. As mudas do cerrado serão plantadas no Lagoão como garantia das espécies. - 27/12 - Encontro com as famílias da comunidade Tesouras, para avaliação das atividades que aconteceram na comunidade durante o ano de 2012. Núcleo Cruzinhas Aconteceu - 06/12 - Construção de canal de infiltração, nas casas de Sonia, Mãe Cuidadora da comunidade Mucambo, e Lidiane, Guardiã da Água no Palmital. O objetivo da ação é recuperar áreas degradadas.

- 04/12 - Entrega de oito rolos de arame para cercar as nascentes das comunidades Girau e Tesouras. O cercamento das nascentes é uma ação contínua, que fortalece a biodiversidade existente em torno da APA Chapada do Lagoão. - 06/12 - Visita às nascentes de Sr. Isidoro e Dona Fatinha, na comunidade Girau. As nascentes foram cercadas em parceria com o projeto e os proprietários já relatam os resultados positivos dessa ação: a água está mais limpa e as nascentes não sofrem com o pisoteio de animais. - 11/12 - Aquisição dos produtos caseiros feitos pelos agricultores da Chapada do Lagoão. Esses produtos complementarão o lanche que será servido na Feira de Tecnologias. Foram adquiridos ovos caipiras, goma (polvilho) e farinha de mandioca. Acontece - 17/12 - Produção de mudas frutíferas e nativas, para preservação das espécies características do cerrado da Chapada do Lagoão.

- 10/12 - Produção de mudas no viveiro do quintal de Maria José, com a participação de 15 (quinze) crianças. Foram produzidas 180 (cento e oitenta) mudas de moringa, café e pinha. Na oportunidade, as crianças receberam mudas frutíferas para plantar em seus quintais, fazendo o reflorestamento. As crianças plantaram 18 (dezoito) mudas. - 13/12 - Confraternização com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, realizada na casa de Janinha, Mãe Cuidadora. Durante o evento, revelamos o Amigo Oculto e avaliamos as atividades realizadas ao longo do ano. Acontece - 17/12 - Criação do espaço de agro floresta no quintal de Socorro, com o plantio de 11 (onze) mudas de café, jabuticaba e laranja. A proposta é diversificar a produção de alimentos, aumentando a geração de renda da comunidade. - Oficina de composto de insumos humanos, na casa de Neidir, na comunidade Gangorrinha. Acontecerá - 21/12 - Confraternização com as crianças, na casa de Lidiane, na comunidade Palmital. - 21/12 - Confraternização com crianças e adolescentes na comunidade Mucambo.


CAMINHO DAS ÁGUA - em foco - Feira de Tecnologias, no quiosque. Dessa maneira, celebramos os avanços de 2012 e relembramos as tecnologias sociais aplicadas no dia a dia dos projetos. Contamos com a participação dos parceiros locais, projetos do CPCD e representantes das comunidades atendidas pelo Caminho das Águas.

- 06/12 - Roda de contação de história, na casa de Dona Neném. As crianças ouviram várias histórias do passado. O encontro transformou-se em um momento de aprendizagem e envolvimento da comunidade, valorizando os Pontos Luminosos das pessoas. - 11/12 - Apresentação, na roda, da história de “Chapeuzinho Vermelho”. As crianças representaram o conto, utilizando ilustrações feitas por elas mesmas.

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG Comunidade Engenheiro Schnoor Aconteceu - 03/12 - Plantio de mudas na casa de Pedro Lucas, com a participação dos alunos do Projeto Tempo Integral, da professora Alexandra, da Escola Estadual José dos Santos Neiva. Na oportunidade, as crianças plantaram mudas de pitanga e acerola.

- 13/12 - Grupo de produção na casa de Taís, com a receita de bolinho de mandioca. Participação de seis crianças. Acontece - 17/12 - Plantio de mudas frutíferas no quintal das crianças. - Contação de história na casa das crianças. Acontecerá - 21/12 - Encerramento de atividades com contação de história, na casa de Felipe, com participação de todas as pessoas da comunidade.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE - FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 04 a 09/12 - Participação da Cooperativa Dedo de Gente na 23ª Feira Nacional de Artesanato, realizada em Belo Horizonte. - Entrega de peças da Serralheria para a Feira de Artesanato.


Acontece - Rodas semanais de avaliação do trabalho com a equipe do Comercial. Na oportunidade, discutimos as melhorias e planejamos as ações da equipe para o próximo ano.

- Sessão especial com a comunidade - exibição dos vídeos produzidos pelos jovens durante o ano.

Acontecerá - Entrega da última produção do ano de todas as fabriquetas.

- 22 e 23/12 - Sessão de Natal, com exibição do filme “Os Pinguins de Madagascar - A Noite Toda Antes do Natal”.

- Avaliação do trabalho de cada fabriqueta, inclusive o trabalho de Janinho, da Serralheria.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

- Organização da equipe para o trabalho em janeiro.

Aconteceu - Aprovação da arte do Calendário 2013 do Projeto Caminho das Águas.

- FABRIQUETA DE CULTURA CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ Aconteceu - 30/11 a 07/12 - Circuito de Imagem, com a exposição da peça “Rua de Baixo” e lançamento do documentário “Debaixo do Rio e das Mulheres”. Logo após as sessões, que aconteceram às 19 horas, o público foi conduzido pelos fotógrafos Ana Clara Silva e Nilmar Lage, para visitarem a exposição de fotos de cada um deles. Ao todo, 286 (duzentas e oitenta e seis) pessoas estiveram presentes. - Edição de vídeo do 1º Mostrar do IFNMG. - Filmagens de depoimentos de Educadores do CPCD sobre o IQP. - Produção de vídeo de recorte, feito pelos jovens bolsistas. - Cine Clube, com Educadores do CPCD. O filme escolhido foi “Amor sem Fronteiras”.

- Produção de vídeo feita pelos jovens bolsistas. Tema: “Brinquedos”.

- Aprovação da arte da faixa indicativa da Feira de Tecnologias do Projeto Caminho das Águas. - Criação de novos layouts e proposta para reformulação do site do Cabana Raízes. - Visita dos adolescentes e coordenador Yuri Hunas à Fabriqueta de Softwares. - Inscrições para formação da Fabriqueta de Softwares - 2013. - Envio do site EFA e do Portal Araçuaí Sustentável para aprovação da equipe do CPCD. Acontece - Criação da arte do Livreto de Tecnologias do Projeto Caminho das Águas. Acontecerá - Envio do Livreto de Tecnologias do Projeto Caminho das Águas para aprovação. DEDO DE GENTE - em foco

Acontece - Produção de novos vídeos de tecnologias do Projeto Caminho das Águas.

- Avaliação e fechamento do ano com a confraternização da Equipe Dedo de Gente.

Acontecerá - Inicio de edição dos vídeos de depoimentos - IQP.

- Participação da equipe na Feira de Tecnologias do Projeto Caminho das águas.


SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 01/12 - Limpeza nas zonas 01 e 02, nos períodos quinzenais, usando a roçadeira. Dessa forma, facilitamos o trabalho de higienização e a vegetação triturada protege o solo, contribuindo com sua adubação e a umidade.

- Manejo semanal no codornário e coelhário, para trocar a água dos bebedouros. A água usada na limpeza é aproveitada para irrigação do bananal. - Plantio de culturas leguminosas, nos arredores do lago, para adubar o solo que foi compactado com a construção do tanque. Algumas culturas, como abobreiras, começam a produzir.

- 03/12 - Conclusão das caixas para depositar uma parte dos dejetos dos porcos. Esses dejetos serão usados no biodigestor.

- 06/12 - Manejo na horta e adubação orgânica em oito mandalas. Plantaremos sementes de beterraba e cenoura.

- 03/12 e 10/12 - 330 (trezentos e trinta) quilogramas de alimentos e 15 (quinze) molhos de cebolinha foram entregues aos projetos Ser Criança e Ação Social. Esse alimento melhora a alimentação das crianças e idosos.

- Criação de galinhas caipiras consorciadas com as de granja. Assim, melhoramos o plantel de aves, tornando-as mais resistente a doenças e adaptadas ao clima da região.

- 04/12 - As codornas iniciam a produção de ovos, melhorando a alimentação dos idosos e crianças atendidos pelo projeto.

- 16/12 - Produção de 500 (quinhentas) mudas de nim indiano. Acontece - 17/12 - Aplicação da calda bordaleza nos pés das laranjeiras, para evitar fungos e outras doenças causadas pelo excesso de umidade. Acontecerá - 19/12 - Proteção no lago, usando arame farpado, evitando a entrada de vândalos no local.

Este informativo contou com a contribuição de Hélia Viviane Neiva, Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Advete Santana S. Rodrigues, Ana Paula Aparecida Silva, Doralice Barbosa Mota, Simone Cecília M. da Mata e Diana Ribeiro.


Coordenação:

Parceiros:

Patrocínio:

Informativo Circulando Arassussa - Ano 4 - nº 113  

Informativo Circulando Arassussa - Ano 4 - nº 113

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you