Page 1

Ano 7 - nº 119 - Curvelo, 1º a 31 de agosto de 2.013.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - CURVELO|MG Aconteceu - 17 e 19/07 - Visita de 97 (noventa e sete) franceses, vindos das cidades de Cambrai, Bayonne e Dax. Eles ficaram admirados com o trabalho desenvolvido pela equipe de artesãos, com a pedagogia da roda e a harmonia dos grupos. “Um dos temas que estamos discutindo é a solidariedade. Aqui, na Dedo de Gente, estamos vendo na prática o que é um trabalho solidário.” Dane Charlott

- 19 a 27/07 - A Dedo de Gente mostrou um pouco do seu trabalho, no maior evento de equinos de uma mesma raça da América Latina, a 32ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque de Exposições Bolivar de Andrade - Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Para surpresa dos visitantes, a escultura do cavalo Mangalarga Marchador, criada pelos artesãos da Dedo de Gente, ficou exposta na entrada da exposição. Muitos apreciaram atentos a cada detalhe e não deixaram de fazer suas fotografias ao lado da escultura. O espaço foi muito visitado e elogiado. Realizamos algumas vendas e cadastramos novos clientes.

1


- Oficina de frango desossado, promovida pelas educadoras do Telecentro. 12 (doze) jovens do Bordado e Doce participaram da oficina. “A responsável em fazer o almoço aos domingos sou eu. No próximo domingo apresentarei o prato novo que aprendi.” Júnia Mirelle

- 22 a 31/07 - Visita à clientes e apresentação de portfólio de brindes natalinos às empresas locais. Aguardamos agora, o retorno das mesmas e esperamos concretizar vendas significativas. - 26/07 - Roda de “Contação de Histórias” para os jovens da Dedo de Gente, sob a coordenação das educadoras Dirce e Onésima. Foi uma roda descontraída. Os jovens ficaram fascinados com os “causos”, recheados de personagens instigantes que davam asas a imaginação. - 05/08 - Visita ao Haras Santa Esmeralda para fotografar e tirar as medidas do cavalo Elo Kafé. Esta é a primeira etapa para a criação da réplica em ferro. Somam-se 12 (doze) esculturas criadas em tamanho real.

Acontece - Com o propósito de alavancar as vendas e planejar melhor as atividades de cada fabriqueta, semanalmente, a equipe se reúne para elaborar as MDI’s, Maneiras Diferentes e Inovadoras de ... Instrumento de planejamento que estimula criatividade e inovação, elaborada mensalmente para diversificar estratégias de pesquisa, interação, superação de dificuldades e desafios, etc.

- A coordenação da Dedo de Gente incentiva sua equipe a um aprendizado contínuo e busca promover a cidadania plena. Semanalmente acontecem 2 (duas) rodas grandes; momentos de muita reflexão e discussão sobre os assuntos atuais.

AÇÃO CURVELO|MG Aconteceu - 13 e 14/08 - Reuniões nas comunidades Paiol de Baixo e Canabrava para apresentação da nova fase do Projeto Ação com a participação do técnico da EMATER, Jairo César. Participaram 33 (trinta e três) pessoas. Estamos no coração do sertão de Guimarães! Por isso o trabalho que agora fortalece a produção familiar orgânica e sua comercialização, busca também resgatar e valorizar a identidade do sertanejo. Acontece - Reunião entre a equipe do CPCD e o técnico da EMATER, Jairo César, com o objetivo de conhecer os programas que a EMATER pode disponibilizar para a agricultura familiar, dinamizar e estabelecer os próximos passos desta parceria. Nas reuniões comunitárias, percebemos que, quem está na comunidade rural, em sua maioria, tem pouco acesso a estas informações: PRONAF, PENAE, PAA, Bolsa Verde, PCPR e outras. - Início do Georreferenciamento - atividade que consiste em referenciar dados ou objetos com base em sua localização geográfica. A equipe iniciou a coleta de dados a principio com os Pontos Luminosos das comunidades atendidas pelo projeto Ação. Além do levantamento quantitativo de tecnologias implantadas, número de Mães Cuidadoras, quintais e outros, o georreferenciamento nos indicará as novas possibilidades, novos rumos para o trabalho: localização de produtos e propriedades favorecendo a “geração de renda”, uma das 4 (quatro) dimensões trabalhadas pelo projeto Ação. Acontecerá - 19 a 22/08 e 26 a 30/08 - Oficinas de Permacultura nas comunidades Canabrava e Paiol de Baixo, coordenadas pelo Permacultor Márcio, colaborador do CPCD.

2


TELECENTRO CAMINHOS DO ROSA | BANCO DO LIVRO - CURVELO|MG

Além de divertir o público infantil a atividade despertou nos adolescentes o compromisso ambiental.

Aconteceu - 23 e 26/07 - Oficinas de jogos com a comunidade. 22 (vinte e duas) pessoas participaram da atividade, dentre elas crianças e adolescentes. Foram usados os jogos Abre a Carta, Fecha a Carta, Descobre Cobre, Damática, Conta Ponto, Pirâmide Matemática, Torre de Hanoy, Dando Nomes Roseano, Rapidinho e Duvido.

- 05/08 - Dia de Cinema no Telecentro Caminhos do Rosa. Um grupo de adolescentes tem se encontrado no Banco do Livro para algumas atividades, dentre elas as sessões de cinema e discussão de filmes. “A Voz do Coração” foi um dos títulos assistidos; a busca dos sonhos, pensamentos positivos, talento e autoestima, foram pauta da discussão.

- 30 e 31/07 - Participação da equipe do Banco do Livro na Oficina Linguagem, História e Cinema, realizada pela Secretaria de Cultura de Curvelo no Projeto “Cultura para desenvolver - Minas Território da Cultura”, com a palestrante Daniela Siqueira. Os temas abordados foram: como despertar novos olhares, olhares mais críticos e leitura das entrelinhas nas histórias exibidas no cinema, nos telejornais, enfim na mídia. - Pintura de tinta de terra e Piquenique Literário, no Bairro Guimarães Rosa, com a participação de 12 (doze) crianças. A pintura despertou a curiosidade das pessoas que passavam próximo ao local, algumas disponibilizaram o muro de suas casas para pintura. - Com o objetivo de atrair o público infantil a equipe do Banco do Livro e 4 (quatro) adolescentes, voluntários, criaram a “Máquina de voar, pelo fantástico mundo da imaginação”, dois aviões feitos de papelão, jornais e tinta de terra.

Acontece - 15/08 - O Banco do Livro e o Telecentro Caminhos do Rosa, homenageiam Paulo Dayrell de Oliveira, membro da Academia Curvelana de Letras. Os artigos publicados, a participação na Academia, seus ensinamentos durante o período que serviu o TG, enfim, a sua história, serão temas abordados durante a roda. Participe! Hoje, às 19h30, no Banco do Livro de Curvelo localizado na Praça do Santuário, nº 81 - Centro. - Com o objetivo de enfatizar e difundir o tema sustentabilidade, a equipe do Banco do Livro promove periodicamente oficinas para atender jovens da comunidade. Já foram realizadas oficinas de confecção de jogos com sucata, brinquedoteca e customização de roupas. As oficinas acontecem no Banco do Livro. Entre em contato com a equipe do Banco através do nº (38)3721-4590 e inscreva-se para a próxima oficina. Acontecerá - 23/08 - Oficina de customização de roupas e bolsas com os adolescentes e a comunidade. Este informativo contou com a contribuição de Danielle Aparecida C. de Oliveira, Maria Dirce da S. Rodrigues, Onésima G. Ferreira Mourthé, Eliane Luiz, Doralice B. Mota e Simone Cecília.

3


4

Informativo Circulando Informação - ano7 - nº 119  

Informativo Circulando Informação com informações detalhadas sobre todos os projetos desenvolvidos pelo CPCD.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you