Issuu on Google+

Ano 5 - nº 106 - Curvelo, 1º a 31 de maio de 2.012.

AÇÃO CURVELO|MG - 18/04 - Oficina de sabão de abacate, nas comunidades de Canabrava e Córrego dos Gomes. Nove pessoas da comunidade participaram da atividade.

- 30/04 - Oficina de doce “capa de canudo”, promovida pelas Mães Cuidadoras de Canabrava e Córrego dos Gomes, com a participação de 16 (dezesseis) pessoas, entre crianças e adultos. - 01/05 - Oficina de artesanato em Tomaz Gonzaga. - 02/05 - As Mães Cuidadoras e Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s – promoveram o Dia de Confraternização em homenagem às mães das comunidades Cobu, Meleiros, Paiol de Baixo, Paiol de Cima, Córrego dos Gomes, Atoleiro, Retiro dos Bravos e Canabrava. 125 (cento e vinte e cinco) pessoas estiveram presentes. - 03/05 - Oficina de Jogos do Bornal, na comunidade de Poções, com 26 (vinte e seis) participantes. - 04/05 - Oficina de biscoitada, pães de queijo assado na palha de bananeira e biscoito quebraquebra, realizada na comunidade de Angicos. Uma roda de viola animou os 15 (quinze) participantes da oficina. - 05/05 - Roda de viola na comunidade de Angicos. Presença de 302 (trezentos e dois) participantes de diversas comunidades. - 07/05 - Plantio e manejo da horta da creche na comunidade de Estiva.

- 21/04 - Piquenique no campo “Gomes Futebol Clube”, que fica próximo às margens do Córrego dos Gomes. O espaço foi cedido pelo Sr. Roberto Vieira. 15 (quinze) pessoas, entre adultos e crianças, participaram da atividade. - 28/04 - Oficina de permacultura na casa da Mãe Cuidadora Rosilene. Os vizinhos apropriaram-se da atividade e fizeram canteiros “buraco de fechadura”.

- 08/05 - Oficina para confecção de boneca de palha de milho e bananeira, em Canabrava e Córregos dos Gomes. Participação de 10 (dez) pessoas dessas comunidades. - 09/05 - Oficina de flores de pano e permacultura Espiral de Ervas -, realizada na Farmacinha da comunidade Córrego dos Gomes. - 10/05 - Oficina de permacultura na comunidade de Paiol de Baixo.


- 11/05 - Oficina de brincadeiras com as crianças da comunidade Tomaz Gonzaga.

- 24/05 - Oficina de remédio na Farmacinha da Comunidade Córrego dos Gomes.

- Oficina de artesanato na escola em São José das Pedras.

- 25/05 - Levantamento das histórias das casas antigas que ficam na comunidade de Tomaz Gonzaga.

- 13/05 - Comemoração do Dia das Mães na comunidade Tomaz Gonzaga.

- 28/05 - Passeio ecológico no Córrego dos Gomes.

- 14/05 - Roda de brincadeiras na comunidade de Meleiros.

- 29/05 - Oficina de tinta de terra na comunidade Paiol de Baixo.

- 15/05 - Reunião de equipe em Curvelo.

- Chá de inauguração do “Cômodo dos Remédios” em São José das Pedras.

Acontece - Todos os meses, acontece a reunião da equipe AÇÃO, em Curvelo.

- 30/05 - Cavalgada de cavalinho de pau, na comunidade de Estiva.

- Semanalmente, realizamos oficinas dos grupos de produção em todas as comunidades.

- 31/05 - Construção dos kit’s tinta de terra na comunidade Paiol de Baixo.

Acontecerá - 16/05 - Filmagem na comunidade Estiva: oficina de “ecobags”, tinta de terra e atividades com o grupo de produção, com a participação das Mães Cuidadoras de Tomaz Gonzaga e Poções.

- Chá e apresentação da horta da escola a toda comunidade de Angicos. Na horta, serão implementadas as técnicas de permacultura.

- 17/05 - Grupo de produção na casa de Rosilene, no Córrego dos Gomes. - Reforma do “Cômodo dos Remédios”, área cedida para a construção da Farmacinha, na comunidade São José das Pedras. - 18/05 - Passeio ecológico na comunidade de Poções. - 20/05 - Oficina comunitária de xarope na casa de Aline, em Canabrava. - 21/05 - Catalogação das plantas medicinais do cerrado, na comunidade de Meleiros. - 22/05 - Clube do DVD na comunidade de Meleiros. - 23/05 - Dia da Beleza, na comunidade de Poções.

TELECENTRO CAMINHOS DO ROSA Aconteceu - 26/04 - Cinema na praça com a exibição do filme “Escritores da Liberdade”. 79 (setenta e nove) pessoas estiveram presentes. - 04/05 - Sessão de cinema para os alunos da Escola Estadual Adauto Lúcio Cardoso - PREMEM. - 07/05 - Sessão de cinema com as crianças do Sementinha. O filme exibido foi “A Moda Amarela”. Acontece - 15/05 - Filmagem das turmas do Ser Criança durante o acesso aos jogos virtuais do Bornal. Acontecerá - 05/06 - Reunião dos Telecentros Comunitários e CVT - Centro Vocacional Tecnológico de Curvelo para continuar o projeto de formação de rede.


BANCO DO LIVRO - CURVELO|MG Aconteceu - 03/05 - Contação de histórias no Asilo Lar da Velhice Desamparada de Curvelo. A história escolhida foi “Dona Baratinha”. Durante a atividade, as educadoras do Banco do Livro prepararam uma deliciosa gelatina que foi servida aos idosos como parte do banquete da festa “feita” por “Dona Baratinha”. - 07/05 - O Banco do Livro recebeu a visita de Alexandra, psicóloga do CAPS e do Hospital Imaculada Conceição. A pedido de Alexandra, a contação de histórias - será incluída no cronograma da Casa das Irmãs do Hospital Imaculada Conceição – HIC. Cada vez mais a cidade reconhece o trabalho desenvolvido pelo Banco do Livro e busca a concretização de parcerias. - 10/05 - Contação de histórias no Asilo Lar da Velhice Desamparada de Curvelo. A história apresentada foi “O Semeador”. - 10/05 - 2ª Roda Literária do Banco do Livro. Desta vez, a escritora convidada foi Elza Alemão. A Roda Literária é vista com muito carinho pelos autores homenageados. Recebemos a admiração dos leitores que, em roda, partilham trabalhos e aprendem a ouvir a opinião dos outros. - 11/05 - Primeira contação de histórias para as Irmãs idosas do Hospital Imaculada Conceição. - 14/05 - Chá com Romance, com a participação de funcionárias da Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Gabriel Diniz e da equipe de filmagem de projetos educacionais. Acontece - 15/05 - Contação de história na praça com o grupo Sementinha. Acontecerá - 17/05 - Roda de contação de histórias no Asilo Lar da Velhice Desamparada de Curvelo.

- 18/05 - Participação do Banco do Livro em evento do CAPS, realizado na Praça Central do Brasil, às 10h 35min. - 21 a 25/05 - Oficina literária no Banco do Livro, com as crianças do Ser Criança e da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas. - 24/05 - Contação de histórias na Praça do Santuário. - 29/05 - Contação de histórias na Creche do Lactário. - 31/05 - Cinema na praça, com os alunos do EJA e alunas do Curso de Magistério da Escola Estadual Interventor Alcides Lins. O filme exibido será “Meu Nome é Rádio”. A atividade acontecerá em parceria com o Telecentro.

SER CRIANÇA|SEMENTINHA Aconteceu - 12/04 - Visita do Secretário da Educação de Curvelo e sua equipe ao projeto. Na oportunidade, o Secretário conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelas crianças e participou da roda. Ao final da visita, as crianças ofereceram aos visitantes mimos confeccionados no projeto. - 26/04 - O projeto recebeu a visita de Sarah, uma alemã que faz intercâmbio no Brasil e em passagem por Curvelo teve o projeto como ponto de referência na cidade. Assim, pode conhecer de perto outras crianças e as atividades desenvolvidas. - 27/04 - Campeonato de jogo de prego, promovido pelo grupo Tempestade. Dos 25 (vinte e cinco) participantes do campeonato, Júlio César, 12 anos, e Denilson, 5 anos, destacaram-se em meio aos demais. - 03/05 - Oficina de brinquedo. confeccionados três “enrola bola”, “telefones sem fio” e cinco “bilboquês”.

Foram quatro


- 04/05 - Agora, o Projeto Ser Criança conta com um grupo de produção. O objetivo desse grupo não é a produção em grande escala, mas o aprendizado do processo como um exercício diário. O dinheiro arrecadado pelo grupo é dividido entre seus componentes.

- 09/05 - Visita ao projeto da Escola Centro de Educação Infantil Bom Começo. A proposta é que aconteçam atividades em comum nos espaços dos dois centros. Neste primeiro momento, o Sementinha apresentou aos visitantes a horta e seu funcionamento.

- 05/05 - Colaboração do Ser Criança na apresentação de Eliane, na FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura - curso de Psicologia, em Belo Horizonte. Doamos à Eliane dois jogos confeccionados por Brenda Thaís, do grupo Tempestade, para serem sorteados. - 07/05 - Criação da proteção para as escovas de dente com garrafas pet. Dessa forma, podemos reativar o escovódromo do projeto. - 08/05 - Oficina de Farmacinha. Na oportunidade, o grupo Animação confeccionou 25 (vinte e cinco) potes de pomada de bardana. A erva é indicada para herpes labial, espinhas e acnes. - 08/05 - O Ser Criança contou com a colaboração de Dona Eliete, mãe de José Roberto e Daniel. Eliete ajudou-nos a fazer temperos deliciosos.

- 09/05 - Oficina de brinquedo na escola Municipal Antonino Diniz Couto. O grupo Animação, dos adolescentes do turno da manhã, foi até a referida escola para ensinar aos alunos a confecção de brinquedos. As oficinas aconteceram em três salas, com a participação de crianças entre 9 e 12 anos. Foram confeccionados 25 (vinte e cinco) “currupios”, 30 (trinta) “rabos de foguete” e 28 (vinte e oito) “aranhas”. - 14/05 - O Ser criança receberá o Sr. Antônio Sagrado Lovato, organizador, produtor e diretor do documentário “Educação Formal Não Tradicional”. O objetivo da visita é a filmagem das atividades realizadas em todo o espaço do projeto, envolvendo também a Dedo de Gente, Banco do Livro e Telecentro. Acontece - 15/05 - Contação de histórias na Praça do Santuário; uma atividade em parceria com o Banco do Livro e Ser Criança. - 15/05 - Oficina de tinta de terra com as mães do projeto.


Acontecerá - 16/05 - Continuação da filmagem do documentário no projeto. Neste momento, as oficinas apresentadas serão de jogos, cozinha experimental e horta. - 18/05 - Participação do Ser Criança no evento promovido pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, comemorando o Dia Nacional da Saúde Mental. As crianças irão apresentar a peça teatral “Romeu e Julieta”, de Ruth Rocha.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

Acontece - Reunião de coordenação todas as segundas-feiras. Nesta reunião, as coordenações administrativa, financeira, comercial e pedagógica discutem problemas, elaboram MDI’s e planejam todo o trabalho da semana seguinte. - Todas as quartas-feiras, os jovens da Fabriqueta do Comercial reúnem-se com Cláudia, para assistir vídeos temáticos, ler sobre as técnicas de venda e elaborar estratégias comerciais. O objetivo é manter os jovens preparados para comercializar os produtos Dedo de Gente.

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - CURVELO/MG Aconteceu - 20/04 - Confecção de 350 ecobags pelo grupo do Bordado, para a empresa Scania. Recebemos vários elogios pela pontualidade de nossa entrega e pela qualidade do trabalho apresentado.

“Está sendo muito útil. Já aprendemos muitas coisas como acolher as pessoas que chegam à loja, falar do valor agregado a nossos produtos. Enfim, cada encontro é uma aprendizagem nova.” Eric Nicolas Lucas, 18 anos Fabriqueta do Comercial

- Concretização de mais uma parceria! Confecção de embalagem exclusiva para a empresa MBoah. No final de maio será entregue pelo grupo do Bordado, a primeira remessa de 600 (seiscentas) embalagens. - Confecção, pelo grupo da Serralheria, de 210 troféus para 69ª Exposição Agropecuária de Curvelo, que acontecerá entre os dias 11 e 17 de maio. - O gráfico comparativo das vendas realizadas nos meses de janeiro a março, dos anos de 2011 e 2012, registram um aumento significativo nas vendas de produtos este ano. Vários outros gráficos - custos de produção, retiradas, custo da matéria-prima e estoque de produtos de cada fabriqueta - também foram analisados por todos os integrantes da Dedo de Gente. - 24/04 - Oficina com Cléia Miranda. Na oportunidade, a equipe do bordado aprendeu novas técnicas para encapar caixas de presente. - 30/04 - Comemoração do Dia do Trabalhador, com declamação de poesias e sorteios de produtos oferecidos pela Cooperativa Dedo de Gente. Logo após, um lanche delicioso foi gentilmente oferecido por Izabela Viana.

Acontece - 15/05 - Filmagem de todas as fabriquetas. Os jovens serão entrevistados e contarão um pouco sobre o trabalho desenvolvido por eles. Essa filmagem fará parte de um documentário sobre Projetos de Educação. Acontecerá - 18 e 19/05 - Participação da Dedo de Gente no 4º Salão Mineiro do Turismo, a ser realizado no MINASCENTRO, em Belo Horizonte. O evento é promovido pelo Circuito Turístico Guimarães Rosa. - 22 e 29/05 - Visita de 70 (setenta) alunos de cursos de capacitação para técnicos da EMATERMG. “... ficamos encantadas com a estrutura e o nível de organização dos grupos de produção artesanal. A Dedo de Gente é uma experiência exitosa e passível de ser divulgada como exemplo para tantos trabalhos de inclusão social realizados por aí.” Cléa Venina Ruas Mendes Guimarães Coordenadora Técnica Estadual


EM FOCO - 04/05 - O CPCD recebeu a visita de 05 (cinco) integrantes da Vale. O objetivo da visita era conhecer a dinâmica dos projetos. Os visitantes almoçaram no projeto Ser Criança e, em seguida, foram conhecer a Dedo de Gente.

Na oportunidade, eles receberam da Serralheria uma locomotiva, representando o Projeto “ Nos Trilhos do Desenvolvimento”, uma parceria entre a Vale e o CPCD.

- 12/04 - Visita do Secretário de Educação, Sr. Geraldo Álvares, acompanhado das pedagogas Rosy, Jaqueline e Poliana aos projetos do CPCD. Após visitar o Ser Criança, eles estiveram na Dedo de Gente e acompanharam algumas atividades dos grupos.

Este informativo contou com a contribuição de Silmara Rodrigues, Cláudia Santos, Onésima Mourthé, Helbert Rodrigues, Eliane Luiz, Dora, Diana Ribeiro e Simone Cecília.

Parceiros:


Informativo Circulando Informação - Ano 5 - nº 106