Issuu on Google+

Ano 6 - nº 118 - Araçuaí, 1º a 31 de julho de 2.013.

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG Comunidade Engenheiro Schnoor Aconteceu - 05/07 - Oficina de brinquedos na casa de Jorge, para confecção de piões. O brinquedo é alternativo, feito a partir de revista velha e palitos de fósforo. Na atividade, as crianças confeccionaram 20 (vinte) piões e se divertiram com o novo brinquedo. “Participei do passeio juntamente com as crianças e pude ver de perto o trabalho das Mães Cuidadoras. Tudo é ótimo! Vi a alegria dos meninos durante todo o passeio realizado na casa de um colega de meu filho. Foi um momento maravilhoso! Me sinto segura de ver meu filho com eles.” Regiane Aparecida Ferreira Comunidade Engenheiro Schnoor

- 10/07 - Piquenique com as crianças às margens do Rio Gravatá, com realização de brincadeiras, plantio de mudas, roda de contação de histórias e lanche coletivo. Tivemos a participação de 25 (vinte e cinco) crianças.

- 12/07 - Projeto Integração em parceria com a Escola Estadual José dos Santos Neiva e Associar. Na oportunidade, aconteceram brincadeiras, concurso de desenhos e campeonatos. Acontece - 15/07 - Rodas de brincadeiras, passeios e Clube do Vídeo, na casa das crianças. Esse é o momento de envolvimento dos pais nas atividades do projeto. Acontecerá - 22/07 - Produção de mudas no mini-viveiro, na casa de Jorge. - 24/07 - Oficina para confecção de bolsa com folhas de bananeira, coordenada por Lucélia, mãe de Laisla.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 04/07 - Foi realizada a multiplicação de mais um enxame de abelhas, fortalecendo a atividade de apicultura.

1


- Aumento do plantel de coelhos no Sitio reprodução dos animais iniciais. Em breve, já teremos vasta produção de carne para os projetos Ser criança e Ação Social. - 05/07 - Realização de reparo no chuveiro com aquecedor termosifão. Aproveitaremos a energia solar - fonte natural e renovável de energia - para aquecer a água do banho. - O biodigestor construído já começa a dar sinais de funcionamento. Percebemos o processo de fermentação dos dejetos para produção de biogás. Essa é mais uma fonte de energia natural e renovável, que evita a poluição do solo, do ar e da água. - 08/07 - Produção de mudas no viveiro do Sítio Maravilha, disseminando a ideia de um planeta mais verde e mais vivo.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 01/07 - Apresentação do Coral Meninos de Araçuaí no IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, comemorando a Semana do Meio Ambiente. A apresentação foi muito bonita! Os meninos receberam vários aplausos! - 03/07 - Oficina de música com alguns integrantes do Grupo Ponto de Partida, para seleção dos novos integrantes do Coro Meninos de Araçuaí. Com o trabalho de música e percussão, que acontece em parceria com os Educadores Cléia e Yuri, foi possível preparar as crianças que tinham desejo de entrar no Coro. 11 (onze) crianças de 06 a 12 anos foram recebidas pelo coral Meninos de Araçuaí. - O Grupo Ponto de Areia realizou uma oficina de boneca, na rua adotada pelo projeto. As crianças ficaram muito felizes por estarem juntas, aprendendo a fazer gominhas de cabelo, utilizando material reciclável. Participaram desta oficina 30 (trinta) crianças. - 03/07 - Atividades voltadas à proteção infantil. O tema trabalhado foi “Em qual o lugar as crianças sentem-se mais seguras ou felizes?”. Através de desenhos, fotos, recortes, pinturas e murais, as crianças contam histórias e traçam caminhos, permitindo-nos desenvolver um olhar minucioso sobre elas e suas famílias.

- 12/07 - Plantio de bananeiras para renovar o “estoque” do sítio. A ação favorece a rotação de culturas - técnica de conservação de solo que visa a utilização de nutrientes para preservação do terreno. Acontecerá - 22/07 - Plantio de cana-de-açúcar, fonte alternativa para alimentação de pequenos animais, evitando a compra de insumos. - 26/07 - Plantio consorciado de mandioca e feijão. A diversificação do cultivo e o aumento da produção contribuirão para melhorar alimentação dos participantes dos projetos.

- 03/07 - Cinema Itinerante na rua adotada pelo projeto - “Rua dos Meninos”. Na oportunidade, foram apresentados os vídeos sobre os Mestres da Sabedoria, produzidos pelos jovens do Cinema. Os vídeos da Colônia de Férias Ambiental e da Chapada do Lagoão também foram apresentados.

2


- Recebemos a visita de duas pessoas da KNH KINDERNOTHILFE Brasil Regional Sudeste e Centro Oeste. Elas vieram conhecer nossas práticas educativas, propondo uma nova parceria para o trabalho. - Na roda grande, os grupos apresentaram teatros, músicas e história que contam e valorizam o saber de nossos avós. Os grupos trazem a cultura para a roda de maneira muito criativa e alegre. - 09/07 - Montagem de um mural com o Estatuto criado pelas crianças. Os Direitos e Deveres escolhidos mostram que essas crianças estão afiadas e reconhecem a importância do Estatuto. O mural está exposto para que todos possam ver. As criações artísticas podem tratar de assuntos sérios, e com muita criatividade! - 09/07 - Apresentação do Coral Meninos de Araçuaí na abertura da Conferência Intermunicipal de Educação de Araçuaí. Nessa Conferência foram escolhidos os delegados que irão representar Araçuaí na Macro Conferência em Teófilo Otoni e na Conferência Nacional de Educação, em Brasília.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí Aconteceu - 08/07 - Cinema Itinerante na EFA, com a participação de 48 (quarenta e oito) alunos. Os presentes assistiram ao filme “As Aventuras de Pi”. Os vídeos produzidos pelos meninos do Cinema também foram exibidos com intuito de incentivar os alunos a cuidarem melhor do meio ambiente. - 13/07 - Visita dos alunos do 2º e 3º anos da EFA à Chapada do Lagoão. Dessa forma, temos a oportunidade de trocar aprendizagens e conhecimentos sobre o potencial existente na Chapada, patrimônio socioambiental do Vale do Jequitinhonha. Durante o percurso, os alunos conheceram nascentes, plantas medicinais e plantaram 30 (trinta) mudas do cerrado, como forma simbólica de contribuir com a biodiversidade local.

Acontece - Programação da colônia de férias, com o tema “Pequenos Cidadãos, Futuros Mestres”. - Eleição da Mini Prefeitura. Serão escolhidos o Prefeito, o Vice-Prefeito e mais quatro Secretarias Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Secretaria da Afetividade e Secretaria do Brincar. Acontecerá - 17/07 - Viagem do Coral Meninos de Araçuaí a Belo Horizonte, para apresentação do espetáculo “Ser Minas Tão Gerais”, com a participação de Milton Nascimento. O evento acontecerá no Palácio das Artes.

Acontece - Oficina comunitária na casa de Oséias, aluno da EFA, na Comunidade Barra do Gravatá, para produção de biofertilizante e receitas alternativas de torta de talos.

- 23/07 - Início da Colônia de Férias. Neste tempo em que as crianças estão de férias, nossas ações são divididas em dois turnos. As atividades são intensas, prazerosas e de grande impacto na vida de todos.

Acontecerá - 22/07 - Visita dos alunos da EFA à Cooperativa Dedo de Gente, com o intuito de conhecer o trabalho realizado pelos jovens. Além disso, pudemos compreender todo o processo produtivo.

3


- 23/07 - Pintura com tinta de terra, experimento de receitas alternativas, produção e doação de mudas e práticas de permacultura, realizados na Comunidade Cansação, em parceria com alunos da EFA. No dia 26 de julho essas ações acontecerão na Comunidade Baixa Quente. Tais atividades visam o trabalho coletivo e coerente com o meio onde vivem as pessoas. - 31/07 - Oficina de permacultura na Escola Joaquim Viana, no Córrego da Velha, para implantação do PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. A oficina será ministrada por João Paulo e pelos alunos da EFA já capacitados. Núcleo Alfredo Graça Aconteceu - 02/07 - Roda de contação de história, na praça da comunidade, com a participação de 13 (treze) alunos da Escola Municipal Brincando e Aprendendo. As Algibeiras foram expostas com vário exemplares, favorecendo o acesso dos moradores.

Acontece - 15/07 - Oficina de pinturas com tinta de terra para pintura das caixas de captação das casas. As pinturas transformam os espaços e deixam a comunidade ainda mais bonita e colorida. Acontecerá - 22/07 - Coleta de materiais reciclados na comunidade. Saquinhos e caixinhas de leite serão utilizados na produção de mudas. Essa é uma forma alternativa de promover a sustentabilidade. - 23/07 - Cinema Itinerante na comunidade. Chapada do Lagoão Aconteceu - 03/07 - Visita e mapeamento das nascentes na Comunidade Calhauzinho das Neves. Três nascentes foram visitadas e cercadas por integrantes do projeto e moradores que utilizam essa água para consumo. Dessa vez os proprietários preservaram uma área maior em torno da nascente, o que contribuirá com o aumento na qualidade da água consumida pelas pessoas.

- 04/07 - Plantio de kit café sombreado nos Quintais Maravilha. A experiência rendeu resultados muito satisfatórios. Dessa forma, as famílias ampliam o plantio, aumentando a produtividade e garantindo um café de qualidade para o consumo.

- 05/07 - Cercamento de nascentes na propriedade de Jonas, na Comunidade Ferreira. A nascente protegida é o único meio de água potável para as famílias.

- 09/07- Oficina de arranjos de garrafa PET, com participação de 24 (vinte e quatro) pessoas da comunidade. Na oficina, as pessoas aprenderam a reaproveitar as garrafas de forma criativa, fabricando produtos capazes de gerar renda às famílias.

- 10/07 - Visita às nascentes de Sr. Domingues, na Comunidade Igrejinha. Na oportunidade, entregamos os grampos e arames que serão utilizados no cercamento que protege e recupera a área do entorno.

4


- 12/07 - Roda de conversa com representantes das entidades locais e Conselheiros do Grupo Gestor. O objetivo foi rever o Estatuto da APA - Chapada do Lagoão. Estiveram presentes 18 (dezoito) pessoas. O próximo passo é a assinatura do Prefeito Municipal, tornando o Estatuto legal no município. Acontecerá - 18/07 - Roda de viola na Comunidade Tesouras de Cima, com a participação dos moradores e músicos locais. Além de resgatar a cultura local, o evento proporcionará a alegria e a aproximação entre as pessoas.

- 06/07 - A Mãe Cuidadora Mariza Nunes, da Comunidade Vargem João Alves, está comercializando rosca caseira e biscoitos na Barraca Arassussa. Com seu jeito extrovertido de vender, ela atrai novos clientes. Para Mariza, essa é mais uma oportunidade de expor o aprendizado que adquiriu nas oficinas comunitárias, criando possibilidades de aumentar a renda familiar.

- 21/07 - Doação de mudas frutíferas às famílias da comunidade. Essas mudas serão retiradas do viveiro comunitário produzido pelos moradores.

- 26/07 - Encontro com o grupo responsável pela Casa de Sementes, na Comunidade Tesouras de Cima. Durante o encontro, realizaremos alguns combinados em relação ao funcionamento da Casa. Núcleo Olinto Ramalho Aconteceu - 02/07 - A tecnologia de plantio em círculos melhora bastante a produtividade de bananas nos Quintais Maravilha dos Núcleos Olinto e Cruzinhas. A partir dessa iniciativa, os cachos estão com melhor aparência e os frutos estão mais uniformes, caracterizando o manejo ecologicamente correto. - 03/07 - Plantio de 30 (trinta) mudas de nim indiano, no Quintal Maravilha de Maria Aparecida, na comunidade São João do Setúbal. O objetivo é aumentar a diversidade de espécies de plantas, formando mais espaços verdes.

Acontece - 15/07 - Roda de conversa com os alunos da Escola Municipal Olinto Ramalho, com apresentação de slides mostrando as ações práticas que realizamos com as famílias e os Agentes Comunitários nos Quintais Maravilha. Na oportunidade, refletimos sobre a importância dos alimentos orgânicos, a reciclagem do lixo e a exposição dos produtos orgânicos à venda na Barraca Arassussa. Acontecerá - 16/07 - Oficina de carrinhos utilizando caixinha de leite, palitos, tampas de garrafas PET, com a participação de 25 (vinte e cinco) alunos da Creche da Comunidade São João do Setúbal. A partir dessa iniciativa, as crianças aprendem a valorizar melhor o material disponível no lugar, produzindo os próprios brinquedos. Núcleo Cruzinhas Aconteceu - Cercamento de nascente do Sr. Juscelino, na Comunidade Pequi. O objetivo é proteger a água. O plantio de mudas foi mais uma das atividades realizadas garantindo o reflorestamento de toda a área. 18 (dezoito) mudas foram plantadas.

5


- Oficinas comunitárias para a produção de sabão, xarope caseiro, tortas e sucos alternativos. A atividade possibilita às famílias uma valorosa troca de saberes. 28 (vinte e oito) pessoas participaram das oficinas. - Caminhada ecológica com a participação de 12 (doze) crianças na reserva da fazenda de Antônio Patrício. Durante a caminhada, pudemos conversar sobre os cuidados com o meio ambiente. No passeio, realizamos uma roda de leitura e um lanche coletivo. Acontece - 15/07 - Produção diversificada de alimentos no Quintal Maravilha de Dona Vanda. O Quintal é referência em sustentabilidade, produzindo hortaliças, corante, café, pão caseiro e mini-viveiro para a produção de mudas.

CAMINHO DAS ÁGUA - em foco - Residência Social nos Projetos de Araçuaí. Agentes Comunitários e a Educadora Laniela, visitaram os nossos projetos em Araçuai, com o objetivo de conhecer novas tecnologias que serão disseminadas na comunidade Vargem Grande em São Paulo. - 01/07 e 02/07 - Oficina para construção do SISMA - Sistema de Irrigação Simplificado de Canteiro Econômico, na comunidade Aguada Nova, ministrada por Valteir de Itinga. O canteiro, com sistema de irrigação economiza água, produzindo alimentos com práticas de conservação do solo e tecnologias sustentáveis. - 10 e 11/07 - O Educador João Paulo participará, em Teófilo Otoni, de um encontro que tem como objetivo dar continuidade ao Plano Mineiro de Biodiversidade. Essa é uma ação do IEF, em parceria com outras instituições e comunidades envolvidas. - Visita das Mães Cuidadoras ao Sitio Maravilha. O objetivo é conhecer o espaço de referência de tecnologias sustentáveis do Vale do Jequitinhonha. Na oportunidade, elas aprenderam as novas tecnologias e criarão um espaço de experimento de plantio consorciado a ervas medicinais. Cada Mãe levou uma muda de planta medicinal e identificou a importância de sua utilização durante o tratamento de determinadas doenças.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Acontecerá - 23/07 - Oficina para construção de filtro de purificação de água de chuva, na Comunidade Palmital.

Aconteceu - Dia de entretenimento e lazer entre os jovens do Artesanato. A ideia de transformar os causos de futebol em uma partida de futsal despertou nos participantes o desejo de celebrar, juntos, mais uma entrega de produção. O jogo Marcenaria versus Serralheria resultou em interação, diversão e empoderamento. A proposta agora é convidar Cinema e Softwares para participarem dos próximos jogos, exercitando a união e coletividade entre todas as Fabriquetas.

6


- Visita dos alunos da Escola Estadual Manoel Fulgêncio que participam do Projeto Tempo Integral. Esses alunos vieram conhecer o espaço, saber como funciona cada Fabriqueta e como é feito o trabalho de reciclagem. Participaram da roda 24 (vinte e quatro) crianças, uma Especialista da Educação e dois professores.

“Por mais singelas que sejam as peças criadas, elas mostram a beleza e o valor do Vale do Jequitinhonha através da arte com ferro.”

“É sempre um prazer retornar ao ambiente de minhas origens. Poder ver e ouvir como é retratada a história de nossas raízes, através das peças. Isso gera reflexão e aprendizado. Hoje, todos me conhecem, não como Vilcimar, mas como “Vilce do projeto. As minhas ações, meu jeito de direcionar o trabalho... Tudo é resultado do que aprendi no Projeto Ser Criança. Posso afirmar que a metodologia é séria e funciona mesmo! Principalmente, as rodas de conversas, as brincadeiras, as contação de histórias, oficinas de jogos! Estar aqui no Artesanato com as crianças, apresentá-las o trabalho, falar dos recursos usados para produzir as peças é muito gratificante! Quero que elas vejam, apreciem a arte e aprendam a valorizar nossa cultura desde pequenos.”

Acontecerá - Grupo de estudo com os jovens do Artesanato com o tema “O Que é Empreendedorismo?”. Dessa forma, incentivamos os jovens a conhecer mais sobre o assunto.

Vilcimar - Especialista da Educação Básica E. E. Manuel Fulgêncio

Acontece - Os jovens da Serralheria continuam investindo na criação de peças e na qualidade do acabamento, visando maior satisfação dos clientes. Depois de várias peças pequenas, eles se dedicam à criação de bancos, fruteiras e personagens que contam um pouco da nossa historia.

Kelton Batista de Oliveira Fabriqueta de Serralheria - Araçuaí

- FABRIQUETA DE CULTURA CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ Aconteceu - Os jovens do Cinema fizeram um grupo de estudo para pesquisar sobre o Canal100 - famoso cinejornal brasileiro, fundado em 1957 por Carlos Niemeyer. O cine-jornal era exibido semanalmente para todo o Brasil e realizava sobretudo documentários cinematográficos de eventos importantes do país e do futebol; funcionou até 2000. Esse estudo servirá para repensar as produções de vídeo do Cinema Meninos de Araçuaí. Ao invés de Canal 100, teremos o “Canal Sempre”, em clara alusão ao futuro da cidade que estamos discutindo: como será Araçuaí daqui a 10, 50, 100 anos, para sempre? Na contramão dos hábitos jornalísticos atuais, olharemos o “lado cheio do copo” e daremos ênfase às boas notícias, tratadas de forma criativa. - Produção de Roteiros - Os jovens fizeram uma roda para discutir novas ideias para produzir roteiros sobre a história de vida de pessoas.

7


Essas produções são muito importantes para a equipe. Através delas, o grupo tem um contato maior com as pessoas da comunidade, o que é de suma importância para o processo de formação dos jovens.

Acontece - Sessões especiais com as escolas - O Cinema sempre faz sessões especiais na véspera das férias escolares. São sessões já reservadas com escolas da cidade e zona rural de Araçuaí. Este mês, acontecem promoções especiais para as escolas trazerem os alunos, proporcionando aos envolvidos momentos de lazer e aprendizado através dos filmes. Acontecerá - Roda de Conversa para iniciar o Cine Clube com a comunidade - Será feita uma roda de conversa com algumas pessoas convidadas - professores, amigos dos jovens do Cinema que já demonstraram interesse e líderes de movimentos culturais. Juntos, podemos pensar em um novo Cine Clube, envolvendo vários segmentos sociais. Inicialmente, serão exibidos filmes do próprio acervo do Cinema ou filmes indicados pelas pessoas. - Filmagem da Colônia de Férias - Com a chegada da Colônia de Férias no Projeto Ser Criança, os jovens do Cinema marcarão presença, registrando as atividades através de filmagens com temas bem criativos. Esses temas serão discutidos durante as semanas de férias escolares. O resultado final será a produção de um vídeo com os melhores momentos da Colônia, contendo depoimentos e os resultados do trabalho.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - Criação de um portfólio para a Fabriqueta de Softwares. A ideia é divulgar os serviços desenvolvidos, mostrando os sites, os aplicativos e as artes gráficas desenvolvidas pela Fabriqueta. O portfólio será disponibilizado no site da Dedo de Gente.

- Criação da arte de um folder para promover o sorteio de um par de ingressos para assistir ao filme “Os Intocáveis”, exibido no Cinema Meninos de Araçuaí. Como sugestão do MDI de Serviços, esse sorteio serviu para “convidar” as pessoas a irem ao cinema, além de movimentar a página do Facebook da Cooperativa. - A equipe teve como proposta atualizar o site da Dedo de Gente. Dessa forma, foram inseridas novas fotos e áreas, mostrando os serviços oferecidos pelos jovens nas áreas de áudio visual, softwares e esculturas de ferro. Acontece - Roda entre cooperados e bolsistas para estudar, aprender e aperfeiçoar os conceitos sobre permacultura. A partir das discussões, a intenção é criar um MDI e propor ações que serão colocadas em prática no dia a dia dos jovens. Acontecerá - Desenvolvimento do site da Pousada das Araras. Após o estudo de layout, aprovado pelo cliente, os novos integrantes da equipe vivenciam a dinâmica de criar um novo site.

8


DEDO DE GENTE - em foco - Participação de representantes do CPCD e da Dedo de Gente no Fórum Municipal de Educação de Araçuaí. Na oportunidade, realizamos discussões e a eleição dos delegados que participaram da Conferência Estadual e do CONAR Conferência Nacional de Educação. - Participação de representantes da Dedo de Gente na IX Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece hoje, 15 de julho, no Colégio Nazareth. - Os jovens se mobilizam para fazer uma quadrilha envolvendo todas as Fabriquetas da Cooperativa. Será uma comemoração com muita dança, barraquinhas de comidas típicas, correio elegante, animação e interação entre todos.

- A equipe do Cinema e do Softwares se reunirá para criar um MDI para alavancar as vendas e divulgar os serviços prestados pelas Fabriquetas. A participação, motivação e interesse dos jovens resultaram em uma roda de muita aprendizagem, troca de conhecimentos e boas ideias que estão sendo aplicadas em conjunto pelas equipes. O MDI é uma ferramenta bastante utilizada na Cooperativa e contribui para o amadurecimento/ formação da equipe. Nesse último trimestre, foram construídos em conjunto com os jovens sete MDI’s.

Este informativo contou com a contribuição de Hélia Viviane Neiva, Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Ana Paula Aparecida Silva, João Paulo, Edilúcia B. Luiz, Gislane Sena, Flávia Mota, Doralice Barbosa Mota, Simone Cecília M. da Mata e Diana Ribeiro.

9


10


Circulando Arassussa - Ano 6 - nº 118