Page 1

Ano 6 - nº 119 - Araçuaí, 1º a 31 de agosto de 2.013.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí Aconteceu - 02/08 - Construção de dois círculos de bananeira na casa de Maria Santa, comunidade Macucos; neles foram plantadas 10 (dez) mudas de banana Prata. A aluna da EFA adotou as práticas de Permacultura em seu quintal com intuito de recuperar o solo, produzir alimentos mais saudáveis e melhorar a qualidade de vida da sua família. As Mães Cuidadoras da comunidade São João Setúbal participaram da atividade.

No encontro ficou definido que no período de estágios e oficinas os alunos colocarão em prática suas experiências, permitindo a eles trocas constantes de saberes e aprendizagem continuada. - 15/08 - Encontro com os monitores e equipe Caminho das Àguas para planejamento das ações conjuntas referentes aos meses de agosto a novembro de 2013. As mesmas serão planejadas de acordo com o plano de estudo dos alunos e tecnologias replicadas pelo CPCD. - 19/08 - Roda de avaliação e planejamento das ações continuadas com a turma de alunos do 1º ano de ensino técnico em agropecuária. Núcleo Alfredo Graça

- 07/08 - Roda de conversa com Marco Antônio, coordenador da EFA, para implantação do Banco do Conhecimento na EFA. O Banco é mais um instrumento de aprendizagem para a escola e comunidades, com tecnologias de baixo custo, livros, entre outras ferramentas que serão disponibilizadas para os alunos, monitores, pais e comunidades. - 09/08 - Roda de conversa com as turmas de alunos do 2º e 3º ano para planejamento das oficinas de Permacultura em suas comunidades e demandas de estágio no Sitio Maravilha.

Aconteceu - 07/08 - Oficina de brinquedos e brincadeiras com os alunos da professora Marilia Barbosa e keila Franco, na Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. As crianças aprenderam a fazer brinquedos alternativos com caixinhas de leite e divertiram-se com os fantoches utilizados durante a Contação de Histórias. 25 (vinte e cinco) crianças participaram da atividade. “Gostei muito dessa integração da Escola com o projeto Caminho das Águas, onde tivemos a oportunidade de ouvir histórias contadas pelas Mães Cuidadoras. O grupo está de parabéns em disseminar os seus conhecimentos a outras pessoas.” Marilia Barbosa Oliveira, Professora Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim

1


- 08/08 - Plantio de mudas de neem indiano para recuperação de área degradada, 35 (trinta e cinco) mudas foram doadas para o senhor Dirceu que está arborizando toda a área. - 09/08 - Participação da Mãe Cuidadora Maria no curso da Pastoral da Criança: “A nova medicina de Haner e as plantas medicinais”. As receitas aprendidas serão replicadas durante as oficinas comunitárias. A geleia contra verme foi uma receita experimentada pelo grupo na casa de Marilda, com a participação de 12 (doze pessoas).

Núcleo Olinto Ramalho Aconteceu - 06/08 - A produção de repolhos nas mandalas do Senhor Antônio Natalino, Comunidade Banco do Setúbal, aumentou significativamente após implantar o processo de adubação orgânica. As verduras produzidas foram vendidas na feira livre local, o tamanho e qualidade despertaram a atenção dos clientes que estão optando pela aquisição de produtos mais saudáveis.

“Com o projeto adquirimos experiência que passamos para os netos ou tataranetos, é um aprendendo com o outro, tudo que aprendemos até agora, vai ficar. Eu mesma tenho muitas coisas que aprendi como o crochê que pode ser uma maneira de aumentar a minha renda.” Marilda, Mãe Cuidadora Comunidade Alfredo Graça

- 14/08 - Roda de Contação de Histórias com as crianças no centro comunitário, com a participação dos Pontos Luminosos da comunidade. Os livros da algibeira foram expostos às crianças e as pessoas proporcionaram momentos lúdicos e de muita diversão às crianças. - 15/08 - Oficina para construção de filtro de purificação de água e pintura com tinta de terra na casa de Maria Emília. O Quintal é referência em sustentabilidade: a casa foi construída com adobe, reboco natural e pintura com tinta de terra e no quintal toda a produção é orgânica. - Oficina para criação de arranjos com garrafas PET. A guardiã Angélica produz arranjos que serão comercializados na comunidade e na Cidade de Araçuaí, esta é uma proposta para melhorar a geração de renda. Acontecerá - 29/08 - Roda de viola na comunidade, com o objetivo de resgatar a cultura local, com apresentações de danças e músicas típicas da região.

- Piquenique às margens do Rio Setúbal, na comunidade Banco do Setúbal, com a participação de 20 (vinte) crianças. O piquenique durou todo o dia, as crianças compartilharam lanches e almoço. A equipe promoveu brincadeiras e contação de estórias. - 15/08 - Oficina comunitária com a produção de xarope caseiro, sabão, detergente e biscoito de coalhada, na creche em São João do Setúbal. A produção foi dividida entre os 25 (vinte e cinco) participantes. - 17/08 - Roda de viola na casa do Sanfoneiro Antônio de Dalina como é conhecido. O Senhor Antônio, Ponto Luminoso, participa ativamente dos eventos culturais que acontecem na comunidade. - 66(sessenta e seis) mudas frutíferas do mini – viveiro do Quintal Maravilha da dona Fatinha, comunidade São João do Setúbal foram doadas ao “Programa Uma Criança Uma vida”.

2


Núcleo Chapada do Lagoão Aconteceu - 01/08 - Visita às nascentes, na comunidade Tesouras de Cima. As nascentes, todas cercadas, estão localizadas na propriedade de Jonas, que produz arroz, feijão e milho e garante alimentos saudáveis para a sua família. Na feira compra apenas o macarrão e a farinha de trigo para complemento das refeições.

- 08/08 - Visita às nascentes de Senhor Manoel, na comunidade das Neves; as nascentes foram cercadas e a mata nativa já está bem recuperada. O senhor Manoel relatou que daqui a 05 (cinco) anos pretende ter água em abundância, devido aos cuidados adotados no entorno dos corpos hídricos. No quintal de Senhor Manoel existe uma tecnologia simples de ser replicada: ele utiliza o bambu para fazer o plantio de alface, além de ornamentar a fachada da casa, produz alimento para o consumo da família. O quintal possui uma grande variedade de plantas, logo na entrada da propriedade um pé de jaca, que desperta a atenção dos visitantes.

- 06/08 - Visita à propriedade dos irmãos Adair e Demar na comunidade Cabeceira das Neves. O lugar possui um potencial muito rico, beleza exuberante, mata nativa, hortaliças orgânicas e um pomar variado. Neste local a caça é proibida; e é possível ver os bichos da chapada próximo à casa, convivendo em harmonia com os moradores. Em parceria com o projeto, as cinco nascentes existentes serão cercadas, preservando o local e a grande diversidade de pássaros.

Acontecerá - 20/08 - Roda de conversa com os agricultores da comunidade Santa Rita de Cássia para planejamento das oficinas de Permacultura e Oficinas Comunitárias que acontecerão com as famílias locais.

3


- 26/08 - Oficina de Permacultura na casa de Antônio Gomes, da comunidade Santa Rita de Cássia, com o propósito de melhorar e ampliar a produção de alimentos. Serão construídos círculos de bananeiras e mandalas em formato de fechadura.

utilizada, que consiste em levar a quantidade de água adequada às plantas através de gotejadores, mantendo as plantas úmidas por mais tempo. Com a nova tecnologia, ela pretende reduzir o custo de produção e aumentar a produtividade e a longevidade da lavoura.

- 28/08 - Cinema itinerante na comunidade Santa Luzia do Tombo com a apresentação do filme “Rio” e vídeos produzidos pelo Cinema Meninos de Araçuaí. O objetivo da atividade é conscientizar as pessoas a cuidar melhor do ambiente em que vivem. Núcleo Cruzinhas Aconteceu - 01/08 - Pensando na ampliação do plantio e na geração de renda, o Guardião Guilherme, da comunidade Mucambo, plantou 03(três) kg de café para seu consumo e 10(dez) para comercialização. Essa iniciativa está provocando mudanças de atitude e novas propostas de plantio consorciado – cultivo de duas ou mais variedades no mesmo espaço. - 06/08 - Mutirão de limpeza na nascente de dona Maria Moraes, com a participação de 15(quinze) pessoas. A água da nascente é usada no mini viveiro de mudas, na produção de hortaliças e também no uso diário. A proposta da limpeza é retirar a matéria orgânica existente no local, melhorando a qualidade da água.

- 15/08 - Roda de viola na Escola Municipal Irmã Maria Gema, comunidade Cruzinhas, com a participação das Mães Cuidadoras. Através das cantigas de roda, citações de versos e apresentações de teatros, a equipe visa resgatar a cultura local e também a inclusão dos adolescentes nestas atividades. Com muita empolgação e entusiasmo 50(cinquenta) alunos participam do evento. - 16/08 - Pintura com tinta de terra na casa de Andréia, comunidade Palmital. - 17/08 - Passeio ecológico com as crianças da comunidade Mucambo na nascente da dona Maria Moraes. CAMINHO DAS ÁGUA - em foco - Aos sábados a Barraca Arassussa vem se destacando, o aumento da produção e a melhoria na qualidade dos produtos tem proporcionado o aumento das vendas.

- 10/08 - Dona Rosirene, comunidade Mucambo, implantou em sua propriedade o sistema de irrigação por Gotejamento – técnica bastante

A agricultorora Edes Gomes da comunidade Tesouras de Cima, semanalmente, produz e vende 08 (oito kg) de café, o que garante geração de renda para a família e um produto mais saudável para os consumidores. O café torrado e moído faz o maior sucesso na feira!

4


A exposição do corante e café moído do Núcleo Cruzinhas também atrai as pessoas por serem de boa qualidade e sem uso de agrotóxico. Essa iniciativa oportuniza as pessoas ampliar o plantio em seus quintais, pois tanto o urucum quanto o café se adaptam muito bem ao clima seco do Vale. Armelina, Comunidade São João do Setúbal, está produzindo cebolinha, couve, sementes de coentro, quiabo e abóbora. A Mãe Cuidadora Cida expõem os produtos; essa é uma forma de aumentar a renda familiar dessas mulheres, contribuindo para que elas possam conquistar a independência financeira.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG - 23 a 31/07 - Colônia de Férias, com o tema “Pequenos Cidadãos Futuros Mestres”. Além das crianças do projeto recebemos a visita de 25 (vinte e cinco) integrantes do projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável, São Paulo. A equipe além de participar das atividades na comunidade, esteve presente na roda de avaliação. A Colônia foi um sucesso! Tivemos eleição da miniprefeitura do Ser Criança. Inicialmente com um prefeito e o seu vice e 4 (quatro) secretarias: Secretaria da Afetividade, do Meio Ambiente, do Brincar e da Saúde.

Cida, Mãe Cuidadora, da comunidade Banco do Setúbal, também vem se destacando nas vendas com a produção de doces feitos à base de leite. A partir dessa iniciativa a Cida está garantindo a sustentabilidade da família. As secretárias já deram inicio ao seu trabalho e fizeram enquetes nas comunidades para desenvolver o Plano de Trabalho.

- Roda de viola com a participação de 80 (oitenta pessoas), que animaram o encontro com músicas, cantigas e danças da cultura local. O lanche servido, caldo e canjica foram doados pelas famílias que são protagonistas das mudanças positivas que vem acontecendo no lugar.

5


Durante a Colônia também houve o passeio ao Sítio Maravilha, que foi de grande importância, pois as crianças compreenderem melhor de onde vem sua alimentação e como as plantas são cultivadas e sua importância para uma vida saudável. Celso, Permacultor, fez a aula passeio com as crianças em todos os zoneamentos. Depois as crianças ficaram mais à vontade para brincar e ter um contato mais próximo com as plantas e animais. No mesmo período foi criado um espaço ambiental onde adotaremos muitas práticas sustentáveis. As secretarias deram início à casa do brincar, uma casinha de garrafa PET, plantio de mudas nativas para reflorestar o espaço e plantio de ervas medicinais.

- 05/08 - Cozinha experimental com o grupo Amigos da Natureza, 08 receitas de chá fresco foram experimentadas. O grupo montou uma algibeira de ervas medicinais com suas funções para que todos conheçam o trabalho feito pelas crianças. - 08/08 - Oficina Saudável no Sítio Maravilha, com o propósito de disseminar cada vez mais as receitas alternativas contribuindo com uma alimentação saudável das famílias, educadores e comunidade. Pais e educadores do CPCD participaram da atividade. - Ampliação da Biblioteca do Ser Criança. Títulos novos foram entregues à Biblioteca para aumentar o acervo e enriquecer a prática de leitura para crianças, educadores e comunidade. - A Equipe CPCD participa de conferências que acontecem na cidade de Araçuaí: Conferência da Educação, da Saúde e da Assistência Social. Acontecerá - 20/08 - Grupo de estudos com os educadores sobre Violência Infantil.

- 31/07 - Encerramento da nossa Colônia de Férias com teatros, poesias, músicas e danças. Os pais também participaram da festa e deram seus depoimentos. A noite foi bastante agradável e cheia de surpresas. Além das crianças do projeto, pais e educadores, estavam presentes os ex participantes do projeto.

- 22/08 - Oficina de saúde bucal parceria com o PSF - Programa de Saúde Familiar da comunidade.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 03/08 - Nascimento de 14(quatorze) coelhos e aumento do plantel de 20 para 34 animais. Os coelhos foram separados de acordo com o sexo para evitar a consanguinidade nos cruzamentos e identificar quais animais serão reproduzidos e quais se destinarão ao abate. - 05/08 - Recebemos de Jonas, morador da comunidade rural Córrego Ferreira, a doação de 10 (dez) filhotes de peru. Jonas é um agricultor familiar, produz quase todos os alimentos que vão para sua mesa. Ele é pai de sete filhos dos quais quatro são estudantes de Escola Família Agrícola, onde recebem educação contextualizada com a realidade local.

6


- 06/08 - Foram colocados 80 ovos na chocadeira. Estes foram adquiridos junto a EFA Araçuaí, parceira do CPCD e criadora de galinhas caipira, importantes para fazer melhoramento das raças criadas no Sítio Maravilha.

- 15/08 - Entrega de 263 kg de alimentos entre verduras e legumes, e mais 181 molhos de diversas hortaliças para os projetos Ser Criança e Ação Social em Araçuaí.

- 07/08 - Ampliação da área de horta em novo espaço com cultivo de tomate, pimentão, repolho e berinjela. Foram plantados 34 (trinta e quatro) pés de tomate, 46 (quarenta e seis) pés de pimentão, 21 (vinte e um) de repolho e 26 (vinte e seis) de berinjela. - 08/08 - Oficina de receitas alternativas no Sitio Maravilha com a participação de 03 (três) educadoras do CPCD, 02(duas) mães de participantes do Projeto “Ser Criança” e a equipe do Sitio. Sucos alternativos, bolo de cenoura, bolo e farofa de casca de banana, farofa de umbigo de banana, omelete e torta de verduras, arroz com talos e bolinhos de arroz foram algumas das receitas experimentadas. Essas receitas agora compõem o cardápio do sitio, melhorando a alimentação das pessoas e reaproveitando a produção do Sítio. - 09/08 - Foram produzidas 277 mudas entre plantas frutíferas e árvores nativas no viveiro de mudas que atende ao programa “Uma criança, uma vida” e destina mudas também a locais de nascentes para recuperação de áreas degradadas e também para os Quintais Maravilha que são disseminados nas comunidades. São utilizados materiais reciclados como: caixas de leite, copos descartáveis, pente de ovos e palha de bananeira como recipiente do substrato para produzir as mudas.

- 17/08 - Produção de uma ração mais diversificada e alternativa para os porcos, com adição de rama de mandioca e folhas de leocena. Isso oportuniza melhor uso do potencial do sitio para alimentação dos animais. Acontecerá - 22/08 - Realização do plantio de mandioca na zona 03. Em breve, a produção será destinada aos participantes dos projetos Ser Criança, Ação Social e também para produção de ração para os animais criados no Sitio.

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 06/08 - Roda de Contação de Histórias na casa de Ângela, Ponto Luminoso da comunidade Schnoor. Durante a atividade as crianças ouviram histórias e participaram de um lanche alternativo. - 07/08 - Cinema Itinerante com o filme “Lanterna Verde, no Centro Comunitário da comunidade, com a participação de 70 (setenta) pessoas. - 12/08 - Oficina para confecção de porta retratos de revista; as crianças participaram de todo o processo de construção. Na atividade foram confeccionados 12(doze) porta retratos. - 15/08 - Oficina de brinquedos e brincadeiras com a participação dos pais da comunidade. O objetivo da atividade foi o resgate de brinquedos e brincadeiras da cultura local.

7


COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 29 e 30/07 - Oficina técnica de fino acabamento de móveis ministrada por Jonathan Fernandes jovem cooperado de Curvelo. Durante esse período foram repassados aos 10 (dez) participantes da marcenaria informações importantes como: remoção de acabamentos anteriores, lavagem e clareamento de móveis, apresentação de ferramentas e materiais, procedimentos de segurança, uso de seladores a base de água. Num clima harmonioso chegaram ao final da oficina com o acabamento de seis móveis concluídos: bancos, mesas e aparadores.

pessoas são e pensam diferente. No entanto vi o interesse do grupo em aprender. Acho que aprendi mais ainda, aprendi a confiar em mim, pois uma coisa é a pessoa saber para ela, outra é saber repassar o que aprendeu; isso é um desafio muito grande principalmente para jovens da minha idade eu só tenho a agradecer pela oportunidade.” Jonathan Santos - Coordenador da oficina

- Visita dos jovens da marcenaria na loja Dedo de Gente, para avaliar a qualidade dos moveis, conversar com o representante comercial sobre o que os clientes comentam sobre os produtos e buscar informações preciosas relacionadas ao acabamento dos moveis. Na oportunidade visitaram a loja Flor e Cultura e ficaram felizes pela variedade de produtos da Dedo de Gente. - Com o objetivo de proporcionar um momento de mais entretenimento aos jovens do artesanato e desenvolver no grupo a capacidade de se preocupar com o outro, aconteceu o clube do vídeo no cinema Meninos de Araçuaí, o filme exibido foi ”As melhores coisas do mundo” participaram 24 pessoas e as discussões foram focadas na importância de recuperar os valores essenciais como o respeito. - Criação de 06 (seis) novas peças na serralheria: namoradeira, pedreiro, porta licores, porta CD entre outras, dentre as características mais importantes destacamos algumas como a emoção e a identificação dos jovens com as peças criadas. “Desde pequeno cresci ouvindo Guns n´Roses, sou fã do guitarrista Shash, resolvi criar uma peça inspirada nele. Não tem muito a ver com a cultura do Vale mas gostaria de homenageá-lo.” Carlos Augusto - Serralheria

“Foi uma experiência nova, é a primeira oficina que faço longe da minha cidade. No inicio houve uma resistência de minha parte, medo de não saber explicar, de chegar numa cidade diferente onde as

Acontece - Mensalmente acontece o Dia do Livro, momento de troca, aprendizado e de muita descontração. Repassar histórias conhecidas ao final da roda, é uma atitude simples mas que demanda persistência e curiosidade. Nota-se que bons títulos influenciam e despertam mudanças comportamentais nos jovens.

8


- Continuação com o trabalho de fino acabamento dos móveis no quiosque; os jovens marceneiros estão empenhados em colocar em prática as técnicas aprendidas. Com as mudanças rápidas que acontecem no mercado, não querem ficar para trás, buscam renovar e atualizar suas técnicas para oferecer produtos de qualidade. Acontece - 19/08 a 10/09 - Promoções imperdíveis de móveis na Dedo de Gente! Acompanhe no nosso site: www.dedodegente.com.br - Oficina de pinturas em tecido, ministrada por Pamella, a intenção é fortalecer a marca Dedo de Gente, através de pinturas em blusas sem perder a qualidade e a nossa identidade. - FABRIQUETA DE CULTURA CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ Aconteceu - Finalização de 3 (três)vídeos de tecnologias: “Casa de Sementes, Banheiro Seco e Mandalas” O objetivo da produção de vídeos é levar até a comunidade as tecnologias implantadas no projeto Caminho das Águas. Com uma pitada de ousadia e muita criatividade, os jovens criam diversas animações, tudo com uma linguagem clara e de fácil entendimento para crianças e adultos.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - Atualização do site da Clínica Lummus. Para essa atualização fizemos uma sessão de fotos para divulgação da parceria da Clínica de Belo Horizonte, com a Clínica Compostura em Araçuaí. Acontece - Criação de novas ilustrações das tecnologias da Permacultura. Esse é mais um trabalho em conjunto com o Cinema Meninos de Araçuaí, que utilizará as artes em um vídeo. - Visando a atualização completa do site da Dedo de Gente, os jovens estão pesquisando novos formatos, layouts e sua identidade visual. Em breve novidades! “Parabéns de coração por este trabalho maravilhoso que vocês desenvolvem aqui. Fiquei simplesmente encantada com as peças e com o processo de criação. Este trabalho é único e muito especial. Se eu pudesse decoraria toda minha casa com as peças de vocês. Obrigada pelo acolhimento.” Marianne - Projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável - São Paulo/SP

- Roda de discussão com os jovens do Cinema. A proposta da equipe é criar um vídeo para divulgar as sessões do Cinema e despertar no público o desejo de assistir às sessões e de conhecer o Cinema e sua história.

“Trabalho no projeto Vargem Grande Saudável e conhecer a Dedo de Gente é a prova que todos os sonhos podem ser realizados.”

Acontece - Edição do vídeo da Colônia de Férias do Projeto Ser Criança, com o tema “Pequenos mestres e futuros cidadãos”, com diversos depoimentos. O resultado estará em breve nas redes sociais.

EM FOCO

- Produção de vídeo com o tema “Transformação Social”. A ideia é retratar a importância de cuidar do lugar onde vivemos como agente de transformação social. O protagonista desse vídeo é um jovem, que contará como ingressou no Cinema e qual a transformação social que vem ocorrendo em sua vida. Com este vídeo a equipe pretende concorrer ao Festival de Curtas.

Cleide - Projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável - São Paulo/SP

- Residência Social nos Projetos de Araçuaí. Agentes Comunitários e a Educadora Laniela, visitaram os projetos com o objetivo de conhecer novas tecnologias e replicar na comunidade Vargem Grande em São Paulo.

Este informativo contou com a contribuição de Hélia Viviane Neiva, Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Ana Paula Aparecida Silva, João Paulo, Edilúcia B. Luiz, Gislane Sena, Flávia Mota, Doralice Barbosa Mota, Simone Cecília M. da Mata e Diana Ribeiro.

9


10

Circulando Arassussa - ano 6 - nº 119  

Circulando Arassussa - ano 6 - nº 119

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you